Patrícia Arriaga é Doutorada em Psicologia Social e Organizacional na especialização de Psicologia Social pelo ISCTE (Pré-Bolonha, 2006), com Licenciatura Pré-Bolonha em Psicologia (5 anos, 1996, Área de Psicologia Clínica) pelo ISPA e Mestrado Pré-Bolonha em Psicologia Clínica e Psicopatologia pelo ISPA (2 anos, 2000). É certificada como Especialista pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) nas áreas de "Psicologia Clínica e da Saúde", "Psicologia do Trabalho, Social e das Organizações".
É atualmente Professora Associada com Agregação no ISCTE, tendo iniciado a carreira no ensino superior em 1996. Em 2008 recebeu uma bolsa mista de Pós-Doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), para conduzir o seu projeto no ISCTE e na Universidade de Granada. Em 2009 foi contratada como Investigadora pelo Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS) ao abrigo do Contrato-Programa Ciência 2008 e atualmente mantém-se como investigadora sénior no CIS, integrando o grupo de investigação "Comunidade, Educação e Desenvolvimento" (CED).
Os seus principais interesses de investigação centram-se no estudo de processos sócio-afetivos através de uma abordagem multimétodo, analisando respostas subjetivas, comportamentais e fisiológicas em interações sociais. Investiga o impacto de várias intervenções sociais e o uso de ferramentas (ex.: aplicações multimédia, jogos de tabuleiro, vídeos, campanhas, robôs sociais) que visam o bem-estar e comportamentos prosociais em contextos sociais, de saúde e educacionais. Vários projetos envolvem equipas multidisciplinares (ciência da computação; educação). Recentemente, tem contribuído para a meta-ciência, colaborando com equipas internacionais com foco em práticas mais transparentes e reprodutíveis.
Recebeu financiamento externo em vários projetos competitivos (e.g., FCT, Bial Foundation, Erasmus+, Compete 2020) e publicou mais de uma centena de artigos em capítulos, atas de conferências e revistas científicas com revisão de pares, desde revistas temáticas a genéricas e multidisciplinares.
Tem sido convidada para avaliar artigos científicos e candidaturas a projetos competitivos de investigação, a nível nacional e internacional, designadamente por agências governamentais como a National Science Foundation (EUA), a Shota Rustaveli Georgian National Science Foundation (Geórgia), a Dutch Research Council (Países Baixos) e a Swiss National Science Foundation (Suíça), bem como por universidades, nomeadamente no âmbito do programa STARS – Supporting TAlent in ReSearch, Universidade de Pádua (Itália).
Esteve envolvida em 38 unidades curriculares distintas (tendo lecionado 32 e coordenado 21) de diferentes ciclos de estudo (Licenciatura, Mestrado e Doutoramento). Orientou mais 200 estudantes em diferentes ciclos e formatos de formação avançada, incluindo teses de doutoramento, dissertações de mestrado, estágios curriculares e profissionais (incluindo da Ordem dos Psicólogos Portugueses), bolsas de investigação e monografias de Licenciatura (época pré-Bolonha).
Desempenhou também vários cargos institucionais (e.g., Subdiretora do CIs-Iscte; subdiretora do Departamento de Psicologia do Iscte; Diretora do Mestrado em Ciências das Emoções; Coordenadora de diferentes anos letivos) e participou em diversas comissões e grupos estratégicos (ex. Comissão Científica do CIS-Iscte; Comissão de Ética Especializada em Psicologia da ECSH-Iscte; Conselho Científico do LAPSO; Grupo Saúde & Arte da Iniciativa Iscte-Saúde, entre outros).
English