Ano Letivo | Semestre | Nome da Unidade Curricular | Curso(s) | Coordenador |
---|---|---|---|---|
2024/2025 | 2º | Desenho da Pesquisa | Mestrado em Ação Humanitária; | Não |
2024/2025 | 2º | Famílias e Educação | Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; | Não |
2024/2025 | 2º | Teorias Sociológicas: as Grandes Escolas | Licenciatura em Sociologia; Licenciatura em Sociologia (PL); | Não |
2024/2025 | 1º | Diversidade Linguística nas Sociedades Contemporâneas | Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; | Sim |
2024/2025 | 1º | Cultura e Sociedade | Licenciatura em Sociologia; | Não |
2024/2025 | 1º | Objecto e Método da Sociologia | Licenciatura em Sociologia (PL); | Não |
2023/2024 | 2º | Desenho da Pesquisa | Mestrado em Ação Humanitária; | Não |
2023/2024 | 2º | Famílias e Educação | Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; | Não |
2023/2024 | 2º | Teorias Sociológicas: as Grandes Escolas | Licenciatura em Sociologia (PL); | Não |
2023/2024 | 1º | Laboratório de Pesquisa Observacional | Licenciatura em Sociologia (PL); | Não |
2022/2023 | 2º | Desenho da Pesquisa | Mestrado em Ação Humanitária; | Não |
2022/2023 | 2º | Laboratório de Ética e Profissão em Sociologia | Licenciatura em Sociologia (PL); | Não |
2022/2023 | 1º | Laboratório de Pesquisa Observacional | Licenciatura em Sociologia (PL); | Não |
2021/2022 | 2º | Laboratório de Ética e Profissão em Sociologia | Licenciatura em Sociologia (PL); | Não |
2021/2022 | 1º | Famílias e Migrações | Mestrado em Erasmus Mundus em Serviço Social com Famílias e Crianças; | Não |
2021/2022 | 1º | Laboratório de Pesquisa Observacional | Licenciatura em Sociologia (PL); | Não |
2020/2021 | 2º | Laboratório de Ética e Profissão em Sociologia | Licenciatura em Sociologia (PL); | Não |
2020/2021 | 1º | Laboratório de Pesquisa Observacional | Licenciatura em Sociologia (PL); | Não |
2019/2020 | 2º | Laboratório de Ética e Profissão em Sociologia | Licenciatura em Sociologia (PL); | Não |
2019/2020 | 1º | Famílias e Migrações | Mestrado em Erasmus Mundus em Serviço Social com Famílias e Crianças; | Não |
2019/2020 | 1º | Laboratório de Pesquisa Observacional | Licenciatura em Sociologia (PL); | Não |
2018/2019 | 2º | Diversidade Linguística nas Sociedades Contemporâneas | -- | Sim |
2018/2019 | 1º | Famílias e Educação | -- | Não |
2017/2018 | 2º | Diversidade Linguística nas Sociedades Contemporâneas | -- | Sim |
2015/2016 | 1º | Descendentes de Imigrantes e Educação | -- | Não |
Atividades Letivas
Orientações
Teses de Doutoramento (1)
Em curso (1)
Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Estado | Instituição | Ano de Início |
---|---|---|---|---|---|
Marlene Ascensão de Macedo | A Violência Comunicacional nas Relações Interpessoais em Contexto Conjugal e Familiar - Estudo Sociológico | Português | Em curso | ISCTE-IUL | 2021 |
Dissertações de Mestrado (33)
Em curso (15)
Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Estado | Instituição | Ano de Início |
---|---|---|---|---|---|
Antónia Pamela Braz de Carvalho da Silva | De Que Forma a Exposição aos Meios de Comunicação Influencia a Aquisição de Línguas Multilingues dos Jovens Timorenses: Um Estudo Comparativo entre o Tétum, o Português, o Inglês e o Indonésio | Em curso | ISCTE-IUL | 2024 | |
Mafalda Cristina David Milho | A Proteção dos Direitos das Crianças nos Exames de Avaliação de Idade: O Caso dos Menores Estrangeiros Não Acompanhados em Portugal | Em curso | ISCTE-IUL | 2024 | |
Helena Beatriz Silva-Nichols | Interrogating Raciolinguistic Ideologies in Portuguese Higher Education | Em curso | ISCTE-IUL | 2024 | |
Diana Fialho Ferreira | Os Processos Formais e Informais de Aprendizagem do Português Língua Não Materna (PLNM) de Estudantes Imigrantes: Estudo de Caso numa Escola de Ensino Básico em Lisboa | Em curso | ISCTE-IUL | 2024 | |
Abduramane Baldé | Sucesso na aprendizagem da língua francesa. | Em curso | ISCTE-IUL | 2024 | |
Raquel Costa dos Santos | Inclusão e Diversidade: Desafios da Integração Linguístico-Escolar de Crianças Refugiadas no Sistema Educativo Português. | Em curso | ISCTE-IUL | 2024 | |
Fernanda de Lemos | Projeto: Oficinas de Aprendizagem | Em curso | ISCTE-IUL | 2024 | |
Nuno Manuel Salvado de Brito | A(s) política(s) educativa(s) de promoção das línguas estrangeiras no currículo europeu: continuidade e mudança. | Em curso | ISCTE-IUL | 2024 | |
Gonçalo Rodrigues Paçó de Isidoro Pereira | Do estrangeiro para abrir um negócio em Lisboa: um caso de estudo sobre identidade e nacionalidade na Morais Soares | Em curso | ISCTE-IUL | 2024 | |
Chieke Chioma Christie | Migração de Enfermeiros da Nigéria para o Reino Unido | Em curso | ISCTE-IUL | 2024 | |
Taisa Ramalho Braga | Acolhimento linguístico para empoderamento: estudo de caso do projeto do Lisbon Project no ensino de português a migrantes sob a perspectiva da Agenda 2030. | Em curso | ISCTE-IUL | 2024 | |
