Atividades Letivas
Ano Letivo Semestre Nome da Unidade Curricular Curso(s) Coordenador
2025/2026 Psicologia Comunitária Curso de Pós Graduação em Desenvolvimento Comunitário; Não
2025/2026 Concepção e Avaliação de Projectos Curso de Pós Graduação em Desenvolvimento Comunitário; Sim
2024/2025 Introdução à Avaliação Psicológica Forense Curso Institucional em Escola de Ciências Sociais e Humanas; Sim
2024/2025 Avaliação Psicológica Licenciatura em Psicologia; Sim
2024/2025 Avaliação e Intervenção com Crianças em Situação de Risco Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; Sim
2024/2025 Avaliação Psicológica da Criança e do Adulto Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; Sim
2024/2025 Estágio em Psicologia Comunitária -- Sim
2024/2025 Dissertação em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco -- Sim
2024/2025 Tese em Psicologia Doutoramento em Psicologia; Não
2024/2025 Psicologia Comunitária Curso de Pós Graduação em Desenvolvimento Comunitário; Não
2024/2025 Concepção e Avaliação de Projectos Curso de Pós Graduação em Desenvolvimento Comunitário; Sim
2024/2025 Legislação, Organização e Competências dos Serviços de Intervenção Social e com Crianças e Jovens em Risco e Perigo Curso Institucional em Escola de Ciências Sociais e Humanas; Sim
2023/2024 Avaliação e Intervenção em Famílias de Risco -- Sim
2022/2023 Avaliação e Intervenção com Crianças em Situação de Risco Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; Sim
2022/2023 Psicologia Comunitária Curso de Pós Graduação em Desenvolvimento Comunitário; Não
2022/2023 Concepção e Avaliação de Projectos -- Sim
2021/2022 Avaliação e Intervenção com Crianças em Situação de Risco Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; Sim
2020/2021 Avaliação e Intervenção com Crianças em Situação de Risco Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; Sim
2020/2021 Avaliação e Intervenção no Abuso Sexual -- Sim
2019/2020 Avaliação e Intervenção com Crianças em Situação de Risco Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; Sim
2019/2020 Avaliação e Intervenção no Abuso Sexual -- Sim
2019/2020 Avaliação Psicológica da Criança e do Adulto Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; Sim
2019/2020 Legislação, Organização e Competências dos Serviços de Intervenção Social e com Crianças e Jovens em Risco e Perigo -- Sim
2019/2020 Definição, Sinalização e Avaliação de Crianças em Situação de Mau Trato e Negligência -- Sim
Orientações
Teses de Doutoramento (8)
Em curso (4)
Nome do Estudante Título/Tópico Língua Estado Instituição Ano de Início
Sónia Luisa Varela Borges O bem-estar subjetivo das crianças da área metropolitana de Lisboa Português Em curso Iscte 2022
Elisabete Eugénia Pinto dos Santos Pessanha Rodrigues The relationship between psychology and law in juvenile justice decision making: the perspectives of judges and social technicians Inglês Em curso Iscte 2022
Vanessa Cerrutti Examining longitudinal impacts for families and children participating in playgroups: the role of quality and dosage Inglês Em curso Universidade de Coimbra (FPCE) --
Elisabete Pessanha Rodrigues A relação entre a psicologia e o direito nas decisões judiciais no âmbito de processos tutelares educativos: perspetivas de magistrados e técnicos Português Em curso Iscte --
Terminadas (4)
Nome do Estudante Título/Tópico Língua Instituição Ano de Início Ano de Conclusão
Vanessa Sofia Ferreira de Carvalho Chamorro Russo Cerruti The Impact of playgroups for children and families: the role of dosage, quality and long-term effects Inglês Iscte 2017 2023
