O Estudo Sector Artístico e Cultural em Portugal decorre de um acordo de parceria institucional entre a Direção-Geral das Artes (DGARTES) e o Iscte-Instituto Universitário de Lisboa, através do Observatório Português das Atividades Culturais (OPAC), no sentido de dar sequência ao determinado na Resolução do Conselho de Ministros n.º 41/2020, de 6 de junho, que aprovou o Programa de Estabilização Económica e Social.
O Estudo visa analisar os impactos da crise a curto e médio prazo, com a produção de indicadores atualizados que permitam caracterizar rigorosamente a situação laboral dos trabalhadores do setor, os equipamentos existentes e as entidades artísticas, de modo a suportar a tomada de decisões estratégicas da área governativa da cultura e informar entidades públicas, privadas e os cidadãos.
O estudo tem três objetivos:
- Fazer um levantamento e caraterizar os profissionais da cultura como trabalhadores independentes, precários ou intermitentes quanto aos perfis sociais e aos perfis laborais e identificar impactos da crise pelo COVID-19 a curto e a médio prazo através de um inquérito nacional que reflita a situação de artistas, autores, técnicos;
- Partilhar com a DGARTES indicadores sobre o universo das entidades candidatas aos programas de apoio às artes, tendo como finalidade uma melhor adequação do modelo aquando da sua revisão e de preparação do novo ciclo de apoios plurianuais com a entrada em vigor no início de 2022;
- Criar o Atlas Artístico e Cultural de Portugal, para a caraterização dos equipamentos culturais existentes e das estruturas e entidades artísticas em atividade.
Centro de Investigação | Grupo de Investigação | Papel no Projeto | Data de Início | Data de Fim |
---|---|---|---|---|
CIES-Iscte | -- | Parceiro | 2020-07-15 | 2022-07-31 |
Instituição | País | Papel no Projeto | Data de Início | Data de Fim |
---|---|---|---|---|
Direção-Geral das Artes (DGARTES) | Portugal | Parceiro | 2020-07-29 | 2022-07-31 |
Nome | Afiliação | Papel no Projeto | Data de Início | Data de Fim |
---|---|---|---|---|
José Soares Neves | Professor Associado (DH); Investigador Integrado (CIES-Iscte); | Coordenador Global | 2020-07-15 | 2022-07-31 |
Andreia Nunes | Bolseira de Doutoramento (CIES-Iscte); | Investigadora | 2020-07-29 | 2022-07-31 |
Joana Fonseca França Azevedo | Professora Associada (DS); Investigadora Integrada (CIES-Iscte); | Investigadora | 2020-07-15 | 2022-07-31 |
Jorge Alexandre Santos | Assistente de Investigação (CIES-Iscte); | Investigador | 2020-07-29 | 2022-07-31 |
Maria João Lima | Professora Auxiliar Convidada (DMPS); Investigadora Integrada (CIES-Iscte); | Investigadora | 2020-07-15 | 2022-07-31 |
Miguel Ângelo Lopes | Bolseiro de Doutoramento (CIES-Iscte); | Investigador | 2020-07-29 | 2022-07-31 |
Rui Telmo Gomes | Professor Auxiliar Convidado (DS); Investigador Integrado (CIES-Iscte); | Investigador | 2020-07-15 | 2022-07-31 |
Sofia Costa Macedo | Professora Auxiliar Convidada (DH); Investigadora Integrada (CIES-Iscte); | Investigadora | 2020-07-29 | 2022-07-31 |
Código/Referência | DOI do Financiamento | Tipo de Financiamento | Programa de Financiamento | Valor Financiado (Global) | Valor Financiado (Local) | Data de Início | Data de Fim |
---|---|---|---|---|---|---|---|
Acordo DGARTES-OPAC | -- | Contrato | DGARTES - -- - Portugal | 98302 | 98302 | 2020-07-29 | 2022-07-31 |
Não foram encontrados registos.
Título | Entidade Media | Tipo | Data Publicação |
---|---|---|---|
Apresentação Atlas Artístico e Cultural de Portugal | Imprensa Regional | Agenda | 2024-09-24 |
Não foram encontrados registos.
Não foram encontrados registos.
Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos projetos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados para este projeto. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.