Resumo CV

Doutorada em Sociologia pelo Iscte (Lisboa) e pelo Institut National d’Éstude Demographiques (INED, Paris), com a tese 'Self-reported bilingual outcomes and language acculturation among descendants of Turkish immigrants in France, Germany and the Netherlands' (https://repositorio.iscte-iul.pt/handle/10071/7658 ), financiado com bolsas de doutoramento Early Stage Marie Curie Researcher e da FCT/MCTES, com bolsa de curta duração enquanto doutoranda visitante da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) no Centre d'Études et de Recherches Internationales (CERI, Sciences Po) - uma comparação internacional das políticas linguísticas e de integração enquadradas no projecto internacional TIES (The Integration of the European Second Generation, https://cordis.europa.eu/project/id/36077 ) da IMISCOE (https://www.imiscoe.org/about-imiscoe/mission).

Desde 2003, trabalho na área da Sociologia do internacional e da Sociologia da linguagem, com foco na população de origem migrante (imigrantes, refugiados e seus descendentes) na Europa e em Portugal, comparando políticas de migração, de asilo, de integração e de língua, educação bilingue, linguagem académica no ensino superior, português para falantes de outras línguas, pluricentricismo da língua portuguesa, e a várias escalas: institucional, familiar e individual.

Lecionação em mestrado e licenciatura, no Iscte e internacionalmente: teoria e métodos sobre políticas e práticas linguísticas; família, migração e educação; desenho de pesquisa; pesquisa observacional/etnográfica; ética e profissão em Sociologia; desenho de pesquisa aplicada a estudos sobre Ação Humanitária; teorias sociológicas; objeto e método da Sociologia; Cultura e Sociedade.

 

Sou membro da comissão organizadora da 7.ª Conferência Bianual da Rede Afroeuropeans “In/Visibilidades Negras Contestadas”, que terá lugar em Lisboa (ISCTE-IUL) entre 4 a 6 de Julho de 2019  (https://afroeuropeans2019.wixsite.com/afroeuropeans2019/pt)

Membro dos seguintes projectos de investigação no ISCTE-IUL (+ info: https://ciencia.iscte-iul.pt/authors/ana-raquel-matias/projects): “Mobilidades e língua: as motivações e perfis sociológicos dos jovens que procuram a certificação em língua portuguesa no mundo” (co-coordenadora com Sandra Mateus); “Pre and Post – Arrival Schemes to facilitate inclusion and prevent xenophobia and radicalization” (coord. De Sandra Mateus); “Políticas de ensino da língua portuguesa para imigrantes adultos em Portugal com pouca ou nenhuma escolarização: institucionalização e desafios” (co-coordenador com Nuno Oliveira). 

Co-organização: dos Encontros sobre Experiências Migratórias (http://observatorioemigracao.pt/np4/1355/) e das Mesas Redondas Interdisciplinares sobre Diversidade Linguística em Portugal e os Contextos Migratórios (http://www.ces.uc.pt/ eventos / index.php? id = 11119 & id_lingua = 1). 

Investigadora Colaboradora do CELGA / ILTEC (UC), Observatório de Emigração (OEm), RedeMigra, EDiSo Associação de Estudos sobre Discurso e Sociedade, grupo de pesquisa de cidadãos RMIR - Refugiados e Migração, Iniciativas e Reflexões, APEDI (http: / /www.apedi.pt/), tendo ainda participado na Rede Cost Network New Speakers in a Multilingual Europe – Opportunities and Challenges (http://www.nspk.org.uk/).

Qualificações Académicas
Universidade/Instituição Tipo Curso Período
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa
Portugal - Lisboa
Doutoramento Doutoramento em Sociologia 2013
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa
Portugal - Lisboa
Licenciatura Sociologia e Planeamento 2003
Università degli Studi di Bologna Dipartimento di Scienze Politiche e Sociali
Itália - Bologna
Licenciatura Scienze Politique 1999 - 2000
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa
Portugal - Lisboa
Licenciatura Economia e Políticas de Desenvolvimento/ Economy and Development Policies 1995 - 1997
Áreas de Investigação
Migrações Internacionais; Política e Práticas Linguísticas e de Literacia; Políticas Migratórias e de Inclusão; Pluricentrismo da Línguas Portuguesa; Educação Forma e Não-Formal; Bilinguismo e Multiliguismo; Refugiados e imigrantes adultos; Português Língua Não Materna.
Sociologia Ciências Sociais
Línguas e Literaturas Humanidades