Doutorado em Psicologia pela Universidade de Coimbra.
Investigador auxiliar e membro integrado do Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS).
Cocoordenador da linha temática "Promoting Inclusion, Equality and Citizenship" - SocioDigitalLab for Public Policy.
Cocoordenador do grupo de investigação Comunidade, Educação e Desenvolvimento (CED), no mesmo centro de investigação, entre 2017 e 2021.
Chair da Ação COST Rural NEET Youth Network, financiada pela Comissão Europeia, através da COST Association (2019-2024).
Investigador principal do projeto Tr@ck-IN - Public employment services tracking effectiveness in supporting rural NEETs, financiado pelo Youth Employment Fund (EEA & Norway Grants) (2021-2024).
Membro do Grupo de Coordenação do EU Rural Pact, promovido pela Comissão Europeia, e da Pool of European Youth Researchers (PEYR) do Conselho da Europa.
Membro do comité editorial do Journal of Community and Applied Social Psychology.
O meu trabalho centra-se na análise psicossocial da transição escola-trabalho, em aspetos como a inclusão social, bem-estar, acesso à educação e acesso a trabalho decente de grupos vulneráveis como os jovens Nem em Emprego nem em Educação ou Formação (NEEF). Dedico-me, também, à fundamentação científica de políticas públicas (science advice), nestas áreas, através da colaboração com várias entidades públicas a nível regional, nacional e europeu.
Tenho experiência de coordenação de equipas científicas em projetos como o Observatório da Educação da Lezíria do Tejo (Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo - 2019/2020) ou o Fórum para a Qualificação Profissional (Governo Regional dos Açores - 2021/2022).
Entre 2004 e 2015 anos, desenvolvi atividades de conceção, implementação e avaliação de projetos sociais e educativos em vários contextos e com diversas organizações (Caritas da Ilha Terceira; Câmara Municipal de Angra do Heroísmo; equipa ISCTE-IUL de acompanhamento ao programa - TEIP) financiados por diversos fundos públicos e privados.
Colaboro regularmente com a imprensa escrita regional nos Açores (Diário Insular e Açoriano Oriental) e pontualmente com a imprensa escrita nacional (jornal Público).