PEPIP
Perfil do Estudante dos PALOP nas IES em Portugal: caracterização, expetativas, constrangimentos
Descrição

O Centro de Estudos Internacionais do Iscte – Instituto Universitário de Lisboa e a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria realizam, com o apoio do Camões IP, um Estudo e Conferência sobre: Perfil do Estudante dos PALOP nas IES em Portugal: caracterização, expetativas, dificuldades. Este evento visa aprofundar a reflexão sobre a cooperação educacional entre países africanos e outras nações, à luz dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o ODS 4 e o ODS 8.

É notório um aumento significativo no número de estudantes oriundos dos PALOP no sistema universitário português ao longo da última década. Em virtude dos acordos estabelecidos entre o governo português e os governos de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe, os estudantes desses países têm a oportunidade de concorrer ao ensino superior por meio de vagas designadas para estudantes internacionais, sujeitos ao mesmo valor de propinas aplicado aos estudantes nacionais e do espaço universitário europeu.

Apesar do notável aumento de estudantes provenientes destas regiões, os estudos existentes sobre esse grupo são limitados e de natureza monográfica. Torna-se imperativo adquirir um entendimento mais aprofundado dessa nova realidade, na qual Portugal se posiciona alinhado com os ODS, particularmente o ODS 4 e o ODS 8, facilitando assim a formação avançada desses estudantes.

Desafio

 

O projeto sobre o Perfil dos Estudantes dos PALOP nas Instituições do Ensino Superior Português (PEPIP) visa:

  1. realizar um estudo abrangente, incluindo o mapeamento e as condições de acolhimento destes estudantes, utilizando uma metodologia mista (quantitativa e qualitativa);
  2. atividades de divulgação centradas na organização de uma conferência sobre o tema, relatório do estudo, apresentação em fóruns especializados.

 

Parceiros Internos
Centro de Investigação Grupo de Investigação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
CEI-Iscte Desafios Societais e do Desenvolvimento Parceiro 2022-03-01 2023-02-28
Parceiros Externos
Instituição País Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
INSTITUTO POLITÉCNICO DE LEIRIA (IPLeiria) Portugal Parceiro 2022-03-01 2023-02-28
Equipa de Projeto
Nome Afiliação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
Clara Carvalho Professora Associada (DCPPP); Investigadora Integrada (CEI-Iscte); Investigadora Responsável 2022-03-01 2023-02-28
Maria Antónia Belchior Ferreira Barreto Investigadora Integrada (CEI-Iscte); Investigadora Responsável 2022-03-01 2023-02-28
Antonio Gislailson Delfino da Silva Bolseiro de Doutoramento (CEI-Iscte); Investigador 2022-03-01 2023-09-30
Isaiete Augusto Jabula -- Investigadora 2022-03-01 2023-09-30
Financiamentos do Projeto
Código/Referência DOI do Financiamento Tipo de Financiamento Programa de Financiamento Valor Financiado (Global) Valor Financiado (Local) Data de Início Data de Fim
IP02019 -- Contrato Camões, I.P. - CONGRESSOS, COLÓQUIOS, CONFERÊNCIAS, SEMINÁRIOS E ESTUDOS - Portugal 24572 6300 2022-03-01 2023-02-28
Outputs (Publicações)

Não foram encontrados registos.

Dados de Investigação Relacionados

Não foram encontrados registos.

Referências nos Media Relacionadas

Não foram encontrados registos.