Rita Alexandra Rosa Antunes “O Mundo dos Intergaláticos” Português William James Center for Research, ISPA-Instituto Universitário 2019 2021
Carla Marisa Candeias Colaço Playfulness da criança e cuidadores - instrumentos e preditores no contexto dos Grupos Aprender, Brincar, Crescer Português Iscte 2015 2020
Filipa da Costa Calado Youth gambling: passion or addiction? A review of family and individual factors Inglês Nottingham Trent University 2015 2019
Dissertações de Mestrado (80)
Em curso (12)
Nome do Estudante Título/Tópico Língua Estado Instituição Ano de Início
Inês Alexandra Neves Antunes Avaliação dos benefícios do programa de competências socio-emocionais "O Mundo dos Intergalácticos" no comportamento social e emocional de crianças em idade escolar Em curso Iscte 2025
André Pepe Robalo A eficácia percebida do projeto Mentor + Em curso Iscte 2025
Beatriz Sofia Mendes Oliveira Escala de Crenças sobre a Participação das Crianças/jovens para técnicos Em curso Iscte 2024
André Filipe Reis de Carvalho Clima Escolar- Revisão de Escopo de Literatura Cinzenta Em curso Iscte 2024
Joana Germano Almeida Educação Preventiva e Desenvolvimento Socioemocional: o Impacto do Programa “Eu e os Outros” na Mitigação da Dependência de Álcool no Contexto Escolar. Em curso Iscte 2024
Joana Rodrigues de Almeida "Girassol": Avaliação da implementação de um Programa de Prevenção Primária do Abuso Sexual Infantil no Contexto da Igreja Católica em Portugal para Crianças de 1º ciclo Em curso Iscte 2024
Teresa Paula Santos da Cruz Entre Disputas e Direitos: A Alienação Parental na Prática dos Técnicos Em curso Iscte 2024
Beatriz Sofia Travassos Matilde Perceção de crianças e jovens sobre os processos de audição em tribunal: uma análise qualitativa Em curso Iscte 2024
Tatiana Filipa Pestana Pinto Prevenção Primária do Abuso Sexual Infantil no Contexto da Igreja Católica em Portugal: Desenvolvimento de um Programa para Crianças dos 6 aos 9 anos Em curso Iscte 2024
Iara Gonçalves Conceição Prevenção Primária do Abuso Sexual Infantil no Contexto da Igreja Católica em Portugal: Desenvolvimento de um Programa para Crianças dos 10 aos 14 anos Em curso Iscte 2024
Inês Simovna Ferreira Schofield A inclusão de estudantes de nacionalidade estrangeira: crenças e estratégias pedagógicas de professores Em curso Iscte 2024
Tatiana de Cássia Storckmann Santos "Picos e avelã a descoberta da Floresta do tesouro". - avaliação de processo e resultados Em curso Iscte --
Terminadas (68)
Nome do Estudante Título/Tópico Língua Instituição Ano de Início Ano de Conclusão
Mariana Duarte Mendes Prioste Guerreiro Vivências do celibato no contexto da Igreja Católica em Portugal: Um estudo quantitativo com membros de ordens religiosas. Português Iscte 2024 2024
Tiago Manuel Gomes Carvalhinho Sonhar e viver uma nova oportunidade - Escola de Segunda Oportunidade - Educar e Formar para Inserir - caso de estudo de Lisboa Português Iscte 2024 2024
Inês Sofia de Jesus Cordeiro A prevenção do abuso sexual numa amostra de catequistas: avaliação de necessidades e crenças sobre a problemática Português Iscte 2024 2024
Beatriz do Nascimento Estêvão Pires Crenças sobre o abuso sexual infantil e a intenção da prevenção do abuso sexual em professores de educação moral religiosa e católica Português Iscte 2024 2024
Susana Cabral dos Santos "O Impacto Percebido do Projeto “Academia de Líderes Ubuntu” no Bem-estar, Autoeficácia Percebida e Clima Escolar em Professores" Português Iscte 2024 2024
Ana Beatriz Aveiro Faria O Impacto percebido em jovens adultos dos processos de audição em contexto judiciais e não judiciais durante a Infância e/ou Adolescência Português Iscte 2024 2024
