Atividades Letivas
Ano Letivo Semestre Nome da Unidade Curricular Curso(s) Coordenador
2025/2026 Desenho da Pesquisa Mestrado em Ação Humanitária; Não
2025/2026 Famílias e Educação Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; Não
2025/2026 Diversidade Linguística nas Sociedades Contemporâneas Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; Sim
2025/2026 Sociologia das Migrações Internacionais Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; Não
2025/2026 Objecto e Método da Sociologia Licenciatura em Sociologia; Licenciatura em Sociologia (PL); Não
2024/2025 Desenho da Pesquisa Mestrado em Ação Humanitária; Não
2024/2025 Famílias e Educação Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; Não
2024/2025 Teorias Sociológicas: as Grandes Escolas Licenciatura em Sociologia; Licenciatura em Sociologia (PL); Não
2024/2025 Diversidade Linguística nas Sociedades Contemporâneas Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; Sim
2024/2025 Cultura e Sociedade Licenciatura em Sociologia; Não
2024/2025 Objecto e Método da Sociologia Licenciatura em Sociologia (PL); Não
2023/2024 Desenho da Pesquisa Mestrado em Ação Humanitária; Não
2023/2024 Famílias e Educação Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; Não
2023/2024 Teorias Sociológicas: as Grandes Escolas Licenciatura em Sociologia (PL); Não
2023/2024 Laboratório de Pesquisa Observacional Licenciatura em Sociologia (PL); Não
2022/2023 Desenho da Pesquisa Mestrado em Ação Humanitária; Não
2022/2023 Laboratório de Ética e Profissão em Sociologia Licenciatura em Sociologia (PL); Não
2022/2023 Laboratório de Pesquisa Observacional Licenciatura em Sociologia (PL); Não
2021/2022 Laboratório de Ética e Profissão em Sociologia Licenciatura em Sociologia (PL); Não
2021/2022 Famílias e Migrações -- Não
2021/2022 Laboratório de Pesquisa Observacional Licenciatura em Sociologia (PL); Não
2020/2021 Laboratório de Ética e Profissão em Sociologia Licenciatura em Sociologia (PL); Não
2020/2021 Laboratório de Pesquisa Observacional Licenciatura em Sociologia (PL); Não
2019/2020 Laboratório de Ética e Profissão em Sociologia Licenciatura em Sociologia (PL); Não
2019/2020 Famílias e Migrações -- Não
2019/2020 Laboratório de Pesquisa Observacional Licenciatura em Sociologia (PL); Não
2018/2019 Diversidade Linguística nas Sociedades Contemporâneas -- Sim
2018/2019 Famílias e Educação -- Não
2017/2018 Diversidade Linguística nas Sociedades Contemporâneas -- Sim
2015/2016 Descendentes de Imigrantes e Educação -- Não
Orientações
Teses de Doutoramento (2)
Em curso (2)
Nome do Estudante Título/Tópico Língua Estado Instituição Ano de Início
Easmat Jabin Sumi Understanding the socioeconomic integration of Bangladeshi immigrants in Portugal: A study of migration policy, remittances, integration factors and individual experiences Inglês Em curso Iscte 2024
Easmat Jabin Sumi Understanding the socioeconomic integration of Bangladeshi immigrants in Portugal: A study of migration policy, remittances, integration factors and individual experiences Inglês Em curso Iscte --
Dissertações de Mestrado (32)
Em curso (14)
Nome do Estudante Título/Tópico Língua Estado Instituição Ano de Início
Evgenii Babintsev As estratégias linguísticas dos imigrantes russos em Portugal Em curso Iscte 2024
Antónia Pamela Braz de Carvalho da Silva De Que Forma a Exposição aos Meios de Comunicação Influencia a Aquisição de Línguas Multilingues dos Jovens Timorenses: Um Estudo Comparativo entre o Tétum, o Português, o Inglês e o Indonésio Em curso Iscte 2024
Mafalda Cristina David Milho A Proteção dos Direitos das Crianças nos Exames de Avaliação de Idade: O Caso dos Menores Estrangeiros Não Acompanhados em Portugal Em curso Iscte 2024
Helena Beatriz Silva-Nichols Interrogating Raciolinguistic Ideologies in Portuguese Higher Education Em curso Iscte 2024
Diana Fialho Ferreira Os Processos Formais e Informais de Aprendizagem do Português Língua Não Materna (PLNM) de Estudantes Imigrantes: Estudo de Caso numa Escola de Ensino Básico em Lisboa Em curso Iscte 2024
Abduramane Baldé Sucesso na aprendizagem da língua francesa. Em curso Iscte 2024
Raquel Costa dos Santos Inclusão e Diversidade: Desafios da Integração Linguístico-Escolar de Crianças Refugiadas no Sistema Educativo Português. Em curso Iscte 2024
Fernanda de Lemos Projeto: Oficinas de Aprendizagem Em curso Iscte 2024
Nuno Manuel Salvado de Brito A(s) política(s) educativa(s) de promoção das línguas estrangeiras no currículo europeu: continuidade e mudança. Em curso Iscte 2024
Gonçalo Rodrigues Paçó de Isidoro Pereira Do estrangeiro para abrir um negócio em Lisboa: um caso de estudo sobre identidade e nacionalidade na Morais Soares Em curso Iscte 2024
