Ciência-IUL    Autores    Patrícia Arriaga    Currículo
Resumo CV

Patrícia Arriaga é Doutorada em Psicologia Social e Organizacional na especialização de Psicologia Social pelo ISCTE (Pré-Bolonha, 2006), com Licenciatura Pré-Bolonha em Psicologia (5 anos, 1996, Área de Psicologia Clínica) pelo ISPA e Mestrado Pré-Bolonha em Psicologia Clínica e Psicopatologia pelo ISPA (2 anos, 2000). É certificada como Especialista pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) nas áreas de "Psicologia Clínica e da Saúde", "Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações". 

É atualmente Professora Auxiliar com Agregação no ISCTE, tendo iniciado a atividade de ensino no ensino superior em 1996. Em 2008 recebeu uma bolsa mista de Pós-Doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), para conduzir o seu projeto no ISCTE e na Universidade de Granada. Em 2009 foi contratada como Investigadora pelo Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS) ao abrigo do Contrato-Programa Ciência 2008. Mantém-se atualmente como membro efetivo do CIS, integrando o grupo de investigação "Behavior, Emotion and Cognition".

Investigação: Os seus principais interesses de investigação envolvem o estudo de processos socio-afetivos e comportamento, que geralmente incluem avaliação de respostas subjetivas, fisiológicas e comportamentais, aplicadas à psicologia social e da saúde. Atualmente os seus projetos centram-se no estudo de intervenções para a promoção de saúde e bem-estar, que incluem o desenvolvimento e avaliação da eficácia de ferramentas digitais, intervenções artisticas, campanhas, media, jogos, robôs sociais, considerando ainda as suas implicações sociais e éticas.

Recebeu financiamento externo em vários projetos competitivos (e.g., FCT, Bial FoundationErasmus+Compete 2020). Publicou mais de uma centena de artigos em capítulos, atas de conferências e revistas científicas com revisão de pares, desde revistas mais especializadas/ temáticas (e.g., Emotion, Psychology of Violence, Aggressive Behavior, Psychology of Music, Mindfulness, Journal of Creative Behavior, Cortex, Psychophysiology, Biological Psychology) a revistas genéricas na área da psicologia (e.g., Journal of Cross-Cultural Psychology, Journal of Experimental Social Psychology, Journal of Health Psychology) e multidisciplinares (e.g. Health Communication; Health Education Research, Computers in Human Behavior; SoftwareX, HardwareX, Nature Human Behaviour).

Tem sido convidada para avaliar artigos científicos e candidaturas de projetos de investigação a nível nacional e internacional, designadamente por agências governamentais que incluem a National Science Foundation (EUA), a Shota Rustaveli Georgian National Science Foundation (Georgia) e a Dutch Research Council (Países Baixos).

Qualificações Académicas
Universidade/Instituição Tipo Curso Período
ISCTE-Instituto Universitario de Lisboa
Psicologia - Portugal - Lisboa
Agregação Psicologia 2020 - 2020
ISCTE-Instituto Universitario de Lisboa + Universidade de Granada
Centro de Investigação e Intervenção Social - Portugal - Lisboa
Pós-Doutoramento Psicologia 2008 - 2009
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa
Portugal - Lisboa
Doutoramento Psicologia Social e Organizacional 2006
Instituto Superior de Psicologia Aplicada
Mestrado Psicologia Clínica e Psicopatologia 2000
Instituto Superior de Psicologia Aplicada
Licenciatura Psicologia 1996
Áreas de Investigação
Psicologia
Emoções
Saúde
Meios de Comunicação Social e Entretenimento
Interação Pessoa-Robô
Ciências da Computação e da Informação Ciências Naturais
Ciências da Saúde Ciências Médicas
Psicologia Ciências Sociais