Resumo CV

Licenciada em psicologia clínica (Univ. de Coimbra). Fez mestrado e doutoramento em psicologia social no ISCTE (com estágio de investigação na Flinders University, Adelaide, Australia). Tem a especialidade em psicologia do trabalho, social e das organizações e, especialidade avançada em psicoterapia (OPP), com formação em EMDR (N1 e N2). É docente no ISCTE e investigadora no CIS desde 1999, tendo tido alguns cargos de gestão durante este período: é atualmente diretora do Mestrado em Psicologia Comunitária e Proteção de Crianças e Jovens em Risco (também em 2018-2019) e presidente da Comissão Especializada de Ética de Psicologia, e foi Presidente do Conselho Pedagógico do ISCTE (2019-2023). Tem coordenado e colaborado em estudos e projetos de intervenção social e comunitária, sobretudo no âmbito da sua avaliação, a nível local/municipal (ex., Communication for Integration - C4i/Amadora; CM Sintra - ADN Socioemocional 2.0; CM Cascais - Crescer a Tempo Inteiro), a nível nacional (ex., Projeto Playgroups for inclusion/Grupos Aprender, Brincar, Crescer; Programa Escolhas, 7G; estudos para o CNCS) e em outros projetos internacionais (ex., Projeto ISCWeB - International survey on children's well-being; GRIT - Projeto Erasmus+ - Growing in Urban Education and Diversity; Yar4all). Colaborou em 2018 como Quality Monitor do Australian Council for Educational Research (ACER) num projeto liderado pela OCDE sobre competências socioemocionais e foi consultora técnica e científica para a Fundação Calouste de Gulbenkian nos Projetos Academias Gulbenkian do Conhecimento (2018-2022). Para além do seu interesse pela área da inclusão (tendo estado envolvida na Carta Portuguesa para a Diversidade), tem trabalhado na área do risco (Gambling e adolescência, com a Universidade de Nottingham Trent) e da proteção de crianças e jovens, desenvolvendo, em colaboração com outras colegas, materiais que visam a promoção dos direitos da criança ("À descoberta dos direitos das crianças", editado pela Assembleia da República), a prevenção universal do abuso sexual ("As Aventuras do Búzio e da Coral"; "Picos e Avelã à descoberta da Floresta do Tesouro") e a audição da criança em tribunal ("Audição da criança: Guia de boas práticas"; "O João vai a tribunal/O dia que a Mariana não queria"; Projeto 12: www.projeto12.pt). Em 2017 participou no projeto T.A.L.E. (Training Activities for Legal Experts) que procurou formar profissionais para uma correta implementação das Diretrizes do Conselho Europeu para uma Justiça amiga da Criança. Foi membro do Conselho Diretor do CSIS Child Safeguarding in Sport e do Conselho Científico da Academia de Líderes UBUNTU. Formadora no CEJ, sobre Audição da Criança (2016-2023). Fez supervisão a Equipas de apoio a famílias (SCML-2017-2020). Foi consultora para a ACRIDES (Cabo-Verde) e no Conselho da Europa no âmbito de um projeto sobre child-friendly justice. Atualmente integra o Grupo VITA, grupo de acompanhamento de situações de violência sexual sobre crianças e adultos vulneráveis no contexto da igreja Católica em Portugal, e pertence à direção nacional da OPP: Recebeu o Prémio Carreira Sul 2020 da OPP. 

Qualificações Académicas
Universidade/Instituição Tipo Curso Período
ISCTE-IUL
Doutoramento Doutoramento em psicologia social 2010
ISCTE-IUL - Instituto Superior Ciências Trabalho e da Empresa
Mestrado Psicologia Social e Organizacional 2003
Faculdade Psicologia Ciências Educação - UC
Licenciatura Psicologia 1999
Áreas de Investigação
Monitorização e avaliação de programas de intervenção social e comunitários
Inclusão social
Direitos da criança
Risco e proteção (e.g, prevenção primária do abuso sexual; audição da criança em tribunal)
Psicologia Ciências Sociais