Ano Letivo | Semestre | Nome da Unidade Curricular | Curso(s) | Coordenador |
---|---|---|---|---|
2024/2025 | 2º | Introdução à Avaliação Psicológica Forense | Curso Institucional em Escola de Ciências Sociais e Humanas; | Sim |
2024/2025 | 2º | Avaliação Psicológica | Licenciatura em Psicologia; | Sim |
2024/2025 | 2º | Avaliação e Intervenção com Crianças em Situação de Risco | Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; Curso de Pós Graduação em Intervenção Comunitária e Protecção de Menores; | Sim |
2024/2025 | 1º | Avaliação Psicológica da Criança e do Adulto | Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; | Sim |
2024/2025 | 1º | Estágio em Psicologia Comunitária | Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; | Sim |
2024/2025 | 1º | Dissertação em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco | Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; | Sim |
2024/2025 | 1º | Tese em Psicologia | Doutoramento em Psicologia; Doutoramento em Psicologia Social de Lisboa; | Não |
2024/2025 | 1º | Psicologia Comunitária | Mestrado em Psicologia Social da Saúde; Curso de Pós Graduação em Desenvolvimento Comunitário; Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; Curso de Pós Graduação em Intervenção Comunitária e Protecção de Menores; | Não |
2024/2025 | 1º | Concepção e Avaliação de Projectos | Seminário de Especialização em Conceção e Avaliação de Projetos; Mestrado em Psicologia Social e das Organizações; Curso de Pós Graduação em Desenvolvimento Comunitário; | Sim |
2024/2025 | 1º | Legislação, Organização e Competências dos Serviços de Intervenção Social e com Crianças e Jovens em Risco e Perigo | Curso Institucional em Escola de Ciências Sociais e Humanas; | Sim |
2023/2024 | 2º | Avaliação e Intervenção em Famílias de Risco | Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; Curso de Pós Graduação em Intervenção Comunitária e Protecção de Menores; | Sim |
2022/2023 | 2º | Avaliação e Intervenção com Crianças em Situação de Risco | Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; Curso de Pós Graduação em Intervenção Comunitária e Protecção de Menores; | Sim |
2022/2023 | 1º | Psicologia Comunitária | Mestrado em Psicologia Social da Saúde; Curso de Pós Graduação em Desenvolvimento Comunitário; Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; Curso de Pós Graduação em Intervenção Comunitária e Protecção de Menores; | Não |
2022/2023 | 1º | Concepção e Avaliação de Projectos | Seminário de Especialização em Conceção e Avaliação de Projetos; Mestrado em Psicologia Social e das Organizações; Curso de Pós Graduação em Desenvolvimento Comunitário; | Sim |
2021/2022 | 2º | Avaliação e Intervenção com Crianças em Situação de Risco | Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; Curso de Pós Graduação em Intervenção Comunitária e Protecção de Menores; | Sim |
2020/2021 | 2º | Avaliação e Intervenção com Crianças em Situação de Risco | Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; Curso de Pós Graduação em Intervenção Comunitária e Protecção de Menores; | Sim |
2020/2021 | 2º | Avaliação e Intervenção no Abuso Sexual de Menores | Curso de Pós Graduação em Intervenção Comunitária e Protecção de Menores; | Sim |
2019/2020 | 2º | Avaliação e Intervenção com Crianças em Situação de Risco | Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; Curso de Pós Graduação em Intervenção Comunitária e Protecção de Menores; | Sim |
2019/2020 | 2º | Avaliação e Intervenção no Abuso Sexual de Menores | Curso de Pós Graduação em Intervenção Comunitária e Protecção de Menores; | Sim |
2019/2020 | 1º | Avaliação Psicológica da Criança e do Adulto | Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; | Sim |
2019/2020 | 1º | Legislação, Organização e Competências dos Serviços de Intervenção Social e com Crianças e Jovens em Risco e Perigo | Curso Institucional em Escola de Ciências Sociais e Humanas; | Sim |
2019/2020 | 1º | Definição, Sinalização e Avaliação de Crianças em Situação de Mau Trato e Negligência | Curso Institucional em Escola de Ciências Sociais e Humanas; Curso de Pós Graduação em Intervenção Comunitária e Protecção de Menores; | Sim |
Investigadora Integrada
CIS-Iscte - Centro de Investigação e Intervenção Social
(ECSH)
[Comunidade, Educação e Desenvolvimento]
Atividades Letivas
Orientações
Teses de Doutoramento (8)
Em curso (4)
Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Estado | Instituição | Ano de Início |
---|---|---|---|---|---|
Sónia Luisa Varela Borges | O bem-estar subjetivo das crianças da área metropolitana de Lisboa | Português | Em curso | ISCTE-IUL | 2022 |
Elisabete Eugénia Pinto dos Santos Pessanha Rodrigues | The relationship between psychology and law in juvenile justice decision making: the perspectives of judges and social technicians | Inglês | Em curso | ISCTE-IUL | 2022 |
Vanessa Cerrutti | Examining longitudinal impacts for families and children participating in playgroups: the role of quality and dosage | Inglês | Em curso | Universidade de Coimbra (FPCE) | -- |
Elisabete Pessanha Rodrigues | A relação entre a psicologia e o direito nas decisões judiciais no âmbito de processos tutelares educativos: perspetivas de magistrados e técnicos | Português | Em curso | ISCTE-IUL | -- |
Terminadas (4)
Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Instituição | Ano de Início | Ano de Conclusão |
---|---|---|---|---|---|
Vanessa Sofia Ferreira de Carvalho Chamorro Russo Cerruti | The Impact of playgroups for children and families: the role of dosage, quality and long-term effects | Inglês | ISCTE-IUL | 2017 | 2023 |
Rita Alexandra Rosa Antunes | “O Mundo dos Intergaláticos” | Português | William James Center for Research, ISPA-Instituto Universitário | 2019 | 2021 |
Carla Marisa Candeias Colaço | Playfulness da criança e cuidadores - instrumentos e preditores no contexto dos Grupos Aprender, Brincar, Crescer | Português | ISCTE-IUL | 2015 | 2020 |
Filipa da Costa Calado | Youth gambling: passion or addiction? A review of family and individual factors | Inglês | Nottingham Trent University | 2015 | 2019 |
Dissertações de Mestrado (74)
Em curso (11)
Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Estado | Instituição | Ano de Início |
---|---|---|---|---|---|
Niwton Geraldo Fernandes | Uma década em análise: Privação Relativa, Crime e Saúde entre Jovens na Europa | Entregue | ISCTE-IUL | 2024 | |
Joana Germano Almeida | Educação Preventiva e Desenvolvimento Socioemocional: o Impacto do Programa “Eu e os Outros” na Mitigação da Dependência de Álcool no Contexto Escolar. | Em curso | ISCTE-IUL | 2024 | |
Beatriz Sofia Travassos Matilde | Perceção de crianças e jovens sobre os processos de audição em tribunal: uma análise qualitativa | Em curso | ISCTE-IUL | 2024 | |
