BeWell-Iscte
Este projeto tem como objetivo geral a promoção da saúde mental e bem-estardos/as estudantes do Iscte-Instituto Universitário de Lisboa, com base no modelo Stepped Care, desenvolvido no programa para a promoção da saúde mental no ensino superior - Programa ACCES. Focando-se numa abordagem de promoção e prevenção, e adotando uma lógica de participação coletiva, identificam-se os seguintes objetivos específicos: 1. Desenvolvimento de atividades de promoção da saúde mental, prevenção e ajustamento (nível 1 e 2), com vista à melhoria das competências relacionadas com a literacia em saúde mental, resiliência mental e gestão de stress; 2. Reforço das respostas psicoterapêuticas e psiquiátricas para estudantes com perturbações mentais comuns de gravidade ligeira a moderada (nível 3), com vista à intervenção precoce e evitamento de patologias mais graves; 3. Fortalecimento dos mecanismos de identificação de situações de risco ou doença mental grave e o seu encaminhamento para os serviços de saúde especializados (nível 4 e 5); 4. Promoção da participação ativa da associação de estudantes no desenvolvimento, implementação e avaliação das atividades;5. Inclusão de estudantes com necessidades educativas específicas e outros grupos vulneráveis (estudantes de 1º ano, estudantes deslocados, nacionais e internacionais, estudantes beneficiários da ação social escolar, estudantes bolseiros provenientes de países PALOP, estudantes mulheres, e estudantes LGBTQIA+), de forma transversal às atividades desenvolvidas.
Informação do Projeto
2024-05-02
2026-09-30
Parceiros do Projeto
IN_Iscte – espaço para crescer
O objetivo estratégico do projeto é reduzir o abandono e promover o sucessoacadémico dos estudantes no 1.º ano, pela primeira vez no 1.º ciclo de estudos,assegurando a regularidade de iniciativas neste âmbito.
A candidatura surge na continuação do projeto In_Iscte, a decorrer, ajustando-se agora às ambições do programa Impulso Mais Digital. Identificam-se quatro objetivos específicos:
1. Melhorar a integração e o sucesso dos novos estudantes através de programas de mentoria e tutoria;2. Promover a partilha e disseminação de práticas de inovação pedagógica dentro e fora da sala de aula, renovando e diversificando metodologias e instrumentos tecnológicos;3. Desenvolver mecanismos de identificação, comunicação e acompanhamento de estudantes em risco;4. Reforçar as competências de autoaprendizagem e de trabalho em equipa.
Como objetivo transversal, refira-se o alargamento da base social dos estudantes doensino superior. Neste sentido, tendo como foco os estudantes inscritos no 1.º ano pela primeira vez, será dada especial atenção a grupos tradicionalmente sub-representados ou com dificuldades identificadas na integração no ensino superior: estudantes de contingentes prioritários/especiais - com enfase aos estudantes com deficiência; estudantes beneficiários da ação social escolar; estudantes bolseiros provenientes de países PALOP; estudantes deslocados da sua residência habitual por motivos de estudo; trabalhadores-estudantes (Almeida et al, 2003; Machado et al. 2003; Martins, Mauritti e Costa, 2005 e 2008; Martins, 2015; Martins, Carvalho, Ávila & Costa, 2017; Martins, 2020; Martins e Ramos, 2020; Martins, Mauritti & Machado, 2023; Matias et al. 2023; Mauritti et al. 2023; Mauritti, Pintassilgo et al. 2023; SEAQ-UQ-Iscte, 2023). A definição dos objetivos articula-se com as áreas prioritárias de intervenção identificadas no aviso de abertura. Na prossecução destes objetivos, desenvolver-se-ão quatro eixos de atividades principais: 1) um programa de mentorias ...
