Referências nos Media
Antena 1
Análise - Antena 1
Crise política real ou artificial?
Há ou no uma crise política real? Convidados: Luís Madeira, professor na UBI; Leonete Botelho, do jornal "Público"; Gustavo Cardoso, Instituto Universitário de Lisboa.
Diário de Notícias
Mais de 30%dos jovens portugueses consideram ter utilização "problemática"do telemóvel
OBSERVATÓRIO Em média, os jovens adultos utilizam o telemóvel mais de cinco horas por dia e a troca de mensagens é a atividade em que despendem mais tempo, cerca de duas horas e meia diárias, conclui estudo.
Apenas 11% dos portugueses paga por notícias online, contra uma média global de 17%. Portugal continua a ser "um dos mercados onde menos se paga" por notícias online, com quase 11% a fazê-lo, contra uma média global de 17%, de acordo com o relatório do Digital News Report 2023 divulgado esta quarta-feira. O estudo português tem como autores Gustavo Cardoso, Miguel Paisana e Ana Pinto Martinho, investigadores do OberCom e do CIES-Iscte.
Expresso
Análise - Expresso
Muito mais que a realidade
A Apple entrou no segmento e já quase ninguém duvida de que a Humanidade vai passar a usar óculos que tanto dão para realidade virtual como para realidade aumentada. A dúvida é se esse momento arranca já em 2024.
Entrevista - CIES-IUL
O investigador e professor do ISCTE Gustavo Cardoso considera, em entrevista à Lusa, que as empresas jornalísticas "têm muita dificuldade [...] Entrevista. Gustavo Cardoso: "A novelização das notícias mata o jornalismo e cria problemas às sociedades .
O coordenador português do Iberifier, Gustavo Cardoso, diz, em entrevista à Lusa, que muito daquilo que é utilizado para desinformação em Portugal e Espanha "é experimentado noutras latitudes e longitudes", daí a importância de alargar as fronteiras do .
Entrevista - Sapo
O coordenador português do Iberifier, Gustavo Cardoso, diz, em entrevista à Lusa, que muito daquilo que é utilizado para desinformação em Portugal e Espanha "é experimentado noutras latitudes e longitudes", daí a importância de alargar as fronteiras do estudo.
Visão
Análise - Visão
Desinformação em Portugal e Espanha é experimentada noutras latitudes e longitudes
O coordenador português do Iberifier diz que muito daquilo que é utilizado para desinformação em Portugal e Espanha "é experimentado noutras latitudes e longitudes", daí a importância de alargar as fronteiras do estudo   
Entrevista - Eco
  "Se nós não estudarmos essa realidade, também não vamos conseguir antecipar situações que vamos ter que viver também nos nossos próprios países", refere o coordenador português do Iberifier, Gustavo Cardoso .
RTP
Análise - RTP
Jornada Mundial da Juventude - Análise
Como é que se posicionaram os diferentes partidos com assento parlamentar neste grande evento que se realizou durante uma semana em Lisboa e o que fica da Jornada Mundial da Juventude para toda a sociedade? É o analisamos com o comentador Ricardo Jorge Pinto e Gustavo Cardoso, sociólogo ISCTE.
Notícia - Eco
O grupo irá supervisionar um relatório "que avaliará e sintetizará as contribuições científicas relacionadas com os desafios" que enfrenta o "ecossistema da informação". O português Gustavo Cardoso, do ISCTE e do Obercom (Observatório da Comunicação),            
Visão
Análise - Visão
As guerras das mentiras
O novo conflito israelo-palestiniano não se confina a Gaza, tem várias frentes de batalha, que passam pela propaganda e pela desinformação, no ciberespaço e nas redes sociais. As falsidades e os embustes sempre foram usados como arma, na História da Humanidade
CMTV
Entrevista - CMTV
Comunicação política
A Internet em geral, as redes sociais em particular, tem vindo a aproximar os políticos dos eleitores, mas isto traz grandes desafios à comunicação.Entrevista a Gustavo Cardoso, ISCTE/Observatório Meios de Comunicação Social.
Análise - Eco
O "combate às fake news num contexto de crescimento da informação online", juntou no auditório ECO Ana Rocha de Paiva (Google), Fernando Esteves (Polígrafo) e Gustavo Cardoso (Iberifier e ISCTE). "Estou absolutamente convencido que a desinformação vai .
Visão
Análise - Visão
Tiktok e os jovens - A máquina de fazer extremistas
  Quase metade dos jovens portugueses entre os 18 e os 24 anos está no TikTok, onde cada vez mais se informa. Mas, na área política, a rede social está dominada pelos conteúdos da direita radical, que tem uma presença muito mais consolidada e uma tração incomparável – André Ventura e Rita Matias são os políticos que mais sobressaem. Nas eleições de 2022, já se registou uma maior propensão dos mais novos para votar em forças políticas da direita. Com declarações de Gustavo Cardoso, Obercom e coordenador do MediaLab do Iscte.
Antena 1
Análise - Antena 1
Antena Aberta: os debates nas televisões entre os líderes partidários.
Convidados: Natália Carvalho, Editora de Política da Antena 1; Gustavo Cardoso, Professor de Ciências da Comunicação do Iscte; Pedro Magalhães, Investigador do Instituto de Ciências Sociais.
RTP
Análise - RTP
"Os Candidatos": debate
Edição especial de informação. À medida que se aproxima o dia das eleições os candidatos multiplicam as ações de campanha procurando chegar diretamente aos eleitores mas também criando oportunidades para a cobertura dos media. O aumento do debate político tem nos duelos televisivos o seu ponto máximo. Mas para além das questões de atualidade há outras perguntas que nos podem permitir conhecer melhor a personalidade dos candidatos. Análise à reportagem "Os Candidatos" com dois especialistas em comunicação: Gustavo Cardoso, professor no Iscte; Rita Figueiras, professora associada da Universidade Católica.
Lusa
Notícia - Lusa
"Likes' não são votos" adverte investigador
  Projeto, efetuado pelo MediaLab do Iscte em parceria com a agência Lusa, pretende aferir a desinformação e os conteúdos a circular nas redes e sociais e meio 'on-line' no período pré-eleitora
Análise - Lusa
Estes dados, revelados em entrevista à Lusa pelo investigador e professor Gustavo Cardoso, representam as primeiras conclusões de um projeto, efetuado pelo MediaLab do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e a Empresa (ISCTE) em parceria com a agência Lusa, para aferir a desinformação e os conteúdos a circular nas redes e sociais e meio ‘on-line’ no período pré-eleitoral.
O investigador Gustavo Cardoso deteta uma evolução positiva nos últimos quatro anos na desmontagem da desinformação através da verificação de factos, ou 'fack-checking', e do algoritmo das plataformas digitais.
  O Chega é um caso de estudo na política e nas redes sociais, com uma narrativa simples e populista, uma estrutura semiprofissional, apoiantes que são “militantes digitais” e que partilham “uma cultura de liderança”. A caracterização é feita pelos investigadores Gustavo Cardoso e José Moreno, que coordenam um projeto do MediaLab do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e a Empresa (ISCTE), em parceria com a agência Lusa, para aferir a desinformação e os conteúdos a circular nas redes e sociais e no meio ‘on-line’ no período pré-eleitoral.
Entrevista - Rádio Renascença
"Temos "fact-checkers" a atuar, há uma sensibilização do jornalismo e das pessoas para essas matérias", afirma o diretor do OberCom.
Antena 1
Análise - Antena 1
Derradeiro debate antes das legislativas acontece esta manhã nas rádios
Estamos em contagem decrescente para o último debate entre os candidatos às legislativas. O debate das rádios vai decorrer entre as 10 da manhã e o meio-dia. Rita Figueiras, Gustavo Cardoso e Raúl Vaz fazem o lançamento deste debate.
Antena 1
Análise - Antena 1
Debate nas rádios - Análise
Análise e comentário ao debate das rádios entre os líderes partidários com assento parlamentar, ainda que André Ventura não tenha participado. Durante duas horas, ouviram-se os argumentos dos líderes dos partidos políticos sobre os temas mais relevantes da atualidade, como o combate à pobreza, a sustentabilidade da Segurança Social ou a reforma da Justiça. Para a análise deste debate estão neste espaço informativo da Antena 1 Rita Figueiras, Professora de Comunicação Política da Universidade Católica; Gustavo Cardoso, Investigador e Professor de Ciências da Comunicação do ISCTE; Raúl Vaz, comentador de Política da Antena 1; Ricardo Jorge Pinto, Comentador de Política da RTP.
