Ciência-IUL    Autores    Joana Alexandre    Currículo
Resumo CV

Licenciada em psicologia clínica (Univ. de Coimbra), com especialidade avançada em psicoterapia (OPP), é docente no ISCTE e investigadora no CIS desde 1999. Fez mestrado e doutoramento em psicologia social  no ISCTE (com estágio de investigação na Univ. de Adelaide, Australia), obtendo assim, a especialidade em Psicologia do trabalho, social e das organizações (OPP). Tem colaborado em projetos de intervenção social e comunitária, sobretudo no âmbito da sua avaliação, a nível local (ex., Communication for Integration - C4i/Amadora), a nível nacional (ex., Projeto Playgroups for inclusion/Grupos Aprender, Brincar, Crescer; Programa Escolhas, 7G) e em outros projetos internacionais (ex., projeto ISCWeB - International survey on children's well-being; GRIT - Projeto Eramus+ - Growing in Urban Education and Diversity; Yar4all- Eramus+). Colaborou em 2018 como Quality Monitor do Australian Council for Educational Research (ACER) num projeto liderado pela OCDE sobre competências socioemocionais e é consultotra técnica e científica para a Fundação Calouste de Gulbenkian nos Projetos Academias Gulbenkian do Conhecimento. Para além do seu interesse pela área da inclusão (tendo estado envolvida na Carta Portuguesa para a Diversidade), nos últimos anos tem trabalhado na área do risco (Gambling e adolescência, com a Universidade de Nottingham Trent) e da proteção de crianças e jovens, desenvolvendo, em colaboração com outras colegas, materiais que visam a promoção dos direitos da criança, a prevenção universal do abuso sexual ("As Aventuras do Búzio e da Coral"; "Picos e Avelã à descoberta da Floresta do Tesouro") e a audição da criança em tribunal ("Audição da criança: Guia de boas práticas"; "O João vai a tribunal/O dia que a Mariana não queria"). Em 2017 participou no projeto T.A.L.E. (Training Activities for Legal Experts) que procurou formar profissionais para uma correta implementação das Diretrizes do Conselho Europeu para uma Justiça amiga da Criança. Formadora, juntamente com Rute Agulhas, no CEJ, sobre Audição da Criança (2016,2017,2019, 2020). Faz supervisão a Equipas de apoio a famílias (SCML) e é consultora da Revista de Psicologia da IMED (Brasil). Foi diretora do Mestrado em Psicologia Comunitária e Proteção de Crianças e Jovens em Risco (ISCTE) em 2018-2019 e atualmente é Presidente do Conselho Pedagógico do ISCTE-IUL.

Qualificações Académicas
Universidade/Instituição Tipo Curso Período
ISCTE-IUL
Doutoramento Doutoramento em psicologia social 2010
ISCTE-IUL - Instituto Superior Ciências Trabalho e da Empresa
Mestrado Psicologia Social e Organizacional 2003
Faculdade Psicologia Ciências Educação - UC
Licenciatura Psicologia 1999
Áreas de Investigação
Relações intergrupais
Intervenção comunitária com crianças e jovens em risco
Inclusão social (e.g., projeto Playgroups for inclusion/Grupos Aprender, Brincar, Crescer)
Bem-estar em crianças e jovens (ex., projeto ISCWeB)
Risco e proteção (e.g, prevenção primária do abuso sexual; audição da criança em tribunal)