Informação do Projeto
2024-04-02
2026-06-30
Parceiros do Projeto
Espaço para crescer
A adaptação e integração dos estudantes no Ensino Superior tem sido largamente abordada pela investigação, nomeadamente no que diz respeito ao impacto do processo de adaptação no sucesso e abandono escolar. A integração dos novos estudantes num novo contexto social e académico pode constituir-se como um momento crítico nos processos de adaptação, sendo que o período de chegada e os primeiros tempos de permanência na instituição são o momento-chave para intervir preventivamente. O acolhimento de novos estudantes é uma prioridade do Iscte. As relações entre a integração nas relações sociais do ambiente académico (dentro e fora da sala de aula), saúde mental e desempenho académico tornou-se particularmente evidente no contexto mais recente do período COVID-19.
Os efeitos do isolamento social e da aprendizagem exclusivamente on-line são duradouros, sendo fundamental investir na recuperação através do reforço das iniciativas de acolhimento. A aposta em estratégias de prevenção, com carácter universal, são uma forma eficaz de obtenção de resultados positivos com os estudantes quer ao nível da sua saúde mental, quer no ajustamento à universidade.
Informação do Projeto
2023-08-01
2024-11-30
Parceiros do Projeto
Inquérito Socioeconómico aos Estudantes do Ensino Superior em Portugal
O estudo em referência tem como objetivo nuclear produzir informação em dois níveis complementares:- No plano europeu, o projeto EUROSTUDENT, toma por base uma lista alargada de indicadores harmonizados e comparáveis. Este conjunto de indicadores, tendo o seu foco principal nas condições de vida dos estudantes, inclui temas tão diversos como a transição e acesso ao ensino superior; tipos e modalidades de estudo; origens sociais; residência/alojamento; despesas; rendimentos; emprego e quotidiano (distribuição de tempos); mobilidade e internacionalização; e avaliação da qualidade do programa de estudos e planos para o futuro. Nesta edição (EVIII), introduziram-se módulos respeitantes a questões suplementares, nomeadamente sobre as consequências da pandemia (provocada pela Covid19), bem estar e saúde mental e experiências de discriminação.- No plano nacional, produzir informação, em termos gerais, sobre as condições socioeconómicas dos estudantes portugueses do ensino superior (com a diversidade da temática apresentada anteriormente).
Importa sublinhar que uma parte da equipa proponente da presente proposta foi responsável pela realização do INQUÉRITO SOCIOECONÓMICO AOS ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIOR EM PORTUGAL, em 4 rounds anteriores: no Projeto EUROSTUDENT (EII) 2005, EUROSTUDENT (EIII) 2008, EUROSTUDENT (VI) 2018, EUROSTUDENT VII, 2021.
Informação do Projeto
2023-05-23
2023-12-31
Parceiros do Projeto
Erasmus+ Educação e Formação: caracterização, análise e avaliação da qualidade das residências para estudantes do ensino superior
O estudo de caracterização, análise e avaliação da qualidade das residências para estudantes do ensino superior pretende mapear e analisar as estruturas e as condições de alojamento em residência de estudantes do ensino superior. Propõe-se abranger o universo de residências sob gestão de Instituições de Ensino Superior de todo o território nacional (incluindo regiões autónomas), universitárias e politécnicas, públicas e privadas. Exclui-se da análise os equipamentos do setor empresarial e do terceiro setor. O desenho do estudo está fundamentado numa abordagem de triangulação metodológica quanti-qualitativa.
Informação do Projeto
2023-03-03
2023-10-31
Parceiros do Projeto
Concepção e Implementação do Laboratório de Competências Transversais na Universidade Amílcar Cabral a partir do caso Iscte
Enquadrando-se num plano mais abrangente, com a duração total prevista de três anos, este projeto foca-se na conceção e desenho de implementação do programa de competências transversais, através da criação do Laboratório de Competências Transversais da Universidade Amílcar Cabral (UAC), e da respetiva oferta formativa, em parceria e com o suporte da estrutura estabelecida no Iscte.
A execução terá início em janeiro de 2023 com uma equipa composta por elementos de ambas as universidades e com a coordenação de Rosário Mauritti e Sónia Pintassilgo (do CIES-Iscte) e de Raúl Mendes Fernandes (da Universidade Amílcar Cabral).