Tatiana Filipa Pestana Pinto | Prevenção Primária do Abuso Sexual Infantil no Contexto da Igreja Católica em Portugal: Desenvolvimento de um Programa para Crianças dos 6 aos 9 anos | Em curso | ISCTE-IUL | 2024 | |
Mariana Duarte Mendes Prioste Guerreiro | Vivências do celibato no contexto da Igreja Católica em Portugal: Um estudo quantitativo com membros de ordens religiosas. | Em curso | ISCTE-IUL | 2024 | |
Beatriz do Nascimento Estêvão Pires | Crenças sobre o abuso sexual infantil e a intenção da prevenção do abuso sexual em professores de educação moral religiosa e católica | Em curso | ISCTE-IUL | 2024 | |
Iara Gonçalves Conceição | Prevenção Primária do Abuso Sexual Infantil no Contexto da Igreja Católica em Portugal: Desenvolvimento de um Programa para Crianças dos 10 aos 14 anos | Em curso | ISCTE-IUL | 2024 | |
Inês Sofia de Jesus Cordeiro | A prevenção do abuso sexual numa amostra de catequistas: avaliação de necessidades e crenças sobre a problemática | Entregue | ISCTE-IUL | 2024 | |
Tiago Manuel Gomes Carvalhinho | Sonhar e viver uma nova oportunidade - Escola de Segunda Oportunidade - Educar e Formar para Inserir - caso de estudo de Lisboa | Entregue | ISCTE-IUL | 2024 | |
Inês Simovna Ferreira Schofield | A inclusão de estudantes de nacionalidade estrangeira: crenças e estratégias pedagógicas de professores | Em curso | ISCTE-IUL | 2024 | |
Beatriz Sofia Mendes Oliveira | Escala de Crenças sobre a Participação das Crianças/jovens para técnicos | Em curso | ISCTE-IUL | -- |
Terminadas (63)
Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Instituição | Ano de Início | Ano de Conclusão |
---|---|---|---|---|---|
Susana Cabral dos Santos | "O Impacto Percebido do Projeto “Academia de Líderes Ubuntu” no Bem-estar, Autoeficácia Percebida e Clima Escolar em Professores" | ISCTE-IUL | 2024 | 2024 | |
Ana Beatriz Aveiro Faria | O Impacto percebido em jovens adultos dos processos de audição em contexto judiciais e não judiciais durante a Infância e/ou Adolescência | ISCTE-IUL | 2024 | 2024 | |
Jéssica Goulão Carvalho | Sob o Olhar dos Técnicos de CPCJ: Da Perceção Sobre a Audição de Crianças e Jovens à Avaliação dos Materiais do “Projeto 12 - Justiça para Crianças” | ISCTE-IUL | 2024 | 2024 | |
Ana Patrícia Moreira Ayres | Impacto percebido de um projeto artístico e de empreendedorismo social em jovens adultos privados de liberdade | Português | ISCTE-IUL | 2023 | 2023 |
Beatriz Lima Fonseca | A importância de cuidar de quem cuida: influência dos Fatores de Risco Psicossociais na Qualidade de Vida Profissional em profissionais das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens | Português | ISCTE-IUL | 2023 | 2023 |
Lucia Janoková | Identidade coletiva nas favelas Rocinha e Maré e o uso de narrativas e jornais comunitários em sua construção: percepções de escritores e jornalistas comunitários | Inglês | ISCTE-IUL | 2023 | 2023 |
Francisca Maria Ventura dos Santos Ramires Araújo | O programa de prevenção "Eu e os Outros": avaliação do impacto e indicadores de comportamentos futuros mais seguros | Inglês | ISCTE-IUL | 2023 | 2023 |
Maria Pereira de Carvalho Muñoz Cardoso | Roteiro específico de Portugal para uma proteção eficaz nas políticas em matéria de desporto: Perceção de atletas e treinadores | Português | ISCTE-IUL | 2021 | 2023 |
Inês Brito Nunes | AViD: avaliação de necessidades para criação de uma APP para Prevenção de Violência no Desporto | Português | ISCTE-IUL | 2021 | 2022 |
