MIL Comunidades Conectadas
O projeto MIL – Comunidades Conectadas (MIL CC) tem como objetivo responder a três grandes desafios que as bibliotecas públicas enfrentam atualmente: 1) os bibliotecários carecem frequentemente de formação em literacia dos media e da informação (LMI) e de competências fundamentais, especialmente na era da IA generativa; 2) apesar de existirem recursos de LMI de alta qualidade e disponíveis gratuitamente, a maioria não está adaptada às necessidades específicas das bibliotecas e dos seus utilizadores; 3) as estruturas das bibliotecas e os contextos comunitários variam muito na Europa, mas os recursos da LMI são frequentemente criados sem considerar questões de tradução e adaptação.
Para responder a estes desafios, o MIL CC propõe um curso híbrido para bibliotecários, criado e implementado pela Learn to Check (Espanha), envolvendo bibliotecários e membros da comunidade local, incluindo adolescentes, adultos e idosos. Inicialmente em catalão, o curso será traduzido para inglês, português e espanhol, e será atualizado e melhorado com base nos resultados de um projeto-piloto de formação comunitária irlandês que visa capacitar professores, bibliotecários e líderes comunitários para ministrarem oficinas da LMI nas suas comunidades.
Através do curso MIL CC, 150 bibliotecários irão desenvolver projetos comunitários da LMI adaptados aos seus contextos. Irão ainda projetar, implementar e avaliar atividades de LMI, organizando um conjunto de práticas que resultam. Serão também produzidos standards para a implementação do curso e para a criação de projetos, os quais serão validados por parceiros nacionais e por um grupo de especialistas internacionais, seguindo uma metodologia de cocriação.
Quer os materiais da formação quer os standards serão publicados sob licença Creative Commons, além de serem disseminados através de redes existentes (ex: EDMO) e de uma rede de bibliotecas interconectadas, sendo esta última dos principais resultados do MIL CC.
Informação do Projeto
2024-09-01
2026-02-28
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte
- DCU - (Irlanda)
- Learn to Check - (Espanha)
- FCC - (Portugal)
Iberian Digital Media Observatory
The Iberian Digital Media Observatory (IBERIFIER Plus) aims to expand the ongoing activities of IBERIFIER (www.iberifier.eu),the Iberian hub established in 2021 dedicated to researching and combating disinformation in Spain and Portugal. Composed of ahighly experienced and qualified consortium of 25 partners and 1 associate partner, the new hub plans to engage in fact-checking inthree languages (Portuguese, Spanish, and Catalan) while exploring artificial intelligence (AI) technologies for early disinformationdetection. It will also analyse the impacts of disinformation, particularly in the digital media ecosystem, and promote media literacy.Thus, IBERIFIER Plus covers all the key objectives of the Call, including actively engaging with EDMO, fact-checking harmfuldisinformation, conducting research on disinformation's impact on society, supporting media literacy campaigns, monitoring onlineplatform policies, and enhancing communication efforts. Aligned with the Call's focus on linguistic areas, IBERIFIER Plus' unique aspectis its ambition to expand its activities beyond Spain and Portugal, influencing the Ibero-American region, Africa, and Asia, where Spanishand Portuguese are spoken by over 800 million native speakers. Regarding impact, IBERIFIER Plus plans to employ dissemination,exploitation, and engagement strategies to ensure the effective sharing, application, and engagement of multiple stakeholders with itsresearch outcomes. Overall, IBERIFIER Plus aims to contribute to the Digital Europe Programme's objectives and EDMO strategy byaddressing disinformation challenges in Spain and Portugal, and expanding its reach beyond these two countries.
Informação do Projeto
2024-05-01
2026-10-31
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte
- UN - Líder (Espanha)
- AM - (Espanha)
- ELCANO - (Espanha)
- Obercom - (Portugal)
- UGR - (Espanha)
- UPM - (Espanha)
- UPV - (Espanha)
- UC3M - (Espanha)
- USC - (Espanha)
- Verificat - (Espanha)
- FECYT - (Espanha)
- POLIGRAFO - (Portugal)
- BSC CNS - (Espanha)
- CENJOR - (Portugal)
- LUSA - (Portugal)
- URJC - (Espanha)
- EFE - (Espanha)
- ALPMJ - (Portugal)
- UMH - (Espanha)
- FUSP-CEU - (Espanha)
- UVEG - (Espanha)
- Newtral - (Espanha)
- IPV - (Portugal)
- LIP - (Portugal)
- Learn to Check - (Espanha)
MediaLab
O MediaLab Iscte está vocacionado para a experimentação laboratorial, apoio à investigação e produção de conteúdos editoriais e encontra-se integrado no CIES-Iscte. O MediaLab é uma estrutura de apoio técnico-científico às atividades e ao desenvolvimento da investigação científica fundamental e aplicada, à formação avançada em contexto de investigação e à transferência de conhecimentos para a sociedade. O MediaLab Iscte está vocacionado para a análise das práticas de comunicação nos seus diferentes modelos e objetos – do digital ao analógico, do texto à imagem, passando pelo som, audiovisual e multimédia, até à análise de tendências online, relacionadas com redes e media sociais, pesquisas online e opiniões dos participantes, visualização da informação e ciência de dados. O MediaLab Iscte foi constituído com o objetivo estratégico de criar um espaço de apoio à investigação científica e desenvolvimento de projetos inovadores, no cruzamento entre a vertente de investigação teórico-empírica e a dimensão analítico-tecnológica que permite acompanhar as dinâmicas de transformação da sociedade em rede no século XXI.
