Contratação de perito – Rede Eurydice
Informação do Projeto
2018-12-07
2019-12-30
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
Impactos da Redução do Número de Alunos/Turma
Informação do Projeto
2016-11-18
2017-05-17
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
Sono e Desempenho Escolar
O principal objectivo da pesquisa é o de analisar a relação entre a duração e a qualidade o sono das crianças/jovens e o seu desempenho escolar. Para o efeito, controla-se o efeito de outras variáveis que já demonstraram produzir efeito significativo nos resultados escolares: a condição social da família, a participação desta na escolaridade, a relação do aluno com a aprendizagem, a reacção dos professores em situação de dificuldade e a composição (social e académica) da turma que frequenta.A metodologia adoptada consiste na aplicação de um inquérito por questionário a alunos do ensino básico (3º ao 9º ano) do concelho de Odivelas. A amostragem é intencional: seleccionam-se turmas, diversificando os anos de escolaridade e o perfil social e académico dos alunos das mesmas. Análise estatística da informação será realizada com apoio do software SPSS.Caso se verifique a hipotética relação entre o sono e o desempenho escolar, equacionam-se actividades para divulgação dos resultados e de sensibilização para a importância do sono em idade escolar.
Informação do Projeto
2015-11-01
2016-10-30
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
- - - (Portugal)
Caminhos escolares de jovens africanos (PALOP) que acedem ao ensino superior
Principais objetivos da pesquisa: i) identificar a variação na presença (relativa) dos jovens estudantes no ensino superior português com origem nos PALOP (2001-2011); ii) comparar as probabilidades de um jovem com origem nos PALOP aceder ao ensino superior com as de um jovem autóctone na mesma condição social; iii) conhecer os trajetos de vida do “segmento” específico de jovens específicos com origem nos PALOP que, revelando desvantagens socioeconómicas de partida, acedem ao ensino superior, concretizando um percurso escolar de “contratendência” e iv) produzir recomendações para a promoção do acesso e sucesso escolar no ensino superior, mas também para a monitorização dessa realidade.
A pesquisa desenvolveu-se com recurso a uma abordagem multi-método. Numa vertente extensiva, contemplou a análise de diferentes fontes secundárias de dados estatísticos e na vertente intensiva, realizaram-se entrevistas biográficas a 17 jovens que, pertencentes a um “segmento” específico dos imigrantes e descendentes de imigrantes dos PALOP com condições socioeconómicas adversas de partida, realizaram trajetos de escolarização “bem-sucedidos” e ingressaram no ensino superior.
Informação do Projeto
2014-07-01
2015-06-30
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
Efeitos TEIP: Avaliação de impactos escolares e sociais em sete territórios educativos de intervenção prioritária
Com o presente projecto, propomos contribuir para a avaliação externa do programa nacional Territórios Educativos de Intervenção Prioritária de Segunda Geração (TEIP 2), realizando estudos de caso em sete territórios educativos de intervenção prioritária, como forma de avaliar o(s) modo(s) como esta medida tem sido apropriada em distintos contextos sociais e, sobretudo, que efeitos objectivos tem produzido a nível local, tanto nas organizações escolares abrangidas pelo programa como na aprendizagem e desenvolvimento dos respectivos alunos. Assim sendo, o objectivo central do estudo é fornecer à DGIDC a compreensão dos impactos dos projectos TEIP 2, tanto ao nível das estruturas e dinâmicas das organizações escolares, como ao nível dos percursos e aprendizagens dos seus alunos.Em termos mais específicos, o estudo pretende aferir: (i) o “valor acrescentado” do programa nas escolas; (ii) os factores críticos de sucesso que estiveram na base das mudanças observáveis; (iii) os processos organizacionais e pedagógicos que as escolas têm colocado em acção, no âmbito dos projectos TEIP 2; (iv) as percepções dos diversos actores locais envolvidos nos projectos; e (v) os impactos na equidade e igualdade de oportunidades educativas.
Informação do Projeto
2010-11-01
2011-02-28
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
Imigrantes Idosos: Uma Nova Face da Imigração em Portugal
O prolongamento do calendário migratório, e consequente desdobramento dos ciclos de vida familiar e individual de uma parte dos imigrantes fixados em Portugal, gerou uma nova categoria de população residente que começa a ter expressão quantitativa e sobre a qual muito pouco ou nada se sabe. Trata-se dos imigrantes idosos, isto é, pessoas que hoje têm 65 ou mais anos e que imigraram para Portugal há três ou quatro décadas. O estudo visa conhecer a situação social e as trajectórias de vida destes imigrantes, nomeadamente, as suas condições socioeconómicas e as suas vivências familiares e profissionais, actuais e passadas, bem como as suas sociabilidades, identidades e expectativas. O estudo terá uma dimensão extensiva, mais breve, de avaliação estatística e caracterização geral do fenómeno do envelhecimento dos imigrantes, e uma dimensão mais desenvolvida de natureza qualitativa, baseada em entrevistas em profundidade a diferentes perfis-tipo de imigrantes idosos.
Informação do Projeto
2008-09-01
2008-12-31
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder