Research Projects
BeWell-Iscte
MSc Scholar
The overall aim of this project is to promote the mental health and well-beingof students at Iscte-Instituto Universitário de Lisboa, based on the Stepped Care model, developed in the program for the promotion of mental health in higher education - ACCES Program. Focusing on a promotion and prevention approach, and adopting a logic of collective participation, the following specific objectives are identified: 1. Development of mental health promotion, prevention and adjustment activities (level 1 and 2), with a view to improving skills related to mental health literacy, mental resilience and stress management; 2. Strengthening psychotherapeutic and psychiatric responses for students with common mental disorders of mild to moderate severity (level 3), with a view to early intervention and avoiding more serious pathologies; 3. Strengthening the mechanisms for identifying situations of risk or serious mental illness and referring them to specialized health services (level 4 and 5); 4. Promoting the active participation of the student association in the development, implementation and evaluation of activities;5. Inclusion of students with specific educational needs and other vulnerable groups (1st year students, displaced students, national and international students, students benefiting from school social action, scholarship students from PALOP countries, women students, and LGBTQIA+ students), across the board in the activities developed.
Project Information
2024-05-02
2026-09-30
IN_Iscte – espaço para crescer
Research Assistant
O objetivo estratégico do projeto é reduzir o abandono e promover o sucessoacadémico dos estudantes no 1.º ano, pela primeira vez no 1.º ciclo de estudos,assegurando a regularidade de iniciativas neste âmbito. A candidatura surge na continuação do projeto In_Iscte, a decorrer, ajustando-se agora às ambições do programa Impulso Mais Digital. Identificam-se quatro objetivos específicos: 1. Melhorar a integração e o sucesso dos novos estudantes através de programas dementoria e tutoria;2. Promover a partilha e disseminação de práticas de inovação pedagógica dentro e fora da sala de aula, renovando e diversificando metodologias e instrumentostecnológicos;3. Desenvolver mecanismos de identificação, comunicação e acompanhamento de estudantes em risco;4. Reforçar as competências de autoaprendizagem e de trabalho em equipa. Como objetivo transversal, refira-se o alargamento da base social dos estudantes doensino superior. Neste sentido, tendo como foco os estudantes inscritos no 1.º ano pela primeira vez, será dada especial atenção a grupos tradicionalmente sub-representados ou com dificuldades identificadas na integração no ensino superior: estudantes de contingentes prioritários/especiais - com enfase aos estudantes com deficiência; estudantes beneficiários da ação social escolar; estudantes bolseiros provenientes de países PALOP; estudantes deslocados da sua residência habitual por motivos de estudo; trabalhadores-estudantes (Almeida et al, 2003; Machado et al. 2003; Martins, Mauritti e Costa, 2005 e 2008; Martins, 2015; Martins, Carvalho, Ávila & Costa, 2017; Martins, 2020; Martins e Ramos, 2020; Martins, Mauritti & Machado, 2023; Matias et al. 2023; Mauritti et al. 2023; Mauritti, Pintassilgo et al. 2023; SEAQ-UQ-Iscte, 2023). A definição dos objetivos articula-se com as áreas prioritárias de intervenção identificadas no aviso de abertura. Na prossecução destes objetivos, desenvolver-se-ão quatro eixos de atividades principais: 1) um programa de mentorias e ...
Project Information
2024-04-02
2026-06-30
Project Partners
Espaço para crescer
Research Assistant
A adaptação e integração dos estudantes no Ensino Superior tem sido largamente abordada  pela investigação, nomeadamente no que diz respeito ao impacto do processo de adaptação  no sucesso e abandono escolar. A integração dos novos estudantes num novo contexto social  e académico pode constituir-se como um momento crítico nos processos de adaptação, sendo  que o período de chegada e os primeiros tempos de permanência na instituição são o momento-chave para intervir preventivamente. O acolhimento de novos estudantes é uma  prioridade do Iscte. As relações entre a integração nas relações sociais do ambiente académico (dentro e fora da  sala de aula), saúde mental e desempenho académico tornou-se particularmente evidente no  contexto mais recente do período COVID-19. Os efeitos do isolamento social e da  aprendizagem exclusivamente on-line são duradouros, sendo fundamental investir na  recuperação através do reforço das iniciativas de acolhimento. A aposta em estratégias de prevenção, com carácter universal, são uma forma eficaz de obtenção de resultados positivos  com os estudantes quer ao nível da sua saúde mental, quer no ajustamento à universidade.  
Project Information
2023-08-01
2024-11-30
Project Partners