Serviço Social, Empreendedorismo e Inovação Social: contributos teóricos, cooperação com a sociedade civil e pistas para a formação em Serviço Social.
Serviço Social, Empreendedorismo e Inovação Social: contributos teóricos, cooperação com a sociedade civil e pistas para a formação em Serviço Social.
Descrição

O eixo Serviço Social, Empreendedorismo Social e Inovação Social é promissor, do ponto de vista do potencial de relação entre os termos, e relativamente inexplorado. Em 2015, com a criação da UC Empreendedorismo e Integração Social, optativa do programa de doutoramento em Serviço Social, iniciou-se um trabalho de reflexão neste domínio, que tem vindo a ser consubstanciada em diversas iniciativa que se procuram organizar agora, sob um tronco comum, dando-lhe um carácter mais sistemático.

Destas iniciativas destacam-se:

- O Seminário Internacional “Serviço Social de/na Empresa: tradição e inovação de um campo em mudança” (realizado a 23 de novembro de 2017 no ISCTE-IUL);

- A orientação de duas teses de doutoramento: “Inovação em Serviço Social: potencialidades e limites do empreendedorismo (social) como estratégia de integração social” (Antonela Jesus, concluída em 2019); “Serviço Social e Empreendedorismo: práticas, perceções e contributos” (Cristina Nascimento,

iniciada em 2017);

- O projecto “Cross-national social work and social innovation platform: social work curricula improvement by co-creation" (com financiamento de 6000€ pela EASSW);

- O projecto Parcerias para o Impacto (em fase de candidatura).

É, ainda, nossa intenção materializar os contributos do Seminário Internacional “Serviço Social de/na Empresa: tradição e inovação de um campo em mudança” em formato de livro, compilando os discursos de vários profissionais participantes, mas também de outros assistentes sociais com atividade profissional em entidades de empreendedorimo e inovação social, responsabilidade social e empresarial, com quem entretanto se foram estabelecendo contactos.

O projecto “Cross-national social work and social innovation platform: social work curricula improvement by co-creation", que obteve agora financiamento pela European Association of Schools of Social Work, desenvolveu-se a partir de contactos estabelecidos em conferências internacionais de Serviço Social, preparou-se uma candidatura com um grupo de entidades parceiras, nomeadamente: a ONG Jove Sólides, a Universidade de Valência, a Universidade de Alicante e a Universidade Católica Portuguesa de Lisboa. Aprovado a 18 de novembro de 2019, o projeto pretende contribuir para colocar a inovação social no centro da formação em Serviço Social, a partir de uma rede de trabalhos europeia, juntando alunos, professores, investigadores, profissionais do Terceiro Setor e organizações governamentais. Aliado a tal parceria, pretendemos alavancar outros grupos de trabalho transnacionais, nomeadamente com os PALOP, firmando relações internacionais de cooperação para a educação e desenvolvimento.

A candidatura apresentada ao programa Parcerias para o Impacto propões o desenvolvimento de quatro acções principais, a saber: 1) Grupo de debate, com técnicos de organizações da sociedade civil e do poder local sobre práticas de participação: potencialidades, fragilidades, desafios; 2) Grupos de in/formação, com crianças dos 5 aos 12 anos, de capacitação para a participação, recolha de ideias para o jogo; 3) Realização de Thinktanks sobre participação para a comunidade no geral; 4) Construção do jogo da participação em colaboração com todos os parceiros e com inputs das ações anteriores. Neste âmbito a equipa do CIES-IUL terá, sobretudo, funções de coordenação científica, animação dos thinktanks e desenvolvimento de um sistema de avaliação de impacto. Desta forma, este projecto pretende (1) desenvolver contributos teóricos e conceptuais para a área problemática em que se situa através do desenvolvimento de trabalho de investigação; (2) estabelecer relações com a sociedade civil, a través de processos de investigação-acção que permitam aplicar a aprender formas de desenvolver processos de inovação social, e (3) produzir orientações para a formação de profissionais, designadamente assistentes sociais, mais aptos à prossecução de processos de empreendedorismo e inovação social.

 

Equipa: 

Maria Inês Amaro (Coord.)

Antonela Jesus

Cristina Nascimento 

 

Parceiros Internos
Centro de Investigação Grupo de Investigação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
CIES-IUL Política e Cidadania Parceiro 2019-11-01 2020-12-31
Parceiros Externos

Não foram encontrados registos.

Equipa de Projeto
Nome Afiliação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
Maria Inês Amaro CIES-IUL [Política e Cidadania] Coordenadora Global 2019-11-25 2019-12-31
Financiamentos do Projeto

Não foram encontrados registos.

Outputs (Publicações)

Não foram encontrados registos.

Outputs (Outros)

Não foram encontrados registos.

Ficheiros do projeto

Não foram encontrados registos.

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos projetos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados para este projeto. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.

Serviço Social, Empreendedorismo e Inovação Social: contributos teóricos, cooperação com a sociedade civil e pistas para a formação em Serviço Social.
2019-11-01
2020-12-31