O ponto de partida para a proposta na vertente do ensino, dirigida à parceria com a UAC, é a experiência acumulada, nos últimos anos, de receção e acolhimento de estudantes de países de língua oficial portuguesa, na oferta formativa do Iscte, nos três ciclos de ensino (licenciatura, mestrado e doutoramento), nomeadamente, de estudantes guineenses.
O Laboratório de Competências Transversais tem, ainda, assumido um papel fundamental, nos últimos anos, de atendimento e acolhimento inicial dos estudantes recém-inscritos e chegados ao Iscte, do seu encaminhamento para diferentes serviços, de identificação de necessidades, de ajustamento individual da oferta formativa transversal a dirigir a cada um. A oferta formativa, no que diz respeito às competências transversais, tem por objetivo dotar os estudantes de um conjunto de competências básicas que os capacitem para um maior e melhor aproveitamento da oferta formativa prevista no plano de estudos de cada estudante. Assim, as competências transversais são oferecidas, de forma abrangente, aos estudantes de todos os cursos e ciclos de estudos, estando previstas em todos os cursos de 1º ciclo, mas podendo ser oferecidas e frequentadas, para além das previstas no plano de estudos, de acordo com as necessidades de cada estudante.
Considerando a orientação universal das universidades para a articulação entre o...
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2023-01-01
2023-12-31
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Entidade Executora
- UAC - (Guiné)
Flipping Learning Internationally in a Post Pandemic Era
In recent years, flipped learning (FL) has become a popular instructional model across several disciplines by flipping the traditional in-class instruction time with out of class activities (Shand & Farrelly, 2017). The notion behind flipped classrooms is to devote the limited in-class time for hands-on inquiry activities, while the course delivery is done outside the classroom (Bergmann & Sams, 2008; Tomory ve Watson, 2015). This gives students opportunities to examine course content in a flexible time and space, while in class time is dedicated to discussions, lab, hands-on activities, and small group activities and practices.Due to pandemic, hybrid-schooling has become more prevalent (Azorin, 2020) and FL has been identified as an instructional model to support active learning. A recent study showed that students were more satisfied with FL models than any other online modes (such as MOOCs, live audio, and live video) and FL improved their conceptual understanding and attention to the course content (Tang et al. 2020). Empirical research is mostly conducted on STEM areas in post secondaryeducation (Wright & Park, 2021) and in K12 mostly with high school students (Lo & Hw, 2017). Research mostly provides evidence for a positive effect on achievement in STEM (Fung et al., 2021; Wright & Park, 2021), engagement in differentdisciplines (Bond, 2020). Considering the challenges, students face difficulties in accessing help and guidelines and limited student preparation.However, teachers felt overwhelmed with the available online resources and tools and stated the lack of knowledge about online/remote teaching strategies (Trust & Whalen, 2020). This might be because most teachers’ lack of online teachingexperiences prior to pandemic (Mashall et al. 2020). It is expected that even after the pandemic, hybrid learning will be an important instructional revenue for most schools (Babatunde Adedoyin & Soykan, 2020). FL is complementary to EU’s fit ...
