Ciência-IUL    Autores    Joana Alexandre    Ensino e Orientações
Atividades Letivas
Ano Letivo Semestre Nome da Unidade Curricular Curso(s) Coordenador
2022/2023 Psicologia Comunitária Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; Desenvolvimento Comunitário; Psicologia Social da Saúde; Não
2022/2023 Concepção e Avaliação de Projectos Desenvolvimento Comunitário; Sim
2022/2023 Avaliação e Intervenção com Crianças em Situação de Risco Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; Sim
2021/2022 Avaliação e Intervenção com Crianças em Situação de Risco Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; Sim
2020/2021 Avaliação e Intervenção com Crianças em Situação de Risco Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; Sim
2020/2021 Avaliação e Intervenção no Abuso Sexual Escola de Ciências Sociais e Humanas; Sim
2019/2020 Avaliação Psicológica da Criança e do Adulto Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; Sim
2019/2020 Legislação, Organização e Competências dos Serviços de Intervenção Social e com Crianças e Jovens em Risco e Perigo Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; Sim
2019/2020 Definição, Sinalização e Avaliação de Crianças em Situação de Mau Trato e Negligência Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; Sim
2019/2020 Avaliação e Intervenção com Crianças em Situação de Risco Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; Sim
2019/2020 Avaliação e Intervenção no Abuso Sexual Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; Sim
Orientações
Teses de Doutoramento (8)
Em curso (5)
Tipo de Orientação Nome do Estudante Título/Tópico Língua Estado Instituição Ano de Início
Orientadora Vanessa Sofia Ferreira de Carvalho Chamorro Russo Cerruti Examining longitudinal impacts for families and children participating in playgroups: the role of quality and dosage Inglês Em curso ISCTE-IUL --
Orientadora Vanessa Cerrutti Examining longitudinal impacts for families and children participating in playgroups: the role of quality and dosage Inglês Em curso Universidade de Coimbra (FPCE) --
Orientadora Elisabete Eugénia Pinto dos Santos Pessanha Rodrigues The relationship between psychology and law in juvenile justice decision making: the perspectives of judges and social technicians Inglês Em curso ISCTE-IUL --
Orientadora Elisabete Pessanha Rodrigues A relação entre a psicologia e o direito nas decisões judiciais no âmbito de processos tutelares educativos: perspetivas de magistrados e técnicos Português Em curso ISCTE-IUL --
Orientadora Sónia Luisa Varela Borges O bem-estar subjetivo das crianças da área metropolitana de Lisboa Português Em curso ISCTE-IUL --
Terminadas (3)
Tipo de Orientação Nome do Estudante Título/Tópico Língua Instituição Ano de Início Ano de Conclusão
Orientadora Rita Alexandra Rosa Antunes “O Mundo dos Intergaláticos” Português William James Center for Research, ISPA-Instituto Universitário 2019 2021
Orientadora Carla Marisa Candeias Colaço Playfulness da criança e cuidadores - instrumentos e preditores no contexto dos Grupos Aprender, Brincar, Crescer Português ISCTE-IUL -- 2020
Orientadora Filipa da Costa Calado Youth gambling: passion or addiction? A review of family and individual factors Inglês Nottingham Trent University 2015 2019
Dissertações de Mestrado (63)
Em curso (7)
Tipo de Orientação Nome do Estudante Título/Tópico Língua Estado Instituição Ano de Início
Orientadora Jessica Goulão Carvalho Audição de Crianças em Tribunal A importância de uma Justiça Amiga das Crianças no processo de audição Materiais facilitadores da audição Em curso ISCTE-IUL 2022
Orientadora Beatriz Lima Fonseca Burnout e Trauma Vicariante em profissionais da área da proteção de crianças e jovens em risco Em curso ISCTE-IUL 2022
Orientadora Francisca Maria Ventura dos Santos Ramires Araújo Adição sem substâncias e adolescência Em curso ISCTE-IUL 2022
Orientadora Lucia Janoková Percepção de estereótipos e discriminação que moradores de favelas no Brasil vivenciam em suas vidas e seu impacto sobre eles Em curso ISCTE-IUL 2022
Orientadora Beatriz Sofia Travassos Matilde Percepção das Crianças e Jovens sobre a audição em tribunal Em curso ISCTE-IUL 2022
Orientadora André Filipe Reis de Carvalho Parentalidade na adolescência na era pós confinamento Em curso ISCTE-IUL 2022
Orientadora Eliana de Lemos Rocha Gonçalves Academia Gulbenkian do conhecimento AI: Quais os impactos nas competências socioemocionais em crianças de situação de vulnerabilidade social? Em curso ISCTE-IUL 2020
Terminadas (56)
Tipo de Orientação Nome do Estudante Título/Tópico Língua Instituição Ano de Início Ano de Conclusão
Orientadora Maria Pereira de Carvalho Muñoz Cardoso Roteiro específico de Portugal para uma proteção eficaz nas políticas em matéria de desporto: Perceção de atletas e treinadores Português ISCTE-IUL 2021 2023
Orientadora Sofia Fantasia Cabanita Situações de Alegado Abuso Sexual na RAM: Perceções dos profissionais sobre os procedimentos de atuação Português ISCTE-IUL 2021 2022
Orientadora Inês Brito Nunes AViD: avaliação de necessidades para criação de uma APP para Prevenção de Violência no Desporto Português ISCTE-IUL 2021 2022
Orientadora Margarida Sofia Lucas Nunes "Vila Segura - The Game": Construção de um Jogo de Prevenção Primária do Abuso Sexual para Jovens entre os 12 e os 14 anos Português ISCTE-IUL 2020 2021
Orientadora Catarina Larisa Mendes O abuso sexual na imprensa Portuguesa: sua caracterização a partir de uma amostra de notícias do jornal Correio da Manhã Português ISCTE-IUL 2020 2020
Orientadora Célia Cristina Mendonça Marreiros Projeto Sala Aberta- Grupos Aprender Brincar Crescer, perceção de impactos e benefícios, sob o olhar de cuidadores e facilitadores Português ISCTE-IUL 2019 2020
Orientadora Patrícia de Almeida Antunes Academia pessoas/PESSOAS: o impacto percebido nas competências socioemocionais e no desenvolvimento do self por parte dos participantes Português ISCTE-IUL 2019 2020
Orientadora Ana Carolina Bernardino Carneiro Impactos da COVID-19 em jovens adultos: O papel moderador da satisfação com o suporte social na relação entre stress e comportamentos de risco Português ISCTE-IUL 2020 2020
Orientadora Ana Margarida Ferreira Fonseca Estratégias de coping e saúde mental de estudantes universitários no contexto da pandemia provocada pela COVID-19 Português ISCTE-IUL 2020 2020
Orientadora Mab Aliucha dos Santos Marques A origem importa? Avaliação de um potencial candidato por participantes de entidades signatárias e não signatárias da Carta portuguesa para a diversidade. Português ISCTE-IUL 2020 2020
Orientadora Verónica de Palhares Falcão Loppenberg Antunes Videogame Play for Emotion (Dys)Regulation: Relação entre Tempo de Jogo, Géneros de Videojogos e Variáveis Emocionais numa Amostra de Jogadores Adultos Português ISCTE-IUL 2019 2019
Orientadora Maria Cunha Mendes Marques da Gama Representações Sociais Sobre o Abuso Sexual no Contexto Desportivo Português ISCTE-IUL 2019 2019
Orientadora Maria Leonor Pinheiro Rego Gonçalves Carneiro ?Picos e Avelã à descoberta da floresta do tesouro?: monitorização e análise compreensiva da sua implementação em contexto pré-escolar e de 1º ciclo Português ISCTE-IUL 2019 2019
Co-Orientadora Adriana Marçal Duarte "Direitos em Jogo" - Construção de um Jogo Didático sobre os Direitos da Criança Português ISCTE-IUL 2019 2019
Orientadora Inês Filipa Pimenta Costa Impacto da Cultura organizacional sobre a diversidade nas Crenças pró-diversidade e o efeito moderador da Comunicação para a diversidade Português ISCTE-IUL 2017 2018
Orientadora Ana Rita Jesus Palma Abandono Escolar em Contextos Sociais Desfavorecidos: Desenho de um Programa de Prevenção com base numa Avaliação de Necessidades Português ISCTE-IUL 2015 2018
Orientadora Maria Madalena Lameiras Campos Ferreira Selo Protetor- Uma análise compreensiva com base nas candidaturas ao Selo (edição 2018) Português ISCTE-IUL 2017 2018
Orientadora Cândida Raquel de Melo Parente Reabertura de Processos de Promoção e Proteção de Crianças e Jovens em Risco: Análise de Perfis Português ISCTE-IUL 2017 2018
Orientadora Sara Domingues Gonçalves A racionalidade (i)limitada em processos de tomada de decisão judicial: um estudo com Auditores de Justiça portugueses Português ISCTE-IUL 2017 2018
Orientadora Catarina Alexandra da Cruz de Castro Depois do projeto-piloto: Análise compreensiva da implementação dos novos Playgroups for Inclusion/"Grupos aprender, Brincar, Crescer" Português ISCTE-IUL 2017 2018
Orientadora Carolina Marçal Marreiros Avaliação da qualidade da interação monitora-criança nos grupos Aprender, Brincar, Crescer Português ISCTE-IUL 2016 2017
Orientadora Diana Patrícia Carvalho Marcelino Vamos Prevenir! As Aventuras do Búzio e da Coral - Avaliação do Impacto do Jogo de Prevenção do Abuso Sexual em Crianças dos 6 aos 10 anos de Idade Português ISCTE-IUL 2016 2017
Orientadora Ana Catarina Alves Lopes "Picos e Avelã à descoberta da Floresta do Tesouro!" - Construção de um Programa de Prevenção Primária de Abuso Sexual para Crianças em idade pré-escolar Português ISCTE-IUL 2016 2017
Orientadora Mafalda Sofia Gomes Marques Visitação what's next? Challenges from signing a Diversity Charter - a case study in a Portuguese organization Inglês ISCTE-IUL 2016 2017
Orientadora Angela Maria Paiva Neves Rodrigues Audição da criança: Desenho, Implementação e Avaliação de uma Formação a Magistrados Portugueses Português ISCTE-IUL 2015 2016
Orientadora Marta Isabel Gonçalves Mendes Playgroups for Inclusion: Avaliação da implementação dos Grupos Aprender, Brincar, Crescer na perspetiva dos cuidados do distrito de Lisboa Português ISCTE-IUL 2015 2016
Orientadora Joana Margarida Pereira Ferreira Lobo O Projecto Grupos Aprender, Brincar, Crescer: Expectativas, avaliação e perceção das suprevisoras sobre a qualidade da sua implementação Português ISCTE-IUL 2015 2016
Co-Orientadora Nelson Alexandre Guedes Valente Treino de Competências Sociais e Emocionais para Pacientes com o Espetro da Esquizofrenia e de Outras Perturbações Psicóticas Português ISCTE-IUL 2015 2016
Orientadora Débora Cristina Moreira Fazenda Percepções e Representações de Bem-Estar Subjectivo em Crianças de uma amostra Portuguesa Português ISCTE-IUL 2015 2016
Orientadora Telma Isabel Lopes Grazina Vamos Prevenir! As aventuras do Búzio e da Coral - Avaliação do Impacto em Crianças e respectivos Cuidadores Português ISCTE-IUL 2015 2016
Orientadora Magda Helena Moita Avaliação de Impacto do Jogo "Vamos Prevenir! As Aventuras do Búzio e da Coral" - Jogo de Prevenção Primária do Abuso Sexual para Crianças entre os 6 e os 10 anos Português ISCTE-IUL 2015 2016
Orientadora Isabela Borges Nerys Atitudes e Percepções sobre a Violência Doméstica: Uma análise comparativa entre mulheres e homens portugueses e brasileiros a viver em Portugal Português ISCTE-IUL 2014 2016
Orientadora Irina Filipa Teixeira Chaves "Eu estou aqui": Narrativas de imigrantes que vivem em situação irregular em Portugal. Português ISCTE-IUL 2014 2016
Orientadora Nicole Christine Alves Figueiredo Vamos Prevenir! As Aventuras do Búzio e da Coral - Jogo de Prevenção Primária do Abuso Sexual para Crianças entre os 6 e os 10 ano Português ISCTE-IUL 2014 2015
Orientadora Raquel Alexandra Marques Gonçalves Perceções de Bem-Estar em Crianças e Famílias: um olhar intra e inter geracional Português ISCTE-IUL 2014 2015
Orientadora Mónica Andreia Leite Correia "Imigrantes na cidade": contributos da identidade de lugar, do sentimento psicológico de comunidade e do território de residência para o bem- estar subjetivo Português ISCTE-IUL 2014 2015
Orientadora Hélia Sofia de Faria Neves Inventário Home Observation for Measurement of the Environment (HOME) para crianças dos zero aos cinco anos de famílias culturalmente diversas: uma análise crítica Português ISCTE-IUL 2014 2015
Orientadora Daniela Filipa Pereira Semanas Quando jogar se torna um risco: a relação entre características parentais, atitudes dos pais e dos filhos em relação ao jogo, e comportamentos de jogo em adolescentes Português ISCTE-IUL 2013 2014
Orientadora Catarina Sofia da Silva Teixeira Conceções sobre a parentalidade de pais e mães de origem Cabo-Verdiana a residir em Portugal Português ISCTE-IUL 2012 2014
Orientadora Olga Cristina Gonçalves Catanho Fatores explicativos do insucesso escolar no ensino superior em alunos autóctones e de descendência não lusa Português ISCTE-IUL 2013 2014
Orientadora Joana Margarida Vinagre Baião Serão as Crianças Felizes? O Papel da Etnia, Sexo e Ano Escolar no Bem-Estar Subjectivo em Crianças e Adolescentes Português ISCTE-IUL 2013 2014
Orientadora Mariana Valentim Galvão Conceções sobre Parentalidade de Mães Guinienses a residir em Portugal: Um Estudo Qualitativo Português ISCTE-IUL 2013 2014
Orientadora Sara Morgado Veiga Viver com a Perda Auditiva no Envelhecimento: O Impacto Psicossocial e o Papel do Apoio Social Português ISCTE-IUL 2013 2014
Orientadora Filipa Raquel Rebocho Valejo Práticas e estilos parentais em mulheres vítimas e não vítimas de violência conjugal - o papel moderador do suporte social, do género e ordem de nascimento dos filhos Português ISCTE-IUL 2012 2013
Orientadora Ricarda Santos Aguinha APTUS - Programa de Prevenção da Violência nas Redes de Intimidade Juvenil: da implementação à avaliação Português ISCTE-IUL 2012 2013
Orientadora Joana Ferraz Mendonça Teixeira Estar Sem Abrigo em Lisboa: Características Psicossociais e Centros de Alojamento Temporário Português ISCTE-IUL 2012 2013
Orientadora Maria Manuela Pereira da Fonseca Os Grupos de Artes Marciais de Timor-Leste: uma abordagem da Psicologia Social Comunitária Português ISCTE-IUL 2011 2013
Orientadora Carla Marisa Candeias Colaço Efeitos da criatividade e da regulação emocional na redução do preconceito relativamente à comunidade cigana Português ISCTE-IUL 2012 2013
Orientadora Linda Maria Moniz Cabral Regulação e reconhecimento de emoções e estratégias de coping: num estudo comparativo entre adolescentes acolhidos e não acolhidos Português ISCTE-IUL 2012 2012
Orientadora Teresa Maria Vieira de Brito e Sousa Reis Qualidade de vida, apoio social e estado de saúde numa amostra de idosos: estudo comparativo entre idosos com e sem serviço domiciliário Português ISCTE-IUL 2011 2012
Orientadora Carla Alexandra Santos de Jesus Franco Prematuridade, um começo diferente? Uma amostra com mães primiparas e multiparas Português ISCTE-IUL 2011 2012
Orientadora Carla Cristina de Jesus Magalhães Pinto Práticas educativas parentais e a agressividade no adolescente: que relação? Português ISCTE-IUL 2011 2012
Orientadora Ana Cristina da Rocha Reis ISCTE-IUL 2010 2011
Orientadora Natália Alves Rodrigues ISCTE-IUL 2010 2011
Orientadora Sandra Elvira Costa de Sá Pereira ISCTE-IUL 2010 2011
Orientadora Patrícia Alexandra Pereira Dâmaso gfdcbvxvxc vxcxvcz ISCTE-IUL 2010 2011
Projetos Finais de Mestrado (2)
Terminadas (2)
Tipo de Orientação Nome do Estudante Título/Tópico Língua Instituição Ano de Início Ano de Conclusão
Orientadora Marta Rosa de Sousa Academia Gulbenkian do Conhecimento AAJONG ? Intervir em Competências Sociais e Emocionais: Que Benefícios? Português ISCTE-IUL 2020 2020
Orientadora Maria Clara Cavalcanti Bezerra Diversidade no trabalho em Portugal: uma análise qualitativa de iniciativas implementadas por organizações signatárias da carta para a diversidade Inglês ISCTE-IUL 2019 2019