Projetos de Investigação
Centro de Gestão de Dados de Investigação para as Ciências Sociais e Humanas
The "Research Data Management Centre for Social Sciences and Humanities" (RDMC-SSH) is an initiative led by Iscte Knowledge and Innovation (Iscte KI). The Centre will focus on establishing an infrastructure for managing research data in the fields of Social Sciences and Humanities (SSH), addressing the specific needs related to data management in these disciplines.
Informação do Projeto
2025-02-03
2025-12-31
Parceiros do Projeto
Rede para a Gestão de Dados de Investigação
Informação do Projeto
2025-01-01
2025-12-31
Parceiros do Projeto
Baseline study methodology plan and protocol
Informação do Projeto
2023-12-18
2024-08-31
Parceiros do Projeto
Avaliação dos alunos portugueses: O impacto da pandemia do Covid-19 num processo de mudança em curso
  Em março de 2020, considerando os alertas da Organização Mundial de Saúde e perante o real agravamento dos riscos da pandemia Covid-19 para a saúde pública, o governo português determinou o encerramento do espaço físico das escolas de todo o país. Estabelecido o ensino remoto de emergência, os desafios que até então existiam na avaliação das aprendizagens tornaram-se desafios ainda mais complexos. Por isso mesmo, todo este período de confinamento provocou, não só em Portugal como um pouco por todo o mundo, uma forçada reflexão sobre os propósitos, práticas e uso da avaliação das aprendizagens. Para estudar e conhecer alguns impactos desta pandemia no domínio da avaliação educacional em Portugal, com este projeto de investigação, procura-se compreender o enquadramento legal que sustentou a realização da avaliação das aprendizagens durante a pandemia, bem como as suas implicações nos resultados e percursos escolares dos alunos, na adaptação e no volume de trabalho percecionado pelos professores, na relação estabelecida entre a avaliação interna e externa das aprendizagens, e nas políticas e práticas de avaliação atuais.  Orientação: Susana da Cruz Martins (CIES-Iscte)  
Informação do Projeto
2020-01-01
2024-12-31
Parceiros do Projeto