Sofia Fantasia Cabanita | Situações de Alegado Abuso Sexual na RAM: Perceções dos profissionais sobre os procedimentos de atuação | Português | ISCTE-IUL | 2021 | 2022 |
Margarida Sofia Lucas Nunes | "Vila Segura - The Game": Construção de um Jogo de Prevenção Primária do Abuso Sexual para Jovens entre os 12 e os 14 anos | Português | ISCTE-IUL | 2021 | 2021 |
Catarina Larisa Mendes | O abuso sexual na imprensa Portuguesa: sua caracterização a partir de uma amostra de notícias do jornal Correio da Manhã | Português | ISCTE-IUL | 2020 | 2020 |
Célia Cristina Mendonça Marreiros | Projeto Sala Aberta- Grupos Aprender Brincar Crescer, perceção de impactos e benefícios, sob o olhar de cuidadores e facilitadores | Português | ISCTE-IUL | 2020 | 2020 |
Patrícia de Almeida Antunes | Academia pessoas/PESSOAS: o impacto percebido nas competências socioemocionais e no desenvolvimento do self por parte dos participantes | Português | ISCTE-IUL | 2020 | 2020 |
Ana Carolina Bernardino Carneiro | Impactos da COVID-19 em jovens adultos: O papel moderador da satisfação com o suporte social na relação entre stress e comportamentos de risco | Português | ISCTE-IUL | 2020 | 2020 |
Ana Margarida Ferreira Fonseca | Estratégias de coping e saúde mental de estudantes universitários no contexto da pandemia provocada pela COVID-19 | Português | ISCTE-IUL | 2020 | 2020 |
Mab Aliucha dos Santos Marques | A origem importa? Avaliação de um potencial candidato por participantes de entidades signatárias e não signatárias da Carta portuguesa para a diversidade. | Português | ISCTE-IUL | 2019 | 2020 |
Verónica de Palhares Falcão Loppenberg Antunes | Videogame Play for Emotion (Dys)Regulation: Relação entre Tempo de Jogo, Géneros de Videojogos e Variáveis Emocionais numa Amostra de Jogadores Adultos | Português | ISCTE-IUL | 2019 | 2019 |
Maria Cunha Mendes Marques da Gama | Representações Sociais Sobre o Abuso Sexual no Contexto Desportivo | Português | ISCTE-IUL | 2019 | 2019 |
Adriana Marçal Duarte | "Direitos em Jogo" - Construção de um Jogo Didático sobre os Direitos da Criança | Português | ISCTE-IUL | 2019 | 2019 |
Maria Leonor Pinheiro Rego Gonçalves Carneiro | ?Picos e Avelã à descoberta da floresta do tesouro?: monitorização e análise compreensiva da sua implementação em contexto pré-escolar e de 1º ciclo | Português | ISCTE-IUL | 2017 | 2019 |
Inês Filipa Pimenta Costa | Impacto da Cultura organizacional sobre a diversidade nas Crenças pró-diversidade e o efeito moderador da Comunicação para a diversidade | Português | ISCTE-IUL | 2017 | 2018 |
Ana Rita Jesus Palma | Abandono Escolar em Contextos Sociais Desfavorecidos: Desenho de um Programa de Prevenção com base numa Avaliação de Necessidades | Português | ISCTE-IUL | 2018 | 2018 |
Cândida Raquel de Melo Parente | Reabertura de Processos de Promoção e Proteção de Crianças e Jovens em Risco: Análise de Perfis | Português | ISCTE-IUL | 2018 | 2018 |
Catarina Alexandra da Cruz de Castro | Depois do projeto-piloto: Análise compreensiva da implementação dos novos Playgroups for Inclusion/"Grupos aprender, Brincar, Crescer" | Português | ISCTE-IUL | 2017 | 2018 |
Maria Madalena Lameiras Campos Ferreira | Selo Protetor- Uma análise compreensiva com base nas candidaturas ao Selo (edição 2018) | Português | ISCTE-IUL | 2017 | 2018 |
Sara Domingues Gonçalves | A racionalidade (i)limitada em processos de tomada de decisão judicial: um estudo com Auditores de Justiça portugueses | Português | ISCTE-IUL | 2017 | 2018 |
Carolina Marçal Marreiros | Avaliação da qualidade da interação monitora-criança nos grupos Aprender, Brincar, Crescer | Português | ISCTE-IUL | 2016 | 2017 |
Diana Patrícia Carvalho Marcelino | Vamos Prevenir! As Aventuras do Búzio e da Coral - Avaliação do Impacto do Jogo de Prevenção do Abuso Sexual em Crianças dos 6 aos 10 anos de Idade | Português | ISCTE-IUL | 2016 | 2017 |
Ana Catarina Alves Lopes | "Picos e Avelã à descoberta da Floresta do Tesouro!" - Construção de um Programa de Prevenção Primária de Abuso Sexual para Crianças em idade pré-escolar | Português | ISCTE-IUL | 2016 | 2017 |
Mafalda Sofia Gomes Marques Visitação | what's next? Challenges from signing a Diversity Charter - a case study in a Portuguese organization | Inglês | ISCTE-IUL | 2016 | 2017 |
Angela Maria Paiva Neves Rodrigues | Audição da criança: Desenho, Implementação e Avaliação de uma Formação a Magistrados Portugueses | Português | ISCTE-IUL | 2015 | 2016 |
Marta Isabel Gonçalves Mendes | Playgroups for Inclusion: Avaliação da implementação dos Grupos Aprender, Brincar, Crescer na perspetiva dos cuidados do distrito de Lisboa | Português | ISCTE-IUL | 2015 | 2016 |
Joana Margarida Pereira Ferreira Lobo | O Projecto Grupos Aprender, Brincar, Crescer: Expectativas, avaliação e perceção das suprevisoras sobre a qualidade da sua implementação | Português | ISCTE-IUL | 2015 | 2016 |
Nelson Alexandre Guedes Valente | Treino de Competências Sociais e Emocionais para Pacientes com o Espetro da Esquizofrenia e de Outras Perturbações Psicóticas | Português | ISCTE-IUL | 2015 | 2016 |
Magda Helena Moita | Avaliação de Impacto do Jogo "Vamos Prevenir! As Aventuras do Búzio e da Coral" - Jogo de Prevenção Primária do Abuso Sexual para Crianças entre os 6 e os 10 anos | Português | ISCTE-IUL | 2015 | 2016 |
Débora Cristina Moreira Fazenda | Percepções e Representações de Bem-Estar Subjectivo em Crianças de uma amostra Portuguesa | Português | ISCTE-IUL | 2015 | 2016 |
Telma Isabel Lopes Grazina | Vamos Prevenir! As aventuras do Búzio e da Coral - Avaliação do Impacto em Crianças e respectivos Cuidadores | Português | ISCTE-IUL | 2015 | 2016 |
Isabela Borges Nerys | Atitudes e Percepções sobre a Violência Doméstica: Uma análise comparativa entre mulheres e homens portugueses e brasileiros a viver em Portugal | Português | ISCTE-IUL | 2014 | 2016 |
Irina Filipa Teixeira Chaves | "Eu estou aqui": Narrativas de imigrantes que vivem em situação irregular em Portugal. | Português | ISCTE-IUL | 2014 | 2016 |
Nicole Christine Alves Figueiredo | Vamos Prevenir! As Aventuras do Búzio e da Coral - Jogo de Prevenção Primária do Abuso Sexual para Crianças entre os 6 e os 10 ano | Português | ISCTE-IUL | 2014 | 2015 |
Mónica Andreia Leite Correia | "Imigrantes na cidade": contributos da identidade de lugar, do sentimento psicológico de comunidade e do território de residência para o bem- estar subjetivo | Português | ISCTE-IUL | 2014 | 2015 |
Raquel Alexandra Marques Gonçalves | Perceções de Bem-Estar em Crianças e Famílias: um olhar intra e inter geracional | Português | ISCTE-IUL | 2014 | 2015 |
Hélia Sofia de Faria Neves | Inventário Home Observation for Measurement of the Environment (HOME) para crianças dos zero aos cinco anos de famílias culturalmente diversas: uma análise crítica | Português | ISCTE-IUL | 2014 | 2015 |
Daniela Filipa Pereira Semanas | Quando jogar se torna um risco: a relação entre características parentais, atitudes dos pais e dos filhos em relação ao jogo, e comportamentos de jogo em adolescentes | Português | ISCTE-IUL | 2013 | 2014 |
