Projetos de Investigação
Tackling the challenges of Erasmus+ mobility inclusion and diversity at higher education level
Inclusion+ aims at fostering inclusivity and diversity in Erasmus+ mobility at the higher education level by tackling the barriers faced by students with fewer opportunities, namely students with caring responsibilities and students with disabilities, to participate in international mobility. By establishing cooperation between HEIs and host cities Inclusion+ will enhance both host institutional and cities’ inclusivity. Inclusion+ activities are scoping review, dialogue forums, and online survey on inclusivity in student mobility to feed into a storytelling report and an online inventory of promising practices. Collaborative laboratories to co-create recommendations for inclusive mobility for HEIs and host cities and co-design a full-fledged prototype for a mobility app. Development of a roadmap and two factsheet checklists to guide HEIs and host cities on how to improve inclusivity toward Erasmus+ students. Our project aims at improving the partner HEIs’ ability to exchange students in an inclusive way, and foster host cities’ inclusiveness toward international students. Raise awareness at the HEIs and city level of the barriers faced by students with fewer opportunities to participate in Erasmus+ mobility. Support HEIs and host cities’ on how to better respond to the needs of these students. Website: https://inclusion.iscte-iul.pt/
Informação do Projeto
2023-11-01
2026-10-31
Parceiros do Projeto
Trajetórias biográficas, percursos profissionais e inscrição urbana de estudantes internacionais brasileiros em Lisboa
Os estudantes internacionais brasileiros (EIB) matriculados em instituições de ensino superior em Lisboa são vistos como importantes elementos para a economia urbana numa metrópole que sofreu imensas transformações durante a última década. Esta pesquisa busca compreender os percursos migratórios e as experiências de inserção social e profissional vividas pelos EIB, assim como as suas aspirações de estilo de vida, compreendendo-os como agentes de mudança urbana. O tema abordado será investigado a partir dos aportes teóricos dos estudos sobre mobilidades estudantis, com ênfase na perspectiva metodológica da etnografia urbana, assim como nos estudos centrados em trajetórias biográficas migratórias. Articulamos conceitos importantes para a análise deste processo,nomeadamente o ‘lifestyle migration’, o capital de mobilidade, e as noções de território e territorialidade. Tais abordagens proporcionam as chaves para compreender o papel dos EIB como agentes de mudança urbana em Lisboa, nas suas práticas cotidianas de produção, apropriação e territorialidade. Orientação: Daniel Malet Calvo (CIES-Iscte)Thais França (CIES-Iscte)
Informação do Projeto
2023-01-01
2027-01-01
Parceiros do Projeto
Estudantes de países terceiros em Portugal: desafios da integração numa era (pós)pandémica
O presente projeto visa analisar o impacto da pandemia Covid-19 na experiência de nacionais de países terceiros enquanto estudantes internacionais do ensino superior em Portugal, partindo das perceções dos próprios estudantes. Por estudantes internacionais entendemos tanto estudantes inscritos em esquemas de mobilidade ‘de crédito’, que geralmente permanecem em Portugal durante um ou dois semestres, como também estudantes em mobilidade ‘de grau’, ou seja, matriculados num curso conferente de grau de uma instituição de ensino superior portuguesa. Para tanto, foram definidos os seguintes objetivos de investigação: examinar as transformações nos perfis dos estudantes internacionais provenientes de países terceiros que entraram no país desde o início da pandemia Covid-19, e investigar como os estudantes internacionais provenientes de países terceiros avaliam e dão significado às suas vivências durante o período (pós)pandémico. Mais ainda, este estudo almeja mapear os novos desafios e oportunidades que a crise sanitária trouxe para a internacionalização do ensino superior português. Considerando a popularização de novas formas de mobilidade pensadas para o contexto da educação terciária, pretendemos compreender o papel que a ‘mobilidade virtual’ e ‘mobilidade híbrida’ podem ter no ensino superior português. Além do seu objetivo académico, o projeto busca produzir recomendações políticas baseadas em evidência científica para apoiar o trabalho de decisores políticos, ‘stakeholders’ institucionais, peritos e profissionais no campo da educação superior e das migrações. Almejando uma compreensão abrangente deste fenômeno no contexto português, as análises aqui propostas serão realizadas a nível nacional. Equipa:  Thais França (CIES-Iscte) e Cosmin Nada (CIIE-FPCEUP) (coordenadores) Patrícia Ávila (Cies-Iscte), David Cairns (Cies-Iscte) e Daniel Malet-Calvo (Cies-Iscte), Sofia Marques da Silva (CIIE-FPCEUP) e Pedro Ferreira (CIIE-FPCEUP) 
Informação do Projeto
2021-09-01
2022-12-31
Parceiros do Projeto