Patrícia Arriaga é doutorada em Psicologia Social e das Organizações pelo ISCTE (pré-Bolonha, 2006), mestre em Psicologia Clínica e Psicopatologia pelo ISPA (pré-Bolonha, 2 anos, 2000) e licenciada em Psicologia (5 anos, 1996, área de Psicologia Clínica) pelo ISPA. É especialista certificada pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) nas áreas de "Psicologia Clínica e da Saúde", "Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações" e "Neuropsicologia".
Iniciou a sua actividade docente no ensino superior em 1996. Foi bolseira de pós-doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) entre 2008 e 2009, desenvolvendo o seu projecto no ISCTE e na Universidade de Granada. Posteriormente, trabalhou como investigadora (2009–2012) no CIS, ao abrigo do Programa Ciência 2008, financiado pela FCT.
Actualmente, é Professora Associada com Agregação no ISCTE e Investigadora Sénior no CIS, onde integra o grupo de investigação Community, Education and Development (CED).
Os seus principais interesses de investigação centram-se no estudo de processos socio-afetivos, recorrendo a uma abordagem multimétodo (análise de respostas subjectivas, comportamentais e fisiológicas). Investiga o impacto de diferentes intervenções sociais e da utilização de ferramentas (por exemplo, aplicações multimédia, jogos de tabuleiro, vídeos, campanhas mediáticas, robôs sociais) concebidas para promover o bem-estar e os comportamentos pró-sociais em contextos sociais, de saúde e educativos. Os seus projectos envolvem, habitualmente, equipas multidisciplinares (ex. Ciências da Computação e Educação). Mais recentemente, tem contribuído para a metaciência, colaborando com equipas internacionais focadas na investigação transparente e reprodutível.
Obteve vários projectos de investigação competitivos com financiamento externo (exemplos: FCT, Fundação Bial, Erasmus+, Compete 2020) e publicou mais de uma centena de trabalhos, incluindo capítulos de livros, actas de conferências e artigos em revistas científicas com revisão por pares, desde revistas especializadas a revistas gerais e multidisciplinares.
Tem sido convidada a avaliar artigos científicos e candidaturas a projectos de investigação competitivos a nível nacional e internacional, incluindo para agências governamentais como a US National Science Foundation, o Dutch Research Council, a Shota Rustaveli Georgian National Science Foundation e a Swiss National Science Foundation, bem como para universidades, nomeadamente no âmbito do programa STARS – Supporting TAlent in ReSearch, da Universidade de Pádua (Itália).
Esteve envolvida em 38 unidades curriculares diferentes (leccionação e/ou coordenação) em vários ciclos de estudo (licenciatura, mestrado e doutoramento). Orientou mais de 200 estudantes em diferentes níveis e formatos de formação, incluindo teses de doutoramento, dissertações de mestrado, estágios curriculares e profissionais (incluindo estágios da Ordem dos Psicólogos Portugueses), bolsas de investigação e dissertações de licenciatura pré-Bolonha.
Exerceu ainda diversos cargos de liderança (exemplos: Subdirectora do CIS-Iscte e Subdirectora do Departamento de Psicologia do Iscte; Directora do Mestrado em Ciências das Emoções; Coordenação de diferentes anos lectivos) e integrou várias comissões e grupos estratégicos (exemplos: Comissão Científica do CIS-Iscte; Comissão de Ética para a Psicologia da ECSH-Iscte; Conselho Científico do LAPSO; grupo Health & Art da iniciativa Iscte-Saúde).
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