Ciência-IUL    Autores    Joana Alexandre    Currículo
Resumo CV

Licenciada em psicologia clínica (Univ. de Coimbra), com especialidade avançada em psicoterapia (OPP), é docente no ISCTE e investigadora no CIS desde 1999. Fez mestrado e doutoramento em psicologia social  no ISCTE (com estágio de investigação na Flinders University, Adelaide, Australia), obtendo assim, a especialidade em Psicologia do trabalho, social e das organizações (OPP). Tem colaborado em projetos de intervenção social e comunitária, sobretudo no âmbito da sua avaliação, a nível local (ex., Communication for Integration - C4i/Amadora), a nível nacional (ex., Projeto Playgroups for inclusion/Grupos Aprender, Brincar, Crescer; Programa Escolhas, 7G) e em outros projetos internacionais (ex., Projeto ISCWeB - International survey on children's well-being; GRIT - Projeto Erasmus+ - Growing in Urban Education and Diversity; Yar4all). Colaborou em 2018 como Quality Monitor do Australian Council for Educational Research (ACER) num projeto liderado pela OCDE sobre competências socioemocionais e foi consultora técnica e científica para a Fundação Calouste de Gulbenkian nos Projetos Academias Gulbenkian do Conhecimento 82018-2022). Para além do seu interesse pela área da inclusão (tendo estado envolvida na Carta Portuguesa para a Diversidade), nos últimos anos tem trabalhado na área do risco (Gambling e adolescência, com a Universidade de Nottingham Trent) e da proteção de crianças e jovens, desenvolvendo, em colaboração com outras colegas, materiais que visam a promoção dos direitos da criança, a prevenção universal do abuso sexual ("As Aventuras do Búzio e da Coral"; "Picos e Avelã à descoberta da Floresta do Tesouro") e a audição da criança em tribunal ("Audição da criança: Guia de boas práticas"; "O João vai a tribunal/O dia que a Mariana não queria"; Projeto 12: www.projeto12.pt). Em 2017 participou no projeto T.A.L.E. (Training Activities for Legal Experts) que procurou formar profissionais para uma correta implementação das Diretrizes do Conselho Europeu para uma Justiça amiga da Criança. É membro do Conselho Diretor do CSIS Child Safeguarding in Sport e do Conselho Científico da Academia de Líderes UBUNTU. Formadora, juntamente com Rute Agulhas, no CEJ, sobre Audição da Criança (2016,2017,2019, 2020). Fez supervisão a Equipas de apoio a famílias (SCML-2017-2020). Recebeu o Prémio Carreira Sul 2020 da OPP. Foi diretora do Mestrado em Psicologia Comunitária e Proteção de Crianças e Jovens em Risco (ISCTE) em 2018-2019 e atualmente é Presidente do Conselho Pedagógico do ISCTE. Atualmente é consultora para a ACRIDES (Cabo-Verde) e para o Conselho da Europa no âmbito de um projeto sobre child-friendly justice. 

Qualificações Académicas
Universidade/Instituição Tipo Curso Período
ISCTE-IUL
Doutoramento Doutoramento em psicologia social 2010
ISCTE-IUL - Instituto Superior Ciências Trabalho e da Empresa
Mestrado Psicologia Social e Organizacional 2003
Faculdade Psicologia Ciências Educação - UC
Licenciatura Psicologia 1999
Áreas de Investigação
Relações intergrupais
Intervenção comunitária com crianças e jovens em risco
Inclusão social (e.g., projeto Playgroups for inclusion/Grupos Aprender, Brincar, Crescer)
Bem-estar em crianças e jovens (ex., projeto ISCWeB)
Risco e proteção (e.g, prevenção primária do abuso sexual; audição da criança em tribunal)