Resumo CV

Gustavo Cardoso é Professor Catedrático de Ciências da Comunicação no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa e investigador no CIES. É também investigador associado no CADIS (Center d'Analyze et d'Interventions Sociologiques) em Paris e Director do OberCom - Observatório dos Meios de Comunicação Social em Lisboa. Actualmente é director do Doutoramento em Ciências da Comunicação e dos três programas de Pós-Graduação em Comunicação do ISCTE-IUL, nomeadamente a Pós-Graduação em Jornalismo, a Pós-Graduação em Factchecking e desinformação e a Pós-Graduação em Assessoria de Comunicação e Política. De 1996 a 2006, foi consultor do Presidente da República Portuguesa, Jorge Sampaio, para a política da Sociedade da Informação e das Telecomunicações. De 2006-2012, foi Vice-Presidente não executivo do Conselho de Administração da Agência noticiosa portuguesa Lusa. Foi agraciado em 2006 com o grau de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique por serviços relevantes prestados a Portugal. Em 2009 foi eleito como Young Global Leader e em 2018 foi proposto para membro da Academia Europaea onde ocupa o cargo de vogal da secção de Cinema, media e estudos visuais. Licenciado em Organização e Gestão de Empresas, é Mestre em Estudos Europeus e Doutorado em Sociologia da Comunicação. Obteve, igualmente, uma especialização em "Global Leadership and Public Policy for the 21st Century" pela Harvard Kennedy School. 

Qualificações Académicas
Universidade/Instituição Tipo Curso Período
ISCTE-Instituto Universitario de Lisboa
Sociologia - Portugal - Lisboa
Agregação Sociologia 2010 - 2010
Harvard Kennedy School
Executive Education - Estados Unidos da América - Boston
Pós-graduação Global Leadership and Public Policy for the 21st Century 2009 - 2009
ISCTE-IUL - Instituto Superior Ciências Trabalho e da Empresa
Doutoramento Sociologia 2005
ISCTE-IUL - Instituto Superior Ciências Trabalho e da Empresa
Mestrado Sociologia - Estudos Europeus 1997
ISCTE-IUL - Instituto Superior Ciências Trabalho e da Empresa
Licenciatura Organização e Gestão de Empresas 1994
Áreas de Investigação
Internet studies, Sociology of communication, Media and Society, Journalism Studies