Ciência-IUL    Autores    Filipa Pinho    Projetos de Investigação
Projetos de Investigação
Pre and Post – Arrival Schemes to facilitate inclusion and prevent xenophobia and radicalization
O projeto PandPAS centra-se no apoio posterior à chegada para a integração de pessoas com necessidade de proteção internacional. Simultaneamente, produz ferramentas para atividades anteriores à partida e práticas piloto para promover a inclusão e a participação ativa de nacionais de países terceiros na sociedade em geral. O projeto resulta de experiências das regiões italiana, croata e eslovénia onde existem "hubs" grandes ou médios. Também faz uso da abordagem portuguesa em termos do “acolhimento e integração generalizados" e da experiência cipriota no campo do empreendedorismo social para a inclusão de nacionais de países terceiros.  
Informação do Projeto
2017-10-01
2019-09-30
Parceiros do Projeto
Below 10
Below 10 é um projeto promovido por uma parceria de nove organizações em seis países diferentes da UE. Os parceiros incluem escolas e redes de ensino, ONGs e centros de investigação universitários. O projeto tem como objetivo prevenir e combater o abandono escolar precoce (ESL), a partir de um processo de investigação/ação de base territorial, e do desenvolvimento de estratégias de colaboração entre entidades de perfil diversificado.
Informação do Projeto
2016-09-01
2019-08-31
Parceiros do Projeto
InfoPortugal/Portugaldata
O Retrato de Portugal, que poderá traduzir-se num outro nome de marca (em inglês), consiste num projeto liderado pelo CIES, ISCTE-IUL, e que resulta de uma parceria com a Deloitte. Dirigido ao governo para ser disponibilizado a todos os seus stakeholders (cidadãos, instâncias internacionais, agências de investimento, à comunidade científica, à comunicação social, etc.), o projeto consubstancia-se numa plataforma digital diretamente ligada ao portal do governo, com o objetivo de concentrar e disponibilizar informação atualmente dispersa ou por recolher. A plataforma assentará essencialmente em dois grandes pilares: 1) para saber mais sobre o governo português; 2) para saber mais sobre Portugal. Na primeira, disponibilizar-se-á informação sobre: i) a organização da Administração Pública em Portugal; ii) Séries temporais com indicadores de eficiência e desempenho; iii) análise aos recursos e equipamentos públicos. Na segunda, pretende-se disseminar: i) a performance financeira do país; o país em números (análise por área temática da sociedade). Os dados recolhidos seriam trabalhados de forma sistemática em três modalidades: imagem instantânea com os dados mais recentes e evolução (séries temporais), fact sheets e informação detalhada, perspetiva comparada de Portugal no contexto europeu. Os temas a trabalhar incluem a Administração Pública (incluindo autarquias) por Ministério (número de funcionários, qualificações, idades, etc.); organização administrativa; demografia empresarial; sindicatos e sindicalizados; demografia, população e reconfiguração das estruturas sociais; desigualdades; família; qualificações e educação; saúde; taxas de atividade, emprego e desemprego; equipamentos sociais; segurança social; organizações da sociedade civil; defesa e segurança; setores de atividade económica; migrações; finanças, ciência, conhecimento e sociedade da informação; ambiente; comunicação social; cultura e artes.
Informação do Projeto
2016-04-20
2016-10-27
Parceiros do Projeto
Empreendedorismo emigrante português em Andorra, Londres, Nice e Mónaco
O presente Projeto de Investigação pretende desenvolver uma investigação aprofundada que: 1) identifique o empreendedorismo de emigrantes portugueses em Andorra, Londres (Bairro de StocKwel), Nice (cidade) e Mónaco; 2) avalie a sua inserção nos contextos socioeconómicos, culturais e políticos locais; 3) compare esta inserção nos diversos territórios/situações em estudo; 4) identifique a sua presença nos media (internet, documentários, imprensa, etc...). Este projeto criará uma plataforma e uma base-de-dados interativa que, numa primeira fase e partindo de uma metodologia convencional de investigação, abaixo indicada, permita concretizar os objetivos referidos.
Informação do Projeto
2012-03-01
2015-03-01
Parceiros do Projeto
Migrações Internacionais de Profissionais: Estudo comparativo da imigração brasileira em Portugal e em França
O projecto tem como principal objectivo analisar as condições de circulação e integração dos profissionais brasileiros emigrados em Portugal e em França, tentando contribuir para um maior e melhor conhecimento das questões que estão relacionadas com a imigração de profissionais, em especial a sua circulação entre a América Latina e a Europa, uma vez que os processos migratórios incluam populações que têm todos os níveis de qualificação, os estudos sobre a imigração tendem a centrar a sua análise sobretudo nas populações não qualificadas.
Informação do Projeto
2006-03-10
2008-06-30
Parceiros do Projeto