Projetos de Investigação
Ressurgir: narrativas de superação de crises biográficas na literatura de autoajuda
O presente projeto de investigação pretende dar continuidade à pesquisa realizada no 1º triénio da bolsa de pós-doutoramento. Inicialmente foram analisadas as experiências pessoais de crises biográficas nas suas diferentes dimensões, tendo sido dada especial atenção à sua origem, aos seus momentos e às suas consequências nas vivências individuais. Esta pesquisa assentou num tipo de discurso que remete para experiências relatadas na primeira pessoa e que foi produzido em contexto de investigação. Mas existem outros tipos de discursos sobre crises biográficas que circulam amplamente nas sociedades contemporâneas e que ilustram, e simultaneamente contribuem para produzir, ideias sobre o que fazer face a uma situação difícil no percurso biográfico. A literatura de autoajuda, em clara expansão e com ampla popularidade, constitui um desses mecanismos que gera e dissemina estratégias (mais especializadas ou de senso-comum) para ultrapassar momentos disruptivos. Assume, por isso, a maior importância compreender em que consiste esse tipo de apoio mais individualizado e menos formalizado, nomeadamente em termos dos mecanismos cognitivos que procura estimular junto de quem vive uma situação de crise. O passo seguinte na pesquisa passa então agora por compreender as narrativas de superação de crises biográficas, por via da análise de um tipo de discurso distinto, complementar aos discursos na primeira pessoa já analisados no 1º triénio: os que são produzidos pela literatura de autoajuda. A componente metodológica da pesquisa assenta fundamentalmente na análise de conteúdo de livros de autoajuda que facultam orientações no sentido de os indivíduos ultrapassarem momentos particularmente difíceis nas suas vidas.
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2018-12-01
2019-03-31
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Ecos biográficos: triangulação no estudo dos percursos de vida
Em sociologia a pesquisa biográfica é geralmente centrada na realização de entrevistas nas quais se pede às pessoas que contem a sua história de vida ou experiências numa dada fase e/ou dimensão de existência. Ocasionalmente recorre-se também a materiais secundários como fotografias, cartas, timelines ou calendários de vida para complementar a narrativa. O enfoque é, em ambos os casos, em testemunhos na 1ª pessoa, assumindo que a informação obtida desta forma é a que permite aceder de modo mais direto e fiável às ocorrências e à subjetividade associadas a uma vida. Muito menos explorada está a possibilidade de reconstituir uma biografia não só por essa via, mas também a partir de testemunhos de terceiros, em concreto de pessoas próximas que possam falar sobre as trajetórias do indivíduo em análise e sobre a relação que têm com essa pessoa. Aquilo que se pretende fazer neste projeto é precisamente compreender como é que as biografias podem ser reconstituídas e analisadas a partir de múltiplos testemunhos, numa lógica de triangulação e comparação das fontes de informação. Recorrendo a uma metodologia qualitativa, o objetivo é perceber, através da realização de entrevistas biográficas, como é que a própria pessoa descreve e que sentidos atribui à sua vida, mas também como é que pessoas próximas percebem esse percurso biográfico, o apresentam e o interpretam. Serão analisadas 20 biografias, sendo que cada caso é composto pela entrevista à pessoa nuclear e por cerca de 4 entrevistas a familiares, amigos, colegas ou vizinhos desse indivíduo (de diferentes graus de parentesco, gerações, contextos). Desta forma, é possível combinar a visão que cada pessoa tem de si mesma e da sua biografia com a que os outros significativos têm dessas mesmas experiências. Pretende-se, neste sentido, articular uma perspetiva interna com uma visão externa acerca de uma mesma pessoa e respetivo percurso de vida. Esta estratégia analítica permite estudar a constituição temporal, social e relaci...
