A avaliação baseada na teoria aplicada a intervenções complexas
Constitui objetivo da operação realizar um estudo que suporte a definição de estratégias metodológicas para a avaliação de impactos de programas complexos no contexto da implementação dos Fundos Estruturais Europeus de Investimento e, mais amplamente, da política de coesão. O estudo a realizar pretende contribuir para: - A definição de um referencial para apoiar a elaboração de termos de referências para a avaliação de impactos de intervenções complexas tendo por base as metodologias de avaliação baseadas na teoria; - Apoiar a elaboração de orientações metodológicas para uso das equipas de avaliação envolvidas na avaliação do impacto de intervenções complexas no âmbito da implementação dos FEEI; - A capacitação metodológica dos atores envolvidos na avaliação de intervenções apoiadas pelos FEEI, o aprofundamento do debate e a disseminação de conhecimento sobre a mobilização da abordagem baseada na teoria na avaliação de impactos de intervenções complexas.
O estudo visa analisar e desenvolver abordagens metodológicas de avaliação referidas à ABT no âmbito da avaliação de impacto de intervenções complexas no contexto da implementação dos FEEI. Entende-se por intervenções complexas as que combinam uma grande diversidade de políticas e instrumentos, envolvem diferentes níveis de implementação e visam uma grande diversidade de impactos no contexto de estratégias integradas de desenvolvimento. O presente projeto apresenta enquadramento nas ações elegíveis previstas no Aviso de abertura de candidaturas b) Estudos sobre Metodologias de Avaliação de Políticas Públicas, permitindo a sua aprovação.
Informação do Projeto
2021-10-01
2022-07-31
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte
- CVTT - Coordenador Administrativo (Portugal)
Avaliação intercalar do Modelo de Apoio à Vida Independente em Portugal
A vida independente significa "Todas as pessoas com deficiência terem a mesma possibilidade de escolha, controlo e liberdade sobre as suas vidas que qualquer outro cidadão -em casa, no trabalho, e como membros da comunidade” (Barnes e Mercer, 2006:33).
O projeto tem como objetivo:1- Criar condições junto de pessoas e famílias para a autonomização e vida independente de pessoas com deficiência.
1.Capacitar pessoas e famílias para autonomia;1.2 Organizar, disponibilizar e tornar acessível a informação relevante para a autonomia e vida independente. 2-Capacitar instituições e comunidades para a autonomização e vida independente de pessoas com deficiência.2.1 Capacitar instituições do setor social para a promoção da autonomização e vida independente;2.2 Criar soluções ao nível municipal para a consolidação de uma política de não institucionalização e de promoção da autonomia.3-Consolidar o Modelo de Apoio à Vida Independente para Pessoas com Deficiência ou Incapacidade e a política de não institucionalização em Portugal 3.1 Avaliar e consolidar o Modelo de Apoio à vida Independente - Assistência Pessoal;3.2 Desenvolver linhas orientadoras e metodologias de apoio à consolidação de uma política de não institucionalização de pessoas com deficiência.
Informação do Projeto
2021-06-08
2021-10-10
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
Acção Humanitária: Mudanças Climáticas e Deslocamentos
HumAct é um projeto de 3 anos financiado pelo Programa Erasmus+ Capacity Building para o Ensino Superior e é coordenado pelo ISCTE –Instituto Universitário de Lisboa., tendo como parceiros: a Universidade Nacional e Kapodistriana de Atenas, Universidade de Cabo Verde e a Universidade de Santiago, de Cabo Verde e a Universidade Pedagógica, Universidade de Pungué e Universidade de Rovuma, de Moçambique.
O principal objetivo do projeto é aumentar a capacidade das instituições de ensino superior na área da Ação Humanitária (AH) em relação a mudanças climáticas e deslocamentos nos países parceiros, especificamente em Cabo Verde e Moçambique, em colaboração com instituições dos países do programa, como Grécia e Portugal.