Informação do Projeto
2022-12-31
2024-12-31
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte
- İZMİR / BORNOVA - (Turquia)
- 3rd GYMNASIUM OF NIKAIA - (Grécia)
- -- - (Itália)
- KOLEGJI UNIVERSUM O.P - (Sérvia)
- EGE UNIVERSITY - Líder (Turquia)
Inquérito Socioeconómico aos Estudantes do Ensino Superior em Portugal – EUROSTUDENT VII
Informação do Projeto
2021-02-23
2021-07-16
Parceiros do Projeto
Gestão universitária e inovação pedagógica no ensino superior, Brasil e Portugal
Informação do Projeto
2019-05-09
2022-12-31
Parceiros do Projeto
As desigualdades sociais e bem-estar
Como aferir e monitorizar os efeitos e consequências das desigualdades sociais na sociedade portuguesa contemporânea, tendo em conta, simultaneamente, os planos regional, nacional e a comparação europeia? Estudos internacionais salientam que as desigualdades influenciam o desenvolvimento, e que para haver progresso social é insuficiente obter-se apenas crescimento económico. É sob este pressuposto que estão construídas as agendas internacionais do desenvolvimento humano e do desenvolvimento sustentável, sendo nelas centrais as relações entre desigualdades e bem-estar. O quadro de profundas desigualdades na sociedade portuguesa coloca em causa princípios de direito fundamental, e interpela sobre a urgência de mais e melhor informação, técnica e científica, que permita não apenas conhecer, mas igualmente enquadrar e validar, numa perspetiva das relações entre desigualdades e bem-estar, a formulação de políticas públicas orientadas para a intervenção nos territórios e populações. O projeto prevê a construção ou melhoria de instrumentos de produção, análise e visualização de informação que permitam demonstrar as relações multidimensionais entre condições de vida e bem-estar dos portugueses numa vertente comparativa, intranacional e internacional. O modelo a desenvolver será suportado empiricamente na análise dos dados do European Social Survey e outras fontes estatísticas nacionais e internacionais. O conhecimento substantivo produzido através da exploração destes dados, será o ponto de partida de um segundo eixo de desenvolvimentos operatórios, fundados na análise prospetiva, com utilização do método Delphi. Esta segunda etapa implicará a mobilização de diversos agentes, desde profissionais, a técnicos e cientistas envolvidos na organização e implementação de políticas públicas, em diversos níveis de intervenção no território, recrutados a partir da Rede Portuguesa de Investigação em Políticas Públicas. Serão mapeadas as dimensões mais valorizadas na definição do bem-e...
Informação do Projeto
2019-05-01
2021-01-31
Parceiros do Projeto
Inquérito Socioeconómico aos Estudantes do Ensino Superior em Portugal em 2017
Inquérito Socioeconómico aos Estudantes do Ensino Superior em Portugal em 2017
O objetivo global deste projeto é o conhecimento sobre as condições de vida dos estudantes do ensino superior, permitindo, relativamente a cada um dos subsistemas (universitário e politécnico), obter informação cientificamente válida à escala nacional e comparável a nível europeu (este projeto está a ser desenvolvido no âmbito do Projeto Europeu Eurostudent).
As principais dimensões temáticas de caraterização dos estudantes são:
A – Aspetos demográficos;
B – Transição e acesso;
C – Tipos e modalidades de estudo;
D – Origens sociais;
E – Residência;
F – Despesas;
G – Rendimentos;
H – Emprego e orçamentos de tempo;
I – Mobilidade e internacionalização
J – Avaliação da qualidade do programa de estudos e planos para o futuro.
Informação do Projeto
2017-04-18
2017-12-31
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
European Social Survey em Portugal
O ESS faz parte do PASSDA (Production and Archive of Social Science Data) a infraestrutura portuguesa de recolha, arquivo e disseminação de dados sobre atitudes, valores e comportamentos sócio-políticos. É o nódulo português de várias redes de investigação internacionais que recolhem este tipo de dados através da aplicação de inquéritos por questionário a amostras representativas da população (o ESS ou o Comparative Study of Electoral Systems), assim como da rede de arquivos de bases de dados CESSDA-ERIC. Faz parte do Roteiro Nacional de Infraestruturas de Investigação de Interesse Estratégico apoiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, e foi instituído através de uma parceria que envolve unidades e centros de investigação da Universidade de Lisboa, do ISCTE-IUL, da Universidade de Coimbra e da Universidade do Porto.
Presentemente encontra-se em curso trabalho de campo da Edição 9 do ESS em Portugal.
Informação do Projeto
2016-10-01
2021-06-09
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte
- ICS/UL - Líder (Portugal)
- ISCSP-ULisboa - (Portugal)
Trovoada de Ideias: Inclusão Linguístico-social dos Estudantes dos PALOP no Ensino Superior Português
O projeto parte de dois diagnósticos aplicados a estudantes e professores de Instituições de Ensino Superior (IES) portuguesas, sobre inclusão académica de estudantes vindos de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), em duas instituições: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal (2013) e ISCTE-IUL (2016).