O MediaLab Iscte tem como objetivos:Investigar os efeitos da comunicação em rede e da disseminação de uma cultura mediatizada nos seus diferentes usos e dimensões por parte dos participantes na comunicação;Analisar, desenvolver, testar e disseminar novos formatos e conteúdos jornalísticos audiovisuais digitais emergentes destinados ao público em geral;Investigar, desenvolver e disseminar o uso dos métodos digitais de investigação por parte dos investigadores, professores e alunos da comunidade Iscte.
Informação do Projeto
2024-04-22
2026-04-30
Parceiros do Projeto
Valor Público e Boost Comunicacional dos Fundos Europeus
O Projeto ESIF.COM-BOOST parte da constatação de que os cidadãos europeus, em geral, e os portugueses, em particular, têm um conhecimento limitado sobre os fundos europeus e uma opinião moderadamente positiva sobre o impacto dos mesmos. Com o presente projeto, financiado no âmbito do Programa de Assistência Técnica 2030 (PAT2030-FEDER-00023200), procurou-se contribuir para o reforço do conhecimento dos fundos europeus por parte dos cidadãos através da melhoria qualitativa dos esforços de comunicação do PT2030 enquanto política pública agregadora dos fundos europeus em Portugal. Para tal, foi desenvolvido um projeto de investigação aplicada destinado à identificação dos principais constrangimentos à comunicação no processo de construção do valor público dos fundos europeus, bem como sinalizar quais as principais intervenções com capacidade para os superar e para gerar cadeias causais com potencial para reforçar o seu valor público ao longo do tempo. Por fim, foi possível ainda sinalizar lacunas de conhecimentos e competências por parte dos profissionais de comunicação social e promover a consequente identificação de propostas de ação no domínio da capacitação de públicos diretamente relacionados com o ecossistema da comunicação social.
Informação do Projeto
2024-02-01
2024-06-30
Parceiros do Projeto
- DINAMIA'CET-Iscte (CT) - Líder
Desinformação Política em pré-campanha e campanha eleitoral - 2024
Informação do Projeto
2024-02-01
2024-03-11
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte
- LUSA - (Portugal)
Developing algorithm literacy for all, to fight disinformation and foster e-inclusion with quality information for knowledge-based democratic societies
ALGOWATCH aims to create a dedicated multi-stakeholder team focused on algo-literacy, an emergent sub-field of Media and Information Literacy (MIL), with a special focus on how to detect and deflect algorithmic disinformation. The action will use an empowerment by design methodology, having participants co-create interactive quizzes and board games, to foster self-efficacy and participatory processes among people with low skills (youth 15+ and multiplier professionals). ALGOWATCH will capitalize on 2022 Crossover project (https://crossover.social), to scale up algo-literacy across Europe. It will unpack the Crossover “Algo literacy for all in 10 key points, with interactive quizzes and board games shared in local exhibits, for better e-inclusion. The action will have a strong focus on behavioural change, motivating watchful participants to build individual resilience and collective resistance to disinformation (verification, advocacy, alternate uses).
The ALGOWATCH work plan includes 4 activities, over 2 years:
1) Produce interactive quizzes and games for awareness;
2) Engage participants in co-creative activities in an exhibit space;
3) Deploy exhibit in workshops with multiplier professionals in formal settings (schools) and in informal settings (libraries, museums);
4) Disseminate the resources for transfer of practices.
The final deliverables will consist of an activity bank and a dissemination toolkit (with pathways for e-inclusion, communication plan and evaluation plan).
The ALGOWATCH consortium brings together all required expertise, each partner working with an extended network of partners and EDMO hubs: 1) S*D (France), a MIL NGO with experience in games, quizzes and project coordination; 2) DKMK (Croatia), a MIL NGO with experience in workshop evaluation; 3) NUIM (Ireland), a university specialised in digital games and empowerment by design; 4) ISCTE (Portugal), a university specialised in training and outreach to diverse communities of practice.
Informação do Projeto
2023-10-01
2025-09-30
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte
- NUIM - (Irlanda)
- Savoir Devenir - Líder (França)
- DKMK - (Croácia)
Metodologias de Pesquisa Digital
O MetDigi - Metodologias de Pesquisa Digital é um projeto desenvolvido no âmbito das atividades de investigação do MediaLab, laboratório integrado no Centro de Investigação e Estudos em Sociologia (CIES-Iscte) do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa.
O seu principal objetivo é o estudo de plataformas digitais (redes sociais, aplicações móveis, motores de pesquisa) e de fenómenos sociais que acontecem e se desenvolvem nas mesmas. O ambiente online é o contexto de investigação e as dinâmicas inerentes o seu objeto de estudo. Desinformação, relacionamentos, saúde, política, recomendações, movimentos online, são alguns exemplos de temas já investigados.
