Atividades Letivas
Ano Letivo Semestre Nome da Unidade Curricular Curso(s) Coordenador
2024/2025 Desenho da Pesquisa Mestrado em Ação Humanitária; Não
2024/2025 Famílias e Educação Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; Não
2024/2025 Teorias Sociológicas: as Grandes Escolas Licenciatura em Sociologia; Licenciatura em Sociologia (PL); Não
2024/2025 Diversidade Linguística nas Sociedades Contemporâneas Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; Sim
2024/2025 Cultura e Sociedade Licenciatura em Sociologia; Não
2024/2025 Objecto e Método da Sociologia Licenciatura em Sociologia (PL); Não
2023/2024 Desenho da Pesquisa Mestrado em Ação Humanitária; Não
2023/2024 Famílias e Educação Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; Não
2023/2024 Teorias Sociológicas: as Grandes Escolas Licenciatura em Sociologia (PL); Não
2023/2024 Laboratório de Pesquisa Observacional Licenciatura em Sociologia (PL); Não
2022/2023 Desenho da Pesquisa Mestrado em Ação Humanitária; Não
2022/2023 Laboratório de Ética e Profissão em Sociologia Licenciatura em Sociologia (PL); Não
2022/2023 Laboratório de Pesquisa Observacional Licenciatura em Sociologia (PL); Não
2021/2022 Laboratório de Ética e Profissão em Sociologia Licenciatura em Sociologia (PL); Não
2021/2022 Famílias e Migrações Mestrado em Erasmus Mundus em Serviço Social com Famílias e Crianças; Não
2021/2022 Laboratório de Pesquisa Observacional Licenciatura em Sociologia (PL); Não
2020/2021 Laboratório de Ética e Profissão em Sociologia Licenciatura em Sociologia (PL); Não
2020/2021 Laboratório de Pesquisa Observacional Licenciatura em Sociologia (PL); Não
2019/2020 Laboratório de Ética e Profissão em Sociologia Licenciatura em Sociologia (PL); Não
2019/2020 Famílias e Migrações Mestrado em Erasmus Mundus em Serviço Social com Famílias e Crianças; Não
2019/2020 Laboratório de Pesquisa Observacional Licenciatura em Sociologia (PL); Não
2018/2019 Diversidade Linguística nas Sociedades Contemporâneas -- Sim
2018/2019 Famílias e Educação -- Não
2017/2018 Diversidade Linguística nas Sociedades Contemporâneas -- Sim
2015/2016 Descendentes de Imigrantes e Educação -- Não
Orientações
Teses de Doutoramento (1)
Em curso (1)
Nome do Estudante Título/Tópico Língua Estado Instituição Ano de Início
Marlene Ascensão de Macedo A Violência Comunicacional nas Relações Interpessoais em Contexto Conjugal e Familiar - Estudo Sociológico Português Em curso ISCTE-IUL 2021
Dissertações de Mestrado (33)
Em curso (15)
Nome do Estudante Título/Tópico Língua Estado Instituição Ano de Início
Antónia Pamela Braz de Carvalho da Silva De Que Forma a Exposição aos Meios de Comunicação Influencia a Aquisição de Línguas Multilingues dos Jovens Timorenses: Um Estudo Comparativo entre o Tétum, o Português, o Inglês e o Indonésio Em curso ISCTE-IUL 2024
Mafalda Cristina David Milho A Proteção dos Direitos das Crianças nos Exames de Avaliação de Idade: O Caso dos Menores Estrangeiros Não Acompanhados em Portugal Em curso ISCTE-IUL 2024
Helena Beatriz Silva-Nichols Interrogating Raciolinguistic Ideologies in Portuguese Higher Education Em curso ISCTE-IUL 2024
Diana Fialho Ferreira Os Processos Formais e Informais de Aprendizagem do Português Língua Não Materna (PLNM) de Estudantes Imigrantes: Estudo de Caso numa Escola de Ensino Básico em Lisboa Em curso ISCTE-IUL 2024
Abduramane Baldé Sucesso na aprendizagem da língua francesa. Em curso ISCTE-IUL 2024
Raquel Costa dos Santos Inclusão e Diversidade: Desafios da Integração Linguístico-Escolar de Crianças Refugiadas no Sistema Educativo Português. Em curso ISCTE-IUL 2024
Fernanda de Lemos Projeto: Oficinas de Aprendizagem Em curso ISCTE-IUL 2024
Nuno Manuel Salvado de Brito A(s) política(s) educativa(s) de promoção das línguas estrangeiras no currículo europeu: continuidade e mudança. Em curso ISCTE-IUL 2024
Gonçalo Rodrigues Paçó de Isidoro Pereira Do estrangeiro para abrir um negócio em Lisboa: um caso de estudo sobre identidade e nacionalidade na Morais Soares Em curso ISCTE-IUL 2024
Chieke Chioma Christie Migração de Enfermeiros da Nigéria para o Reino Unido Em curso ISCTE-IUL 2024
Taisa Ramalho Braga Acolhimento linguístico para empoderamento: estudo de caso do projeto do Lisbon Project no ensino de português a migrantes sob a perspectiva da Agenda 2030. Em curso ISCTE-IUL 2024