Niwton Geraldo Fernandes Uma década em análise: Privação Relativa, Crime e Saúde entre Jovens na Europa Português Iscte 2024 2024
Jéssica Goulão Carvalho Sob o Olhar dos Técnicos de CPCJ: Da Perceção Sobre a Audição de Crianças e Jovens à Avaliação dos Materiais do “Projeto 12 - Justiça para Crianças” Português Iscte 2024 2024
Ana Patrícia Moreira Ayres Impacto percebido de um projeto artístico e de empreendedorismo social em jovens adultos privados de liberdade Português Iscte 2023 2023
Beatriz Lima Fonseca A importância de cuidar de quem cuida: influência dos Fatores de Risco Psicossociais na Qualidade de Vida Profissional em profissionais das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens Português Iscte 2023 2023
Lucia Janoková Identidade coletiva nas favelas Rocinha e Maré e o uso de narrativas e jornais comunitários em sua construção: percepções de escritores e jornalistas comunitários Inglês Iscte 2023 2023
Francisca Maria Ventura dos Santos Ramires Araújo O programa de prevenção "Eu e os Outros": avaliação do impacto e indicadores de comportamentos futuros mais seguros Inglês Iscte 2023 2023
Maria Pereira de Carvalho Muñoz Cardoso Roteiro específico de Portugal para uma proteção eficaz nas políticas em matéria de desporto: Perceção de atletas e treinadores Português Iscte 2021 2023
Inês Brito Nunes AViD: avaliação de necessidades para criação de uma APP para Prevenção de Violência no Desporto Português Iscte 2021 2022
Sofia Fantasia Cabanita Situações de Alegado Abuso Sexual na RAM: Perceções dos profissionais sobre os procedimentos de atuação Português Iscte 2021 2022
Margarida Sofia Lucas Nunes "Vila Segura - The Game": Construção de um Jogo de Prevenção Primária do Abuso Sexual para Jovens entre os 12 e os 14 anos Português Iscte 2021 2021
Catarina Larisa Mendes O abuso sexual na imprensa Portuguesa: sua caracterização a partir de uma amostra de notícias do jornal Correio da Manhã Português Iscte 2020 2020
Célia Cristina Mendonça Marreiros Projeto Sala Aberta- Grupos Aprender Brincar Crescer, perceção de impactos e benefícios, sob o olhar de cuidadores e facilitadores Português Iscte 2020 2020
Patrícia de Almeida Antunes Academia pessoas/PESSOAS: o impacto percebido nas competências socioemocionais e no desenvolvimento do self por parte dos participantes Português Iscte 2020 2020
Ana Carolina Bernardino Carneiro Impactos da COVID-19 em jovens adultos: O papel moderador da satisfação com o suporte social na relação entre stress e comportamentos de risco Português Iscte 2020 2020
Ana Margarida Ferreira Fonseca Estratégias de coping e saúde mental de estudantes universitários no contexto da pandemia provocada pela COVID-19 Português Iscte 2020 2020
Mab Aliucha dos Santos Marques A origem importa? Avaliação de um potencial candidato por participantes de entidades signatárias e não signatárias da Carta portuguesa para a diversidade. Português Iscte 2019 2020
Verónica de Palhares Falcão Loppenberg Antunes Videogame Play for Emotion (Dys)Regulation: Relação entre Tempo de Jogo, Géneros de Videojogos e Variáveis Emocionais numa Amostra de Jogadores Adultos Português Iscte 2019 2019
Maria Cunha Mendes Marques da Gama Representações Sociais Sobre o Abuso Sexual no Contexto Desportivo Português Iscte 2019 2019
Adriana Marçal Duarte "Direitos em Jogo" - Construção de um Jogo Didático sobre os Direitos da Criança Português Iscte 2019 2019
Maria Leonor Pinheiro Rego Gonçalves Carneiro ?Picos e Avelã à descoberta da floresta do tesouro?: monitorização e análise compreensiva da sua implementação em contexto pré-escolar e de 1º ciclo Português Iscte 2017 2019
