| Ano Letivo | Semestre | Nome da Unidade Curricular | Curso(s) | Coordenador |
|---|---|---|---|---|
| 2025/2026 | 2º | Laboratório de Ética e Profissão em Sociologia | Licenciatura em Sociologia; | Sim |
| 2025/2026 | 2º | Competências em Buddy Mentoring | -- | Sim |
| 2025/2026 | 2º | Escrita Académica e Pensamento Crítico | -- | Sim |
| 2025/2026 | 2º | Introdução ao Design Thinking | -- | Sim |
| 2025/2026 | 2º | Competências para o Mercado de Trabalho | -- | Sim |
| 2025/2026 | 2º | Diversidade no Local de Trabalho | -- | Sim |
| 2025/2026 | 1º | Competências em Buddy Mentoring | Curso Institucional em Competências Transversais; | Sim |
| 2025/2026 | 1º | Introdução ao Design Thinking | -- | Sim |
| 2025/2026 | 1º | Competências para o Mercado de Trabalho | -- | Sim |
| 2025/2026 | 1º | Diversidade no Local de Trabalho | -- | Sim |
| 2025/2026 | 1º | Classes Sociais e Estratificação | Licenciatura em Sociologia; | Sim |
| 2025/2026 | 1º | Desigualdades Sociais Contemporâneas | Mestrado em Sociologia; Mestrado em Trabalho, Emprego e Sociedade; | Não |
| 2024/2025 | 2º | Pensamento Crítico | Curso Institucional em Competências Transversais; | Não |
| 2024/2025 | 2º | Laboratório de Ética e Profissão em Sociologia | Licenciatura em Sociologia; Licenciatura em Sociologia (PL); | Sim |
| 2024/2025 | 2º | Competências em Buddy Mentoring | Curso Institucional em Competências Transversais; | Não |
| 2024/2025 | 2º | Escrita Académica e Pensamento Crítico | -- | Sim |
| 2024/2025 | 2º | Introdução ao Design Thinking | -- | Sim |
| 2024/2025 | 2º | Competências para o Mercado de Trabalho | -- | Sim |
| 2024/2025 | 2º | Diversidade no Local de Trabalho | -- | Sim |
| 2024/2025 | 1º | Competências em Buddy Mentoring | Curso Institucional em Competências Transversais; | Não |
| 2024/2025 | 1º | Introdução ao Design Thinking | -- | Sim |
| 2024/2025 | 1º | Competências para o Mercado de Trabalho | -- | Sim |
| 2024/2025 | 1º | Diversidade no Local de Trabalho | -- | Sim |
| 2024/2025 | 1º | Classes Sociais e Estratificação | Licenciatura em Sociologia; | Não |
| 2024/2025 | 1º | Desigualdades Sociais Contemporâneas | Mestrado em Sociologia; | Sim |
| 2023/2024 | 2º | Escrita de Textos Técnicos e Científicos | -- | Sim |
| 2023/2024 | 2º | Laboratório de Ética e Profissão em Sociologia | Licenciatura em Sociologia; | Sim |
| 2023/2024 | 2º | Competências em Buddy Mentoring | Curso Institucional em Competências Transversais; | Sim |
| 2023/2024 | 2º | Escrita Académica e Pensamento Crítico | -- | Sim |
| 2023/2024 | 2º | Apresentações em Público com Técnicas Teatrais | -- | Sim |
| 2023/2024 | 1º | Diversidade no Local de Trabalho | -- | Sim |
| 2023/2024 | 1º | Escrita de Textos Técnicos e Científicos | -- | Sim |
| 2023/2024 | 1º | Competências para o Mercado de Trabalho | -- | Sim |
| 2023/2024 | 1º | Português Académico - Iniciação | -- | Sim |
| 2023/2024 | 1º | Português Académico - Elementar | -- | Sim |
| 2023/2024 | 1º | Apresentações em Público com Técnicas Teatrais | -- | Sim |
| 2023/2024 | 1º | Classes Sociais e Estratificação | Licenciatura em Sociologia; | Não |
| 2023/2024 | 1º | Desigualdades Sociais Contemporâneas | Mestrado em Trabalho, Emprego e Sociedade; | Não |
| 2022/2023 | 2º | Diversidade no Local de Trabalho | -- | Sim |
| 2022/2023 | 2º | Escrita de Textos Técnicos e Científicos | -- | Sim |
| 2022/2023 | 2º | Laboratório de Ética e Profissão em Sociologia | Licenciatura em Sociologia; | Sim |
| 2022/2023 | 2º | Competências para o Mercado de Trabalho | -- | Sim |
| 2022/2023 | 2º | Escrita Académica e Pensamento Crítico | -- | Sim |
| 2022/2023 | 1º | Diversidade no Local de Trabalho | -- | Sim |
| 2022/2023 | 1º | Escrita de Textos Técnicos e Científicos | -- | Sim |
| 2022/2023 | 1º | Competências para o Mercado de Trabalho | -- | Sim |
| 2022/2023 | 1º | Classes Sociais e Estratificação | Licenciatura em Sociologia; | Não |