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2018-10-01
2022-06-30
Parceiros do Projeto
Vidas Vinculadas: uma abordagem multinível longitudinal e mista ao curso de vida da família
A perspetiva do curso de vida combina uma abordagem rigorosa, crítica, e teoreticamente flexível com temas intrínseca e classicamente sociológicos, por um lado, e com pluralismo metodológico, por outro. Neste projeto ambiciona-se criar e consolidar pontes entre a tradição e o futuro das pesquisas do curso de vida, abordando para tal um dos seus estimados, mas sub-explorados empiricamente, princípios teóricos: o das "linked lives", no qual se baseia a ideia de que ?each generation is bound to fateful decisions and events in the other?s life course?. Usar-seá a família como microcosmos da interdependência dos eventos de vida, por um lado, e dos efeitos cruzados entre os eventos de vida dos membros de uma família, por outro. Numa lógica multidimensional, este projeto pretende responder a questões diferentes mas inter-relacionadas sobre a interdependência dos eventos de um indivíduo ao longo da sua vida (incluindo diferentes esferas de vida) e no interior da sua família (como um todo e direcionado a membros particulares da família). Seguir-se-á uma abordagem quantitativa com base nos dados multinível e longitudinais do EU-SILC, procurando responder a questões relacionadas com os efeitos cruzados entre as esferas da família, do trabalho e do bem-estar. Esta componente europeia, macro e comparativa vai simultaneamente facultar informações acerca da existência e características da especificidade do caso português, úteis para o desenvolvimento posterior e simultâneo da componente qualitativa do projeto. Na investigação qualitativa deste projeto (baseada em fontes primárias, recolha de 80 a 100 entrevistas) pretendese aceder às subjetividades e intencionalidades da ação associadas aos eventos de vida e de família experienciados e seus efeitos, como factor fundamental para a compreensão entre os elos de interdependência entre os eventos e as pessoas da mesma família. Serão desenvolvidas entrevistas biográficas com calendários de vida e árvores genealógicas, que serão sujeitas...
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2018-10-01
2022-06-30
Parceiros do Projeto
Viver em tempos de crise: eventos, causas e efeitos das crises biográficas
Informação do Projeto
2015-12-01
2018-11-30
Parceiros do Projeto
Processos de inclusão de mulheres vitimas de violência doméstica: educação, formação profissional e empreendedorismo
O projeto de investigação "Processos de inclusão de mulheres vítimas de violência doméstica: educação, formação profissional e empreendedorismo" analisa o processo de autonomia social e económica das mulheres que deixam relações violentas e entram em casa de abrigo. Com três eixos de análise - as políticas, as instituições e os indivíduos (mulheres vítimas) -, os objetivos gerais do projeto desenvolvem-se ao nível macro, meso e micro. O projeto visa: 1. Aferir a importância das estratégias políticas ao nível da educação, emprego e formação, inclusão social e igualdade no processo de reinserção social das vítimas de violência doméstica e na prevenção da sua revitimização; 2. Mapear e conhecer as políticas para a reinserção social das vítimas dinamizadas pelas instituições de apoio, nomeadamente, as casas de abrigo; 3. Conhecer o processo de reinserção social de vítimas de violência doméstica que passaram por casa de abrigo; analisar longitudinalmente a dimensão da desigualdade de recursos ao longo da vida da mulher e o desenvolvimento de estratégias de promoção da autonomia e definição do projeto de vida.
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2013-12-01
2014-12-31
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Civil Engagement in Social Work: Developing Global Models
This project aims to examine the role of civil society in supporting vulnerable members of the community within the context of social welfare reform, neoliberal policy and new public management initiatives. Pressures of marketization, austerity and statutory intervention are challenging policies to reducing poverty, social inequality and social exclusion and promoting social cohesion and developing social capital. The project involves EU and associated countries that are undergoing significant social and economic change, namely England, Italy, Portugal, Spain and Turkey, whilst non EU countries, Brazil, Russia, India, China and South Africa are newly advanced economic development countries. The project will enhance the understanding and knowledge based models of global sustainable social welfare service delivery.
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2013-05-27
2016-05-26
Parceiros do Projeto
  • CIES-Iscte
  • - - Líder (Reino Unido)
  • - - (Itália)
  • UA - (Espanha)
  • - - (Turquia)
  • SPSU - (Rússia)
  • SU - (África do Sul)
  • - - (Índia)
  • SYSU - (China)
  • Ufes - (Brasil)
Conciliação trabalho-família e igualdade de género: políticas e práticas organizacionais: A igualdade de género nas organizações: estudos de avaliação
O contrato tem por objecto a Avaliação Técnica de 6 candidaturas no âmbito do Prémio Igualdade é Qualidade 2008-2009.