Em ambos os diagnósticos, foi clara a necessidade de adotar estratégias e instrumentos de promoção da inclusão de estudantes internacionais dos PALOP, nomeadamente de produzir e testar materiais para aprofundar as suas competências linguístico-comunicativas para fins académicos e em diferentes variedades da língua portuguesa.
Por um lado, competências de compreensão oral e escrita do português europeu utilizado nas IES portuguesas; por outro, competências de produção de textos orais e escritos exigidos pela atividade académica em qualquer língua e respetivas variedades.
Projetos anteriores no ISCTE-IUL e noutras IES portuguesas têm apontado no mesmo sentido, mas sem o aprofundamento da problemática sociolinguística central neste projeto.
O projeto de investigação-ação assume duas necessidades fundamentais.
Em primeiro lugar, promover um conhecimento mais aprofundado sobre os repertórios linguísticos comunicativos e competências de cada estudante, por duas vias:
a) reconhecendo as variedades africanas da língua portuguesa e os contextos sociolinguísticos de cada país de origem (as quais constituem normas legítimas formalmente reconhecidas pela Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) em 2010, 2013 e 2016 (Planos de Ação de Brasília, de Lisboa e de Díli);
b) promovendo um conhecimento mais informado das diferenças entre os sistemas educativos nos países de origem e o ensino superior no país de acolhimento, considerando as práticas escolares anteriores dos estudantes ao longo de 12 anos de escolaridade em português língua materna (L1) ou língua segunda (L2).
Em segundo lugar, assumimos a necessidade de identifi...
Informação do Projeto
2016-01-01
2020-12-31
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
- CELGA-ILTEC - (Portugal)
- APEDI - (Portugal)
QUESQ - Eficiência e Equidade na Construção do Serviço Público: a qualidade do estado social em questão
Em Portugal a incerteza económica associada à contenção orçamental, a altos níveis de desemprego e a tendências de desequilíbrio social crescente têm sido o mote para o profundamento de uma reforma administrativa das funções sociais do Estado. Desde o despoletar da crise internacional e especialmente no período de gestão governativa sobre monitorização da TROIKA (2011 a 2014) o Estado diminuiu a sua presença num certo número de setores da vida social que se lhe incumbiam e que tinha a seu cargo, garante do serviço público aberto e oferecido a todos, sem distinção. Eficiência e racionalidade de “boas práticas de gestão” orientadas, no fundamental, pela redução de despesasão frequentemente os elementos a partir dos quais se tem vindo a avaliar a capacidade governativa de ajustamento ao novo contexto. Neste estudo a eficiência dos processos de reconfiguração do Estado e das Políticas sociais que vêm sendo preconizadas são examinados num confronto sistemático com as suas implicações na promoção de equidade e de bem-estar e qualidade de vida das populações abrangidas. Concretamente, analisam-se os efeitos da orientação para a diminuição do peso das funções sociais do Estado num aumento real de desigualdades sociais e na inversão de tendências que apontavam ganhos sociais relativos em áreas sensíveis de desenvolvimento humano e progresso social, como são a saúde, a educação, a segurança social e a participação cívica.
Informação do Projeto
2014-04-01
--
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
PROCLEU: Classes Sociais e Desigualdades na Sociedade Europeia Contemporânea
A análise das desigualdades sociais constitui um dos mais importantes instrumentos para conhecer a atual realidade europeia. O presente projeto pretende contribuir para essa análise, através de um conjunto de contributos inovadores quer no plano teórico-conceptual, quer no plano operatório. A investigação assenta numa análise extensiva e comparativa apoiada em base de dados internacionais, nomeadamente o European Social Survey, o EU-SILC e outros. A análise dá relevo às intersecções sistémicas e multidimensionais entre os segmentos estruturais “classe-país” e as distribuições integradas de rendimento, escolaridade, género e idade no espaço social da Europa.