Análise - Público
Neste P24, ouvimos o investigador do MediaLab Gustavo Cardoso. Pela primeira vez, os investidores do MediaLab do ISCTE detectaram "indícios de interferência externa nas eleições em Portugal". Na prática, foram exibidos há dias anúncios em vídeo que .
Análise - RTP
 O regresso do antigo primeiro-ministro continua a dar que falar. Provoca danos ou traz vantagens?    A análise de Rita Figueiras, professora na Universidade Católica, e de Gustavo Cardoso, professor no Iscte.           
Notícia - Iscte
As pesquisas das últimas semanas são bem diferentes, tendo em conta o que aconteceu antes das legislativas de 2022. Sondagens, estatísticas, internet, pesquisas.
Antena 1
Análise - Antena 1
Análise à campanha eleitoral
Espaço para a análise com Gustavo Cardoso, investigador e professor no Iscte e Rita Figueiras, professora na Universidade Católica.
Antena 1
Análise - Antena 1
Campanha eleitoral
Na última hora esteve em análise a campanha eleitoral. O professor de comunicação do ISCTE, Gustavo Cardoso, acrescentou que a indecisão a vários níveis pode ser olhada como o grande desafio de todos os partidos nestas legislativas.
As legislativas de domingo são as eleições "mais polarizadas da história do Portugal democrático", um ambiente que facilitou a desinformação, afirmou à Lusa o investigador Gustavo Cardoso, do MediaLab do ISCTE. 
RTP
Análise - RTP
Análise à campanha eleitoral
Análise à campanha eleitoral com António Costa Pinto, Carmo Afonso, Gustavo Cardoso (especialista em comunicação política e professor catedrático no ISCTE) e António José Teixeira.
RTP
Análise - RTP
É ou não é? Como será o novo Parlamento Europeu?
Estamos a menos de um mês das eleições europeias, os partidos já apresentaram os programas, os candidatos, os debates na televisão começaram e a campanha está em marcha. Estas estão a ser consideradas umas das eleições mais importantes das últimas décadas, desta vez a tradicional divisão entre socialistas de um lado e populares do outro pode estar em causa com a ascensão dos partidos da chamada "direita radical". 
Entrevista - Lusa
“É um pouco a mesma coisa quando houve a crise [financeira] do Lehman Brothers [2008], em que houve a assunção de um código ético por parte dos gestores sobre práticas empresariais que não deviam ser praticadas”, diz Gustavo Cardoso, investigador e professor catedrático do Iscte, numa entrevista à Lusa.  
Artigo - Público
Especialistas em IA e desinformação defendem que "vai ser cada vez mais fácil ser-se enganado". O antídoto? "Mais educação" e não se "acreditar em tudo aquilo que se vê"
Iscte
Notícia - Iscte
Desinformação. Da corrupção nas Legislativas à imigração nas Europeias
"A narrativa da corrupção estava associada à governação do PS. A partir do momento em que o PS deixa de ser governo, a narrativa deixa de ter força", é a "explicação simples" de Gustavo Cardoso, sociólogo e coordenador do MediaLab, instituto de estudo de .
Notícia - Iscte
  A narrativa da corrupção estava associada à governação do PS. A partir do momento em que o PS deixa de ser governo, a narrativa deixa de ter força", é a "explicação simples" de Gustavo Cardoso, sociólogo e coordenador do MediaLab.
Notícia - ZAP aeiou
O Chega foi autor e vítima de desinformação na campanha para as eleições europeias de Junho. E André Ventura foi o primeiro líder político em Portugal, a ser alvo de manipulação de voz com inteligência artificial (IA).
