Na Riba Kasa: O retorno dos(as) estudantes Bissau-guineenses formados(as) no Brasil e em Portugal para Guiné-bissau e suas (re)inserções profissionais
Bolseiro de Doutoramento
A presente proposta de projeto de doutoramento buscará aprofundar as discussões acerca do tema de migrações temporárias e de retorno para o país de origem de estudantes Bissauguineenses formados/as no exterior nos últimos dez anos. Em um primeiro momento será necessário trazermos uma perspetiva mais alargada do tema, assim sendo, identificar os países que mais receberam e formaram estudantes Bissau-guineenses na última década, para isso adotaremos a técnica “bola de neve” (snowball sampling), em seguida focaremos no caso particular em dois país - Brasil, através do Programa de Estudantes-convênio de Graduação (PEC-G) e de Pósgraduação (PEC-PG) e formados/as pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), e também estudantes Bissau-guineenses formados/as em Portugal.
Ao retornar ao seu país de origem, o emigrante (nesse caso os/as estudantes Bissauguineenses) podem se deparar com diversas transformações tanto nos espaços físicos como em suas relações interpessoais (Silva et al, 2015). Sendo assim, buscaremos conhecer o impacto ocasionado na sociedade guineense de uma formação superior no exterior para esses/as jovens; as motivações de retorno para Guiné-Bissau; comparar e analisar a experiência migratória de estudantes formados/as no Brasil com estudantes formados/as em Portugal; examinar seus novos desafios no período de retorno e os modos como a experiência imigratória temporária no exterior reorganiza a trajetória desses diplomados/as.
Em termos metodológicos, adotaremos, como método de pesquisa, o estudo de caso e, também, o método etnográfico, sendo que, será realizado uma viagem de campo para Guiné-Bissau para a realização da pesquisa. Quanto as técnicas de recolha de dados, trabalharemos com a metodologia tipo qualitativo; recolha documental; método etnográfico incluindo observação participante e entrevistas semiestruturadas com grupos focais e estudos de caso e a técnica metodológica snowball sampling.
Espera-se q...
Informação do Projeto
2022-10-01
2026-09-30
Parceiros do Projeto
Perfil do Estudante dos PALOP nas IES em Portugal: caracterização, expetativas, constrangimentos
Investigador
O Centro de Estudos Internacionais do Iscte – Instituto Universitário de Lisboa e a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria realizam, com o apoio do Camões IP, um Estudo e Conferência sobre: Perfil do Estudante dos PALOP nas IES em Portugal: caracterização, expetativas, dificuldades. Este evento visa aprofundar a reflexão sobre a cooperação educacional entre países africanos e outras nações, à luz dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o ODS 4 e o ODS 8.
É notório um aumento significativo no número de estudantes oriundos dos PALOP no sistema universitário português ao longo da última década. Em virtude dos acordos estabelecidos entre o governo português e os governos de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe, os estudantes desses países têm a oportunidade de concorrer ao ensino superior por meio de vagas designadas para estudantes internacionais, sujeitos ao mesmo valor de propinas aplicado aos estudantes nacionais e do espaço universitário europeu.
Apesar do notável aumento de estudantes provenientes destas regiões, os estudos existentes sobre esse grupo são limitados e de natureza monográfica. Torna-se imperativo adquirir um entendimento mais aprofundado dessa nova realidade, na qual Portugal se posiciona alinhado com os ODS, particularmente o ODS 4 e o ODS 8, facilitando assim a formação avançada desses estudantes.
English