Informação do Projeto
2014-03-06
--
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
Pensar o Futuro: efeitos da crise numa reconfiguração de rendimentos e consumos da classe média em Portugal
Informação do Projeto
2012-06-30
2015-12-31
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
Efeitos TEIP: Avaliação de impactos escolares e sociais em sete territórios educativos de intervenção prioritária
Com o presente projecto, propomos contribuir para a avaliação externa do programa nacional Territórios Educativos de Intervenção Prioritária de Segunda Geração (TEIP 2), realizando estudos de caso em sete territórios educativos de intervenção prioritária, como forma de avaliar o(s) modo(s) como esta medida tem sido apropriada em distintos contextos sociais e, sobretudo, que efeitos objectivos tem produzido a nível local, tanto nas organizações escolares abrangidas pelo programa como na aprendizagem e desenvolvimento dos respectivos alunos. Assim sendo, o objectivo central do estudo é fornecer à DGIDC a compreensão dos impactos dos projectos TEIP 2, tanto ao nível das estruturas e dinâmicas das organizações escolares, como ao nível dos percursos e aprendizagens dos seus alunos.Em termos mais específicos, o estudo pretende aferir: (i) o “valor acrescentado” do programa nas escolas; (ii) os factores críticos de sucesso que estiveram na base das mudanças observáveis; (iii) os processos organizacionais e pedagógicos que as escolas têm colocado em acção, no âmbito dos projectos TEIP 2; (iv) as percepções dos diversos actores locais envolvidos nos projectos; e (v) os impactos na equidade e igualdade de oportunidades educativas.
Informação do Projeto
2010-11-01
2011-02-28
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
A Inserção Profissional de Investigadores Doutorados: Condições de acolhimento, formas de inserção e expectativas de futuro
Procura-se desenvolver um estudo aprofundado sobre as condições de inserção de novos investigadores doutorados no sistema científico e tecnológico nacional, contratados pelas unidades de investigação no âmbito do Programa Compromisso com a Ciência. Os objectivos que se procuram concretizar envolvem nomeadamente i. A caracterização e analise das condições de acolhimento, as formas de inserção e as expectativas de futuro dos investigadores doutorados contratados no âmbito do Programa Compromisso com a Ciência; ii. caracterização e analise das práticas de acolhimento e as expectativas das instituições científicas que os contrataram; iii. A analise da evolução dos aspectos anteriormente referidos nas sucessivas fases de contratação (Ciência 2007, Ciência 2008) e ao longo dos anos de permanência dos investigadores nestas instituições (entre a contratação dos investigadores e a finalização deste estudo); A investigação de dimensões explicativas adicionais, nomeadamente as trajectórias científicas dos investigadores (produção científica, mobilidade, internacionalização e redes) e as perspectivas e orientações dos investigadores e coordenadores das instituições científicas a propósito destes processos.
Informação do Projeto
2009-10-20
2012-03-31
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
Estudantes do Ensino Superior e Empréstimos com Garantia Mútua
O projecto visa desenvolver mecanismos de monitorização que possibilitem acompanhar e avaliar de forma continuada a acção e o impacto do sistema de empréstimos com garantia mútua direccionado para os estudantes do ensino superior. Pretende-se elaborar a caracterização socioeconómica dos estudantes que recorrem a este tipo de empréstimos para a frequência do ensino superior, mas também analisar a articulação e complementaridade do sistema de empréstimos com garantia mútua com os apoios prestados directamente pelo Estado através dos serviços de Acção Social Escolar. O presente estudo tem ainda por objectivo identificar parâmetros e resultados de programas e iniciativas similares desenvolvidos noutros contextos nacionais, nomeadamente em países da OCDE, susceptíveis de serem comparados com o alcance e impacto do sistema de empréstimos com garantia mútua em Portugal.
