Maria Inês Amaro é doutorada em Serviço Social, pela Universidade Católica Portuguesa; mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação, pelo ISCTE, e licenciada em Serviço Social, pelo Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa. Professora na licenciatura, mestrado e doutoramento em Serviço Social do ISCTE-IUL e investigadora integrada do CIES. Tem interesses de investigação nas áreas da teoria e prática do Serviço Social, da Sociedade e Tecnologia e da Exclusão Social e Trabalho. Consultora na área do planeamento social e avaliação. Autora de livros, capítulos e livro e artigos nas áreas mencionadas.
Desde final e 2019, em Comissão de Serviço no Instituto da Segurança Social, onde desempenha funções como Diretora do Departamento de Desenvolvimento Social. Nesse âmbito, tem responsabilidades ao nível nacional na implementação e desenvolvimento de política pública nas áreas da infância e juventude; cooperação e respostas sociais, e intervenção social.
Preside à Comissão Nacional do Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI), ao Conselho Nacional para a Adoção (biénio 2024-2026), júri de avaliação do Programa Escolhas (edição 2023); participa no Conselho Nacional de Cooperação, no Grupo Operativo Único, para o acolhimento de população requerente e beneficiária de proteção internacional; no Conselho Nacional para as Migrações; na Comissão das Políticas de Inclusão das Pessoas com Deficiência; no núcleo executivo do Grupo de Implementação, Monitorização e Avaliação da Estratégia Nacional para a Integração das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo; e, entre outras, da Comissão de Acompanhamento da Estratégia Nacional de Combate à Pobreza; é oficial deligação nacional para a Proteção Civil.