Projetos de Investigação
Monitorização da economia informal nas redes sociais online. A partilha não autorizada de conteúdos impressos em Portugal
O principal foco do projeto incide na monitorização das atividades de partilha não autorizada de ficheiros, vulgo pirataria digital, com conteúdos provenientes de detentores de direitos do setor da imprensa nacional – jornais e revistas. Pensando na sustentabilidade do setor da imprensa importa perceber, por exemplo, quais os títulos distribuídos em redes informais de partilha bem como os formatos e volumes desta circulação alternativa, mas também quem são os distribuidores primários e potenciais leitores. Para um melhor mapeamento destas redes de distribuição e suas dinâmicas serão mobilizadas metodologias mistas, quantitativas e qualitativas, e alicerçadas em ferramentas de análise de redes sociais online (nomeadamente: Crimson Hexagon, Netvizz, Google Trends, etc.) que permitiram identificar, de forma transversal e longitudinal, os conteúdos não autorizados e redes de difusão de conteúdos não pagos. O objetivo central é para além de uma melhor perceção do fenómeno, a construção de uma estimativa mais clara do peso desta economia informal no todo do ecossistema mediático nacional. O projeto pretende ainda com esse diagnóstico e melhor compreensão contribuir para a prevenção da disseminação não autorizada de conteúdos digitais. Como nota ética saliente-se a anonimização dos dados pessoais dos participantes dos grupos.  Este projeto é desenvolvido em colaboração com a Visapress.
Informação do Projeto
2021-05-01
2023-12-31
Parceiros do Projeto
European Media Platforms: Assessing Positive and Negative Externalities for European Culture
The EUMEPLAT project aims at analyzing the role of media platforms in fostering or dismantling European identity. The assumption we will draw on is that European dimension has rarely been dominant in media history. In most cases – i.e., movie – market shares are mainly divided among national productions and importations from the most influential country. In broadcasting both regional and national patterns emerge, with properly European exchanges being the exception more than the rule. Web platforms are usually owned by US companies, with a new threat appearing in our media landscape. We will focus on the “platformization” process, as the rise of new closed Web architectures, so as to inquire its positive and negative externalities, functional and dis-functional consequences. Positive externalities are beneficial to society at large, in a way that explains the overall ambition of the project. Detecting the insurgence of negative effects is a fundamental duty for scholars and policy-makers, as externalities of both kinds tend to reinforce themselves, giving rise to positive loop feedbacks and critical vicious circles. Negative externalities include misinformation, toxic debate, exclusion of independent voices; positive externalities encompass European co-productions, or practices able to bring people out of the information bubble. For this purpose, we will run a multidisciplinary analysis of platformization in three fields: news, video sharing, media representations, with the final goal to offer a theoretical synthesis. The research question is whether or not new platforms – YouTube, Netflix, NewsFeed - are making European culture more European, based on indicators related to production, consumption and representation. Patterns will be detected by comparing national, regional and European and level. Advanced methods will be applied for data analysis, so as to provide guidelines for decision-makers (i.e., fake news prevention; best practices in co-productions).
Informação do Projeto
2021-03-01
2024-03-01
Parceiros do Projeto
The European MediaCoach Initiative
The main focus of the European Media Coach project is the improvement of media literacy levels among young people through the development of large pool of media literate professionals working with youth in schools, youth centers and in non-formal contexts like libraries and museums. Instead of attempting the development of a pilot experimentation project, the European Media Coach project proposes the scaling up of a recognized and proven innovation in the field of media literacy. more specifically, the European Media Coach project aims at the replication of a practice in the field of media literacy that has demonstrable results with qualitative and quantitative evidence of impact; that of the Dutch national media coach program. Number of years the Dutch media coach training initiative has successfully achieved the goal of improving media literacy among children, young people and parents by training youth professionals, notably, teachers, librarians, youth workers, government officials and other societal professionals and by giving them the opportunity to study the possibilities and challenges of these new media and new literacies.
Informação do Projeto
2017-12-01
2020-11-30
Parceiros do Projeto
New skills for the next generation of journalists
Ao promover a melhoria das competências de uma nova geração de jornalistas europeus, o NEWSREEL pretende contribuir para o reforço de uma esfera pública comum na Europa através da promoção de projetos de jornalismo colaborativos e transnacionais, que sejam capazes de tornar tangíveis e inteligíveis as grandes quantidades de dados disponíveis, e que se baseiem em estratégias comerciais sustentáveis e em sólidas fundações éticas e deontológicas. O projeto irá focar-se em 4 campos profissionais: O jornalismo apoiado por computador (jornalismos de dados) e visualização de dados; Novas estratégias de negócio e novos modelos de jornalismo; Jornalismo colaborativo; e Desafios éticos derivados da esfera pública digital.
Informação do Projeto
2017-09-01
2020-11-30
Parceiros do Projeto
Inquérito às Condições Laborais dos Jornalistas em Portugal
O presente inquérito é desenvolvido por uma equipa do CIES-IUL (ISCTE- Instituto Universitário de Lisboa) em parceria com o Sindicato dos Jornalistas. O inquérito é dirigido a todos os jornalistas a desenvolver o seu trabalho em Portugal.O principal objetivo do inquérito é o de analisar as condições laborais atuais dos jornalistas portugueses, conhecer a diversidade de percursos e perfis jornalísticos e identificar os principais constrangimentos e desafios que se colocam ao exercício da profissão de jornalista hoje.
Informação do Projeto
2016-01-01
2017-07-31
Parceiros do Projeto
Jornalismo e Sociedade
O projeto jornalismo e sociedade (PJS) desenvolve a sua actuação na intersecção entre comunicação social, prática jornalística e sociedade. O projeto inspira-se na prática do Pew Project for the Excellence in Journalism.O projeto pretende contribuir para compreender a performance do jornalismo no contexto português e também qual o impacto da revolução digital em curso na transformação da prática informativa. O projeto espera que uma melhor compreensão do que o sector informativo dos media oferece aos cidadãos leve, por sua vez, os jornalistas a desenvolver um melhor trabalho e, também, permitir aos cidadãos perceber o que podem esperar do jornalismo e o que devem exigir dele.O projeto, ao contrário de algumas visões analíticas, não abraça nenhuma posição política, considerando-se imparcial na sua abordagem da prática da imprensa no quadro mais vasto do sector dos media. Igualmente, não desenvolve a sua análise partindo de qualquer pressuposto sobre a primazia da influência de actores específicos sobre o funcionamento ou agenda da imprensa, como sejam o sector empresarial, poderes públicos ou publicidade. Em vez disso, o projeto procura estudar a imprensa com um espírito aberto e sólida orientação empírica, tendo presente que várias pressões, questões e tendências podem governar e influenciar a imprensa de diferentes formas em diferentes momentos.O projeto apresenta-se com o objectivo de criar pontes entre jornalistas e académicos e entre ambos e o público.A escolha do contexto da relação entre jornalismo e sociedade como forma de estabelecer uma ponte entre cidadãos, academia e jornalistas, parte do pressuposto que a actuação pública por parte de empresários e empresas, organizações da sociedade civil, administração, governo, parlamento, presidência da república, poder local e regional encontra nas temáticas das políticas públicas o seu espaço de eleição para a participação e discussão nas sociedades democráticas.A prática profissional dos jornalistas e o papel dos ...
Informação do Projeto
2011-08-31
2014-08-31
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A Leitura Digital: Transformação do incentivo à leitura e das instituições do livro
O projecto A leitura digital – Transformação do incentivo à leitura e das instituições do livro resulta do protocolo estabelecido entre o CIES-IUL e a Fundação Calouste Gulbenkian, e tem como principal objectivo compreender o fenómeno leitura digital e o seu impacto quer na promoção da leitura, quer na actividade das bibliotecas e do sector editorial. O projecto decorrerá em três etapas – levantamento da situação actual, mapeamento da leitura digital e análise prospectiva, durante as quais se procederá à identificação e análise de projectos de investigação e/ou implementação de leitura digital nacionais e internacionais, segmentação do perfil de leitor, identificação das práticas actuais de leitura digital e de edição, e análise do papel a desempenhar pelas bibliotecas.No que diz respeito à metodologia, devido à extensão, diversidade e complexidade do objecto de estudo, optou-se pela multidisciplinaridade dos instrumentos metodológicos utilizados. Entre os quais: (1) análises comparadas, benchmarking e investigação documental; e (2) investigação de campo – levantamento de dados empíricos. Numa primeira fase serão analisadas múltiplas obras de referência, estudos e relatórios, nacionais e internacionais. Um levantamento essencial tendo em conta a dispersão de dados sobre o objecto de estudo. Para a elaboração do benchmarking internacional contamos com a contribuição de um painel internacional de peritos. A investigação de campo recorrerá a diferentes métodos de recolha de dados como entrevistas e painéis de discussão com actores das diversas áreas em análise (empresas, associações, reguladores, instituições públicas e privadas, etc.), inquérito online internacional às práticas de leitura digital (incluindo as dos portugueses, e focus-groups com vista à identificação de perfis de leitura online e uma segmentação das necessidades desses leitores.
Informação do Projeto
2011-05-01
2013-04-30
Parceiros do Projeto