Inês Filipa Pimenta Costa Impacto da Cultura organizacional sobre a diversidade nas Crenças pró-diversidade e o efeito moderador da Comunicação para a diversidade Português Iscte 2017 2018
Ana Rita Jesus Palma Abandono Escolar em Contextos Sociais Desfavorecidos: Desenho de um Programa de Prevenção com base numa Avaliação de Necessidades Português Iscte 2018 2018
Cândida Raquel de Melo Parente Reabertura de Processos de Promoção e Proteção de Crianças e Jovens em Risco: Análise de Perfis Português Iscte 2018 2018
Maria Madalena Lameiras Campos Ferreira Selo Protetor- Uma análise compreensiva com base nas candidaturas ao Selo (edição 2018) Português Iscte 2017 2018
Catarina Alexandra da Cruz de Castro Depois do projeto-piloto: Análise compreensiva da implementação dos novos Playgroups for Inclusion/"Grupos aprender, Brincar, Crescer" Português Iscte 2017 2018
Sara Domingues Gonçalves A racionalidade (i)limitada em processos de tomada de decisão judicial: um estudo com Auditores de Justiça portugueses Português Iscte 2017 2018
Carolina Marçal Marreiros Avaliação da qualidade da interação monitora-criança nos grupos Aprender, Brincar, Crescer Português Iscte 2016 2017
Diana Patrícia Carvalho Marcelino Vamos Prevenir! As Aventuras do Búzio e da Coral - Avaliação do Impacto do Jogo de Prevenção do Abuso Sexual em Crianças dos 6 aos 10 anos de Idade Português Iscte 2016 2017
Ana Catarina Alves Lopes "Picos e Avelã à descoberta da Floresta do Tesouro!" - Construção de um Programa de Prevenção Primária de Abuso Sexual para Crianças em idade pré-escolar Português Iscte 2016 2017
Mafalda Sofia Gomes Marques Visitação what's next? Challenges from signing a Diversity Charter - a case study in a Portuguese organization Inglês Iscte 2016 2017
Angela Maria Paiva Neves Rodrigues Audição da criança: Desenho, Implementação e Avaliação de uma Formação a Magistrados Portugueses Português Iscte 2015 2016
Marta Isabel Gonçalves Mendes Playgroups for Inclusion: Avaliação da implementação dos Grupos Aprender, Brincar, Crescer na perspetiva dos cuidados do distrito de Lisboa Português Iscte 2015 2016
Joana Margarida Pereira Ferreira Lobo O Projecto Grupos Aprender, Brincar, Crescer: Expectativas, avaliação e perceção das suprevisoras sobre a qualidade da sua implementação Português Iscte 2015 2016
Nelson Alexandre Guedes Valente Treino de Competências Sociais e Emocionais para Pacientes com o Espetro da Esquizofrenia e de Outras Perturbações Psicóticas Português Iscte 2015 2016
Magda Helena Moita Avaliação de Impacto do Jogo "Vamos Prevenir! As Aventuras do Búzio e da Coral" - Jogo de Prevenção Primária do Abuso Sexual para Crianças entre os 6 e os 10 anos Português Iscte 2015 2016
Débora Cristina Moreira Fazenda Percepções e Representações de Bem-Estar Subjectivo em Crianças de uma amostra Portuguesa Português Iscte 2015 2016
Telma Isabel Lopes Grazina Vamos Prevenir! As aventuras do Búzio e da Coral - Avaliação do Impacto em Crianças e respectivos Cuidadores Português Iscte 2015 2016
Isabela Borges Nerys Atitudes e Percepções sobre a Violência Doméstica: Uma análise comparativa entre mulheres e homens portugueses e brasileiros a viver em Portugal Português Iscte 2014 2016
Irina Filipa Teixeira Chaves "Eu estou aqui": Narrativas de imigrantes que vivem em situação irregular em Portugal. Português Iscte 2014 2016
Nicole Christine Alves Figueiredo Vamos Prevenir! As Aventuras do Búzio e da Coral - Jogo de Prevenção Primária do Abuso Sexual para Crianças entre os 6 e os 10 ano Português Iscte 2014 2015
Raquel Alexandra Marques Gonçalves Perceções de Bem-Estar em Crianças e Famílias: um olhar intra e inter geracional Português Iscte 2014 2015
