Artigo
-
Lusa
Picos e Avelã à Descoberta das Ilhas do Tesouro foi desenvolvido pelas psicólogas portuguesas Rute Agulhas e Joana Alexandre, a pensar nas crianças cabo-verdianas entre os 7 e os 12 anos.
Notícia
-
CIS-Iscte
“Picos e Avelã à Descoberta das Ilhas do Tesouro” é um jogo de tabuleiro desenvolvido por duas psicólogas, destinado a crianças entre os 7 e os 12 anos, e tem como objetivo prevenir situações de abuso sexual de crianças e jovens. A apresentação do jogo irá decorrer na próxima quarta-feira, dia 8 de março, na ilha do Sal.
Joana Alexandre e Rute Agulhas, psicólogas e docentes do Instituto Universitário de Lisboa (Iscte) desenvolveram um jogo de tabuleiro adaptado à realidade social de Cabo Verde, marcada pela exploração sexual e prostituição infantil.
Entrevista
-
Diário de Notícias
Psicólogas criam jogo para prevenir abusos sexuais de crianças
Joana Alexandre e Rute Agulhas, psicólogas e docentes do Instituto Universitário de Lisboa (Iscte), desenvolveram um jogo de tabuleiro que ensina as crianças a lidar com situações de perigo.
Análise
-
CIS-Iscte
Qual é o impacto das ações de sensibilização da cibersegurança em Portugal? Joana Alexandre, do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa e aborda esta questão, a partir de um estudo.
Artigo
-
Lusa
A Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens apresentou a avaliação do projeto 'A teu lado', para proteção de menores vítimas de violência doméstica, considerando que apesar das dificuldades “têm havido indicadores de eficácia”. Declarações de Joana Alexandre.
Notícia
-
CMTV
Crianças alvo deste projeto são maioritariamente portuguesas, com idades entre os 3 e os 17 anos.
Declarações de Joana Alexandre.
Artigo
-
Sapo
Loulé destaca-se na avaliação do projeto «A teu lado» da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens.
Notícia
-
Observador
Trata-se do projeto "A teu lado", de 2021, para responder às necessidades de intervenção precoce em casos de crianças vítimas de violência doméstica, através de ações de proteção e intervenção rápida.
Entrevista
-
TVI
Cinema: emoções na infância
Agora vamos falar de cinema e como é que o cinema pode ajudar, sobretudo os mais pequenos a autoregularem as suas emoções.
Declarações de Ana Durão, psicóloga infantil; Joana Alexandra, investigadora Iscte.