ADN Socioemocional 2.0
Investigadora
Neste projeto, estabeleceu-se um protocolo de cooperação entre o Ministério da Educação, o Município de Sintra, a Fundação Calouste Gulbenkian e o CIS-Iscte no sentido de criar uma estrutura local de apoio técnico especializado, que promova e apoie a implementação de planos de desenvolvimento de competências socioemocionais em contexto escolar.
Informação do Projeto
2023-01-24
2025-12-31
Parceiros do Projeto
- CIS-Iscte (CED)
- DGE - (Portugal)
- Gulbenkian - (Portugal)
- CM Sintra - (Portugal)
TEIP Programa Territorialização de Políticas Educativas de Intervenção Prioritária
Coordenadora Global
O Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP), que iniciou em 1996 e está atualmente na sua quarta geração, é uma medida de política educativa que visa garantir a inclusão social e sucesso educativo, melhorar a qualidade das aprendizagens e combater o abandono escolar. Este programa destina-se a agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas situados em territórios com elevado número de crianças e jovens em risco de vulnerabilidade social. (Despacho n.º 7798/2023)
O CIS-Iscte, desenvolve desde 2013 um projeto de consultoria científica e apoio à investigação junto de agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas TEIP.
Este projeto é constituído por uma equipa multidisciplinar de peritos, que promove um acompanhamento sistemático, regular e de proximidade a cada um dos agrupamentos de escolas que integram a sua rede. Este acompanhamento proporciona oportunidades de reflexão crítica e o acesso a recursos que contribuam para a prossecução bem-sucedida dos Planos de Ação destes agrupamentos, bem como da sua monitorização e avaliação.
O projeto caracteriza-se, também, por apostar na criação de momentos de capacitação e troca de experiências, contribuindo assim para aumentar as oportunidades de sinergia e trabalho colaborativo entre agrupamentos de escolas TEIP.
No âmbito da consultoria científica e de apoio à investigação promovida por esta equipa, no início de cada ano letivo, é delineado, com a direção e com coordenação TEIP de cada agrupamento de escolas, um plano de atuação que poderá contemplar:
• Consultoria a lideranças intermédias, equipas de docentes e/ou de técnicos superiores especializados
• Supervisão de ações estratégicas
• Apoio na definição de planos de avaliação de impacto de projetos específicos, selecionados pelo agrupamento de escolas
• Conceção e dinamização de ações de formação contínua
• Apoio na organização ou participação em seminários/encontros de debate e de disseminação de práticas, promovidos pelo agrupam...
English