Os objetivos específicos são:
• Aumentar a resposta do ensino superior no que diz respeito a conteúdos relevantes pra a AH
• Promover a investigação de docentes e alunos relativamente a AH
• Desenvolver as estratégias pedagógicas dos docentes
• Fortalecer o envolvimento das comunidades
Informação do Projeto
2021-01-15
2024-06-14
Parceiros do Projeto
- IRU-Iscte - Líder
- CIES-Iscte
- BRU-Iscte
- Universidade Pedagógica de Maputo - (Moçambique)
- Universidade Pungué - (Moçambique)
- Universidade de Rovuma - (Moçambique)
- UNI-CV - (Cabo Verde)
- Universidade de Santiago - (Cabo Verde)
- National and Kapodistrian National of Athens - (Grécia)
Innovation in Humanitarian Response
O projeto InovHumRe é um projeto financiado pelo Programa Erasmus+ KA203 Parcerias Estratégicas para o Ensino Superior que visa melhorar a qualidade e eficácia das instituições de ensino superior, melhorando a ensino dos estudantes e profissionais de Ação Humanitária, através da implementação, nos cursos de ciências sociais de segundo ciclo, de uma unidade curricular de avaliação de ação humanitária.
Tal unidade curricular será baseada em abordagens metodológicas inovadoras – avaliação participativa em Ação Humanitária e contará com o desenvolvimento de novas ferramentas de aprendizagem que incorporem as contribuições das IES parceiras e das ONG diretamente envolvidas na resposta humanitária.
O projeto InovHumRe, tem a duração de 30 meses (31/12/2020 – 29/06/2023), é coordenado pelo Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, Portugal, e tem como parceiros as seguintes instituições:
– Instituto Marquês de Valle Flôr, Portugal
– Hacettepe University, Turquia
– Sened Dernegi, Turquia
– Sosyal Hizmet Uzmanları Derneği (SHUDER), Turquia
– Fundacíon Magtel, Espanha
– Universidade Nacional de Ensino a Distância, Espanha
– Fundação Getúlio Vargas, Brasil
– Icesi University, Colômbia
Informação do Projeto
2020-12-31
2023-06-29
Parceiros do Projeto
- IRU-Iscte - Líder
- CIES-Iscte
- Instituto Marquês de Valle Flôr - (Portugal)
- UNED - (Espanha)
- Fundacíon Magtel - (Espanha)
- Hacettepe University - (Turquia)
- Sened Dernegi - (Turquia)
- SHUDER - (Turquia)
- FGV - (Brasil)
- Universidade Icesi - (Colômbia)
A crise do emprego e o Estado Social em Portugal: deter a produção de vulnerabilidades sociais e de desigualdades
EmployALL tem como objeto as relações de dependência mútua entre emprego e proteção social. No contexto da Grande Recessão e do decorrente 'programa de ajustamento', esta interdependência manifestou-se em Portugal sob a forma de duas crises articuladas: do emprego e da proteção social. A crise do emprego envolveu o aumento sem precedentes do desemprego, a redução dos salários e o aumento da precariedade das relações laborais, intensificando a pressão sobre a proteção social. A consequência, agravada por cortes que afetaram diretamente a proteção social, foi a perda da capacidade de resposta do sistema às novas (e velhas) vulnerabilidades - uma crise da proteção social. A concomitância das duas crises agravou transversalmente as desigualdades em diversos contextos territoriais. EmployALL visa dar resposta às seguintes questões de investigação: 1) Quais os mecanismos que ligam o emprego (desemprego, precariedade, declínio dos salários) à proteção social (a sua capacidade de resposta a exigências crescentes), e de que modo a pressão acrescida sobre o sistema de proteção social, assim como as suas debilidades, contribuem para aumentar os riscos no emprego e no desemprego? 2) De que modo a articulação das crises do emprego e da proteção social têm convergido na produção e na reprodução cumulativa de desigualdades, e como é que este processo pode ser revertido pelas políticas públicas? O projeto baseia-se num enquadramento metodológico interdisciplinar, aplicando métodos quantitativos e qualitativos em diversas escalas territoriais. A sua estrutura envolve seis atividades. A A1 elaborará o mapeamento teórico das relações de interdependência entre emprego e proteção social. A A2 caracteriza as crises do emprego e da proteção social em Portugal no contexto da UE e em várias escalas territoriais. A A3 analisa os impactos recíprocos entre as crises do emprego e da segurança social no quadro do regime de acumulação financializado, dedicando particular atenção ao modo como o se...
