Projetificação do trabalho: modelos de organização em rede nas sociedades capitalistas contemporâneas
As sociedades capitalistas contemporâneas têm sido objeto de importantes e significativas transformações nas últimas décadas, com destaque para a última, que marca o período posterior à crise económica e social com configurações distintas nos vários países a nível mundial, e para a atualidade, atravessada por uma crise pandémica a nível global, com impactos evidentes no trabalho cujo alcance importa aferir. Se é extensa a literatura sobre o mercado de trabalho, em particular sobre as práticas de precarização e flexibilização (Kalleberg 2009; Castel 2009), mais escassa é a literatura que recai sobre modelos de organização do trabalho e sobre relações de trabalho (Lundin et al 2015). De entre estes, sobressai o trabalho por projeto. Por projeto entendemos uma estrutura temporária de organização do trabalho com impactos específicos nas relações de trabalho e nos desempenhos individuais. Em alguns setores da atividade económica e das profissões, como arquitetura e investigação científica, constitui uma modalidade de organização do trabalho associado à natureza das suas atividades (Boutinet 1990; Greer, Samaluk and Umney 2019), mas noutras atividades tem vindo a ser crescentemente adotada como um mecanismo de intensificação da flexibilização das modalidades de organização, das relações de trabalho e dos espaços de trabalho (Eftaxiopoulos 2022). Com esta investigação perspetiva-se analisar as formas de projetificação do trabalho e a forma como elas, enquanto organizações temporárias (Lundin et al 2015; Kuura 2011; 2020), se integram nas modalidades renovadas de organização das sociedades capitalistas contemporâneas e se alastram a um vasto leque de setores da atividade económica e das profissões.O alastramento do trabalho por projeto tem sido efetivo por várias ordens de razões: pelo desenvolvimento e implementação de modelos de organização do trabalho que articulam lógicas de gestão, estilos de liderança, procedimentos e estruturas de relações de trabalho especificamente...
Informação do Projeto
2023-03-01
2025-09-30
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte
- NOVA.ID.FCT - (Portugal)
- CRIA - (Portugal)
Educação Doutoral em Portugal: Que Futuro?
A educação doutoral tem sido palco de mudança em Portugal. Os programas de doutoramento têm sofrido mudanças estruturais e institucionais, resultando em novos e diversificados desenhos educativos e de investigação. Alguns dos debates mais proeminentes em torno destas mudanças recentes debruçam-se sobre programas concebidos à medida de indivíduos versus cursos obrigatórios e previamente estruturados; competências básicas de investigação versus competências transferíveis; duração do grau e prazos de conclusão esperados; diferentes formas de apoio financeiro; práticas e programas de apoio inovadores; tipos de orientação académica e oportunidades de formação; e o impacto da digitalização. Outras tendências incluem a expansão de parcerias de colaboração e intercâmbios internacionais tais como parcerias universidade-indústria, cooperação com outros setores da sociedade e associações internacionais entre universidades similares. No centro destas mudanças estão as motivações, experiências, propósitos e aproveitamento dos alunos. Ligadas aos propósitos e aproveitamento dos alunos, estão as avaliações de qualidade e acreditação, tais como objetivos e fins educativos, importância e relevância do programa e rankings universitários, bem como a futura direção da universidade, considerando a educação doutoral no resto do mundo.
Informação do Projeto
2022-06-03
2024-06-30
Parceiros do Projeto
Elaboração da Carta Educativa e do Plano Estratégico Educativo do Concelho de Oeiras
Informação do Projeto
2019-11-01
2021-06-30
Parceiros do Projeto
Elaboração do Estudo sobre a Profissão Veterinária em Portugal
O presente projeto visa a colaboração entre a Ordem dos Médicos Veterinário (OMV) e o Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL) do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) com vista à elaboração de uma Estudo sobre a profissão veterinária em Portugal.
Os objetivos do presente estudo são:
1. Sistematizar toda a informação disponível sobre os médicos veterinários em Portugal, com vista a elaborar uma caracterização geral (“Censo Veterinário”).
2. Envolver a OMV no processo de diagnóstico, definição de necessidades e planeamento.
3. Ter um desenho compreensivo que, para além dos instrumentos tradicionais de planeamento das necessidades e do regulamento da profissão, contribua para o desenvolvimento de objetivos específicos da OMV relativamente ao estabelecimento de necessidades em conformidade com as recomendações dos organismos internacionais ligados à medicina veterinária.
4. Construir um plano de trabalho com a respetiva hierarquia de objetivos e prioridades e prevendo-se a calendarização das diversas etapas a percorrer, em que se traduz o carácter estratégico do Projeto.
Informação do Projeto
2019-07-04
2020-01-30
Parceiros do Projeto
A Cultura do Desempenho: a produção, transferência e difusão e outros impactos do conhecimento no Ensino Superior Politécnico
Informação do Projeto
2014-08-25
2016-02-29
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
- IPP - (Portugal)
As Parcerias Internacionais em Portugal: uma análise do impacto das redes científicas na sociedade do conhecimento
O objectivo deste projecto é identificar e caracterizar o impacto do programa de parcerias internacionais (PPI) nas universidades portuguesas. Este programa foi criado em 2006-2007 através do convite a várias universidades norte–americanas (MIT/CMU/UTA) para ajudar a desenvolver algumas universidades em Portugal. As universidades piloto foram escolhidas com base na sua área de especialidade (engenharia, tecnologias da informação e, posteriormente, medicina e gestão), na qualidade da sua investigação, no seu grau de internacionalização e nas suas ligações à indústria. A nossa pesquisa pretende questionar qual o impacto destas iniciativas 1) na mudança organizacional (incluindo grupos de pesquisa não seleccionados), 2) na inovação curricular, 3) no desenvolvimento dos recursos humanos, 4) na mobilidade dos estudantes, 5) nas colaborações universidade-indústria.
Informação do Projeto
2012-01-15
2015-01-14
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
Os professores do ensino público e associativismo docente em Portugal: a reconstrução de identidades e discursos
O objecto deste projecto incide sobre as identidades e discursos profissionais dos professores em Portugal. Propõe-se investigar a reconstrução das identidades e dos discursos dos professores face às transformações nos contextos do sistema público de ensino.
Informação do Projeto
2010-02-15
2013-02-14
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder