BeWell-Iscte
Bolseira de Mestrado
Este projeto tem como objetivo geral a promoção da saúde mental e bem-estardos/as estudantes do Iscte-Instituto Universitário de Lisboa, com base no modelo Stepped Care, desenvolvido no programa para a promoção da saúde mental no ensino superior - Programa ACCES. Focando-se numa abordagem de promoção e prevenção, e adotando uma lógica de participação coletiva, identificam-se os seguintes objetivos específicos: 1. Desenvolvimento de atividades de promoção da saúde mental, prevenção e ajustamento (nível 1 e 2), com vista à melhoria das competências relacionadas com a literacia em saúde mental, resiliência mental e gestão de stress; 2. Reforço das respostas psicoterapêuticas e psiquiátricas para estudantes com perturbações mentais comuns de gravidade ligeira a moderada (nível 3), com vista à intervenção precoce e evitamento de patologias mais graves; 3. Fortalecimento dos mecanismos de identificação de situações de risco ou doença mental grave e o seu encaminhamento para os serviços de saúde especializados (nível 4 e 5); 4. Promoção da participação ativa da associação de estudantes no desenvolvimento, implementação e avaliação das atividades;5. Inclusão de estudantes com necessidades educativas específicas e outros grupos vulneráveis (estudantes de 1º ano, estudantes deslocados, nacionais e internacionais, estudantes beneficiários da ação social escolar, estudantes bolseiros provenientes de países PALOP, estudantes mulheres, e estudantes LGBTQIA+), de forma transversal às atividades desenvolvidas.
Informação do Projeto
2024-05-02
2026-09-30
Parceiros do Projeto
IN_Iscte – espaço para crescer
Assistente de Investigação
O objetivo estratégico do projeto é reduzir o abandono e promover o sucessoacadémico dos estudantes no 1.º ano, pela primeira vez no 1.º ciclo de estudos,assegurando a regularidade de iniciativas neste âmbito.
A candidatura surge na continuação do projeto In_Iscte, a decorrer, ajustando-se agora às ambições do programa Impulso Mais Digital. Identificam-se quatro objetivos específicos:
1. Melhorar a integração e o sucesso dos novos estudantes através de programas de mentoria e tutoria;2. Promover a partilha e disseminação de práticas de inovação pedagógica dentro e fora da sala de aula, renovando e diversificando metodologias e instrumentos tecnológicos;3. Desenvolver mecanismos de identificação, comunicação e acompanhamento de estudantes em risco;4. Reforçar as competências de autoaprendizagem e de trabalho em equipa.
Como objetivo transversal, refira-se o alargamento da base social dos estudantes doensino superior. Neste sentido, tendo como foco os estudantes inscritos no 1.º ano pela primeira vez, será dada especial atenção a grupos tradicionalmente sub-representados ou com dificuldades identificadas na integração no ensino superior: estudantes de contingentes prioritários/especiais - com enfase aos estudantes com deficiência; estudantes beneficiários da ação social escolar; estudantes bolseiros provenientes de países PALOP; estudantes deslocados da sua residência habitual por motivos de estudo; trabalhadores-estudantes (Almeida et al, 2003; Machado et al. 2003; Martins, Mauritti e Costa, 2005 e 2008; Martins, 2015; Martins, Carvalho, Ávila & Costa, 2017; Martins, 2020; Martins e Ramos, 2020; Martins, Mauritti & Machado, 2023; Matias et al. 2023; Mauritti et al. 2023; Mauritti, Pintassilgo et al. 2023; SEAQ-UQ-Iscte, 2023). A definição dos objetivos articula-se com as áreas prioritárias de intervenção identificadas no aviso de abertura. Na prossecução destes objetivos, desenvolver-se-ão quatro eixos de atividades principais: 1) um programa de mentorias ...
Informação do Projeto
2024-04-02
2026-06-30
Parceiros do Projeto
Espaço para crescer
Assistente de Investigação
A adaptação e integração dos estudantes no Ensino Superior tem sido largamente abordada pela investigação, nomeadamente no que diz respeito ao impacto do processo de adaptação no sucesso e abandono escolar. A integração dos novos estudantes num novo contexto social e académico pode constituir-se como um momento crítico nos processos de adaptação, sendo que o período de chegada e os primeiros tempos de permanência na instituição são o momento-chave para intervir preventivamente. O acolhimento de novos estudantes é uma prioridade do Iscte. As relações entre a integração nas relações sociais do ambiente académico (dentro e fora da sala de aula), saúde mental e desempenho académico tornou-se particularmente evidente no contexto mais recente do período COVID-19.
Os efeitos do isolamento social e da aprendizagem exclusivamente on-line são duradouros, sendo fundamental investir na recuperação através do reforço das iniciativas de acolhimento. A aposta em estratégias de prevenção, com carácter universal, são uma forma eficaz de obtenção de resultados positivos com os estudantes quer ao nível da sua saúde mental, quer no ajustamento à universidade.
Informação do Projeto
2023-08-01
2024-11-30
Parceiros do Projeto
English