Jéssika Dias da Silva Capeletti A política educativa Português como Língua não Materna (PLNM) como facilitadora da integração de crianças e jovens migrantes e refugiados no sistema educativo português Em curso ISCTE-IUL 2024
Mariana Diório Maciel Ávila A Aplicação do LADO (Language Analysis for the Determination of Origin) nos Processos de Asilo na Europa Em curso ISCTE-IUL 2024
Paulino João Varela Monteiro Batuko Em curso ISCTE-IUL --
Evgenii Babintsev As estratégias linguísticas dos imigrantes russos em Portugal Em curso ISCTE-IUL --
Terminadas (18)
Nome do Estudante Título/Tópico Língua Instituição Ano de Início Ano de Conclusão
Adriano Antunes Cordeiro O que é isto da casa digna?(O percurso dos refugiados no acesso à habitação em Portugal) ISCTE-IUL 2024 2024
Lara Alexandra Rodrigues Azevedo Integração de migrantes curdos nos cuidados de saúde em Portugal e na Escócia: uma análise comparativa ISCTE-IUL 2024 2024
Arlinda Mendonça Andrade “QUE IMPACTOS TEM TIDO A EXPERIÊNCIA BILINGUE EM CABO VERDE NA RELAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA?” ISCTE-IUL 2024 2024
Ruben Sergio Russel Curaçao, Terrenos e Propriedades. Distribuição da propriedade da terra em Curaçao contemporânea, Caraíbas Holandesas, em 2023. Inglês ISCTE-IUL 2024 2024
Catherine Cover A Cidadania de Literacia de Adultos Imigrantes e Refugiados:Um mapeamento dos projetos de educação não-formal para a aquisição de literacia na Área Metropolitana de Lisboa Português ISCTE-IUL 2022 2023
Carolina Colimão Pires Mulheres brasileiras, indianas e timorenses em Portugal Inglês ISCTE-IUL 2023 2023
Obinna Casmir Odo Estratégias adotadas por pais imigrantes na integração linguística e educativa dos filhos: O caso dos nigerianos em Lisboa, Portugal Inglês ISCTE-IUL 2023 2023
Gladys Lois Appiah Análise exploratória das estratégias de sobrevivência de jovens mediadores linguísticos: o caso dos descendentes de imigrantes ganaianos em Portugal Inglês ISCTE-IUL 2023 2023
David Branquinho Alves "E escrevo versos que não entendes / Compreendes a minha angústia?":As matizes da educação literária de língua portuguesa no currículo dos ensinos básico e secundário. Português ISCTE-IUL 2022 2023
Anna Lina Signorello ?Eu sei screvé bonito com caneta?divagarinho, divagarinho??Estudo de caso sobre um projeto coletivo em alfabetização e literacia em português língua não materna, junto de migrantes adultos. Português ISCTE-IUL 2020 2022
Ritu Pant Parentalidade transnacional na perspetiva dos homens-pais: um estudo sobre os imigrantes nepaleses em Portugal Inglês ISCTE-IUL 2021 2021
Rita Adoma Parry Resiliência entre migrantes Ganenses em Lisboa no acesso à reunificação familiar e à aprendizagem da língua Portuguesa Inglês ISCTE-IUL 2020 2020
Alice Cimenti Exploring the Experiences of the Volunteers of Accueillons, an Informal-hosting Network of Foster Families for Unaccompanied and Separated Children in France. Inglês ISCTE-IUL 2020 2020
Ana Paula Monteiro Marques A implementação do PLNM (Português Língua Não Materna) numa escola Português ISCTE-IUL 2018 2019
Fernando Osório de Oliveira Análise da opinião pública sobre refugiados na sociedade alemã, no período de 2013 a 2018 Português ISCTE-IUL 2019 2019
Aashima Budal Realidade sem papel: paternidade transnacional e nepaleses indocumentados em Portugal Inglês ISCTE-IUL 2018 2018
Basak Janota When romantic love crosses borders: the case of mixed-nationality and transnational couples Inglês ISCTE-IUL 2017 2017
José Eduardo Ribeiro Vaz Sucesso/Insucesso escolar nos jovens imigrantes e descendente de imigrantes Caboverdianos no 3º ciclo do Ensino Básico no Vale da Amoreira. Um estudo de caso de quatro alunos Português ISCTE-IUL 2016 2017
Relatórios de Estágio de Mestrado (3)
Em curso (1)
Nome do Estudante Título/Tópico Língua Estado Instituição Ano de Início
Ângela Cristina Semedo Rodrigues MOCEP Mulheres Migrantes Orientação Cultural e Ensino de Português Português Em curso ISCTE-IUL 2021
Terminadas (2)
Nome do Estudante Título/Tópico Língua Instituição Ano de Início Ano de Conclusão
Jefferson Santos Grupo de Investigação Migrações, Mobilidade e Etnicidade Português ISCTE-IUL 2022 2023
David Branquinho Alves Projeto Migrações, Linguagem e Educação Português ISCTE-IUL 2021 2022
Projetos Finais de Mestrado (1)
Terminadas (1)
Nome do Estudante Título/Tópico Língua Instituição Ano de Início Ano de Conclusão
Walter Silveiro Manuel Marcelino A acessibilidade das pessoas com Deficiência auditiva à Televisão Pública de Angola. Português ISCTE-IUL 2018 2019