Opinião
-
Público
A médio prazo o preço dos alimentos vai forçosamente aumentar com os custos de produção. A prioridade dada à transição digital sobre a transição ecológica é de uma irresponsabilidade revoltante. Professora do ISCTE Sabe-se que haverá cada vez mais .
Opinião
-
Público
O desafio é este: colocar o ensino e a investigação ao serviço de objetivos, ao serviço de valores, existenciais.
Opinião
-
Público
Como se anda a trair os jovens
Em Portugal, a urgência está mais em valorizar as proÄssões técnicas e manuais do que em focar-se nos salários dos licenciados.
Notícia
-
Rádio Renascença
Cerca de 3/4 dos jovens portugueses ganham menos de 950 euros por mês
Cerca de 3/4 dos jovens portugueses ganham menos de 950 euros por mês. São dados de uma radiografia da juventude em Portugal, e que a Renascença divulga esta segunda-feira. Declarações de Helena Lopes, investigadora do ISCTE, especialista em mudanças sociais.
Opinião
-
Público
Apelo ao Conselho de Reitores
Para a transição ecológica, o PRR não prevê qualquer formação.
Análise
-
Antena 1
Orçamento de Estado para 2024 - Análise
A proposta de Orçamento do Estado para o próximo ano chegou ontem à Assembleia da República e foi apresentada momentos depois pelo ministro das Finanças, Fernando Medina. Num país de baixos salários, onde o acesso à habitação está cada vez mais difícil e num momento de particular contestação, por exemplo, nas áreas da Educação, da Saúde e da Justiça, olhamos para a estratégia que o Governo decidiu seguir no próximo ano.Debate com a participação de Susana Peralta, professora de Economia da Nova, especialista em Economia Política e Economia Pública, Helena Lopes, do ISCTE, economista do Trabalho; Ricardo Ferraz, investigador no ISEG e professor na Universidade Lusófona; João Borges de Assunção, coordenador do Núcleo de Estudos de Conjuntura da Economia Portuguesa da Católica; António Rebelo de Sousa, professor e economista, da direção da Ordem dos Economistas.
Opinião
-
Público
Encarar a realidade: dilemas da direita e da esquerda face à questão ecológica
Quem está minimamente informado sabe que os problemas ambientais só se podem resolver com uma “transição justa”.
Artigo de Helena Lopes.
Opinião
-
Público
A semana de quatro dias: outro erro histórico da esquerda?
Em meu entender, a questão da participação dos trabalhadores nas decisões que os afetam é hoje tão ou mais importante do que a redução das horas de trabalho.
Artigo de Helena Lopes.
Opinião
-
Público
Centrar-se no trabalho, um baluarte contra o ódio
Um estudo da Fundação Hans Bockler em dez países mostra, como muitos outros, que o voto na extrema-direita xenófoba e climato-cética provem maioritariamente da classe média-baixa, dos trabalhadores insatisfeitos e dos que temem os efeitos das transições digital e ecológica. No entanto, a questão do trabalho continua secundarizada e há quem comece a proclamar uma “sociedade pós-trabalho”. Importa denunciar esta nova moda.
Artigo de Helena Lopes