| Ano Letivo | Semestre | Nome da Unidade Curricular | Curso(s) | Coordenador |
|---|---|---|---|---|
| 2025/2026 | 2º | Desenho da Pesquisa | Mestrado em Ação Humanitária; | Não |
| 2025/2026 | 2º | Famílias e Educação | Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; | Não |
| 2025/2026 | 2º | Teorias Sociológicas: as Grandes Escolas | Licenciatura em Sociologia; | Não |
| 2025/2026 | 1º | Desenho da Pesquisa | Mestrado em Coordenação da Resposta Humanitária, Saúde e Deslocamentos; | Não |
| 2025/2026 | 1º | Diversidade Linguística nas Sociedades Contemporâneas | Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; | Sim |
| 2025/2026 | 1º | Sociologia das Migrações Internacionais | Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; | Não |
| 2025/2026 | 1º | Objecto e Método da Sociologia | Licenciatura em Sociologia; Licenciatura em Sociologia (PL); | Não |
| 2024/2025 | 2º | Desenho da Pesquisa | Mestrado em Ação Humanitária; | Não |
| 2024/2025 | 2º | Famílias e Educação | Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; | Não |
| 2024/2025 | 2º | Teorias Sociológicas: as Grandes Escolas | Licenciatura em Sociologia; Licenciatura em Sociologia (PL); | Não |
| 2024/2025 | 1º | Diversidade Linguística nas Sociedades Contemporâneas | Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; | Sim |
| 2024/2025 | 1º | Cultura e Sociedade | Licenciatura em Sociologia; | Não |
| 2024/2025 | 1º | Objecto e Método da Sociologia | Licenciatura em Sociologia (PL); | Não |
| 2023/2024 | 2º | Desenho da Pesquisa | Mestrado em Ação Humanitária; | Não |
| 2023/2024 | 2º | Famílias e Educação | Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; | Não |
| 2023/2024 | 2º | Teorias Sociológicas: as Grandes Escolas | Licenciatura em Sociologia (PL); | Não |
| 2023/2024 | 1º | Laboratório de Pesquisa Observacional | Licenciatura em Sociologia (PL); | Não |
| 2022/2023 | 2º | Desenho da Pesquisa | Mestrado em Ação Humanitária; | Não |
| 2022/2023 | 2º | Laboratório de Ética e Profissão em Sociologia | Licenciatura em Sociologia (PL); | Não |
| 2022/2023 | 1º | Laboratório de Pesquisa Observacional | Licenciatura em Sociologia (PL); | Não |
| 2021/2022 | 2º | Laboratório de Ética e Profissão em Sociologia | Licenciatura em Sociologia (PL); | Não |
| 2021/2022 | 1º | Famílias e Migrações | -- | Não |
| 2021/2022 | 1º | Laboratório de Pesquisa Observacional | Licenciatura em Sociologia (PL); | Não |
| 2020/2021 | 2º | Laboratório de Ética e Profissão em Sociologia | Licenciatura em Sociologia (PL); | Não |
| 2020/2021 | 1º | Laboratório de Pesquisa Observacional | Licenciatura em Sociologia (PL); | Não |
| 2019/2020 | 2º | Laboratório de Ética e Profissão em Sociologia | Licenciatura em Sociologia (PL); | Não |
| 2019/2020 | 1º | Famílias e Migrações | -- | Não |
| 2019/2020 | 1º | Laboratório de Pesquisa Observacional | Licenciatura em Sociologia (PL); | Não |
| 2018/2019 | 2º | Diversidade Linguística nas Sociedades Contemporâneas | -- | Não |
| 2018/2019 | 1º | Famílias e Educação | -- | Não |
| 2017/2018 | 2º | Diversidade Linguística nas Sociedades Contemporâneas | -- | Não |
| 2015/2016 | 1º | Descendentes de Imigrantes e Educação | -- | Não |
Atividades Letivas
Orientações
Teses de Doutoramento (3)
Em curso (3)
| Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Estado | Instituição | Ano de Início |
|---|---|---|---|---|---|
| Easmat Jabin Sumi | Understanding the socioeconomic integration of Bangladeshi immigrants in Portugal: A study of migration policy, remittances, integration factors and individual experiences | Inglês | Em curso | Iscte | 2024 |