Outputs (Outros)
Ano Tipo de Output Nome Descrição Participantes
2023 Conferência Perfil do Estudante PALOP nas Instituições de Ensino Superior em Portugal A sessão teve início com a presença do Secretário de Estado do Ensino Superior, a Reitora do Iscte, a Diretora do CEI-Iscte e investigadora responsável do projeto. Contou-se também com uma sessão de apresentação das ofertas de Bolsas para estes estudantes. O estudo foi apresentado no início da sessão pela investigadora do CEI-Iscte e coordenadora do projeto, Clara Carvalho, pelos investigadores da instituição parceira (IPL), Antónia Barreto e Filipe Santos, e pela bolseira de investigação do projeto, Isaiete Jabula. Ao longo do dia foram apresentadas diversos estudos sobre a experiência dos estudantes dos PALOP em instituições de Ensino Superior a nível Nacional, por parte de alguns investigadores, bem como a gestão e a integração feita por representantes de algumas destas Instituições. Poderá rever as fotografias da sessão aqui. Clara Carvalho, Maria Barreto, Isaiete Augusto Jabula
2023 Conferência Congresso de Ciências Sociais Luso-Afro-Brasileiro: Mesa Redonda Perfil dos Estudantes dos PALOP nas IES em Portugal e no Brasil O painel foi organizado no final do projeto, beneficiando da realização do Congresso de Ciências Sociais Luso-Afro-Brasileiro na Universidade de Cabo Verde, cidade da Praia, Cabo Verde. Neste contexto foram apresentados os resultados do projeto e procurado novas parcerias com colegas de outros países trabalhando sobre o mesmo tema. A circulação de estudantes no espaço universitário de outros países é uma atividade promovida pelos países recetores como forma de expandir o seu soft power e as redes de relacionamento com os países de proveniência, descrita na literatura. Nos países de língua oficial portuguesa, os países com capacidade de atração de estudantes são Portugal e o Brasil, que, todavia, têm seguido estratégias diferentes para apostar na formação graduada e pós-graduada. Esta mesa-redonda visa debater as estratégias seguidas por ambos os países, o perfil destes estudantes e o impacto destas políticas de acolhimento. Portugal tem um longo historial de acolhimento dos estudantes de países africanos, e de formação daqueles que se tornaram as suas primeiras elites, desde o período colonial em que a Casa dos Estudantes do Império se tornou o primeiro local de encontro e socialização de ideias de libertação dos que seriam os líderes dos movimentos nacionalistas. Depois das independências, e no quadro da cooperação internacional, foi desenhado um programa de bolsas atribuídas pela Cooperação Portuguesa de alcance limitado. Dois momentos marcam este novo período: a atribuição de um regime especial de acesso ao primeiro ciclo de estudos universitários a estudantes dos PALOP (1999) e a criação do estatuto do estudante internacional em 2014. Ao abrigo de ambos os acordos, o número de estudantes, provenientes dos PALOP, no sistema universitário português tem vindo a crescer na última década de forma visível, sendo os três países mais representados, por ordem, Angola, Cabo Verde e Guiné-Bissau. Esta realidade esconde profundas diferenças no perfil dos estudantes dos PALOP e na sua capacidade de adaptação ao ensino universitário português. A situação mais problemática é representada pelos estudantes oriundos da Guiné-Bissau a frequentarem a licenciatura, pois as dificuldades encontradas aos níveis da língua, da integração no nível de ensino e mesmo da obtenção de visto colocam em perigo, em muitos casos, a prossecução dos estudos. Acresce que as diferentes instituições possuem estratégias diferenciadas de integração destes estudantes, que vão da sua integração normalizada à realização de semestres de preparação do ano letivo. Também no Brasil a vinda de estudantes de países africanos para o ensino superior não é uma novidade. Os Convênios de Graduação (PEC-G) e de Pós-Graduação (PEC-PG) existem desde 1965 (graduação) e 1981 (pós-graduação). Estudantes de África (e de outros continentes) chegam ao Brasil beneficiados por esses programas conduzidos pela política externa brasileira. A criação, em 2010, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), no Ceará e na Bahia, e da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), em Foz do Iguaçu, complementaram os já existentes Programas. Entretanto, a Unilab com proposta de universidade “luso-afro-brasileira”, criada para receber cinquenta por cento (50%) de estudantes africanos, permitiu a expansão do acesso ao ensino superior para diferentes classes sociais e regiões dos países de origem dos estudantes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), e não apenas para as elites nacionais. Clara Carvalho, Maria Barreto, Antonio Gislailson Delfino da Silva

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos projetos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados para este projeto. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.

Perfil do Estudante dos PALOP nas IES em Portugal: caracterização, expetativas, constrangimentos
2022-03-01
2023-09-30