Ciência-IUL    Autores    Marta Osório de Matos    Currículo
Resumo CV

Marta Matos é Investigadora Pós-Doutorada no CIS-IUL e Professora Auxiliar Convidada do ISCTE-IUL. É uma psicóloga clínica e da saúde apaixonada pela influência das relações sociais na saúde. Iniciou a sua carreira (2007) em contextos comunitários com populações idosas e durante o seu mestrado (2010) e doutoramento (2016) no ISCTE-IUL focou-se no papel do suporte social de cuidadores formais nas experiências de dor crónica de pessoas idosas.

Os atuais interesses de investigação estão ligados ao papel das dimensões interpessoais no (1) ajustamento às doenças crónicas (por exemplo, dor crónica, diabetes); e (2) como recursos na promoção da saúde e do bem-estar (por exemplo, literacia da saúde, comportamento alimentar, envelhecimento saudável).

No geral, a sua investigação é motivada pelo interesse de traduzir conhecimento baseado em evidências em práticas, com um sólido enquadramento teórico, visando contribuições para o campo da psicologia da saúde e para o benefício das comunidades. O seu trabalho de investigação tem sido apoiado e reconhecido por instituições que se concentram na investigação em dor, nomeadamente através de uma bolsa para formação avançada em dor (ASTOR 2014) e um prémio de investigação clínica em dor (Grünenthal Foundation 2016). É editora associada da "Psychology, Community & Health".

Qualificações Académicas
Universidade/Instituição Tipo Curso Período
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa
Departamento de Psicologia Social e das Organizações - Portugal - Lisboa
Doutoramento Psicologia - Clinica e da Saúde 2011 - 2016
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa
Departamento de Psicologia Social e das Organizações - Portugal - Lisboa
Mestrado Psicologia Social e das Organizações 2008 - 2010
Instituto Superior de Psicologia Aplicada
Portugal - Lisboa
Licenciatura Psicologia Aplicada - Ramo Clínica 2001 - 2006