Mónica Andreia Leite Correia "Imigrantes na cidade": contributos da identidade de lugar, do sentimento psicológico de comunidade e do território de residência para o bem- estar subjetivo Português Iscte 2014 2015
Hélia Sofia de Faria Neves Inventário Home Observation for Measurement of the Environment (HOME) para crianças dos zero aos cinco anos de famílias culturalmente diversas: uma análise crítica Português Iscte 2014 2015
Daniela Filipa Pereira Semanas Quando jogar se torna um risco: a relação entre características parentais, atitudes dos pais e dos filhos em relação ao jogo, e comportamentos de jogo em adolescentes Português Iscte 2013 2014
Catarina Sofia da Silva Teixeira Conceções sobre a parentalidade de pais e mães de origem Cabo-Verdiana a residir em Portugal Português Iscte 2012 2014
Olga Cristina Gonçalves Catanho Fatores explicativos do insucesso escolar no ensino superior em alunos autóctones e de descendência não lusa Português Iscte 2013 2014
Joana Margarida Vinagre Baião Serão as Crianças Felizes? O Papel da Etnia, Sexo e Ano Escolar no Bem-Estar Subjectivo em Crianças e Adolescentes Português Iscte 2013 2014
Mariana Valentim Galvão Conceções sobre Parentalidade de Mães Guinienses a residir em Portugal: Um Estudo Qualitativo Português Iscte 2013 2014
Sara Morgado Veiga Viver com a Perda Auditiva no Envelhecimento: O Impacto Psicossocial e o Papel do Apoio Social Português Iscte 2013 2014
Filipa Raquel Rebocho Valejo Práticas e estilos parentais em mulheres vítimas e não vítimas de violência conjugal - o papel moderador do suporte social, do género e ordem de nascimento dos filhos Português Iscte 2012 2013
Ricarda Santos Aguinha APTUS - Programa de Prevenção da Violência nas Redes de Intimidade Juvenil: da implementação à avaliação Português Iscte 2012 2013
Joana Ferraz Mendonça Teixeira Estar Sem Abrigo em Lisboa: Características Psicossociais e Centros de Alojamento Temporário Português Iscte 2012 2013
Maria Manuela Pereira da Fonseca Os Grupos de Artes Marciais de Timor-Leste: uma abordagem da Psicologia Social Comunitária Português Iscte 2012 2013
Carla Marisa Candeias Colaço Efeitos da criatividade e da regulação emocional na redução do preconceito relativamente à comunidade cigana Português Iscte 2011 2013
Linda Maria Moniz Cabral Regulação e reconhecimento de emoções e estratégias de coping: num estudo comparativo entre adolescentes acolhidos e não acolhidos Português Iscte 2011 2012
Teresa Maria Vieira de Brito e Sousa Reis Qualidade de vida, apoio social e estado de saúde numa amostra de idosos: estudo comparativo entre idosos com e sem serviço domiciliário Português Iscte 2011 2012
Carla Alexandra Santos de Jesus Franco Prematuridade, um começo diferente? Uma amostra com mães primiparas e multiparas Português Iscte 2011 2012
Carla Cristina de Jesus Magalhães Pinto Práticas educativas parentais e a agressividade no adolescente: que relação? Português Iscte 2011 2012
Ana Cristina da Rocha Reis Iscte 2010 2011
Natália Alves Rodrigues Iscte 2010 2011
Sandra Elvira Costa de Sá Pereira Iscte 2010 2011
Patrícia Alexandra Pereira Dâmaso gfdcbvxvxc vxcxvcz Iscte 2010 2011
Projetos Finais de Mestrado (2)
Terminadas (2)
Nome do Estudante Título/Tópico Língua Instituição Ano de Início Ano de Conclusão
Marta Rosa de Sousa Academia Gulbenkian do Conhecimento AAJONG ? Intervir em Competências Sociais e Emocionais: Que Benefícios? Português Iscte 2020 2020
Maria Clara Cavalcanti Bezerra Diversidade no trabalho em Portugal: uma análise qualitativa de iniciativas implementadas por organizações signatárias da carta para a diversidade Inglês Iscte 2018 2019