Análise
-
RTP2
Sociedade Civil - Portugal dos subsídios
Será Portugal um país condenado pelo destino? Estaremos em crise há 800 anos? Algum dia iremos livrarmos dessa maldição de andar sempre de mão estendida a pedir subsídios por tudo e por nada? E se o diagnóstico há muito que está feito, porque não aprendemos e fazemos? Os números do INE e da Pordata deviam tirar o sono a quem governa ou tem governado o país. Mais de 4 milhões de portugueses dependem de apoio e subsídios para evitar a pobreza extrema e desses quase 2 milhões de portugueses também estão em risco de pobreza. Qual o impacto dos subsídios na nossa economia e nas pessoas?
Comentários de Nuno Palma, prof. Univ. Manchester e Investigador Instituto de Ciências Sociais Univ. de Lisboa; José Soares Neves, investigador CIES Iscte; Filipe Charters, especialista em modelos de risco.
Notícia
-
Iscte
Encontro "Associativismo e Democracia" no CHUDE
O Município de Torres Novas, através do CHUDE-Centro Humberto Delgado e em parceria com o CIES-ISCTE, organiza o encontro "Associativismo e Democracia", com vista a abrir portas à discussão sobre as dinâmicas do movimento associativo nos dias de...
Artigo
-
Público
O Instituto para as Políticas Públicas e Sociais, do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa, socorreu-se de 16 investigadores para realizar, pela terceira vez, um estudo académico sobre o Estado da nação.
Artigo
-
Público
Covid-19: Museus portugueses perderam 70% a 80% dos visitantes
Os dados são do Observatório Português de Actividades Culturais e foram divulgados por José Soares Neves na conferência Museus e Responsabilidade Social - Participação, Redes e Parcerias que está a decorrer online.
Artigo
-
Jornal de Letras, Artes e Ideias
As práticas de leitura no início da escolaridade obrigatória
João Trocado da Mata, José Soares Neves, Miguel Angelo Lopes e Patrícia Ávila... sobre os primeiros resultados do Inquérito sobre Práticas de Leitura dos Estudantes portugueses do 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico.
Entrevista
-
Público
Aposta dos museus e monumentos no digital vai manter-se no futuro
José Soares Neves, director do Observatório Português das Actividades Culturais (OPAC), faz um retrato do país no pós-covid-19 e defende um novo enquadramento legal para os museis, palácios e monumentos nacionais.
Entrevista
-
Expresso
"Temos os níveis de leitura mais baixos da Europa a 27"
José Soares Neves, Investigador do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Iscte.
Agenda
-
Imprensa Regional
O estudo foi desenvolvido por uma equipa de investigação composta por José Soares Neves (coordenação científica), Sofia Costa Macedo, Jorge Santos e Maria João Lima
Entrevista
-
Público
“Não há desertos culturais em Portugal”, diz o primeiro Atlas Artístico do país
Atlas Artístico e Cultural de Portugal é uma edição que faz um mapeamento sectorial do território, resultante de uma parceria entre o Observatório Português das Actividades Culturais e a DGArtes
Notícia
-
Imprensa Regional
Não há desertos culturais em Portugal
Pena é que alguns locais, como a Guarda,(...), tenha visto a sua programação cultural degradar-se nos últimos anos"
Portugal é hoje um país com dinamismo cultural, com atividades e infraestruturas presentes em todo o território e não apenas no litoral onde se concentra a maioria da população. Esta é a realidade identificada pelo novo "Atlas Artístico e Cultural de Portugal", um projeto desenvolvido pelo Observatório Português das Atividades Culturais - OPAC, uma unidade de investigação e estudos do Iscte, em parceria com a DGArtes - Direção-Geral das Artes (do qual o diretor-geral é o guardense Américo Rodrigues).