Ciência-IUL    Autores    Patrícia Santos    Projetos de Investigação
Projetos de Investigação
Elaboração da Carta Educativa e do Plano Estratégico Educativo do Concelho de Oeiras
Informação do Projeto
2019-11-01
2020-06-30
Parceiros do Projeto
Elaboração do Estudo sobre a Profissão Veterinária em Portugal
O presente projeto visa a colaboração entre a Ordem dos Médicos Veterinário (OMV) e o Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL) do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) com vista à elaboração de uma Estudo sobre a profissão veterinária em Portugal. Os objetivos do presente estudo são: 1. Sistematizar toda a informação disponível sobre os médicos veterinários em Portugal, com vista a elaborar uma caracterização geral (“Censo Veterinário”). 2. Envolver a OMV no processo de diagnóstico, definição de necessidades e planeamento. 3. Ter um desenho compreensivo que, para além dos instrumentos tradicionais de planeamento das necessidades e do regulamento da profissão, contribua para o desenvolvimento de objetivos específicos da OMV relativamente ao estabelecimento de necessidades em conformidade com as recomendações dos organismos internacionais ligados à medicina veterinária. 4. Construir um plano de trabalho com a respetiva hierarquia de objetivos e prioridades e prevendo-se a calendarização das diversas etapas a percorrer, em que se traduz o carácter estratégico do Projeto.
Informação do Projeto
2019-07-04
2020-01-30
Parceiros do Projeto
A Cultura do Desempenho: a produção, transferência e difusão e outros impactos do conhecimento no Ensino Superior Politécnico
Informação do Projeto
2014-08-25
2016-02-29
Parceiros do Projeto
As Parcerias Internacionais em Portugal: uma análise do impacto das redes científicas na sociedade do conhecimento
O objectivo deste projecto é identificar e caracterizar o impacto do programa de parcerias internacionais (PPI) nas universidades portuguesas. Este programa foi criado em 2006-2007 através do convite a várias universidades norte–americanas (MIT/CMU/UTA) para ajudar a desenvolver algumas universidades em Portugal. As universidades piloto foram escolhidas com base na sua área de especialidade (engenharia, tecnologias da informação e, posteriormente, medicina e gestão), na qualidade da sua investigação, no seu grau de internacionalização e nas suas ligações à indústria. A nossa pesquisa pretende questionar qual o impacto destas iniciativas 1) na mudança organizacional (incluindo grupos de pesquisa não seleccionados), 2) na inovação curricular, 3) no desenvolvimento dos recursos humanos, 4) na mobilidade dos estudantes, 5) nas colaborações universidade-indústria.
Informação do Projeto
2012-01-15
2015-01-14
Parceiros do Projeto
Os professores do ensino público e associativismo docente em Portugal: a reconstrução de identidades e discursos
O objecto deste projecto incide sobre as identidades e discursos profissionais dos professores em Portugal. Propõe-se investigar a reconstrução das identidades e dos discursos dos professores face às transformações nos contextos do sistema público de ensino.
Informação do Projeto
2010-02-15
2013-02-14
Parceiros do Projeto