| Easmat Jabin Sumi | Understanding the socioeconomic integration of Bangladeshi immigrants in Portugal: A study of migration policy, remittances, integration factors and individual experiences | Inglês | Em curso | Iscte | -- |
| Mariana Quesada Maia Bernardo | Heleanic: Assessing Education Policies and Inception of NGO for Adult Refugee Integration in Portugal | Inglês | Em curso | Iscte | -- |
Dissertações de Mestrado (33)
Em curso (13)
| Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Estado | Instituição | Ano de Início |
|---|---|---|---|---|---|
| Diana Fialho Ferreira | Os Processos Formais e Informais de Aprendizagem do Português Língua Não Materna (PLNM) de Estudantes Imigrantes: Estudo de Caso numa Escola de Ensino Básico em Lisboa | Português | Entregue | Iscte | 2024 |
| Ivaline Bonito Huma | Inteligência Artificial e Formação em Comunicação: O Papel da Literacia Digital na Educação de Futuros Profissionais de Media em Angola | Português | Em curso | Iscte | 2025 |
| Alaa Alden Kordia | The Impact of Cultural and Islamic Beliefs on the Integration of Syrian Refugees in Portugal During and After the Refugee Crisis | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Evgenii Babintsev | As estratégias linguísticas dos imigrantes russos em Portugal | Inglês | Em curso | Iscte | 2025 |
| Antónia Pamela Braz de Carvalho da Silva | De Que Forma a Exposição aos Meios de Comunicação Influencia a Aquisição de Línguas Multilingues dos Jovens Timorenses: Um Estudo Comparativo entre o Tétum, o Português, o Inglês e o Indonésio | Em curso | Iscte | 2024 | |
| Mafalda Cristina David Milho | A Proteção dos Direitos das Crianças nos Exames de Avaliação de Idade: O Caso dos Menores Estrangeiros Não Acompanhados em Portugal | Em curso | Iscte | 2024 | |
| Helena Beatriz Silva-Nichols | Interrogating Raciolinguistic Ideologies in Portuguese Higher Education | Em curso | Iscte | 2024 | |
| Abduramane Baldé | Sucesso na aprendizagem da língua francesa. | Em curso | Iscte | 2024 | |
| Raquel Costa dos Santos | Inclusão e Diversidade: Desafios da Integração Linguístico-Escolar de Crianças Refugiadas no Sistema Educativo Português. | Em curso | Iscte | 2024 | |
| Fernanda de Lemos | Projeto: Oficinas de Aprendizagem | Em curso | Iscte | 2024 | |
| Nuno Manuel Salvado de Brito | A(s) política(s) educativa(s) de promoção das línguas estrangeiras no currículo europeu: continuidade e mudança. | Em curso | Iscte | 2024 | |
| Gonçalo Rodrigues Paçó de Isidoro Pereira | Do estrangeiro para abrir um negócio em Lisboa: um caso de estudo sobre identidade e nacionalidade na Morais Soares | Em curso | Iscte | 2024 | |
| Mariana Diório Maciel Ávila | A Aplicação do LADO (Language Analysis for the Determination of Origin) nos Processos de Asilo na Europa | Em curso | Iscte | 2024 |
Terminadas (20)
| Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Instituição | Ano de Início | Ano de Conclusão |
|---|---|---|---|---|---|
| Taisa Ramalho Braga | Percepções de Imigrantes Adultos sobre os Cursos de Português e suas Trajetórias no Mercado de Trabalho em Portugal | Português | Iscte | 2024 | 2025 |
| Jéssika Dias da Silva Capeletti | O Português Língua não Materna (PLNM) como facilitador da integração de crianças e jovens refugiados no sistema educativo português | Português | Iscte | 2024 | 2025 |
| Adriano Antunes Cordeiro | O que é isto da casa digna?(O percurso dos refugiados no acesso à habitação em Portugal) | Português | Iscte | 2024 | 2024 |
| Lara Alexandra Rodrigues Azevedo | Integração de migrantes curdos nos cuidados de saúde em Portugal e na Escócia: uma análise comparativa | Português | Iscte | 2024 | 2024 |
| Arlinda Mendonça Andrade | “QUE IMPACTOS TEM TIDO A EXPERIÊNCIA BILINGUE EM CABO VERDE NA RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA?” | Português | Iscte | 2024 | 2024 |
| Ruben Sergio Russel | Curaçao, Terrenos e Propriedades. Distribuição da propriedade da terra em Curaçao contemporânea, Caraíbas Holandesas, em 2023. | Inglês | Iscte | 2024 | 2024 |
| Catherine Cover | A Cidadania de Literacia de Adultos Imigrantes e Refugiados:Um mapeamento dos projetos de educação não-formal para a aquisição de literacia na Área Metropolitana de Lisboa | Português | Iscte | 2022 | 2023 |
| Carolina Colimão Pires | Mulheres brasileiras, indianas e timorenses em Portugal | Inglês | Iscte | 2023 | 2023 |
| Obinna Casmir Odo | Estratégias adotadas por pais imigrantes na integração linguística e educativa dos filhos: O caso dos nigerianos em Lisboa, Portugal | Inglês | Iscte | 2023 | 2023 |
| Gladys Lois Appiah | Análise exploratória das estratégias de sobrevivência de jovens mediadores linguísticos: o caso dos descendentes de imigrantes ganaianos em Portugal | Inglês | Iscte | 2023 | 2023 |
| David Branquinho Alves | "E escrevo versos que não entendes / Compreendes a minha angústia?":As matizes da educação literária de língua portuguesa no currículo dos ensinos básico e secundário. | Português | Iscte | 2022 | 2023 |
| Anna Lina Signorello | ?Eu sei screvé bonito com caneta?divagarinho, divagarinho??Estudo de caso sobre um projeto coletivo em alfabetização e literacia em português língua não materna, junto de migrantes adultos. | Português | Iscte | 2020 | 2022 |
| Ritu Pant | Parentalidade transnacional na perspetiva dos homens-pais: um estudo sobre os imigrantes nepaleses em Portugal | Inglês | Iscte | 2021 | 2021 |
| Rita Adoma Parry | Resiliência entre migrantes Ganenses em Lisboa no acesso à reunificação familiar e à aprendizagem da língua Portuguesa | Inglês | Iscte | 2020 | 2020 |
| Alice Cimenti | Exploring the Experiences of the Volunteers of Accueillons, an Informal-hosting Network of Foster Families for Unaccompanied and Separated Children in France. | Inglês | Iscte | 2020 | 2020 |
| Ana Paula Monteiro Marques | A implementação do PLNM (Português Língua Não Materna) numa escola | Português | Iscte | 2018 | 2019 |
| Fernando Osório de Oliveira | Análise da opinião pública sobre refugiados na sociedade alemã, no período de 2013 a 2018 | Português | Iscte | 2019 | 2019 |
| Aashima Budal | Realidade sem papel: paternidade transnacional e nepaleses indocumentados em Portugal | Inglês | Iscte | 2018 | 2018 |
| Basak Janota | When romantic love crosses borders: the case of mixed-nationality and transnational couples | Inglês | Iscte | 2017 | 2017 |
| José Eduardo Ribeiro Vaz | Sucesso/Insucesso escolar nos jovens imigrantes e descendente de imigrantes Caboverdianos no 3º ciclo do Ensino Básico no Vale da Amoreira. Um estudo de caso de quatro alunos | Português | Iscte | 2016 | 2017 |
Relatórios de Estágio de Mestrado (3)
Em curso (1)
Terminadas (2)
| Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Instituição | Ano de Início | Ano de Conclusão |
|---|---|---|---|---|---|
| Jefferson Santos | Grupo de Investigação Migrações, Mobilidade e Etnicidade | Português | Iscte | 2022 | 2023 |
| David Branquinho Alves | Projeto Migrações, Linguagem e Educação | Português | Iscte | 2021 | 2022 |
Projetos Finais de Mestrado (1)
Terminadas (1)
| Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Instituição | Ano de Início | Ano de Conclusão |
|---|---|---|---|---|---|
| Walter Silveiro Manuel Marcelino | A acessibilidade das pessoas com Deficiência auditiva à Televisão Pública de Angola. | Português | Iscte | 2018 | 2019 |
English