Atividades Letivas
Ano Letivo Semestre Nome da Unidade Curricular Curso(s) Coordenador
2024/2025 Introdução à Avaliação Psicológica Forense Curso Institucional em Escola de Ciências Sociais e Humanas; Sim
2024/2025 Avaliação Psicológica Licenciatura em Psicologia; Sim
2024/2025 Avaliação e Intervenção com Crianças em Situação de Risco Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; Curso de Pós Graduação em Intervenção Comunitária e Protecção de Menores; Sim
2024/2025 Estágio em Psicologia Comunitária Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; Sim
2024/2025 Dissertação em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; Sim
2024/2025 Tese em Psicologia Doutoramento em Psicologia; Doutoramento em Psicologia Social de Lisboa; Não
2023/2024 Avaliação e Intervenção em Famílias de Risco Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; Curso de Pós Graduação em Intervenção Comunitária e Protecção de Menores; Sim
2022/2023 Avaliação e Intervenção com Crianças em Situação de Risco Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; Curso de Pós Graduação em Intervenção Comunitária e Protecção de Menores; Sim
2022/2023 Psicologia Comunitária Mestrado em Psicologia Social da Saúde; Curso de Pós Graduação em Desenvolvimento Comunitário; Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; Curso de Pós Graduação em Intervenção Comunitária e Protecção de Menores; Não
2022/2023 Concepção e Avaliação de Projectos Seminário de Especialização em Conceção e Avaliação de Projetos; Mestrado em Psicologia Social e das Organizações; Curso de Pós Graduação em Desenvolvimento Comunitário; Sim
2021/2022 Avaliação e Intervenção com Crianças em Situação de Risco Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; Curso de Pós Graduação em Intervenção Comunitária e Protecção de Menores; Sim
2020/2021 Avaliação e Intervenção com Crianças em Situação de Risco Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; Curso de Pós Graduação em Intervenção Comunitária e Protecção de Menores; Sim
2020/2021 Avaliação e Intervenção no Abuso Sexual de Menores Curso de Pós Graduação em Intervenção Comunitária e Protecção de Menores; Sim
2019/2020 Avaliação e Intervenção com Crianças em Situação de Risco Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; Curso de Pós Graduação em Intervenção Comunitária e Protecção de Menores; Sim
2019/2020 Avaliação e Intervenção no Abuso Sexual de Menores Curso de Pós Graduação em Intervenção Comunitária e Protecção de Menores; Sim
2019/2020 Avaliação Psicológica da Criança e do Adulto Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; Sim
2019/2020 Legislação, Organização e Competências dos Serviços de Intervenção Social e com Crianças e Jovens em Risco e Perigo Curso Institucional em Escola de Ciências Sociais e Humanas; Sim
2019/2020 Definição, Sinalização e Avaliação de Crianças em Situação de Mau Trato e Negligência Curso Institucional em Escola de Ciências Sociais e Humanas; Curso de Pós Graduação em Intervenção Comunitária e Protecção de Menores; Sim
Orientações
Teses de Doutoramento (8)
Em curso (4)
Nome do Estudante Título/Tópico Língua Estado Instituição Ano de Início
Elisabete Eugénia Pinto dos Santos Pessanha Rodrigues The relationship between psychology and law in juvenile justice decision making: the perspectives of judges and social technicians Inglês Em curso ISCTE-IUL --
Vanessa Cerrutti Examining longitudinal impacts for families and children participating in playgroups: the role of quality and dosage Inglês Em curso Universidade de Coimbra (FPCE) --
Sónia Luisa Varela Borges O bem-estar subjetivo das crianças da área metropolitana de Lisboa Português Em curso ISCTE-IUL --
Elisabete Pessanha Rodrigues A relação entre a psicologia e o direito nas decisões judiciais no âmbito de processos tutelares educativos: perspetivas de magistrados e técnicos Português Em curso ISCTE-IUL --
Terminadas (4)
