Future-oriented social entrepreneurship through Ecovillage Design
Assistente de Investigação
Context
Current global challenges such as climate change, environmental degradation, and rising unemployment rates highlight the pressing need for sustainable approaches in both lifestyles and productive systems. Ecoprise aims to address this by introducing a new professional role, the Ecoprise Designer, equipped with skills to foster local regenerative development and harmonize human life with nature within enterprises. Through a collaborative effort involving Higher Education Institutions, VET providers, enterprises, and non-profit associations, Ecoprise will develop a comprehensive course on Ecopreneurship, emphasizing future-oriented social entrepreneurship through ecovillage design rooted in sustainability principles. The course will be internationally pilot-tested, ensuring efficacy and transferability, while fostering professional interactions and peer-learning opportunities.
Target Groups
Established/aspirant entrepreneurs in the fields of rural/social/cultural entrepreneurship, interested in expanding and varying their offer and in making their business more sustainable.
Civil Society Organisations’ representatives wishing to explore the potential of social economy and new ways to provide a multi-faceted, socially valuable offer.
Professionals in disciplines relevant to Ecovillage design, e.g., ecologists, designers, artists, interested in supporting future-oriented entrepreneurs in setting up their Ecoprise.
VET/HE providers & trainers, who shall support future Ecopreneurs through specialised training.
Informação do Projeto
2024-02-01
2027-01-31
Parceiros do Projeto
- CEI-Iscte
- CESIE - Líder (Itália)
- Eurotraining - (Grécia)
- GEN Europe - (Dinamarca)
- University of Novi Sad - (Sérvia)
- The Critical - (Lituânia)
- LAND - (Itália)
- ReadLab Brussels - (Bélgica)
- CSI - (Chipre)
- GrantXpert - Consultor (Chipre)
- ECQA - (Áustria)
Comunidades regenerativas 4All
Assistente de Investigação
O projeto procura ligar o mundo académico (conhecimento, investigação e educação) a profissionais/educadores em iniciativas lideradas pela comunidade, na medida em que a educação de adultos pode beneficiar muito do conhecimento recolhido e divulgado no meio académico - e vice-versa. Trata-se de um exemplo de um projeto intersectorial que explora as potencialidades da colaboração, reforçando ambos os sectores.
As prioridades selecionadas são “melhorar a disponibilidade de oportunidades de aprendizagem de alta qualidade para adultos”, na medida em que uma ligação mais forte ao sector da investigação qualificaria o sector da educação de adultos - se a colaboração fosse mais bem organizada. Com demasiada frequência, a investigação sobre as eco-aldeias e as iniciativas de iniciativa comunitária não chega às pessoas e aos projectos/ecovilas estudados, nem às pessoas que desejam realizar tais projectos, através da educação. Cria-se assim uma lacuna de informação crucial. Ao colmatar esta lacuna, a educação de adultos tornar-se-á potencialmente baseada/orientada para a investigação, o que poderia acrescentar positivamente à qualidade e ao âmbito do sector da educação de adultos, numa mistura de experiência vivida, investigação e educação. Este é o objetivo final do projeto e neste projeto exploramos diferentes caminhos para lá chegar.
Informação do Projeto
2023-01-01
2024-03-31
Parceiros do Projeto
- CEI-Iscte
- RESEAU EUROPEEN POUR DES INITIATIVES COMMUNAUTAIRES SUR LES CHANGEMENTS CLIMATIQUES ET LE DEVELOPPEMENT DURABLE - (Bélgica)
- Iscte - (Portugal)
- LANDSFORENINGEN FOR ØKOSAMFUND - (Dinamarca)
Redes transnacionais para o desenvolvimento regenerativo na Europa: Uma perspetiva comparada sobre mobilização de base e influência em processos políticos
Assistente de Investigação
O projeto EuroREGEN analisa como as redes transnacionais que promovem a transição regenerativa na Europa mobilizam, para além das fronteiras nacionais, Iniciativas de Base Comunitária (CLIs) e estabelecem relações entre estas e as instituições públicas, com o propósito de promover um ambiente institucional adequado para o desenvolvimento regenerativo.
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