Projetos de Investigação
Ler não é dos meus passatempos preferidos. A relação dos jovens com a leitura e o futuro da cultura de leitura em Portugal
O presente projeto pretende analisar e compreender qual a relação que, atualmente, os jovens em Portugal têm com a leitura, nomeadamente de livros, enquanto prática cultural, e como se perspetiva o futuro da cultura de leitura neste país. Vários estudos têm revelado que determinados contextos sociais têm um impacto profundo nas práticas de leitura dos jovens, e que, nas últimas duas décadas, se verifica um decréscimo da leitura por prazer junto desta população Recorrendo a estudos com uma estratégica metodológica quantitativa – inquéritos por questionário a uma amostra representativa de jovens matriculados no 3.o ciclo do ensino básico e do secundário, realizados em 2019 e 2023 –, pretende-se aferir como os contextos familiar e escolar – e neste as culturas juvenis –, marcados pela generalização dos dispositivos digitais online, influenciam a relação dos jovens com a leitura e livros, e, por consequência, o futuro da cultura de leitura em Portugal. Orientação: José Soares Neves (CIES-Iscte) Patrícia Ávila (CIES-Iscte)      
Informação do Projeto
2024-02-01
2026-02-01
Parceiros do Projeto
Evolução das Práticas de Leitura dos Alunos dos Ensinos Básico e Secundário - Barómetro
O projeto tem como objetivo central a construção de um sistema de observação regular, de base anual, das práticas de leitura dos estudantes abrangidos pela escolaridade obrigatória, em particular no que respeita aos seus principais indicadores de caracterização, acompanhamento e avaliação. A produção de relatórios anuais sobre a evolução das práticas de leitura, no quadro de crescente integração das tecnologias da informação e da comunicação nas atividades económicas, sociais e culturais nas modernas sociedades contemporâneas, permitirá robustecer a capacidade de diagnóstico de problemas e de construção de soluções neste domínio, respondendo assim à exigência de políticas públicas informadas pelo conhecimento.
Informação do Projeto
2022-09-01
2023-07-31
Parceiros do Projeto
Práticas de Promoção da Leitura: Inquérito aos Mediadores de Leitura
No seguimento da investigação sobre as práticas de leitura dos estudantes portugueses, o PNL2027 deu início no ano de 2022 ao estudo sobre as Práticas de Promoção da Leitura junto da população jovem. O novo estudo tem como objetivo a caracterização dos mediadores da leitura, bem como o recenseamento, análise e discussão das práticas de promoção da leitura junto da população em idade escolar, entre os seis e os 18 anos. O universo do estudo é constituído por um conjunto alargado de atores que, em diferentes contextos, partilham a responsabilidade de estimular a leitura: professores do 1.º ciclo, professores de português dos restantes ciclos do ensino básico e do ensino secundário, professores bibliotecários, bibliotecários e curadores de projetos do PNL2027 ou de outros projetos de promoção da leitura. O presente estudo é realizado pelo OPAC – Observatório, Português das Atividades Culturais, uma estrutura do CIES-Iscte e conta com a colaboração da Rede de Bibliotecas Escolares e da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência. O financiamento é assegurado pela McDonald’s.
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2021-12-01
2024-12-31
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Estudo Sector Artístico e Cultural em Portugal
O Estudo Sector Artístico e Cultural em Portugal decorre de um acordo de parceria institucional entre a Direção-Geral das Artes (DGARTES) e o  Iscte-Instituto Universitário de Lisboa, através do Observatório Português das Atividades Culturais (OPAC), no sentido de dar sequência ao determinado na Resolução do Conselho de Ministros n.º 41/2020, de 6 de junho, que aprovou o Programa de Estabilização Económica e Social. O Estudo visa analisar os impactos da crise a curto e médio prazo, com a produção de indicadores atualizados que permitam caracterizar rigorosamente a situação laboral dos trabalhadores do setor, os equipamentos existentes e as entidades artísticas, de modo a suportar a tomada de decisões estratégicas da área governativa da cultura e informar entidades públicas, privadas e os cidadãos. O estudo tem três objetivos: - Fazer um levantamento e caraterizar os profissionais da cultura como trabalhadores independentes, precários ou intermitentes quanto aos perfis sociais e aos perfis laborais e identificar impactos da crise pelo COVID-19 a curto e a médio prazo através de um inquérito nacional que reflita a situação de artistas, autores, técnicos; - Partilhar com a DGARTES indicadores sobre o universo das entidades candidatas aos programas de apoio às artes, tendo como finalidade uma melhor adequação do modelo aquando da sua revisão e de preparação do novo ciclo de apoios plurianuais com a entrada em vigor no início de 2022; - Criar o Atlas Artístico e Cultural de Portugal, para a caraterização dos equipamentos culturais existentes e das estruturas e entidades artísticas em atividade.
Informação do Projeto
2020-07-29
2022-07-31
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Práticas de Leitura dos Estudantes Portugueses
Estudo promovido pelo Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL 2027) com a colabotação da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC), e a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), sobre as práticas de leitura não escolares dos estudantes dos ensinos básico e secundário. A metodologia é quantitativa, de inquérito por questionário a uma amostra representativa dos vários níveis de ensino em estudo. A equipa de investigação conta com a consultoria de Isabel Alçada.
Informação do Projeto
2019-01-01
2021-09-30
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Observatório Português das Atividades Culturais
O OPAC - Observatório Português das Atividades Culturais é uma estrutura constituída em dezembro de 2018 no quadro do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, responsável pelo seu funcionamento e coordenação científica. Tem como missão o estudo, produção e disponibilização pública de informação rigorosa e atualizada nos diversos domínios culturais visando desta forma contribuir para os debates atuais na sociedade portuguesa e para a formulação, acompanhamento e avaliação das políticas públicas.
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2018-12-01
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Estudo de Públicos de Museus Nacionais: edição de resultados (2ª fase)
Esta fase do projeto Estudo de Públicos de Museus Nacionais, promovido pela DGPC e coordenação científica do CIES-IUL,  consiste na apresentação dos resultados específicos de nove dos quatorze museus participantes: Museu Nacional dos Coches, Museu Nacional de Grão Vasco, Museu Nacional do Teatro e da Dança, Museu Nacional do Traje, Museu Nacional da Música, Museu Nacional de Etnologia, Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado, Museu Monográfico de Conimbriga - Museu Nacional e Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves.
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2018-05-10
2019-12-31
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