Ciência-IUL    Autores    Joana Alexandre    Currículo
Resumo CV

Licenciada em psicologia clínica (Univ de Coimbra), com especialidade avançada em psicoterapia (OPP), a sua pesquisa foi voltando-se para a psicologia social, realizando no ISCTE-IUL, mestrado e doutoramento nesta área (com estágio de investigação na Univ. de Adelaide, Australia), sendo este focado nas relações entre diferentes grupos sociais, com especial foco em minorias (comunidades ciganas e população imigrante), obtendo assim, a especialidade em psicologia do trabalho, social e das organizações (OPP). A sua ligação a estas comunidades gerou um maior interesse pela colaboração em projetos locais, voltando-se para a psicologia social comunitária e para avaliação de projetos. Nos últimos anos tem colaborado não só em projetos locais (Communication for Integration - C4i/Amadora), mas também nacionais (Avaliação e monitorização - Ex., Projeto Playgroups for inclusion/Grupos Aprender, Brincar, Crescer) e internacionais (ex., projeto ISCWeB - International survey on children's wellbeing). Colabora presentemente como Quality Monitor do Australian Council for Educational Research (ACER) num projeto liderado pela OCDE. Para além do seu interesse pela área da inclusão (tendo estado envolvida na Carta Portuguesa para a Diversidade), nos últimos anos tem trabalhado na área do risco (Gambling e adolescência, co-orientando uma tese de doutoramento com Nottingham Trent University) e da proteção de crianças e jovens, desenvolvendo, em colaboração com outras colegas, materiais de prevenção primária do abuso sexual ("As Aventuras do Búzio e da Coral"; "Picos e Avelã à descoberta da Floresta do Tesouro") e de audição da criança ("Audição da criança: Guia de boas práticas"; "O João vai a tribunal/O dia que a Mariana não queria"). Em 2017 participou no projeto T.A.L.E. (Training Activities for Legal Experts) que procurou formar profissionais para uma correta implementação das Diretrizes do Conselho Europeu para uma Justiça amiga da Criança e dá formação, juntamente com Rute Agulhas, no Centro de Estudos Judiciários sobre Audição da Criança desde 2016. No último ano tem feito supervisão a Equipas de apoio a famílias (SCML).  Recentemente é consultora da Revista de Psicologia da IMED (Brasil).

Qualificações Académicas
Universidade/Instituição Tipo Curso Período
ISCTE-IUL
Doutoramento Doutoramento em psicologia social 2010
ISCTE-IUL - Instituto Superior Ciências Trabalho e da Empresa
Mestrado Psicologia Social e Organizacional 2003
Faculdade Psicologia Ciências Educação - UC
Licenciatura Psicologia 1999
Áreas de Investigação
Relações intergrupais
Intervenção comunitária com crianças e jovens em risco
Inclusão social (e.g., projeto Playgroups for inclusion/Grupos Aprender, Brincar, Crescer)
Bem-estar em crianças e jovens (ex., projeto ISCWeB)
Risco e proteção (e.g, prevenção primária do abuso sexual; audição da criança em tribunal)