Informação do Projeto
2018-10-01
2022-03-31
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
- CES-UC - (Portugal)
- IDEFF - (Portugal)
- ICS/UL - (Portugal)
O direito à segurança social e a crise - O retrocesso social como normalização do estado de exceção financeira
O principal objetivo do projeto de investigação é o de analisar os efeitos da crise financeira de 2007-2008 no sistema de segurança social português. Tendo em conta que a Constituição da República Portuguesa (artigo 63.º) consagra a segurança social como um direito fundamental universal, o projeto da analisará os efeitos da austeridade que se traduziram, no período de 'ajustamento', na redução do grau de generosidade e da abrangência das prestações sociais, quer diretamente, pelos cortes verificados nos seus montantes, quer indiretamente, sobretudo em virtude das reformas nos mercados de trabalho (v.g. flexibilidade, precariedade laboral e perda de rendimentos salariais), e da degradação dos serviços públicos levando à perda de adequação e eficácia da sua provisão. Pretende-se ainda analisar em que medida a crise veio servir de pretexto para operar, implicitamente, uma reforma sistémica do sistema português de segurança social que, pondo em causa o disposto nas regras constitucionais, signifique afinal um redimensionamento permanente dos direitos sociais e, assim, uma reconfiguração do Estado de bem-estar em Portugal. Ou seja, trata-se de saber de que modo a situação excecional de crise, o momento de 'estado de necessidade financeira' que, segundo o Tribunal Constitucional, justificou a suspensão ou a restrição temporária dos direitos de segurança social (maxime no caso das pensões), pode ter implicado, afinal, um novo estado de normalidade (devido à alegada fragilidade estrutural do sistema) - a normalização do estado de exceção financeira.
Informação do Projeto
2018-10-01
2022-05-30
Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte
- CES-UC - (Portugal)
- IDEFF - Líder (Portugal)
Observatório das Desigualdades
O Observatório das Desigualdades é uma plataforma de recolha, sistematização, investigação, difusão e debate de dados e análises sobre desigualdades sociais contemporâneas, numa perspetiva multidimensional: desigualdades de rendimentos e emprego, de habilitações escolares, qualificações e competências, de classe social, género, étnico-raciais ou etárias, na saúde, habitação, práticas culturais, utilização de novas tecnologias da informação e comunicação, entre outras. Os progressos verificados ao longo das últimas décadas na sociedade portuguesa, a múltiplos níveis, não impediram a persistência de formas tradicionais de desigualdade, enquanto outras surgiram ou tornaram-se mais visíveis e intoleráveis. Além disso, no mundo atual têm cada vez mais importância as desigualdades globais e as suas relações com as desigualdades nacionais ou locais. As desigualdades, por outro lado, não são só parâmetros estruturais das sociedades, mas também objeto de ação individual e coletiva, nomeadamente de movimentos sociais e políticas públicas, com consequências variadas na redução ou acentuação das desigualdades sociais. O Observatório toma todos estes aspetos das desigualdades sociais como objeto da sua atividade. Para além de promover a difusão de informação e o conhecimento científico sobre desigualdades sociais, contribui para o debate público e para a fundamentação e avaliação de políticas públicas com incidências nas desigualdades sociais. A concretização destes objetivos faz-se por meio de um conjunto de instrumentos e atividades, com destaque para o sítio eletrónico “Observatório das Desigualdades”, incluindo também um sistema de indicadores, o aprofundamento de conceitos e métodos, a promoção de conferências, debates e publicações, assim como a realização de projetos de investigação e estudos especializados sobre o tema. O Observatório das Desigualdades é uma estrutura independente constituída no quadro do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL) do Insti...
Informação do Projeto
2008-10-17
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Parceiros do Projeto
- CIES-Iscte - Líder
- IS-UP - (Portugal)
- CES-UA - (Portugal)