Ciência-IUL    Autores    Vieira, Jorge    Currículo
Resumo CV

Jorge Vieira é Professor Auxiliar Convidado do Departamento de Sociologia da Escola de Sociologia e Políticas Públicas do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa.

Ensina e orienta alunos nos programas de mestrado de Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação; Empreendedorismo e Estudos da Cultura, bem como na Licenciatura em Sociologia e Doutoramento em Ciências da Comunicação e Doutoramento FCT em Estudos de Comunicação: Tecnologia, Cultura e Sociedade.

É doutorado em Sociologia e mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação do ISCTE-IUL onde também se licenciou em Sociologia.

Para além da docência desenvolve investigação no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia - CIES-IUL e no OberCom - Observatório da Comunicação. Já colaborou como investigador em projetos de pesquisa do Instituto de Ciências Sociais Universidade de Lisboa (ICS-UL). Participou no programa europeu de Erasmus na Universidade de Warwick, e desenvolveu uma Short Term Scientific Mission na London School of Economics - LSE.

As principais áreas de interesses são os media, comunicação e cultura especialmente os novos media, música, pirataria digital em rede, públicos de cultura, audiências e utilizadores de media, cultura participativa, fandom e street art juntamente com métodos de pesquisa social.

Recebeu o "Prémio Paquete de Oliveira - Prémio Nacional de Excelência para Teses de Doutoramento em Universidades Portuguesas" em 2017.

Qualificações Académicas
Universidade/Instituição Tipo Curso Período
ISCTE-IUL
Doutoramento Doutoramento em Sociologia 2015
ISCTE-IUL
Mestrado Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias de Informação 2008
ISCTE-IUL
Licenciatura Licenciatura em Sociologia (Pré-Bolonha) 2004
Áreas de Investigação
Sociologia
Media e Comunicação
Arte e Cultura
Métodos de Pesquisa Social
Pirataria Digital
Música