| 2022/2023 | 1º | Desigualdades Sociais Contemporâneas | Mestrado em Sociologia; | Não |
| 2021/2022 | 2º | Escrita de Textos Técnicos e Científicos | -- | Sim |
| 2021/2022 | 2º | Laboratório de Ética e Profissão em Sociologia | Licenciatura em Sociologia; | Sim |
| 2021/2022 | 2º | Escrita Académica e Pensamento Crítico | -- | Sim |
| 2021/2022 | 1º | Diversidade no Local de Trabalho | -- | Sim |
| 2021/2022 | 1º | Escrita de Textos Técnicos e Científicos | Curso Institucional em Competências Transversais; | Sim |
| 2021/2022 | 1º | Competências para o Mercado de Trabalho | -- | Sim |
| 2021/2022 | 1º | Classes Sociais e Estratificação | Licenciatura em Sociologia; | Não |
| 2021/2022 | 1º | Desigualdades Sociais Contemporâneas | Mestrado em Serviço Social; | Sim |
| 2020/2021 | 2º | Escrita de Textos Técnicos e Científicos | -- | Sim |
| 2020/2021 | 2º | Laboratório de Ética e Profissão em Sociologia | Licenciatura em Sociologia; | Sim |
| 2020/2021 | 2º | Competências para o Mercado de Trabalho | -- | Sim |
| 2020/2021 | 2º | Escrita Académica e Pensamento Crítico | -- | Sim |
| 2020/2021 | 1º | Diversidade no Local de Trabalho | -- | Sim |
| 2020/2021 | 1º | Escrita de Textos Técnicos e Científicos | -- | Sim |
| 2020/2021 | 1º | Competências para o Mercado de Trabalho | -- | Sim |
| 2020/2021 | 1º | Classes Sociais e Estratificação | Licenciatura em Sociologia; | Não |
| 2020/2021 | 1º | Desigualdades Sociais Contemporâneas | -- | Não |
| 2019/2020 | 2º | Diversidade no Local de Trabalho | -- | Sim |
| 2019/2020 | 2º | Escrita de Textos Técnicos e Científicos | -- | Sim |
| 2019/2020 | 2º | Laboratório de Ética e Profissão em Sociologia | Licenciatura em Sociologia; | Sim |
| 2019/2020 | 2º | Competências para o Mercado de Trabalho | -- | Sim |
| 2019/2020 | 2º | Escrita Académica e Pensamento Crítico | -- | Sim |
| 2019/2020 | 1º | Diversidade no Local de Trabalho | -- | Sim |
| 2019/2020 | 1º | Escrita de Textos Técnicos e Científicos | -- | Sim |
| 2019/2020 | 1º | Competências para o Mercado de Trabalho | -- | Sim |
| 2019/2020 | 1º | Classes Sociais e Estratificação | Licenciatura em Sociologia; | Não |
| 2019/2020 | 1º | Desigualdades Sociais Contemporâneas | Mestrado em Serviço Social; | Não |
| 2018/2019 | 2º | Desenho da Pesquisa | -- | Não |
| 2018/2019 | 2º | Laboratório de Ética e Profissão em Sociologia | Licenciatura em Sociologia; | Não |
| 2018/2019 | 2º | Escrita Académica e Pensamento Crítico | -- | Sim |
| 2018/2019 | 2º | Instituições e Mudança Social | Licenciatura em Sociologia; | Não |
| 2018/2019 | 1º | Objecto e Método da Sociologia | Licenciatura em Sociologia; | Não |
| 2018/2019 | 1º | Classes Sociais e Estratificação | Licenciatura em Sociologia (PL); | Não |
| 2016/2017 | 2º | Laboratório de Ética e Profissão em Sociologia | Licenciatura em Sociologia; | Não |
| 2016/2017 | 2º | Métodos e Técnicas de Investigação em Ciências Sociais | Licenciatura em Serviço Social (PL); | Sim |
| 2016/2017 | 2º | Instituições e Mudança Social | Licenciatura em Sociologia; | Não |
| 2016/2017 | 1º | Objecto e Método da Sociologia | Licenciatura em Sociologia; | Não |
| 2016/2017 | 1º | Classes Sociais e Estratificação | Licenciatura em Sociologia (PL); | Não |
| 2015/2016 | 2º | Laboratório de Ética e Profissão em Sociologia | Licenciatura em Sociologia; | Sim |
| 2015/2016 | 2º | Laboratório de Ética e Profissão em Sociologia | Licenciatura em Sociologia; | Sim |
| 2015/2016 | 2º | Métodos e Técnicas de Investigação em Ciências Sociais | Licenciatura em Serviço Social (PL); | Não |
| 2015/2016 | 1º | Problemas Sociais Contemporâneos | -- | Sim |
| 2015/2016 | 1º | Objecto e Método da Sociologia | Licenciatura em Sociologia; | Não |
| 2015/2016 | 1º | Classes Sociais e Estratificação | Licenciatura em Sociologia (PL); | Não |