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2009-09-28
2009-11-30
Parceiros do Projeto
Género, Empreendedorismo e Qualificações em Portugal: tendências, contextos e experiências individuais
o objectivo principal deste projecto, de cariz qualitativo e quantitativo, é examinar os padrões e dinâmicas de empreendedorismo em Portugal, e também a forma como eles afectam o funcionamento quotidiano das PME e os percursos de vida dos empreendedores individuais, especialmente das mulheres. A análise da dimensão de género será feita no quadro de um exame mais vasto dos principais determinantes dos padrões de empreendedorismo: essa amplitude é necessária para a obtenção de uma compreensão mais adequada da complexidade dos factores sociais e culturais em causa. Várias estratégias metodológicas articuladas serão mobilizadas, na medida em que será construída uma abordagem com múltiplos níveis.
Informação do Projeto
2009-09-01
2011-08-31
Parceiros do Projeto
Estudantes do Ensino Superior e Empréstimos com Garantia Mútua
O projecto visa desenvolver mecanismos de monitorização que possibilitem acompanhar e avaliar de forma continuada a acção e o impacto do sistema de empréstimos com garantia mútua direccionado para os estudantes do ensino superior. Pretende-se elaborar a caracterização socioeconómica dos estudantes que recorrem a este tipo de empréstimos para a frequência do ensino superior, mas também analisar a articulação e complementaridade do sistema de empréstimos com garantia mútua com os apoios prestados directamente pelo Estado através dos serviços de Acção Social Escolar. O presente estudo tem ainda por objectivo identificar parâmetros e resultados de programas e iniciativas similares desenvolvidos noutros contextos nacionais, nomeadamente em países da OCDE, susceptíveis de serem comparados com o alcance e impacto do sistema de empréstimos com garantia mútua em Portugal.
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2009-04-01
2011-06-30
Parceiros do Projeto
Os Estudantes e os seus Trajectos no Ensino Superior: sucesso e insucesso, factores e processos, promoção de boas práticas
Os objetivos do projeto foram identificar e analisar percursos-tipo de sucesso, insucesso e abandono dos estudantes no ensino superior, relacionando-os com parâmetros estruturais e institucionais, e procurando encontrar fatores explicativos e identificar boas práticas. O projeto teve âmbito nacional e englobou os diversos subsistemas do ensino superior. A análise desenvolveu-se a três níveis: estrutural, institucional e biográfico, recorrendo a fontes estatísticas, inquéritos extensivos, documentação institucional e entrevistas em profundidade. O projeto inseriu-se no programa “Promoção do Sucesso Escolar e Combate ao Abandono e ao Insucesso no Ensino Superior”, do MCTES, e foi financiado pela FCT. A equipa de investigação foi constituída com base num consórcio entre o CIES-IUL (ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa) e o ISFLUP (Universidade do Porto), contando com a colaboração de diversas instituições do ensino superior e associações de estudantes.
Informação do Projeto
2007-05-14
2008-06-15
Parceiros do Projeto
Estudo de Avaliação do Plano Nacional de Leitura
O objectivo do projecto é produzir um primeiro conjunto de elementos de avaliação do PNL, relativos à sua execução, às atitudes perante a leitura dos diferentes segmentos do público abrangido e ao impacte do PNL no desenvolvimento da literacia e da leitura, culminando na elaboração de uma proposta de Sistema de Avaliação do Plano Nacional de Leitura. Recorre-se a uma metodologia plural, incluindo análises documentais, inquéritos, entrevistas e estudos de caso.
Informação do Projeto
2006-08-01
2007-09-30
Parceiros do Projeto
Quality of Life in a Changing Europe
Informação do Projeto
2006-05-01
2009-03-30
Parceiros do Projeto
  • CIES-Iscte
  • UU - Líder (Países Baixos (Holanda))
  • MMU - (Reino Unido)
  • UH - (Alemanha)
  • - - (Finlândia)
  • CEU - (Hungria)
  • - - (Polónia)
  • - - (Suécia)
The Youngsters' Reply. Comparison of Different Parental Models
Tem como objectivos contribuir para a mudança nos papéis de género na Europa e promover a conciliação entre família e vida profissional. O projecto considera a mudança de atitudes como um vector fundamental e foca por isso a sua atenção nas representações das gerações mais novas (11 a 14 anos) sobre os papéis parentais, com vista a captar e analisar os estereótipos de género que tenham incorporado.
Informação do Projeto
2005-09-15
2006-12-31
Parceiros do Projeto
  • CIES-Iscte - Líder
  • FAI - (Bélgica)
  • IREF - (Itália)
  • - - (Itália)
  • - - (Espanha)
  • - - (Estados Unidos da América)