Fá-lo desde uma abordagem metodológica qualitativa e quantitativa, numa ótica dos métodos digitais. Recorre a ferramentas digitais para recolher dados, ordená-los, classificá-los e visualizá-los de forma a enquadrá-los de acordo com dinâmicas culturais e sociais. Reflete sobre como as plataformas digitais moldam tais dinâmicas e como são moldadas pelos utilizadores.
O MetDigi - Metodologias de Pesquisa Digital convida estudantes e investigadores, que pretendam aprender sobre métodos digitais e recorrer aos mesmos para estudar fenómenos online, para ficarem atentos aos resultados de investigação e oferta letiva no âmbito.
Equipa do projeto:
Gustavo CardosoRita Sepúlveda José Moreno Inês Narciso Nuno Palma
Informação do Projeto
2023-09-04
2024-12-31
Parceiros do Projeto
Communicating Migration and Mobility – E-Learning Programs and Newsroom Applications for Sub-Saharan Africa
This proposal focuses on migration and mobility as one of the key priorities addressed by the EU’s Comprehensive Strategy with Africa. By addressing capacity building in higher journalism education, the project will promote the quality of information and public discourse about migration and mobility in countries of origin and transit of migration towards Europe. Thus, not only HEIs and the media industry, but also societies at large will be impacted. The project is entitled Communicating Migration and Mobility – E-Learning Programs and Newsroom Applications for Sub-Saharan Africa. CoMMPASS will conceptualize a Massive Open Online Course (MOOC) curriculum on media and migration for Sub-Saharan Africa HEIs. Thus, the project will support the highly needed digital transformation of higher education in Sub-SaharanAfrica (SSA). Six HEIs from three LDCs (Burkina Faso, Malawi, Uganda) will participate in the project, alongside 8 HEIs from further African countries as associated partners. The African Media Initiative will serve as an industry partner; the Media Challenge Initiative will ensure the students’ perspective throughout the project. UNESCO is among non-HEI partners.The CoMMPASS project will train 100 researchers and teachers at partner and associated partner HEIs, 380 students participating in pilot teaching of the MOOCs, and 250 practicing journalists. CoMMPASS will furthermore support sustainable regional networks by stipulating the establishment of an Alliance of African Journalism Educators (AAJE) and a Forum for African Journalism Students(FAJS). Major outputs will be the 14-module sets of MOOCs in four key languages for SSA (English, French, Portuguese, Swahili), the pilot teaching and a comprehensive multimedia stakeholder communication strategy aimed at key decision makers for journalism education in SSA.
DatingLab
O Dating Lab é um projeto desenvolvido no âmbito das atividades de investigação do MediaLab, laboratório integrado no Centro de Investigação e Estudos em Sociologia (CIES-Iscte) do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa.
Estuda o recurso a tecnologias de informação e comunicação para a gestão de relacionamentos, focando-se particularmente no recurso a plataformas de encontros e nos seus utilizadores.
Estuda motivações e comportamentos dos utilizadores, assim como o funcionamento de plataformas. O principal objetivo do projeto é investigar se e como as dinâmicas inerentes aos relacionamentos são moldados pelas tecnologias de informação e comunicação e, se e como têm essas dinâmicas o efeito de moldar as tecnologias de informação e comunicação onde as quais têm lugar.
Pretende dar contexto aos dados, transformá-los em informação e produzir conhecimento para o público em geral, com a qualidade académica que o estudo do fenómeno merece.
O Dating Lab dá as boas-vindas a estudantes e investigadores que pretendam estudar o fenómeno. Dá as boas-vindas a utilizadores ou ex-utilizadores de plataformas de encontros que queiram participar nos estudos em curso. Dá as boas-vindas a todos aqueles que queiram saber mais sobre o fenómeno.
Informação do Projeto
2022-03-29
2024-04-01
Parceiros do Projeto
Barómetro MediaLab - Priberam – Edição 2022
O Barómetro de Notícias analisa, periodicamente, as grandes ‘histórias’ mediáticas que recebem maior atenção na comunicação social online, em Portugal. Desta forma, pretende-se identificar, sistematicamente e com uma metodologia consistente ao longo do tempo, a tematização da agenda de debate público através da comunicação social. Parte-se do pressuposto de que osmedia contribuem para moldar o tecido cultural e social através da seleção e difusão de determinados eventos mediáticos, nos mais diversos campos sociais. A opção pela comunicação social onlineprende-se com a importância crescente e forma de circulação das notícias online, que corresponde a mudanças tanto nas práticas jornalísticas como no consumo de notícias.
O projeto é realizado, em parceria, com a Priberam (https://www.priberam.com/) que disponibiliza a sua plataforma de monitorização de notícias. A plataforma capta, de forma dinâmica, todas as publicações noticiosas disponíveis em mais de mil órgãos de comunicação social. A partir da organização automática, pelo algoritmo, das 50 ‘histórias’ mais significativas, agrupadas em clusters, procede-se a uma validação e análise semântica, com recurso a técnicas tradicionais de análise de conteúdo.
