Baseline study methodology plan and protocol
Informação do Projeto
2023-12-18
2024-08-31
Parceiros do Projeto
Avaliação dos alunos portugueses: O impacto da pandemia do Covid-19 num processo de mudança em curso
Em março de 2020, considerando os alertas da Organização Mundial de Saúde e perante o real agravamento dos riscos da pandemia Covid-19 para a saúde pública, o governo português determinou o encerramento do espaço físico das escolas de todo o país. Estabelecido o ensino remoto de emergência, os desafios que até então existiam na avaliação das aprendizagens tornaram-se desafios ainda mais complexos. Por isso mesmo, todo este período de confinamento provocou, não só em Portugal como um pouco por todo o mundo, uma forçada reflexão sobre os propósitos, práticas e uso da avaliação das aprendizagens. Para estudar e conhecer alguns impactos desta pandemia no domínio da avaliação educacional em Portugal, com este projeto de investigação, procura-se compreender o enquadramento legal que sustentou a realização da avaliação das aprendizagens durante a pandemia, bem como as suas implicações nos resultados e percursos escolares dos alunos, na adaptação e no volume de trabalho percecionado pelos professores, na relação estabelecida entre a avaliação interna e externa das aprendizagens, e nas políticas e práticas de avaliação atuais.
Orientação:
Susana da Cruz Martins (CIES-Iscte)
Informação do Projeto
2020-01-01
2024-12-31
Parceiros do Projeto