Ciência-IUL    Autores    Maria Inês Amaro    Projetos de Investigação
Projetos de Investigação
TASK - Towards increased Awareness, responsibility and shared quality in Social Work
T@sk aims at reinforcing and modernizing the delivery of Social Services in Albania by empowering the Albanian Higher Education System. The aims of T@sk projects are essential for the development  of the Albanian Social Work system, for its modernization and its alignment to the European standards of the Social Services delivery. T@sk project can count on the long lasting  expertise of the University of Florence, the Complutense University of Madrid, the Instituto Universitário of Lisbon and the Ordine degli Assistenti Sociali of the Tuscany Region in the field of Social Work organization and evaluation. The cooperation among the European Union partners and the Albanian Universities will create the ideal ground to reach increased competences of Albanian Higher Education staff, a growing self-empowerment of Albanian social workers and therefore the improvement of the Social Services. Members of T@sk project agree in a subsidiary and multilevel approach based on: In depth theoretical and methodological updating of the University staff of all the Albanian public Universities offering Bachelor  Master Degrees in Social Work: University of Tiran, University of Elbasan, University of Shkodër. Wide inclusion of the Albanian Social Workers and Albanian local institutions in the identification of the needs of the Albanian Social Services. Theoretical and empirical focus on the specific areas of deprived children and disadvantaged women within the general framework of deviance prevention and mitigation of detention conditions.
Informação do Projeto
2018-10-15
2020-10-14
Parceiros do Projeto
Implicações das lógicas managerialistas na prática profissional dos assistentes sociais de primeira linha
Informação do Projeto
2016-05-01
2017-04-30
Parceiros do Projeto
Quão globais são os standards globais da FIAS? Exploração da penetração no campo profissional das linhas de orientação de referência para o Serviço Social
A Agenda Global para o Serviço Social (2012-2016), promovida pela Federação Internacional Serviço Social, Associação Internacional Escolas Serviço Social e Conselho Internacional Bem-Estar Social, define um conjunto de metas e princípios para o Serviço Social à escala mundial.O primeiro ciclo desse processo (2012-2016) elegeu quatro principais áreas de atenção: 1) Promover igualdades sociais e económicas; 2) Promover a dignidade e o valor das pessoas; 3) Trabalhar em prol da sustentabilidade ambiental; e 4) Reforçar o reconhecimento da importância das relações humanas. Em julho de 2014 um primeiro relatório foi divulgado sobre o andamento dessa agenda, ou seja, a contribuição para a redução das desigualdades sociais e económicas, chegando a algumas conclusões com base em exemplos de práticas de trabalho social realizado em todo o mundo.Estarão os Assistentes Sociais portugueses cientes destes desafios? Como entendem o significado da Agenda Global? Como têm promovido esses princípios na prática quotidiana?O presente projecto consiste num estudo exploratório que pretende realizar uma primeira aproximação à resposta às questões colocadas junto de assistentes sociais, orientadores de estágio de estudantes da licenciatura em Serviço Social. A pesquisa recorrerá à aplicação de um inquérito on-line na área urbana de Lisboa ao maior número possível de Assistentes Sociais que reúnam as condições indicadas.Esperam-se resultados que ajudem a entender a penetração dos princípios da Agenda Global no mundo profissional, nomeadamente na relação com a prática profissional quotidiana exercida num país europeu sob políticas austeritárias.Objectivos1. Verificar o nível de conhecimento dos assistentes sociais sobre os conteúdos e orientações da Agenda Global2. Explorar a concordância dos profissionais com a Agenda Global;3. Compreender a familiaridade existente com cada uma das quatro áreas definidas na Agenda Global;4. Compreender o grau de aplicabilidade que os profissionais consider...
Informação do Projeto
2016-02-29
2017-09-29
Parceiros do Projeto