| 2014/2015 | 2º | Laboratório de Ética e Profissão em Sociologia | Licenciatura em Sociologia; Licenciatura em Sociologia (PL); | Não |
| 2014/2015 | 2º | Laboratório de Ética e Profissão em Sociologia | Licenciatura em Sociologia; Licenciatura em Sociologia (PL); | Não |
| 2014/2015 | 1º | Métodos e Técnicas de Investigação em Ciências Sociais | Licenciatura em Serviço Social (PL); | Não |
| 2014/2015 | 1º | Problemas Sociais Contemporâneos | -- | Sim |
| 2014/2015 | 1º | Objecto e Método da Sociologia | Licenciatura em Sociologia; | Não |
| 2014/2015 | 1º | Classes Sociais e Estratificação | Licenciatura em Sociologia (PL); | Não |
| 2013/2014 | 2º | Laboratório de Ética e Profissão em Sociologia | Licenciatura em Sociologia; Licenciatura em Sociologia (PL); | Não |
| 2013/2014 | 2º | Laboratório de Ética e Profissão em Sociologia | Licenciatura em Sociologia; Licenciatura em Sociologia (PL); | Não |
| 2013/2014 | 1º | Métodos e Técnicas de Investigação em Ciências Sociais | Licenciatura em Serviço Social (PL); | Não |
| 2013/2014 | 1º | Classes Sociais e Estratificação | Licenciatura em Sociologia (PL); | Não |
Atividades Letivas
Orientações
Teses de Doutoramento (12)
Em curso (11)
Terminadas (1)
| Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Instituição | Ano de Início | Ano de Conclusão |
|---|---|---|---|---|---|
| Cláudia Margarida Madeira Gonçalves Teixeira Gomes | Aprender é viver: experiências de envelhecimento intelectualmente ativo. Um estudo de caso centrado em práticas gestionárias inovadoras. | Português | Iscte | 2023 | 2023 |
Dissertações de Mestrado (31)
Em curso (11)
| Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Estado | Instituição | Ano de Início |
|---|---|---|---|---|---|
| Bárbara Alves Pinto Bravo | A habitação como um direito fundamental: uma perspetiva comparada entre Brasil e Portugal | Português | Em curso | Universidade de Évora | 2018 |
| Vladimir Anssumane Camará | Paradoxo da Riqueza e Pobreza: Um estudo sobre a relação entre a tradição, consumo e desenvolvimento económico na comunidade Mancanha | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Brian Kassyo Monteiro Albuquerque | Vozes e Experiências: Uma etnografia da adaptação e integração dos estudantes do ensino superior português. | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Stefaniia Kurylenko | A Influência das Redes Sociais no Bem-Estar dos Jovens | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Camila Lobo Rodrigues da Silva | A estrutura de classes como determinante da vulnerabilidade e da (in)capacidade de migração no contexto de crise climática | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Emitério Gomes Binaté | Os desafios à Institucionalização do ensino superior na Guiné-Bissau | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Anabela Calado Velez | Envelhecendo só, na era da modernidade. | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Lizolina Berta Lopes | Determinantes da inserção de mulheres imigrantes no mercado de trabalho em Lisboa:Uma análise do impacto do contexto socioeconômico e educacional das migrantes deGuiné-Bissau | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Helena Maiamba Ndonsi Mpanzu | O IMPACTO E O CONTRIBUTO SOCIAL DA PRESENÇA DOS ESTUDANTES PALOP NA DINAMIZAÇÃO DO TERRITÓRIO INTERMÉDIO EM PORTUGAL: CASO DO MUNICÍPIO DE VIANA DO CASTELO. | Em curso | Iscte | 2024 | |
| Hélia Soares da Gama | Lideranças femininas na administração Pública na Guiné-Bissau | Em curso | Iscte | -- | |
| Besna Agostinho Clodé | O estado e a educação: Um estudo sobre as condições de promoção da escolaridade primaria na Guiné-Bissau. | Em curso | Iscte | -- |
Terminadas (20)
| Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Instituição | Ano de Início | Ano de Conclusão |
|---|---|---|---|---|---|