Informação do Projeto
2009-04-01
2011-06-30
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
Observatório das Desigualdades
O Observatório das Desigualdades é uma plataforma de recolha, sistematização, investigação, difusão e debate de dados e análises sobre desigualdades sociais contemporâneas, numa perspetiva multidimensional: desigualdades de rendimentos e emprego, de habilitações escolares, qualificações e competências, de classe social, género, étnico-raciais ou etárias, na saúde, habitação, práticas culturais, utilização de novas tecnologias da informação e comunicação, entre outras. Os progressos verificados ao longo das últimas décadas na sociedade portuguesa, a múltiplos níveis, não impediram a persistência de formas tradicionais de desigualdade, enquanto outras surgiram ou tornaram-se mais visíveis e intoleráveis. Além disso, no mundo atual têm cada vez mais importância as desigualdades globais e as suas relações com as desigualdades nacionais ou locais. As desigualdades, por outro lado, não são só parâmetros estruturais das sociedades, mas também objeto de ação individual e coletiva, nomeadamente de movimentos sociais e políticas públicas, com consequências variadas na redução ou acentuação das desigualdades sociais. O Observatório toma todos estes aspetos das desigualdades sociais como objeto da sua atividade. Para além de promover a difusão de informação e o conhecimento científico sobre desigualdades sociais, contribui para o debate público e para a fundamentação e avaliação de políticas públicas com incidências nas desigualdades sociais. A concretização destes objetivos faz-se por meio de um conjunto de instrumentos e atividades, com destaque para o sítio eletrónico “Observatório das Desigualdades”, incluindo também um sistema de indicadores, o aprofundamento de conceitos e métodos, a promoção de conferências, debates e publicações, assim como a realização de projetos de investigação e estudos especializados sobre o tema. O Observatório das Desigualdades é uma estrutura independente constituída no quadro do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL) do Insti...
Informação do Projeto
2008-10-17
--
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
- IS-UP - (Portugal)
- CES-UA - (Portugal)
Programa Internacional para a Análise das Competências dos Adultos - Portugal
O projecto visa assegurar, nas suas várias vertentes, a participação de Portugal no PIAAC (The Programme for the International Assessment of Adult Competencies). O PIAAC é um estudo comparativo internacional, promovido pela OCDE, dirigido à avaliação das competências da população adulta, com idades entre os 16 e os 65 anos, no qual participam mais de 30 países. Após o IALS (International Adult Literacy Survey), este será o primeiro grande estudo internacional neste domínio. As competências dos adultos serão avaliadas através de uma metodologia directa que implica a realização de uma prova em computador ou em papel. Os domínios de competências em avaliação nesta pesquisa são literacia, numeracia e resolução de problemas em ambientes tecnológicos.
Informação do Projeto
2008-10-01
2012-07-01
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
Transições na Relação Trabalho-Família: Estratégias, Redes e Identidades
O objectivo deste projecto é o de estabelecer um programa de investigação centrado na análise não só das relações entre família e trabalho, mas, mais ainda, nas dinâmicas de transição dessas relações.
Informação do Projeto
2005-06-01
2008-06-30
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
Inquérito Sócio-Económico aos Estudantes do Ensino Superior - Eurostudent 2005
O objectivo global é o conhecimento em termos sócio-económicos da população estudantil de cada um dos sectores do ensino superior, permitindo, relativamente a cada um dos subsistemas, obter informação cientificamente válida à escala nacional e comparável no quadro superior.
Padrões de Vida: Perfis e Tendências na Sociedade Portuguesa Contemporânea
Produzir um conjunto de desenvolvimentos inovadores no âmbito do que, se pode chamar a caracterização social de populações. No centro do projecto está a intenção de combinar novas propostas teóricas com a exploração de novas possibilidades de recurso a informação impírica.
Informação do Projeto
2000-12-01
2003-06-15
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
A Modernização das Estruturas Sociais
Pretende-se com este projecto colmatar significativas lacunas de conhecimento que se verificam a propósito de uma questão tão decisiva como é a dos processos de modernização da sociedade portuguesa contemporânea. O objectivo central é proceder a uma análise sociológica, elaborada no plano teórico e solidamente suportada no plano da evidência empírica, dos processos de reconfiguração das estruturas sociais que atravessam actualmente a sociedade portuguesa.
Informação do Projeto
1997-05-15
2000-11-30
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder