Ciência-IUL    Autores    Jorge Vieira    Ensino e Orientações
Atividades Letivas
Ano Letivo Semestre Nome da Unidade Curricular Curso(s) Coordenador
2019/2020 Teorias em Média e Comunicação Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação; Não
2019/2020 Globalização, Arte e Cultura Empreendedorismo e Estudos da Cultura; Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação; Estudos e Gestão da Cultura; Sim
2019/2020 Culturas Digitais, Fãs e Web 2.0 Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação; Sim
2019/2020 Narrativas Digitais e Entretenimento Transmedia Empreendedorismo e Estudos da Cultura; Gestão de Novos Media; Estudos e Gestão da Cultura; Sim
2019/2020 Cultura e Industrias Criativas Estudos de Internet; Sim
2019/2020 Assessoria de Imprensa Assessoria de Comunicação e Política; Sim
2019/2020 Desenho da Pesquisa Ciências do Trabalho e Relações Laborais; Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação; Educação e Sociedade; Sociologia; Ciência Política; Políticas Públicas; Estudos Internacionais; Serviço Social; Administração Escolar; Estudos Africanos; Empreendedorismo e Estudos da Cultura; Gestão de Novos Media; Estudos e Gestão da Cultura; Não
2019/2020 Investigação em Ciências da Comunicação Ciências da Comunicação; Sim
2019/2020 Narrativas Digitais e Entretenimento Estudos de Internet; Sim
2019/2020 Sociologia dos Média Sociologia; Sociologia (PL); Sim
Orientações
Teses de Doutoramento (4)
Em curso (4)
Tipo de Orientação Nome do Estudante Título/Tópico Língua Estado Instituição Ano de Início
Orientador Ruben Martins A produção independente de podcasts em Portugal Português Em curso ISCTE-IUL --
Orientador Ana Rute Correia Community Radio Stations Sustainability Model: an Open Source Solution Inglês Em curso ISCTE-IUL --
Orientador Rita Sepúlveda Online Dating Português Em curso ISCTE-IUL --
Co-Orientador Ana Figueiredo A Indústria Fonográfica em Portugal Português Em curso ISCTE-IUL --
Dissertações de Mestrado (54)
Em curso (16)
Tipo de Orientação Nome do Estudante Título/Tópico Língua Estado Instituição Ano de Início
Orientador Patrícia Alexandra da Silva Lopes Um Estudo de Caso sobre a Presença da Marca Cristina nos Media Em curso ISCTE-IUL 2019
Orientador Elena Buzila Colaboração entre os media musicais e as marcas Em curso ISCTE-IUL 2019
Orientador Marta Carina Barata de Carvalho Do tradicional para o digital. A comunicação online em marcas portuguesas de outros tempos. Em curso ISCTE-IUL 2019
Orientador Jânia Maria Ramos Pardal Tinder: Uma análise sobre online dating entre jovens adultos em Lisboa Em curso ISCTE-IUL 2019
Orientador Raquel Filipa de Matos Résio O envolvimento dos influencers no crescimento das marcas Em curso ISCTE-IUL 2019
Orientador Mariana Salvado Lima Gonçalves Lopes Estratégias comunicacionais dos artistas de Street Art portugueses no Instagram Em curso ISCTE-IUL 2019
Co-Orientador Mariana Martins Pedrosa Gomes Os museus e as redes sociais: o Instagram. Nesta dissertação pretende-se identificar as condições necessárias para que a comunicação digital, nos museus, seja eficaz, sendo a dissertação através do estudo das formas como gerem a vertente digital da comunicação museológica. Em curso ISCTE-IUL 2019
Orientador Tatjana Tavares de Almeida Estratégia de comunicação de 'green marketing' nos social media Em curso ISCTE-IUL 2019
Orientador Mariana Dantas Soares Estratégias de promoção em Social Media Em curso ISCTE-IUL 2019
Orientador Ana Rita Ramalhete Guimarães Duarte Leitura e Internet: o uso das Redes Sociais Online pelos leitores. Em curso ISCTE-IUL 2019
Orientador Ignacio Ahijado Aparicio Criando Conhecimento Coletivo: Protótipo de um Podcast Comunitário (Provisório) Em curso ISCTE-IUL 2019
Orientador Ana Rita da Silva Costa Hábitos de leitura na Era digital Em curso ISCTE-IUL 2019
Co-Orientador João Marçal Lotra A era dos "podcasts". O apoio financeiro direto dos fãs a projetos digitais. Um estudo de caso: Patreon Em curso ISCTE-IUL 2019
Orientador Ana Filipa Serra Branco Os Novos Media na Reinvenção da Rádio Em curso ISCTE-IUL 2019
Orientador Petra Luísa Marques Teixeira "Influenciador do mercado dos novos média" Em curso ISCTE-IUL 2019
Co-Orientador Francisca Montarroio Farinha Dutschke Qual o Nível de Adesão e Engagement à Campanha do Sport Lisboa e Benfica: "A Tatuagem é Temporária mas o seu Efeito pode ser Permanente"? Em curso ISCTE-IUL --
Terminadas (38)
Tipo de Orientação Nome do Estudante Título/Tópico Língua Instituição Ano de Início Ano de Conclusão
Co-Orientador Inês Filipa Moreira de Almeida O PAPEL DAS REDES SOCIAIS E DOS INFLUENCIADORES DIGITAIS NAS ESTRATE?GIAS DE COMUNICAC?A?O DAS MARCAS EM PORTUGAL - ESTUDO DE CASO Português ISCTE-IUL 2018 2019
Co-Orientador Ana Rita Fonseca Duarte A influência das tecnologias de Informação nas formas de representação da cidade através do Instagram. Análise de Conteúdo do Instagram Visit Lisboa. Português ISCTE-IUL 2018 2019
Orientador Liliana Anastácio Vaz Estratégias de comunicação organizacional - Estudo de caso da Culturgest - Fundação Caixa Geral de Depósitos Português ISCTE-IUL 2018 2019
Orientador Jonas Almeida Braga Amarante Midas Filmes e a Distribuição de Cinema Independente em Portugal ? Estudo de Caso Português ISCTE-IUL 2018 2019
Co-Orientador Rafael Correia de Oliveira Graça Os públicos do Festival de Teatro Deniz-Jacinto Português ISCTE-IUL 2018 2019
Orientador Cláudio Alexandre Viana Guerreiro Fandom no Festival Eurovisão da Canção: o caso do blogue ESCPortugal Português ISCTE-IUL 2018 2019
Orientador Telma Talina José Mendes A música online: o uso de plataformas streaming e a sua influência na descoberta e no gosto Português ISCTE-IUL 2018 2019
Orientador Patrícia Alexandra Janeiro Bate Construção identitária no Instagram: o papel da autocensura Português ISCTE-IUL 2019 2019
Orientador Maria Sara Rodrigues Dias Costa As media relations em mega-eventos: um estudo de caso sobre as condições na Web Summit 2017 Português ISCTE-IUL 2017 2018
Orientador Inês de Carvalho Margato Olhar Quantitativo sobre os Públicos do Festival Internacional de Cinema Queer ? Queer Lisboa 21 Português ISCTE-IUL 2017 2018
Orientador Carolina Luísa dos Santos Ribeiro Rodrigues O jornalismo de música extrema em Portugal. Estudo de caso das revistas físicas Loud e Ultraje Português ISCTE-IUL 2017 2018
Orientador Viktoriya Hrynevych O festival contemporâneo mediático: Estudo de caso do festival de música Bons Sons Inglês ISCTE-IUL 2017 2018
Orientador Ana Rita Inácio Baptista de Sousa O papel das agências na trajetória dos influenciadores digitais. Português ISCTE-IUL 2017 2018
Orientador João Miguel Pereira de Lacerda Matos O streaming e as novas formas de fruir e consumir os conteúdos televisivos Português ISCTE-IUL 2017 2018
Orientador João Miguel Pereira da Silva Estratégias Comunicacionais no Instagram: Um estudo de caso sobre práticas dos influencers portugueses Português ISCTE-IUL 2016 2017
Orientador Sara Alexandra Martins Amaral Género e Artes Performativas: o caso da Rabbit Hole Português ISCTE-IUL 2016 2017
Orientador André Filipe Esteves Gonçalves Identidade Social nas Redes Sociais Online: a construção de autoapresentações anónimas mediadas pelo Grindr Português ISCTE-IUL 2016 2017
Orientador Tiago Miguel Raposo Vidal Representações, Identidade e Práticas de Fãs na Cultura Participativa. Um estudo de caso sobre o fandubbing em Portugal Português ISCTE-IUL 2016 2017
Orientador Pedro Henrique Moschetta O consumo de música na era do streaming: Práticas de curadoria musical no Spotify Português ISCTE-IUL 2016 2017
Orientador Raquel Matos da Costa Graffiti & Street art - A relação dos criadores de arte na rua com as novas tecnologias de informação e comunicação (dispositivos e Plataformas online) Português ISCTE-IUL 2015 2016
Orientador Inês Sofia Arrábida Almeida As plataformas online de mediação de serviços criativos - Caso de estudo do proKubo Português ISCTE-IUL 2015 2016
Orientador Márcia Helena Carabineiro A apropriação do Grafitti por parte das marcas - A perspetiva dos graffiters em análise Português ISCTE-IUL 2015 2016
Orientador João Pedro Vilar Ramos Guerreiro dos Santos Análise das transformações do jornal desportivo português impresso. Estudo de caso Jornal Record entre os anos de 1998 e 2015 Português ISCTE-IUL 2015 2016
Co-Orientador Rita Adriana Couto Ferreira Corrêa de Sepúlveda A autoapresentação dos portugueses nas plataformas de online dating Português ISCTE-IUL 2015 2016
Orientador Rita Fernandes de Matos A relação do writer e do street artist com as galerias de arte: análise do perfil do writer e do street artist português Português ISCTE-IUL 2014 2015
Co-Orientador Clarissa Camelo Miranda Instalações Interactivas Digitais: novas manifestações artísticas mediadas pela tecnologia digital The Pool no Centro Comercial Colombo Português ISCTE-IUL 2014 2015
Orientador Carla Marisa Fernandes Media étnicos, novas tecnologias e visibilidade dos afrodescendentes em Portugal - O caso do audioblogue Rádio AfroLis Português ISCTE-IUL 2015 2015
Co-Orientador Inês Marques Pereira A comunicação do CCB - As Estratégias de Comunicação Português ISCTE-IUL 2014 2015
Co-Orientador Pedro Luís de Jesus Fernandes A importância e o impacto do modding de videojogos entre os jogadores portugueses. Português ISCTE-IUL 2014 2015
Co-Orientador Pol Felten Everyone in the realm has a voice : Game of Thrones, Twitter and Television Fan Engagement Inglês ISCTE-IUL 2014 2015
Co-Orientador Bruno Miguel Abreu Neves O Serviço Público de Rádio em Portugal: Que Futuro? Português ISCTE-IUL 2013 2014
Co-Orientador Jorge Augusto Mendes Dias dos Santos Público(s) de Arte Contemporânea. A Exposição Joana Vasconcelos no Palácio Nacional da Ajuda Português ISCTE-IUL 2013 2014
Co-Orientador Ana Raquel Tereso de Magalhães Estratégias de Comunicação na Indústria da Música: os casos da Universal Music Portugal vs. Azàfama Português ISCTE-IUL 2013 2014
Co-Orientador Rafael Filipe Parreira Matias O Social Media Marketing na Industria Musical: Case-Study Miley Cyrus Inglês ISCTE-IUL 2012 2013
Co-Orientador Célia Maria Carvalho Gouveia Futebol Fandom Online - A globalização dos fãs e o impacto das identidades no ambiente digital Português ISCTE-IUL 2012 2013
Orientador Marcos Andrade Oliveira As Representações dos autores sobre o poder dos telespectadores na condução das narrativas de ficção nacional na era digital Português ISCTE-IUL 2012 2013
Co-Orientador Pedro Miguel Demédio Ferreira Formas de Apresentação do Eu Online: Um estudo Facebook Versus Linkedin Português ISCTE-IUL 2012 2012
Co-Orientador Cristiana de Brito Vicente Redes Sociais Online e Consumos Culturais: Facebook, um estudo de caso Português ISCTE-IUL 2012 2012
Projetos Finais de Mestrado (1)
Terminadas (1)
Tipo de Orientação Nome do Estudante Título/Tópico Língua Instituição Ano de Início Ano de Conclusão
Orientador Ana Paula Gonçalves Ferreira IN2Museum: nova plataforma multimédia para o Museu das Comunicações Português ISCTE-IUL 2012 2013