Taisa Ramalho Braga Acolhimento linguístico para empoderamento: estudo de caso do projeto do Lisbon Project no ensino de português a migrantes sob a perspectiva da Agenda 2030. Em curso Iscte 2024
Jéssika Dias da Silva Capeletti A política educativa Português como Língua não Materna (PLNM) como facilitadora da integração de crianças e jovens migrantes e refugiados no sistema educativo português Em curso Iscte 2024
Mariana Diório Maciel Ávila A Aplicação do LADO (Language Analysis for the Determination of Origin) nos Processos de Asilo na Europa Em curso Iscte 2024
Ivaline Bonito Huma A alteração do panorama jornalístico angolano com a migração dos influenciadores digitais das Redes Sociais para a televisão Em curso Iscte --
Terminadas (18)
Nome do Estudante Título/Tópico Língua Instituição Ano de Início Ano de Conclusão
Adriano Antunes Cordeiro O que é isto da casa digna?(O percurso dos refugiados no acesso à habitação em Portugal) Português Iscte 2024 2024
Lara Alexandra Rodrigues Azevedo Integração de migrantes curdos nos cuidados de saúde em Portugal e na Escócia: uma análise comparativa Português Iscte 2024 2024
Arlinda Mendonça Andrade “QUE IMPACTOS TEM TIDO A EXPERIÊNCIA BILINGUE EM CABO VERDE NA RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA?” Iscte 2024 2024
Ruben Sergio Russel Curaçao, Terrenos e Propriedades. Distribuição da propriedade da terra em Curaçao contemporânea, Caraíbas Holandesas, em 2023. Inglês Iscte 2024 2024
Catherine Cover A Cidadania de Literacia de Adultos Imigrantes e Refugiados:Um mapeamento dos projetos de educação não-formal para a aquisição de literacia na Área Metropolitana de Lisboa Português Iscte 2022 2023
Carolina Colimão Pires Mulheres brasileiras, indianas e timorenses em Portugal Inglês Iscte 2023 2023
Obinna Casmir Odo Estratégias adotadas por pais imigrantes na integração linguística e educativa dos filhos: O caso dos nigerianos em Lisboa, Portugal Inglês Iscte 2023 2023
Gladys Lois Appiah Análise exploratória das estratégias de sobrevivência de jovens mediadores linguísticos: o caso dos descendentes de imigrantes ganaianos em Portugal Inglês Iscte 2023 2023
David Branquinho Alves "E escrevo versos que não entendes / Compreendes a minha angústia?":As matizes da educação literária de língua portuguesa no currículo dos ensinos básico e secundário. Português Iscte 2022 2023
Anna Lina Signorello ?Eu sei screvé bonito com caneta?divagarinho, divagarinho??Estudo de caso sobre um projeto coletivo em alfabetização e literacia em português língua não materna, junto de migrantes adultos. Português Iscte 2020 2022
Ritu Pant Parentalidade transnacional na perspetiva dos homens-pais: um estudo sobre os imigrantes nepaleses em Portugal Inglês Iscte 2021 2021
Rita Adoma Parry Resiliência entre migrantes Ganenses em Lisboa no acesso à reunificação familiar e à aprendizagem da língua Portuguesa Inglês Iscte 2020 2020
Alice Cimenti Exploring the Experiences of the Volunteers of Accueillons, an Informal-hosting Network of Foster Families for Unaccompanied and Separated Children in France. Inglês Iscte 2020 2020
Ana Paula Monteiro Marques A implementação do PLNM (Português Língua Não Materna) numa escola Português Iscte 2018 2019
Fernando Osório de Oliveira Análise da opinião pública sobre refugiados na sociedade alemã, no período de 2013 a 2018 Português Iscte 2019 2019
Aashima Budal Realidade sem papel: paternidade transnacional e nepaleses indocumentados em Portugal Inglês Iscte 2018 2018
Basak Janota When romantic love crosses borders: the case of mixed-nationality and transnational couples Inglês Iscte 2017 2017
José Eduardo Ribeiro Vaz Sucesso/Insucesso escolar nos jovens imigrantes e descendente de imigrantes Caboverdianos no 3º ciclo do Ensino Básico no Vale da Amoreira. Um estudo de caso de quatro alunos Português Iscte 2016 2017
Relatórios de Estágio de Mestrado (3)
Em curso (1)
Nome do Estudante Título/Tópico Língua Estado Instituição Ano de Início
Ângela Cristina Semedo Rodrigues MOCEP Mulheres Migrantes Orientação Cultural e Ensino de Português Português Em curso Iscte 2021
Terminadas (2)
Nome do Estudante Título/Tópico Língua Instituição Ano de Início Ano de Conclusão
Jefferson Santos Grupo de Investigação Migrações, Mobilidade e Etnicidade Português Iscte 2022 2023
David Branquinho Alves Projeto Migrações, Linguagem e Educação Português Iscte 2021 2022
Projetos Finais de Mestrado (1)
Terminadas (1)
Nome do Estudante Título/Tópico Língua Instituição Ano de Início Ano de Conclusão
Walter Silveiro Manuel Marcelino A acessibilidade das pessoas com Deficiência auditiva à Televisão Pública de Angola. Português Iscte 2018 2019