Informação do Projeto
2022-01-03
2023-02-28
Parceiros do Projeto
Iberian Digital Media Research and Fact-Checking Hub
IBERIFIER is an Iberian hub that aims to tackle disinformation in Spain and Portugal by bringing together aconsortium of 23 partners, composed of 12 universities, 5 independent fact-checking organisations and publicly-owned news agencies, and 6 leading institutions on strategic analysis, computer and data science, and mediaresearch. With the support of public authorities of both countries, relevant media organisations, several scientific andprofessional associations, as well as some other stakeholders, the activities of this Action comprise: (1) scientificresearch and analysis for the security and development of the Iberian digital media ecosystem; (2) fact-checking inthree languages (Spanish, Portuguese, and Catalan); (3) computer and data research aimed at developing systemsfor early detection of disinformation; (4) strategic analyses about the impacts of disinformation on areas such aspolitics, economy, social and security issues, science and technology, and the media industry; and (5) developmentof media literacy, through a set of activities targeted mainly to young people, journalists and citizens in general.Although the consortium focuses its activities on Spain and Portugal, its impacts are expected to reach far beyondthese two countries, thus contributing to the overall strategy and goals of the European Digital Media Observatory.Thanks to the international dimension of some of the consortium partners, as well as the set of scientific,communication and dissemination activities planned, IBERIFIER aims to have impact in the socio-cultural andlinguistic area that comprises all the Iberian-American region as well as some other countries in Africa and Asia,where Spanish and Portuguese languages are spoken by more than 600 million people, spread over 21 Spanish-speaking and 9 Portuguese-speaking countries.
Informação do Projeto
2021-09-01
2024-02-29
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte
- UN - Líder (Espanha)
- AM - (Espanha)
- UC3M - (Espanha)
- UGR - (Espanha)
- USC - (Espanha)
- UPV - (Espanha)
- UPM - (Espanha)
- UMH - (Espanha)
- Verificat - (Espanha)
- FECYT - (Espanha)
- UVEG - (Espanha)
- ELCANO - (Espanha)
- POLIGRAFO - (Portugal)
- BSC CNS - (Espanha)
- CENJOR - (Portugal)
- UAVR - (Portugal)
- OberCom - (Portugal)
- FUSP-CEU - (Espanha)
- LUSA - (Portugal)
- URJC - (Espanha)
- EFE - (Espanha)
- ALPMJ - (Portugal)
Monitorização da economia informal nas redes sociais online. A partilha não autorizada de conteúdos impressos em Portugal
O principal foco do projeto incide na monitorização das atividades de partilha não autorizada de ficheiros, vulgo pirataria digital, com conteúdos provenientes de detentores de direitos do setor da imprensa nacional – jornais e revistas.
Pensando na sustentabilidade do setor da imprensa importa perceber, por exemplo, quais os títulos distribuídos em redes informais de partilha bem como os formatos e volumes desta circulação alternativa, mas também quem são os distribuidores primários e potenciais leitores.
Para um melhor mapeamento destas redes de distribuição e suas dinâmicas serão mobilizadas metodologias mistas, quantitativas e qualitativas, e alicerçadas em ferramentas de análise de redes sociais online (nomeadamente: Crimson Hexagon, Netvizz, Google Trends, etc.) que permitiram identificar, de forma transversal e longitudinal, os conteúdos não autorizados e redes de difusão de conteúdos não pagos.
O objetivo central é para além de uma melhor perceção do fenómeno, a construção de uma estimativa mais clara do peso desta economia informal no todo do ecossistema mediático nacional. O projeto pretende ainda com esse diagnóstico e melhor compreensão contribuir para a prevenção da disseminação não autorizada de conteúdos digitais.
Como nota ética saliente-se a anonimização dos dados pessoais dos participantes dos grupos.
Este projeto é desenvolvido em colaboração com a Visapress.
Informação do Projeto
2021-05-01
2023-12-31
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte
- Visapress - (Portugal)
European Media Platforms: Assessing Positive and Negative Externalities for European Culture
The EUMEPLAT project aims at analyzing the role of media platforms in fostering or dismantling European identity. The assumption we will draw on is that European dimension has rarely been dominant in media history. In most cases – i.e., movie – market shares are mainly divided among national productions and importations from the most influential country. In broadcasting both regional and national patterns emerge, with properly European exchanges being the exception more than the rule. Web platforms are usually owned by US companies, with a new threat appearing in our media landscape. We will focus on the “platformization” process, as the rise of new closed Web architectures, so as to inquire its positive and negative externalities, functional and dis-functional consequences. Positive externalities are beneficial to society at large, in a way that explains the overall ambition of the project. Detecting the insurgence of negative effects is a fundamental duty for scholars and policy-makers, as externalities of both kinds tend to reinforce themselves, giving rise to positive loop feedbacks and critical vicious circles. Negative externalities include misinformation, toxic debate, exclusion of independent voices; positive externalities encompass European co-productions, or practices able to bring people out of the information bubble. For this purpose, we will run a multidisciplinary analysis of platformization in three fields: news, video sharing, media representations, with the final goal to offer a theoretical synthesis. The research question is whether or not new platforms – YouTube, Netflix, NewsFeed - are making European culture more European, based on indicators related to production, consumption and representation. Patterns will be detected by comparing national, regional and European and level. Advanced methods will be applied for data analysis, so as to provide guidelines for decision-makers (i.e., fake news prevention; best practices in co-productions).
New teaching fields for the next generation of journalists
The project is the extension of the Erasmus+ KA2 project NEWSREEL - New Skills for the Next Generation of Journalists. The primary goal of NEWSREEL2 - New Teaching Fields for the Next Generation of Journalists is to improve such skills of a new generation of European journalists that are connected to the use of digital communication opportunities in a creative and responsible way for enhancing social benefits of the digital era. Creative and responsible use of digital tools is an indispensable ability of journalists. They should remain reliable and trustworthy sources of news in the digital noise to counterpoint the unverified information that affects the raw emotions and temper of the audience. To achieve these objectives, in the framework of NEWSREEL2, we will develop innovative teaching methods and materials for media and journalism students on the fields of:Storytelling in social media in order to students learn how to present journalistic contents on social media networks;Graphic journalism to get to know the basic tools and subgenres of comics journalism;Improving democratic sensibility to be aware their social role and responsibility in a democratic society of the digital age;Covering migration to improve their research and reporting skills, and understanding migration in a global context;Foreign coverage to be able to contribute to a more balanced coverage of international topics;Journalism for voice-activated assistants and devices to learn how to use them and see the potential that they can bring to newsrooms;AI and journalism, robot journalism and algorithms to know how it can be used, and see clearly its potential and threats;Verifying and analysing fake news to be able to identify information and opinion going viral and to verify information with the help of suitable tools and softwares;Debunking disinformation to get solid knowledge regarding the mechanisms used for debunking fake news and disinformation.
Informação do Projeto
2020-09-01
2023-08-31
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte
- UP - Líder (Hungria)
- ERICH-BROST - (Alemanha)
- UB - (Roménia)
- MU - (República Checa)
- gUG - (Alemanha)
Covid Check
O projeto Covid Check pretende ajudar a otimizar a comunicação oficial e a esclarecer as principais questões dos portugueses sobre a pandemia, através da criação de uma rede pública de conhecimento que estará disponível através de um website específico. Desta forma pode contribuir para a otimização dos resultados efetivos de protocolos de comunicação entre as entidades da saúde (Ministério da Saúde, DGS, SNS24, etc.) e os seus stakeholders, a nível interno, e jornalistas e cidadãos, a nível externo.
São resultados esperados: a promoção de mensagens eficazes e claras junto da população; contribuir para a identificação de desinformação que possa ser prejudicial para a saúde pública; fomentar na sociedade a procura por fontes fidedignas. Para isso acontecer: as entidades devem melhorar a sua comunicação com base nos resultados da investigação; os meios de comunicação criar mensagens mais focadas; os cidadãos interiorizar as práticas e comportamentos desejados para a resolução da pandemia. O projeto faz parte da investigação sobre desinformação em curso no MediaLab_Iscte
Informação do Projeto
2020-04-21
2020-07-22
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte
- Cenjor - (Portugal)
- SPP - (Portugal)
Monitorização de propaganda e desinformação nas redes sociais
O principal foco do projeto é monitorizar as atividades de propaganda e desinformação nas redes sociais online com objetivos de mobilização, polarização e destabilização política em Portugal, independentemente da origem dessas atividades.
Ao longo do período do projeto, que corresponde a um momento de grande atividade política em Portugal, marcada por três eleições (Europeias, Regionais – Madeira e Legislativas) procura identificar-se e analisar-se os movimentos organizados, de origem partidária ou não, de propaganda e desinformação com objetivos de influenciar a participação informada dos cidadãos nos atos eleitorais.
Serão utilizadas metodologias e ferramentas de análise de redes sociais (i.e. Crimson Hexagon, Netvizz, Google Trends, etc.) que permitam identificar, de forma transversal e longitudinal, as mensagens e redes de difusão de informação com objetivos maliciosos e os seus relacionamentos internacionais, com especial atenção para as relações entre movimentos populistas e a sua partilha de mensagens de desinformação (“fake news”).
O objetivo final é identificar mensagens, protagonistas e canais de desinformação que procuram influenciar o discurso político através das principais redes sociais online públicas (Facebook, Twitter e Youtube) e de plataformas de mensagens instantâneas (WhatsApp).
O projeto pretende também contribuir para o alerta e prevenção da disseminação de propaganda maliciosa, colaborando com projetos jornalísticos para desenvolver e disseminar os resultados da investigação.
Relativamente ao WhatsApp, como envolve a integração de grupos de acesso público via link de acesso, prevê-se replicar a metodologia usada por Resende et al (2019) que se debruçou sobre o mesmo fenómeno nas eleições brasileiras. A anonimização dos dados pessoais dos participantes dos grupos (número de telefone, foto e outra informação associada ao perfil) será feita no processo de recolha, não integrando portanto a análise dos resultados. Esta anonimização dos dados...
Informação do Projeto
2019-09-01
2020-01-31
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte
- DN - (Portugal)
The European MediaCoach Initiative
The main focus of the European Media Coach project is the improvement of media literacy levels among young people through the development of large pool of media literate professionals working with youth in schools, youth centers and in non-formal contexts like libraries and museums. Instead of attempting the development of a pilot experimentation project, the European Media Coach project proposes the scaling up of a recognized and proven innovation in the field of media literacy. more specifically, the European Media Coach project aims at the replication of a practice in the field of media literacy that has demonstrable results with qualitative and quantitative evidence of impact; that of the Dutch national media coach program. Number of years the Dutch media coach training initiative has successfully achieved the goal of improving media literacy among children, young people and parents by training youth professionals, notably, teachers, librarians, youth workers, government officials and other societal professionals and by giving them the opportunity to study the possibilities and challenges of these new media and new literacies.
Informação do Projeto
2017-12-01
2020-11-30
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte
- European University Cyprus - Líder (Chipre)
- EAVI - (Bélgica)
- Stichting Reklame Rakkers - (Países Baixos (Holanda))
- MMA - (Bélgica)
- University of Sofia - (Bulgária)
- Athens Lifelong Learning Institute - (Grécia)
- Cyprus Pedagogical Institute - (Chipre)
New skills for the next generation of journalists
Ao promover a melhoria das competências de uma nova geração de jornalistas europeus, o NEWSREEL pretende contribuir para o reforço de uma esfera pública comum na Europa através da promoção de projetos de jornalismo colaborativos e transnacionais, que sejam capazes de tornar tangíveis e inteligíveis as grandes quantidades de dados disponíveis, e que se baseiem em estratégias comerciais sustentáveis e em sólidas fundações éticas e deontológicas.
O projeto irá focar-se em 4 campos profissionais: O jornalismo apoiado por computador (jornalismos de dados) e visualização de dados; Novas estratégias de negócio e novos modelos de jornalismo; Jornalismo colaborativo; e Desafios éticos derivados da esfera pública digital.
Informação do Projeto
2017-09-01
2020-11-30
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte
- UP - Líder (Hungria)
- ERICH-BROST - (Alemanha)
- UB - (Roménia)
Agenda Setting em Portugal numa Perspectiva Comparada: A Legislação, as Promessas Partidárias, a Opinião Pública e os Media
É objectivo deste projeto inscrever Portugal na rede internacional Comparative Policy Agendas Project (CAP) , que efetua análises comparativas (nacionais e internacionais) da priorização, agendamento e evolução das políticas, com base no trabalho pioneiro sobre dinâmicas das políticas públicas nos Estados Unidos da América desde a segunda guerra mundial desenvolvido por Frank Baumgartner e Bryan Jones (1993, 2005), da Universidade de Austin-Texas. Nos últimos anos, o CAP evoluiu para um grande projeto de âmbito internacional, que reúne investigadores dos Estados Unidos da América, Canadá e Europa, com o objectivo de desenvolver análises comparadas da priorização dos problemas públicos e das dinâmicas de mudança nas políticas públicas.O CAP tem por objectivo compreender como e porquê os governos priorizam algumas políticas e não outras, e inclui problemas específicos de investigação, tais como: qual o efeito da opinião pública na agenda legislativa? como influenciam os media a produção legislativa? Os partidos são importantes na antecipação da mudança?Para permitir a realização de análises comparativas, os parceiros envolvidos neste projeto adoptam uma metodologia idêntica para classificar diferentes fontes por tópico (legislação, orçamentos, notícias, manifestos eleitorais, opinião pública). Este sistema permite estudar (a mudança) de atenção relativamente a um tópico particular (e.g. hospitais) e os factores explicativos.É nosso propósito replicar esta metodologia de pesquisa e codificação em Portugal. Assim, o projeto AGENDA SETTING EM PORTUGAL NUMA PERPECTIVA COMPARADA pretende contribuir para a investigação da área das Políticas Públicas, para a análise da priorização de problemas públicos como surgem novos assuntos, novas ideias, novas propostas políticas) e para o estudo das mudanças e permanências nas políticas públicas em Portugal nas últimas décadas.
Informação do Projeto
2017-06-12
2017-06-12
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
Inquérito às Condições Laborais dos Jornalistas em Portugal
O presente inquérito é desenvolvido por uma equipa do CIES-IUL (ISCTE- Instituto Universitário de Lisboa) em parceria com o Sindicato dos Jornalistas. O inquérito é dirigido a todos os jornalistas a desenvolver o seu trabalho em Portugal.O principal objetivo do inquérito é o de analisar as condições laborais atuais dos jornalistas portugueses, conhecer a diversidade de percursos e perfis jornalísticos e identificar os principais constrangimentos e desafios que se colocam ao exercício da profissão de jornalista hoje.
Informação do Projeto
2016-01-01
2017-07-31
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
Digital News Report
O Reuters Digital News Report é um projeto internacional de investigação, coordenado pelo Reuters Institute for the Study of Journalism, da Universidade de Oxford. Iniciado em 2012, o seu principal objetivo é acompanhar a evolução do consumo de notícias digitais nos países e fornecer dados e análises oportunos para a indústria, os reguladores e a academia. Portugal participa no estudo, desde a edição de 2015, com a colaboração de investigadores do CIES e do OberCom.
Informação do Projeto
2015-07-07
2023-12-31
Parceiros do Projeto
Observatório Europeu de Jornalismo
O Observatório Europeu de Jornalismo (EJO) foi concebido para construir pontes que liguem culturas de jornalismo em toda a Europa e nos EUA, facilitando a colaboração entre investigadores da área dos média e profissionais. Tornar os resultados das pesquisas na área dos média acessíveis a maiores audiências, estudando as “melhores práticas” em jornalismo e analisando tendências da indústria dos media, é um dos grandes objetivos do Observatório Europeu de Jornalismo, que também procura contribui para a melhoria da qualidade do jornalismo, para uma melhor compreensão dos meios de comunicação e para a liberdade de imprensa. O trabalho do EJO atende às necessidades de jornalistas e gestores dos média ao mesmo tempo, funcionando como um recurso para os interessados nos desenvolvimentos na área dos média, de forma a reduzir o fosso entre mundo académico e o profissional dos média.
Informação do Projeto
2014-11-14
--
Parceiros do Projeto
Business Development Laboratory Study Module for Creative Industries
Informação do Projeto
2013-10-01
2016-09-30
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte
- University of Turku - Líder (Turquia)
- University of the West of England - (Reino Unido)
- University of Oxford - (Reino Unido)
A Comunicação Social, Crise e Mudança – Modelos de Negócio de Entretenimento e Jornalismo, no ano de 2013
Informação do Projeto
2013-06-01
2014-05-31
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
A Sociedade em Rede em Portugal: uma década de transição
Informação do Projeto
2012-01-01
2014-12-31
Parceiros do Projeto
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Jornalismo e Sociedade
O projeto jornalismo e sociedade (PJS) desenvolve a sua actuação na intersecção entre comunicação social, prática jornalística e sociedade. O projeto inspira-se na prática do Pew Project for the Excellence in Journalism.O projeto pretende contribuir para compreender a performance do jornalismo no contexto português e também qual o impacto da revolução digital em curso na transformação da prática informativa. O projeto espera que uma melhor compreensão do que o sector informativo dos media oferece aos cidadãos leve, por sua vez, os jornalistas a desenvolver um melhor trabalho e, também, permitir aos cidadãos perceber o que podem esperar do jornalismo e o que devem exigir dele.O projeto, ao contrário de algumas visões analíticas, não abraça nenhuma posição política, considerando-se imparcial na sua abordagem da prática da imprensa no quadro mais vasto do sector dos media. Igualmente, não desenvolve a sua análise partindo de qualquer pressuposto sobre a primazia da influência de actores específicos sobre o funcionamento ou agenda da imprensa, como sejam o sector empresarial, poderes públicos ou publicidade. Em vez disso, o projeto procura estudar a imprensa com um espírito aberto e sólida orientação empírica, tendo presente que várias pressões, questões e tendências podem governar e influenciar a imprensa de diferentes formas em diferentes momentos.O projeto apresenta-se com o objectivo de criar pontes entre jornalistas e académicos e entre ambos e o público.A escolha do contexto da relação entre jornalismo e sociedade como forma de estabelecer uma ponte entre cidadãos, academia e jornalistas, parte do pressuposto que a actuação pública por parte de empresários e empresas, organizações da sociedade civil, administração, governo, parlamento, presidência da república, poder local e regional encontra nas temáticas das políticas públicas o seu espaço de eleição para a participação e discussão nas sociedades democráticas.A prática profissional dos jornalistas e o papel dos ...
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2011-08-31
2014-08-31
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A Leitura Digital: Transformação do incentivo à leitura e das instituições do livro
O projecto A leitura digital – Transformação do incentivo à leitura e das instituições do livro resulta do protocolo estabelecido entre o CIES-IUL e a Fundação Calouste Gulbenkian, e tem como principal objectivo compreender o fenómeno leitura digital e o seu impacto quer na promoção da leitura, quer na actividade das bibliotecas e do sector editorial. O projecto decorrerá em três etapas – levantamento da situação actual, mapeamento da leitura digital e análise prospectiva, durante as quais se procederá à identificação e análise de projectos de investigação e/ou implementação de leitura digital nacionais e internacionais, segmentação do perfil de leitor, identificação das práticas actuais de leitura digital e de edição, e análise do papel a desempenhar pelas bibliotecas.No que diz respeito à metodologia, devido à extensão, diversidade e complexidade do objecto de estudo, optou-se pela multidisciplinaridade dos instrumentos metodológicos utilizados. Entre os quais: (1) análises comparadas, benchmarking e investigação documental; e (2) investigação de campo – levantamento de dados empíricos. Numa primeira fase serão analisadas múltiplas obras de referência, estudos e relatórios, nacionais e internacionais. Um levantamento essencial tendo em conta a dispersão de dados sobre o objecto de estudo. Para a elaboração do benchmarking internacional contamos com a contribuição de um painel internacional de peritos. A investigação de campo recorrerá a diferentes métodos de recolha de dados como entrevistas e painéis de discussão com actores das diversas áreas em análise (empresas, associações, reguladores, instituições públicas e privadas, etc.), inquérito online internacional às práticas de leitura digital (incluindo as dos portugueses, e focus-groups com vista à identificação de perfis de leitura online e uma segmentação das necessidades desses leitores.