| Isidoro António Gomes Barbosa Vieira | A Influência dos novos media na disseminação do discurso populista sobre a imigração e as desigualdades em Portugal | Português | Iscte | 2024 | 2025 |
| Alfredo da Ressurreição Mavinga André | - Pobreza e desigualdades sociais em Angola: um estudo de caso no Município de Caconda-Huila | Português | Iscte | 2024 | 2024 |
| Aladje Umaro Bari | Migrações qualificadas em Portugal: estudo de caso sobre os guineenses em Portugal | Português | Iscte | 2023 | 2024 |
| Mafalda Craveiro Martins Cupertino Ferreira | Desafios das Políticas Públicas em Territórios de Baixa Densidade: Estudo de Caso do Município de Manteigas | Português | Iscte | 2024 | 2024 |
| António Pedro Manuel | Estudo de caso sobre o impacto do Programa de Fortalecimento de Proteção Social (KWENDA) numa comunidade rural do município do Cubal - Benguela | Português | Iscte | 2023 | 2024 |
| Mariana Roque Serralha Ferreira | Repensar as políticas sociais para a velhice com dignidade no contexto metropolitano: estudo de caso entre freguesias do concelho de Lisboa | Português | Iscte | 2023 | 2024 |
| Zenaida Martins Sousa Soares | Condições de Acolhimento e Percurso Académico de Estudantes Provenientes de PALOP no Iscte: o caso dos guineenses e cabo-verdianos. | Português | Iscte | 2023 | 2023 |
| Daniela Filipa Ferreira da Silva Correia | e-Velh@SER: Os Benefícios de Envelhecer na Sociedade em Rede | Português | Iscte | 2023 | 2023 |
| Ana Patrícia Oliveira Duque | Desenvolvimento comunitário como estratégia de combate ao isolamento do idoso. | Português | Iscte | 2021 | 2022 |
| Margarida Resende Ribeiro Martinho | Trabalho digno em profissões de cuidado: estudo de caso numa estrutura residencial para idosos | Português | Iscte | 2021 | 2022 |
| Seomara Marinho Valente Coutinho | Políticas Públicas de Intervenção para Pessoas em situação de Sem-Abrigo: Proposta de critérios de avaliação potenciadores da eficácia na prevenção e intervenção junto da população. | Português | Iscte | 2021 | 2022 |
| Olga Maria Franco Sanches | Reinventar Respostas Sociais - Mitigando a solidão dos mais velhos - Um estudo de caso na vila de Azambuja | Português | Iscte | 2020 | 2021 |
| Sandra Killing Aragão Aires | Mecanismos Sociais e de poder subjacentes às práticas culturais: estudo específico sobre o concelho de Mértola | Português | Iscte | 2018 | 2019 |
| Sara Franco da Silva | A Sociologia enquanto Campo de Profissionalização | Português | Iscte | 2018 | 2019 |
| Vanessa Alexandra Soares Sousa | As perceções dos idosos face aos riscos do quotidiano: estudos de caso no Concelho de Ponta Delgada | Português | Instituto Superior de Serviço Social do Porto | 2017 | 2018 |
| Emily Cíceri Saturnino | Uma abordagem sociológica dos processos de decisão de consumo dos empreendedores | Português | Iscte | 2014 | 2017 |
| Pedro Miguel da Piedade Escaleira | Percepções do cuidado: A perspectiva de idosos e de prestadores formais no combate ao isolamento e à solidão | Português | Iscte | 2015 | 2016 |
| Maria de Fátima Coelho Dias | A Emergência de uma Cultura de Partilha na Sociedade em Rede O Museu Nacional de Arte Antiga | Português | Iscte | 2015 | 2016 |
| Seraphina Ganja Rosa Cichowsky | Percepções acerca da violência contra pessoas idosas: A perspectiva do idoso | Português | Iscte | 2013 | 2015 |
| Katia Cristina Leal da Silva | A importância das universidades seniores no prolongamento de um sentido de participação e envolvimento social. Um estudo de caso focado nas experiências sociais dos alunos da universidade sénior de Mafra, Distrito de Lisboa/Portugal | Português | Iscte | 2012 | 2013 |
Projetos Finais de Mestrado (1)
Em curso (1)
| Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Estado | Instituição | Ano de Início |
|---|---|---|---|---|---|
| Aquitânia Domingos Pereira Cá da Piedade | O Desafio Humano na Era Digital: A Felicidade e o Bem-Estar no Barreiro | Em curso | Iscte | -- |
English