Ciência-IUL    Autores    Patrícia Arriaga    Currículo
Resumo CV

Patrícia Arriaga é Doutorada em Psicologia Social e Organizacional na especialização de Psicologia Social pelo ISCTE (Pré-Bolonha, 2006), com Licenciatura Pré-Bolonha em Psicologia (5 anos, 1996, Área de Psicologia Clínica) pelo ISPA e Mestrado Pré-Bolonha em Psicologia Clínica e Psicopatologia pelo ISPA (2 anos, 2000). É certificada como Especialista pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) nas áreas de "Psicologia Clínica e da Saúde", "Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações". 

É atualmente Professora Auxiliar com Agregação no ISCTE-IUL, tendo iniciado a atividade de ensino no ensino superior em 1996. Em 2008 recebeu uma bolsa mista da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) para conduzir o seu projeto de Pós-Doutoramento no ISCTE e na Universidade de Granada. Em 2009 foi contratada como Investigadora pelo CIS-IUL ao abrigo do Contrato-Programa Ciência 2008. Mantém-se atualmente como membro efetivo do Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS-IUL), integrando o grupo de investigação "Behavior, Emotion and Cognition".

Investigação: Os seus principais interesses de investigação envolvem o estudo de processos socio-afetivos e comportamento, que geralmente incluem avaliação de respostas subjetivas, biofisiológicas e comportamentais, aplicadas a vários tópicos da psicologia social e da saúde. Atualmente os seus projetos centram-se no estudo de intervenções para a promoção de saúde e bem-estar (e.g., através do desenvolvimento e uso de ferramentas digitais, intervenções artisticas, campanhas, media, jogos, robôs sociais), considerando ainda as suas implicações sociais e éticas.

Recebeu financiamento externo em vários projetos competitivos (e.g., FCT, Bial FoundationErasmus+Compete 2020). Publicou vários artigos em capítulos, atas de conferências e revistas científicas com revisão de pares, desde revistas mais especializadas ou temáticas (e.g., Emotion, Psychology of Violence, Aggressive Behavior, Psychology of Music, Mindfulness, Journal of Creative Behavior, Cortex, Psychophysiology, Biological Psychology) a revistas genéricas na área da psicologia (e.g., Journal of Cross-Cultural Psychology, Journal of Experimental Social Psychology, Journal of Health Psychology) ou multidisciplinares (e.g. Health Communication; Health Education Research, Computers in Human Behavior; SoftwareX, HardwareX, Nature Human Behaviour).

Qualificações Académicas
Universidade/Instituição Tipo Curso Período
ISCTE-Instituto Universitario de Lisboa
Psicologia - Portugal - Lisboa
Agregação Psicologia 2020 - 2020
ISCTE-Instituto Universitario de Lisboa + Universidade de Granada
Centro de Investigação e Intervenção Social - Portugal - Lisboa
Pós-Doutoramento Psicologia 2008 - 2009
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa
Portugal - Lisboa
Doutoramento Psicologia Social e Organizacional 2006
Instituto Superior de Psicologia Aplicada
Mestrado Psicologia Clínica e Psicopatologia 2000
Instituto Superior de Psicologia Aplicada
Licenciatura Psicologia 1996
Áreas de Investigação
Psicologia
Emoções
Saúde
Meios de Comunicação Social e Entretenimento
Interação Pessoa-Robô
Moral Dilemmas
Psicologia Ciências Sociais