Informação do Projeto
2011-05-01
2013-04-30
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Utilizadores e distribuidores. Comunicação em rede e o Cinema Europeu nas redes P2P
Informação do Projeto
2011-03-15
2013-05-30
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- Obercom - (Portugal)
Ciência Aberta: Investigar, Publicar e Divulgar Ciência na Sociedade em Rede
O surgimento do Open Access como modelo de publicação científica pode representar um factor de mudança de paradigma, não só da própria publicação, mas também dos próprios modelos de investigação, processos de financiamento e, em última análise, nos próprios modelos de ensino e relação da população com os conteúdos científicos e culturais. Essa mudança poderá ocorrer uma vez que, entre os investigadores das diferentes áreas da ciência, das life sciences às humanidades, estará em formação um movimento social embrionário protagonizado pelos próprios produtores de ciência e que tem como objectivo alterar os modelos de publicação e acesso à informação científica seja ela produto final de investigação ou matéria prima de investigação. Exemplos disso serão movimentos como o Open Access, Science Commons\Creative Commons, a criação de Journals Online de acesso livre e o desenvolvimento de projectos Open Source como o PKP (Universidade de British Columbia). O objectivo deste estudo é o de situar essa ocorrência, no campo da ciência, num movimento mais vasto que tem na organização social da sociedade em rede, na ética hacker e no movimento Open Source as suas géneses. Questionando assim, quais serão as implicações para a produção científica, para a ciência e seus produtores, bem como para a sociedade e sua relação com a ciência.
Informação do Projeto
2008-07-16
2010-05-31
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Crianças e Jovens: A sua relação com as Tecnologias e os Meios de Comunicaçãoção com as Tecnologias e os Meios de Comunicação
Informação do Projeto
2006-01-01
2007-12-31
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A Saúde na Era da Informação: Médicos, Utentes e Media
O principal objectivo do estudo é a análise do papel das tecnologias de informação e comunicação (em particular, a internet) enquanto veículos de recolha e disseminação de informação e produção de conhecimento.
Informação do Projeto
2005-10-01
2007-10-30
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World Internet Project - Uma Comparação de Portugal no Contexto Global
Em 1998 os hábitos de consumo de televisão nos E.U.A. por jovens com idade inferior a 14 anos diminuiram pela primeira vez em 50 anos, fenómeno que parece ocorrer igualmente em outros países, incluindo Portugal. É possível que tenham encontrado, pela primeira vez em duas gerações, algo mais apelativo que a Televisão: os computadores e a Internet. Apesar de ter exercido uma influência sem precedentes sobre as culturas nacionais, esta jogou-se sobretudo no campo do lazer e entretenimento. Neste momento é cada vez mais visível que os computadores, e sobretudo a Internet, têm vindo a produzir efeitos sobre o trabalho, a escola e a recreação, comparáveis aos da Televisão. A equipa responsável por este trabalho tem vindo a desenvolver investigação sobre a Televisão, a Rádio, a Imprensa, a Internet e os seus conteúdos (no âmbito da rede COST A20) nos últimos quatro anos, encontrando-se já a cooperar com equipas homólogas em instituições como a U.C.L.A. (E.U.A.), a Nanyang Technological University (Singapura), a SDA Bocconi University de Milão (Itália), o World Internet Institute (Suécia), o Oxford Internet Institute (Reino Unido), o Theseus International Management Institute (França), o European Institute for the Media (Alemanha), a Technical University of Budapest (Hungria), a Chinese Academy of Social Sciences (China), a City University of Hong Kong (Hong Kong), a National Chung Cheung University (Taiwan), a Tokyo University (Japão), o Indian Institute of Technology - Bombay (Índia), a University of Macau, a Yonsei University (Coreia), a Universidad Catolica de Chile, o Servilab (Espanha), o Institute of Applied Economics & Fundación de Investigaciones Economicas Latino-Americanas (Argentina), e o Canadian Media Research Consortium (que inclui a Ryerson University, a York University, a University of Montreal, a University of British Columbia e a University of Laval).<br>Combinando métodos de pesquisa de reconhecidos méritos científicos e técnicas de análise de ...
Informação do Projeto
2005-04-18
2007-07-31
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O Impacto da Internet nos Mass Media em Portugal
O objectivo deste projecto é integrar uma rede europeia alargada de investigadores que estudem o impacto da Internet nas industrias de Mass Media, possibilitando a participação portuguesa na execução do programa COST A20: O Impacto da Internet nos Mass Media na Europa. O enfoque primário desta rede de trabalhos reside no impacto micro-económico da internet nos media.
Informação do Projeto
2004-02-01
2006-10-01
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