Nome do Estudante Título/Tópico Língua Instituição Ano de Início Ano de Conclusão
Vanessa Sofia Ferreira de Carvalho Chamorro Russo Cerruti The Impact of playgroups for children and families: the role of dosage, quality and long-term effects Inglês ISCTE-IUL 2017 2023
Rita Alexandra Rosa Antunes “O Mundo dos Intergaláticos” Português William James Center for Research, ISPA-Instituto Universitário 2019 2021
Carla Marisa Candeias Colaço Playfulness da criança e cuidadores - instrumentos e preditores no contexto dos Grupos Aprender, Brincar, Crescer Português ISCTE-IUL 2015 2020
Filipa da Costa Calado Youth gambling: passion or addiction? A review of family and individual factors Inglês Nottingham Trent University 2015 2019
Dissertações de Mestrado (60)
Terminadas (60)
Nome do Estudante Título/Tópico Língua Instituição Ano de Início Ano de Conclusão
Ana Patrícia Moreira Ayres Impacto percebido de um projeto artístico e de empreendedorismo social em jovens adultos privados de liberdade Português ISCTE-IUL 2023 2023
Beatriz Lima Fonseca A importância de cuidar de quem cuida: influência dos Fatores de Risco Psicossociais na Qualidade de Vida Profissional em profissionais das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens Português ISCTE-IUL 2022 2023
Lucia Janoková Identidade coletiva nas favelas Rocinha e Maré e o uso de narrativas e jornais comunitários em sua construção: percepções de escritores e jornalistas comunitários Inglês ISCTE-IUL 2023 2023
Francisca Maria Ventura dos Santos Ramires Araújo O programa de prevenção "Eu e os Outros": avaliação do impacto e indicadores de comportamentos futuros mais seguros Inglês ISCTE-IUL 2023 2023
Maria Pereira de Carvalho Muñoz Cardoso Roteiro específico de Portugal para uma proteção eficaz nas políticas em matéria de desporto: Perceção de atletas e treinadores Português ISCTE-IUL 2021 2023
Sofia Fantasia Cabanita Situações de Alegado Abuso Sexual na RAM: Perceções dos profissionais sobre os procedimentos de atuação Português ISCTE-IUL 2021 2022
Inês Brito Nunes AViD: avaliação de necessidades para criação de uma APP para Prevenção de Violência no Desporto Português ISCTE-IUL 2021 2022
Margarida Sofia Lucas Nunes "Vila Segura - The Game": Construção de um Jogo de Prevenção Primária do Abuso Sexual para Jovens entre os 12 e os 14 anos Português ISCTE-IUL 2020 2021
Catarina Larisa Mendes O abuso sexual na imprensa Portuguesa: sua caracterização a partir de uma amostra de notícias do jornal Correio da Manhã Português ISCTE-IUL 2020 2020
Célia Cristina Mendonça Marreiros Projeto Sala Aberta- Grupos Aprender Brincar Crescer, perceção de impactos e benefícios, sob o olhar de cuidadores e facilitadores Português ISCTE-IUL 2019 2020
Patrícia de Almeida Antunes Academia pessoas/PESSOAS: o impacto percebido nas competências socioemocionais e no desenvolvimento do self por parte dos participantes Português ISCTE-IUL 2019 2020
Ana Carolina Bernardino Carneiro Impactos da COVID-19 em jovens adultos: O papel moderador da satisfação com o suporte social na relação entre stress e comportamentos de risco Português ISCTE-IUL 2020 2020
Ana Margarida Ferreira Fonseca Estratégias de coping e saúde mental de estudantes universitários no contexto da pandemia provocada pela COVID-19 Português ISCTE-IUL 2020 2020
Mab Aliucha dos Santos Marques A origem importa? Avaliação de um potencial candidato por participantes de entidades signatárias e não signatárias da Carta portuguesa para a diversidade. Português ISCTE-IUL 2020 2020
Verónica de Palhares Falcão Loppenberg Antunes Videogame Play for Emotion (Dys)Regulation: Relação entre Tempo de Jogo, Géneros de Videojogos e Variáveis Emocionais numa Amostra de Jogadores Adultos Português ISCTE-IUL 2019 2019
Maria Cunha Mendes Marques da Gama Representações Sociais Sobre o Abuso Sexual no Contexto Desportivo Português ISCTE-IUL 2019 2019
Adriana Marçal Duarte "Direitos em Jogo" - Construção de um Jogo Didático sobre os Direitos da Criança Português ISCTE-IUL 2019 2019
Maria Leonor Pinheiro Rego Gonçalves Carneiro ?Picos e Avelã à descoberta da floresta do tesouro?: monitorização e análise compreensiva da sua implementação em contexto pré-escolar e de 1º ciclo Português ISCTE-IUL 2019 2019
Inês Filipa Pimenta Costa Impacto da Cultura organizacional sobre a diversidade nas Crenças pró-diversidade e o efeito moderador da Comunicação para a diversidade Português ISCTE-IUL 2017 2018
Ana Rita Jesus Palma Abandono Escolar em Contextos Sociais Desfavorecidos: Desenho de um Programa de Prevenção com base numa Avaliação de Necessidades Português ISCTE-IUL 2015 2018
Sara Domingues Gonçalves A racionalidade (i)limitada em processos de tomada de decisão judicial: um estudo com Auditores de Justiça portugueses Português ISCTE-IUL 2017 2018
Catarina Alexandra da Cruz de Castro Depois do projeto-piloto: Análise compreensiva da implementação dos novos Playgroups for Inclusion/"Grupos aprender, Brincar, Crescer" Português ISCTE-IUL 2017 2018
Maria Madalena Lameiras Campos Ferreira Selo Protetor- Uma análise compreensiva com base nas candidaturas ao Selo (edição 2018) Português ISCTE-IUL 2017 2018
Cândida Raquel de Melo Parente Reabertura de Processos de Promoção e Proteção de Crianças e Jovens em Risco: Análise de Perfis Português ISCTE-IUL 2017 2018
Carolina Marçal Marreiros Avaliação da qualidade da interação monitora-criança nos grupos Aprender, Brincar, Crescer Português ISCTE-IUL 2016 2017
Diana Patrícia Carvalho Marcelino Vamos Prevenir! As Aventuras do Búzio e da Coral - Avaliação do Impacto do Jogo de Prevenção do Abuso Sexual em Crianças dos 6 aos 10 anos de Idade Português ISCTE-IUL 2016 2017
Ana Catarina Alves Lopes "Picos e Avelã à descoberta da Floresta do Tesouro!" - Construção de um Programa de Prevenção Primária de Abuso Sexual para Crianças em idade pré-escolar Português ISCTE-IUL 2016 2017
Mafalda Sofia Gomes Marques Visitação what's next? Challenges from signing a Diversity Charter - a case study in a Portuguese organization Inglês ISCTE-IUL 2016 2017
Angela Maria Paiva Neves Rodrigues Audição da criança: Desenho, Implementação e Avaliação de uma Formação a Magistrados Portugueses Português ISCTE-IUL 2015 2016
Marta Isabel Gonçalves Mendes Playgroups for Inclusion: Avaliação da implementação dos Grupos Aprender, Brincar, Crescer na perspetiva dos cuidados do distrito de Lisboa Português ISCTE-IUL 2015 2016
Joana Margarida Pereira Ferreira Lobo O Projecto Grupos Aprender, Brincar, Crescer: Expectativas, avaliação e perceção das suprevisoras sobre a qualidade da sua implementação Português ISCTE-IUL 2015 2016
Nelson Alexandre Guedes Valente Treino de Competências Sociais e Emocionais para Pacientes com o Espetro da Esquizofrenia e de Outras Perturbações Psicóticas Português ISCTE-IUL 2015 2016
Telma Isabel Lopes Grazina Vamos Prevenir! As aventuras do Búzio e da Coral - Avaliação do Impacto em Crianças e respectivos Cuidadores Português ISCTE-IUL 2015 2016
Magda Helena Moita Avaliação de Impacto do Jogo "Vamos Prevenir! As Aventuras do Búzio e da Coral" - Jogo de Prevenção Primária do Abuso Sexual para Crianças entre os 6 e os 10 anos Português ISCTE-IUL 2015 2016
Débora Cristina Moreira Fazenda Percepções e Representações de Bem-Estar Subjectivo em Crianças de uma amostra Portuguesa Português ISCTE-IUL 2015 2016
Isabela Borges Nerys Atitudes e Percepções sobre a Violência Doméstica: Uma análise comparativa entre mulheres e homens portugueses e brasileiros a viver em Portugal Português ISCTE-IUL 2014 2016
Irina Filipa Teixeira Chaves "Eu estou aqui": Narrativas de imigrantes que vivem em situação irregular em Portugal. Português ISCTE-IUL 2014 2016
Nicole Christine Alves Figueiredo Vamos Prevenir! As Aventuras do Búzio e da Coral - Jogo de Prevenção Primária do Abuso Sexual para Crianças entre os 6 e os 10 ano Português ISCTE-IUL 2014 2015
Raquel Alexandra Marques Gonçalves Perceções de Bem-Estar em Crianças e Famílias: um olhar intra e inter geracional Português ISCTE-IUL 2014 2015
Mónica Andreia Leite Correia "Imigrantes na cidade": contributos da identidade de lugar, do sentimento psicológico de comunidade e do território de residência para o bem- estar subjetivo Português ISCTE-IUL 2014 2015
Hélia Sofia de Faria Neves Inventário Home Observation for Measurement of the Environment (HOME) para crianças dos zero aos cinco anos de famílias culturalmente diversas: uma análise crítica Português ISCTE-IUL 2014 2015
Daniela Filipa Pereira Semanas Quando jogar se torna um risco: a relação entre características parentais, atitudes dos pais e dos filhos em relação ao jogo, e comportamentos de jogo em adolescentes Português ISCTE-IUL 2013 2014
Catarina Sofia da Silva Teixeira Conceções sobre a parentalidade de pais e mães de origem Cabo-Verdiana a residir em Portugal Português ISCTE-IUL 2012 2014
Olga Cristina Gonçalves Catanho Fatores explicativos do insucesso escolar no ensino superior em alunos autóctones e de descendência não lusa Português ISCTE-IUL 2013 2014
Joana Margarida Vinagre Baião Serão as Crianças Felizes? O Papel da Etnia, Sexo e Ano Escolar no Bem-Estar Subjectivo em Crianças e Adolescentes Português ISCTE-IUL 2013 2014
Mariana Valentim Galvão Conceções sobre Parentalidade de Mães Guinienses a residir em Portugal: Um Estudo Qualitativo Português ISCTE-IUL 2013 2014
Sara Morgado Veiga Viver com a Perda Auditiva no Envelhecimento: O Impacto Psicossocial e o Papel do Apoio Social Português ISCTE-IUL 2013 2014
Filipa Raquel Rebocho Valejo Práticas e estilos parentais em mulheres vítimas e não vítimas de violência conjugal - o papel moderador do suporte social, do género e ordem de nascimento dos filhos Português ISCTE-IUL 2012 2013
Ricarda Santos Aguinha APTUS - Programa de Prevenção da Violência nas Redes de Intimidade Juvenil: da implementação à avaliação Português ISCTE-IUL 2012 2013
Joana Ferraz Mendonça Teixeira Estar Sem Abrigo em Lisboa: Características Psicossociais e Centros de Alojamento Temporário Português ISCTE-IUL 2012 2013
Maria Manuela Pereira da Fonseca Os Grupos de Artes Marciais de Timor-Leste: uma abordagem da Psicologia Social Comunitária Português ISCTE-IUL 2011 2013
Carla Marisa Candeias Colaço Efeitos da criatividade e da regulação emocional na redução do preconceito relativamente à comunidade cigana Português ISCTE-IUL 2012 2013
Linda Maria Moniz Cabral Regulação e reconhecimento de emoções e estratégias de coping: num estudo comparativo entre adolescentes acolhidos e não acolhidos Português ISCTE-IUL 2012 2012
Teresa Maria Vieira de Brito e Sousa Reis Qualidade de vida, apoio social e estado de saúde numa amostra de idosos: estudo comparativo entre idosos com e sem serviço domiciliário Português ISCTE-IUL 2011 2012
Carla Alexandra Santos de Jesus Franco Prematuridade, um começo diferente? Uma amostra com mães primiparas e multiparas Português ISCTE-IUL 2011 2012
Carla Cristina de Jesus Magalhães Pinto Práticas educativas parentais e a agressividade no adolescente: que relação? Português ISCTE-IUL 2011 2012
Ana Cristina da Rocha Reis ISCTE-IUL 2010 2011
Natália Alves Rodrigues ISCTE-IUL 2010 2011
Sandra Elvira Costa de Sá Pereira ISCTE-IUL 2010 2011
Patrícia Alexandra Pereira Dâmaso gfdcbvxvxc vxcxvcz ISCTE-IUL 2010 2011
Projetos Finais de Mestrado (2)
Terminadas (2)
Nome do Estudante Título/Tópico Língua Instituição Ano de Início Ano de Conclusão
Marta Rosa de Sousa Academia Gulbenkian do Conhecimento AAJONG ? Intervir em Competências Sociais e Emocionais: Que Benefícios? Português ISCTE-IUL 2020 2020
Maria Clara Cavalcanti Bezerra Diversidade no trabalho em Portugal: uma análise qualitativa de iniciativas implementadas por organizações signatárias da carta para a diversidade Inglês ISCTE-IUL 2019 2019