Catarina Sofia da Silva Teixeira | Conceções sobre a parentalidade de pais e mães de origem Cabo-Verdiana a residir em Portugal | Português | ISCTE-IUL | 2012 | 2014 |
Olga Cristina Gonçalves Catanho | Fatores explicativos do insucesso escolar no ensino superior em alunos autóctones e de descendência não lusa | Português | ISCTE-IUL | 2013 | 2014 |
Joana Margarida Vinagre Baião | Serão as Crianças Felizes? O Papel da Etnia, Sexo e Ano Escolar no Bem-Estar Subjectivo em Crianças e Adolescentes | Português | ISCTE-IUL | 2013 | 2014 |
Mariana Valentim Galvão | Conceções sobre Parentalidade de Mães Guinienses a residir em Portugal: Um Estudo Qualitativo | Português | ISCTE-IUL | 2013 | 2014 |
Sara Morgado Veiga | Viver com a Perda Auditiva no Envelhecimento: O Impacto Psicossocial e o Papel do Apoio Social | Português | ISCTE-IUL | 2013 | 2014 |
Filipa Raquel Rebocho Valejo | Práticas e estilos parentais em mulheres vítimas e não vítimas de violência conjugal - o papel moderador do suporte social, do género e ordem de nascimento dos filhos | Português | ISCTE-IUL | 2012 | 2013 |
Ricarda Santos Aguinha | APTUS - Programa de Prevenção da Violência nas Redes de Intimidade Juvenil: da implementação à avaliação | Português | ISCTE-IUL | 2012 | 2013 |
Joana Ferraz Mendonça Teixeira | Estar Sem Abrigo em Lisboa: Características Psicossociais e Centros de Alojamento Temporário | Português | ISCTE-IUL | 2012 | 2013 |
Maria Manuela Pereira da Fonseca | Os Grupos de Artes Marciais de Timor-Leste: uma abordagem da Psicologia Social Comunitária | Português | ISCTE-IUL | 2012 | 2013 |
Carla Marisa Candeias Colaço | Efeitos da criatividade e da regulação emocional na redução do preconceito relativamente à comunidade cigana | Português | ISCTE-IUL | 2011 | 2013 |
Linda Maria Moniz Cabral | Regulação e reconhecimento de emoções e estratégias de coping: num estudo comparativo entre adolescentes acolhidos e não acolhidos | Português | ISCTE-IUL | 2011 | 2012 |
Teresa Maria Vieira de Brito e Sousa Reis | Qualidade de vida, apoio social e estado de saúde numa amostra de idosos: estudo comparativo entre idosos com e sem serviço domiciliário | Português | ISCTE-IUL | 2011 | 2012 |
Carla Alexandra Santos de Jesus Franco | Prematuridade, um começo diferente? Uma amostra com mães primiparas e multiparas | Português | ISCTE-IUL | 2011 | 2012 |
Carla Cristina de Jesus Magalhães Pinto | Práticas educativas parentais e a agressividade no adolescente: que relação? | Português | ISCTE-IUL | 2011 | 2012 |
Ana Cristina da Rocha Reis | ISCTE-IUL | 2010 | 2011 | ||
Natália Alves Rodrigues | ISCTE-IUL | 2010 | 2011 | ||
Sandra Elvira Costa de Sá Pereira | ISCTE-IUL | 2010 | 2011 | ||
Patrícia Alexandra Pereira Dâmaso | gfdcbvxvxc vxcxvcz | ISCTE-IUL | 2010 | 2011 |
Projetos Finais de Mestrado (2)
Terminadas (2)
Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Instituição | Ano de Início | Ano de Conclusão |
---|---|---|---|---|---|
Marta Rosa de Sousa | Academia Gulbenkian do Conhecimento AAJONG ? Intervir em Competências Sociais e Emocionais: Que Benefícios? | Português | ISCTE-IUL | 2020 | 2020 |
Maria Clara Cavalcanti Bezerra | Diversidade no trabalho em Portugal: uma análise qualitativa de iniciativas implementadas por organizações signatárias da carta para a diversidade | Inglês | ISCTE-IUL | 2018 | 2019 |