References in the Media
News - Público
Dois terços dos concursos para dirigentes concluídos em 2023 tiveram de ser repetidos por falta de candidatos. Dos 54 concursos repetidos, 42 continuaram a não permitir obter três nomes para o cargo.   (...) David Ferraz, professor do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa e antigo dirigente público, defende que, no caso específico dos cargos dirigentes, a "atractividade não se limita à remuneração; está também intimamente ligada à possibilidade de exercer uma gestão autónoma e eficiente, com clareza sobre as expectativas de desempenho e as responsabilidades associadas". 
News - Público
David Ferraz, professor no Iscte - Instituto Universitário de Lisboa e antigo dirigente público, reconhece que a remuneração dos dirigentes "é pouco competitiva por comparação àquilo que são as exigências e as responsabilidades do exercício destes cargos" e defende que se deve olhar para a questão de "forma mais abrangente", associando-a ao nível de complexidade do cargo. Feita esta ressalva, também ele considera que o salário não é o principal motivo para que haja poucos candidatos aos lugares de topo do Estado.
Público
Comment - Público
Reforma do Estado é “menu de medidas avulsas” e o debate continua por fazer
Governo diz que quer ir mais longe na aposta da simplificação de processos no Administração Pública e na sua digitalização. Especialistas alertam que continua a ser preciso discutir as funções do Estado numa perspectiva de longo prazo. Comentários de Devid Ferraz
Público
Article - Público
Emprego público, o retrato de um sistema em declínio
 Progressão lenta na carreira e imagem pouco prestigiante contribuem para que trabalhar no Estado seja menos apelativo. “A atractividade do emprego públIco mudou porque o mundo mudou.” A frase de David Ferraz, investigador em Políticas Públicas do Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, é uma espécie de chapéu agregador para abordar uma questão que, acrescenta, não tem uma causa única.