Notícia
-
Diário de Notícias
Iscte tem projeto para combater abandono escolar
EDUCAÇÃO Instituto Universitário de Lisboa registou em 2023 uma ta\a de 7%, a média nacional é de ll%. Alunos do l.° ano sáo quem mais desiste.
Notícia
-
Lusa
O Iscte - Instituto Universitário de Lisboa está a desenvolver uma ferramenta digital para combater o abandono escolar, através de um sistema que lança um alerta perante padrões anormais dos alunos, revelou a coordenadora do projeto.
Artigo
-
Iscte
Pisando o risco
"As pessoas vão para onde têm trabalho" diz Rosário Mauritti, socióloga no Iscte - Instituto Universitário de Lisboa.
Comentário
-
Diário de Notícias
Universidades apostam em sistemas de alerta para travar insucesso e abandono
EDUCAÇÃO Instituições do Ensino Superior receberam mais de 10 milhões de euros em financiamento para este tipo de programas.Um dos exemplos já testados pelo Iscte é uma plataforma que contém informação sobre a avaliação contínua dos estudantes a todas as disciplinas, para "perceber o que está a falhar" e identificar os que estão em maior risco de abandono. Declarações de Rosário Maurotti.
Notícia
-
RTP
Estudantes e responsáveis das instituições de ensino superior entendem que as residências estudantis poderiam ser um fator importante na integração dos novos alunos, mas o número de camas disponíveis não chega sequer para os mais carenciados.
Artigo
-
CNN
"As pessoas mudam-se à procura de trabalho e de mais oportunidades para a sua carreira. É o trabalho que as faz mudarem-se para outra cidade, para outra região, para outro país." O trabalho é a principal fonte de rendimento e, como tal, é o motor de muitas decisões, afirma a socióloga Rosário Mauritti, investigadora do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. E é sobretudo por causa do trabalho que os portugueses deixam o interior do país e se mudam para as grandes cidades, localizadas tendencialmente no litoral.
English