Visão
Análise - Visão
“Elon Musk é um empresário. Pode não parecer, mas tudo o que ele diz e faz é para ganhar dinheiro”
Gustavo Cardoso, Professor catedrático do ISCTE, sociólogo e diretor do OberCom – Observatório da Comunicação   O especialista em Comunicação sugere que as opiniões de Elon Musk nas redes sociais servem para “mexer” com o mercado. Acredita que o apoio a Donald Trump surge porque este tem uma agenda de “proteção dos mais ricos”. E embora admita que o discurso de ódio ande solto no X, acha que proibir a plataforma “não é a melhor solução
O papel dos media em contextos de polarização política e social e que estratégias jornalísticas usar para abordar com imparcialidade questões polémicas ou polarizadoras estão hoje em debate num seminário no Iscte-Instituto Universitário de Lisboa. Declarações de Gustavo Cardoso
Público
Opinião - Público
Manifesto em apoio à investigação independente e aberta contra a desinformação
  A comunidade científica já está a apelar às empresas de IA para que aprendam com os erros das redes sociais.
Antena 1
Análise - Antena 1
O que muda com a escolha do novo procurador-geral da República Amadeu Guerra?
No Consulta Pública desta semana olhamos para os desafios do Ministério Público, o que muda com a escolha do novo Procurador-Geral da República Amadeu Guerra? Depois de 6 anos de Lucília Gago é tempo . Comentários de Gustavo Cardoso, Iscte.
SIC Notícias
Notícia - SIC Notícias
Investigação SIC
Voltamos ao bairro da Cova da Moura, onde na semana passada perdeu a vida Odair Moniz atingido por balas de polícia. Num vídeo inédito que revelamos hoje é possível perceber a sequência de quatro disparos, mas há testemunhas que garantem ter havido mais tiros naquela madrugada. Declarações de Jakilson Pereira, Associação Moinho da Juventude; Ricardo Serrano Vieira, advogado de defesa do agente; Margarida Blasco, ministra da Administração Interna; Nelson Lourenço, sociólogo e investigador criminalidade e violência urbana; Gustavo Cardoso, sociólogo e investigador do Iscte; José Bastos Leitão, ex-diretor Instituo Superior Ciências Políticas e Segurança Interna.
Comentário - RTP
Comentário de Gustavo Cardoso - Parte 2 - sobre as nomeações do presidente eleito dos EUA (após 1h02')
Os investigadores do MediaLab detetaram anúncios pagos irregulares publicados nas redes sociais Facebook e Youtube nas legislativas de março que denegriam a imagem de políticos do PS e PSD, de acordo com análise publicada no site do Iberifier. "O trabalho de monitorização realizado pelos investigadores MediaLab, do ISCTE - IUL, acerca dos conteúdos políticos e da desinformação disseminados durante a campanha para as eleições legislativas de março de 2024 detetou anúncios pagos irregulares publicados nas plataformas Facebook e Youtube que denegriam a imagem de políticos do PS e PSD", refere a análise. 
Notícia - TSF
O coordenador da investigação do ISCTE, ouvido pela TSF, admite que a desinformação proliferou mais nas legislativas e que "são os próprios agentes políticos a amplificar as mensagens que lhes convém, mesmo nos casos em que podem ser desinformativas" Pela primeira vez na história das eleições em Portugal houve interferência externa com anúncios nas redes sociais, nas legislativas e nas europeias. Os investigadores do MediaLab detetaram "anúncios pagos irregulares publicados no Facebook e no YouTube", nas legislativas de março, "que denegriam a imagem de políticos do PS e do PSD", de acordo com a análise publicada no site do Iberifier - Iberian Digital Media Observatory.
RTP
Comentário - RTP
Análise às nomeações de Trump e à cerimónia do 25 de novembro
Análise de Rita Figueiras, professora de comunicação política da Universidade Católica de Lisboa, e de Gustavo Cardoso, professor de Ciências da Comunicação no Iscte, às nomeações de Trump e à cerimónia do 25 de novembro.
Comentário - Sábado
Fernando Nobre e Sampaio da Nóvoa foram os dois casos vindos de fora do mundo partidário a montar candidaturas com expressão. Mas é difícil: é preciso boa vontade, trabalho voluntário e contrariar uma lei que não está feita para eles. Gustavo Cardoso defende um "estatuto do candidato" para equilibrar a corrida para os independentes.