Jéssika Dias da Silva Capeletti | A política educativa Português como Língua não Materna (PLNM) como facilitadora da integração de crianças e jovens migrantes e refugiados no sistema educativo português | Em curso | ISCTE-IUL | 2024 | |
Mariana Diório Maciel Ávila | A Aplicação do LADO (Language Analysis for the Determination of Origin) nos Processos de Asilo na Europa | Em curso | ISCTE-IUL | 2024 | |
Paulino João Varela Monteiro | Batuko | Em curso | ISCTE-IUL | -- | |
Evgenii Babintsev | As estratégias linguísticas dos imigrantes russos em Portugal | Em curso | ISCTE-IUL | -- |
Terminadas (18)
Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Instituição | Ano de Início | Ano de Conclusão |
---|---|---|---|---|---|
Adriano Antunes Cordeiro | O que é isto da casa digna?(O percurso dos refugiados no acesso à habitação em Portugal) | ISCTE-IUL | 2024 | 2024 | |
Lara Alexandra Rodrigues Azevedo | Integração de migrantes curdos nos cuidados de saúde em Portugal e na Escócia: uma análise comparativa | ISCTE-IUL | 2024 | 2024 | |
Arlinda Mendonça Andrade | “QUE IMPACTOS TEM TIDO A EXPERIÊNCIA BILINGUE EM CABO VERDE NA RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA?” | ISCTE-IUL | 2024 | 2024 | |
Ruben Sergio Russel | Curaçao, Terrenos e Propriedades. Distribuição da propriedade da terra em Curaçao contemporânea, Caraíbas Holandesas, em 2023. | Inglês | ISCTE-IUL | 2024 | 2024 |
Catherine Cover | A Cidadania de Literacia de Adultos Imigrantes e Refugiados:Um mapeamento dos projetos de educação não-formal para a aquisição de literacia na Área Metropolitana de Lisboa | Português | ISCTE-IUL | 2022 | 2023 |
Carolina Colimão Pires | Mulheres brasileiras, indianas e timorenses em Portugal | Inglês | ISCTE-IUL | 2023 | 2023 |
Obinna Casmir Odo | Estratégias adotadas por pais imigrantes na integração linguística e educativa dos filhos: O caso dos nigerianos em Lisboa, Portugal | Inglês | ISCTE-IUL | 2023 | 2023 |
Gladys Lois Appiah | Análise exploratória das estratégias de sobrevivência de jovens mediadores linguísticos: o caso dos descendentes de imigrantes ganaianos em Portugal | Inglês | ISCTE-IUL | 2023 | 2023 |
David Branquinho Alves | "E escrevo versos que não entendes / Compreendes a minha angústia?":As matizes da educação literária de língua portuguesa no currículo dos ensinos básico e secundário. | Português | ISCTE-IUL | 2022 | 2023 |
Anna Lina Signorello | ?Eu sei screvé bonito com caneta?divagarinho, divagarinho??Estudo de caso sobre um projeto coletivo em alfabetização e literacia em português língua não materna, junto de migrantes adultos. | Português | ISCTE-IUL | 2020 | 2022 |
Ritu Pant | Parentalidade transnacional na perspetiva dos homens-pais: um estudo sobre os imigrantes nepaleses em Portugal | Inglês | ISCTE-IUL | 2021 | 2021 |
Rita Adoma Parry | Resiliência entre migrantes Ganenses em Lisboa no acesso à reunificação familiar e à aprendizagem da língua Portuguesa | Inglês | ISCTE-IUL | 2020 | 2020 |
Alice Cimenti | Exploring the Experiences of the Volunteers of Accueillons, an Informal-hosting Network of Foster Families for Unaccompanied and Separated Children in France. | Inglês | ISCTE-IUL | 2020 | 2020 |
Ana Paula Monteiro Marques | A implementação do PLNM (Português Língua Não Materna) numa escola | Português | ISCTE-IUL | 2018 | 2019 |
Fernando Osório de Oliveira | Análise da opinião pública sobre refugiados na sociedade alemã, no período de 2013 a 2018 | Português | ISCTE-IUL | 2019 | 2019 |
Aashima Budal | Realidade sem papel: paternidade transnacional e nepaleses indocumentados em Portugal | Inglês | ISCTE-IUL | 2018 | 2018 |
Basak Janota | When romantic love crosses borders: the case of mixed-nationality and transnational couples | Inglês | ISCTE-IUL | 2017 | 2017 |
José Eduardo Ribeiro Vaz | Sucesso/Insucesso escolar nos jovens imigrantes e descendente de imigrantes Caboverdianos no 3º ciclo do Ensino Básico no Vale da Amoreira. Um estudo de caso de quatro alunos | Português | ISCTE-IUL | 2016 | 2017 |
Relatórios de Estágio de Mestrado (3)
Em curso (1)
Terminadas (2)
Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Instituição | Ano de Início | Ano de Conclusão |
---|---|---|---|---|---|
Jefferson Santos | Grupo de Investigação Migrações, Mobilidade e Etnicidade | Português | ISCTE-IUL | 2022 | 2023 |
David Branquinho Alves | Projeto Migrações, Linguagem e Educação | Português | ISCTE-IUL | 2021 | 2022 |
Projetos Finais de Mestrado (1)
Terminadas (1)
Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Instituição | Ano de Início | Ano de Conclusão |
---|---|---|---|---|---|
Walter Silveiro Manuel Marcelino | A acessibilidade das pessoas com Deficiência auditiva à Televisão Pública de Angola. | Português | ISCTE-IUL | 2018 | 2019 |