Referências nos Media
Quase metade (49,3%) das pessoas em teletrabalho refere o recurso pela empresa a soluções de vigilância e controlo do tempo trabalhado consideradas "inadmissíveis" pela legislação atual, segundo um estudo da UGT
Mais de metade dos profissionais das atividades intelectuais impedidos de estar em modo remoto por imposição do patrão, revela o relatório elaborado para a UGT.
  As mulheres enfrentaram um aumento no abuso/assédio pessoal durante a crise pandémica, o este passou a ser realizado via online durante o confinamento, “facilitado por ferramentas de monitorização intrusivas utilizadas por muitas empresas”. Esta é uma das conclusões do “Estudo sobre o teletrabalho e os seus desafios na nova conjuntura”, encomendado pela UGT e coordenado por Paulo Pedroso, professor do ISCTE-IUL 
Iscte
Opinião - Iscte
Maio, mês do recomeço e do trabalho
Desde tempos imemoriais que em certas regiões europeias se celebra maio como o mês do recomeço, do lançamento de um novo ciclo temporal, a meio caminho entre a Primavera e o Verão.
Público
Análise - Público
“Não faz sentido” usar a sustentabilidade para decidir aumentos anuais das pensões
 Economistas alertam que usar a sustentabilidade da Segurança Social como argumento para aumentar as pensões em cada ano cria “sentimento de instabilidade” e de “falta de confiança”.
Iscte
Opinião - Iscte
Menos pobreza? Melhor proteção social e mais oportunidades
Todos reconhecemos as situações de pobreza mas não sabemos definir bem onde ela começa ou acaba. E os especialistas acompanham este sentimentoaa pessoa comum. A aproximação ãdefinição ao que é ser pobre tem se juido vários caminhos. A pobreza é absoluta se não permite sobre viver com dignidad-j, satisfazendo necessidades fundamentais.
RTP
Análise - RTP
"O Outro Lado"
Com Ana Drago, Paulo Pedroso e João Taborda da Gama. Temas: - Partidos em Belém. - Buscas ao PSD e a Rui Rio. - Lei do financiamento dos partidos. - Artigo de António Costa: primeiro-ministro acusa críticos de mentira. - Video da semana: produção de cereais no Senegal.
Iscte
Opinião - Iscte
Habitação colaborativa, uma resposta social com potencial inovador
O que torna a habitação colaborativa é a intensidade de contacto e colaboração entre os residentes. Não é matéria que seja fácil de definir.
Artigo - Público
Paulo Pedroso alerta para riscos de medida proposta pela CIP mas louva o facto de as empresas admitirem que podem pagar mais aos seus funcionários Ex-ministro do Trabalho e da Solidariedade e professor convidado do ISCTE critica bondade da proposta
Público
Opinião - Público
O que tinha de ser feito
O primeiro-ministro agiu com grande sentido de responsabilidade e respeito pelas instituições e é importante sublinhá-lo, porque esta é provavelmente a maior crise institucional do nosso período constitucional. Opinião de Paulo Pedroso
Público
Análise - Público
“Hoje o CSI não tira ninguém da pobreza”
Os beneficiários do CSI são uma gota de água no universo de 1,7 milhões de reformados com pensões abaixo do salário mínimo
Análise - Expresso
“Temos de preparar a sociedade para o tempo longo depois do trabalho”, defende o sociólogo Paulo Pedroso. “Atingimos um patamar em que não só vivemos mais anos, mas vivemos mais anos para os quais queremos mais qualidade”, retrata. 
Jornal Solidariedade
Novo governo: boas e más notícias para a economia social
 A AD assume, finalmente um compromissode apoio financeiro ao setor, assente em duas medidas
Jornal Solidariedade
A gratuitidade das creches entre o eforço do setor social e a privatização liberal
O Programa do XXIV Governo muda radical mente os termos da inovação introduzida pelo Governo anterior. As creches, propõe o Governo, passarão a fazer parte do sistema educativo. 
Jornal Solidariedade
Habitação duradoura - a resposta que falta aos sem-abrigo
O Inquérito de Caracterização das Pessoas em Situação de Sem Abrigo em Portugal, promovido pela Estratégia Nacional para a Integração de Pessoas em Situação Sem Abrigo recenseou a 31 de dezembro de 2022, um total de 10773 pessoas nesta situação .
Notícia - O Setubalense
Paulo Pedroso, sociólogo e antigo ministro, expôs a desactualização de uma organização social pensada para quando as pessoas viviam 70 anos, para concluir que é necessário outro modelo em que as antigas três fases da vida - infância (estudo), vida adulta (trabalho) e reforma (lazer) - sejam repartidas de outra forma como, por exemplo, com um ano sabático por década ou vários ciclos desses três períodos clássicos. 
Expresso
Notícia - Expresso
Causa Pública faz programas para frentes de esquerda
  Think tank começa no final do ano a preparar “programas autárquicos progressistas”. Com olho em eventuais alianças de esquerda
Jornal Solidariedade
Portugal está sem Estratégia para a Integração da Comunidade Cigana
O Conselho da Europa chamou a atenção para as questões da habitação. Mas poderia também ter-se debruçado sobre educação, o emprego ou a saúde.  Artigo de Paulo Pedroso.
Jornal Solidariedade
O governo português náo gasta o suficiente com saúde
No primeiro fim-de-semana de agosto várias urgências de obstetrícia e também urgências pediátricas estiveram encerradas. Algo que continua a ser notícia, mas deixou de ser novidade. Artigo de Paulo Pedroso
Jornal Solidariedade
0 estatuto de cuidador informal necessita de ser visto
É preciso progredir e melhorar o nosso regime de cuidado informal. O estudo de outros regimes europeus pode dar boas pistas. 
Jornal Solidariedade
A segurança nasce da confiança
"O bom policiamento não pode prescindir do diálogo entre forças de segurança e comunidade..."
Jornal Solidariedade
Adolf Ratzka, a poliomielite e a vida independente
O seu contributo foi particularmente relevante para o desenvolvimento das políticas de desinstitucionalização. Artigo de Paulo Pedroso.