Projetos de Investigação
BeWell-Iscte
Este projeto tem como objetivo geral a promoção da saúde mental e bem-estardos/as estudantes do Iscte-Instituto Universitário de Lisboa, com base no modelo Stepped Care, desenvolvido no programa para a promoção da saúde mental no ensino superior - Programa ACCES.  Focando-se numa abordagem de promoção e prevenção, e adotando uma lógica de participação coletiva, identificam-se os seguintes objetivos específicos: 1. Desenvolvimento de atividades de promoção da saúde mental, prevenção e ajustamento (nível 1 e 2), com vista à melhoria das competências relacionadas com a literacia em saúde mental, resiliência mental e gestão de stress; 2. Reforço das respostas psicoterapêuticas e psiquiátricas para estudantes com perturbações mentais comuns de gravidade ligeira a moderada (nível 3), com vista à intervenção precoce e evitamento de patologias mais graves; 3. Fortalecimento dos mecanismos de identificação de situações de risco ou doença mental grave e o seu encaminhamento para os serviços de saúde especializados (nível 4 e 5); 4. Promoção da participação ativa da associação de estudantes no desenvolvimento, implementação e avaliação das atividades;5. Inclusão de estudantes com necessidades educativas específicas e outros grupos vulneráveis (estudantes de 1º ano, estudantes deslocados, nacionais e internacionais, estudantes beneficiários da ação social escolar, estudantes bolseiros provenientes de países PALOP, estudantes mulheres, e estudantes LGBTQIA+), de forma transversal às atividades desenvolvidas.
Informação do Projeto
2024-05-02
2026-09-30
Parceiros do Projeto
Equidade em saúde em tempos de pandemia: avaliação de impacto na saúde mental e bem-estar da população brasileira e cabo-verdiana em Portugal
O projeto EQUALS4COVID19 visa avaliar o impacto da pandemia COVID-19 na saúde mental e no bem-estar físico, mental e social da população imigrante em Portugal, e, em particular, de indivíduos jovens, adultos e adultos maiores-idosos com nacionalidade brasileira e cabo-verdiana e residentes nos distritos de Lisboa, Faro, Porto e Setúbal, incluindo os indivíduos que estavam/estiveram em quarentena ou isolamento, por infeção ou suspeita, tendo em conta diversos fatores, desde a ansiedade, a depressão e a resiliência, a fatores relacionados com a conciliação trabalho-família, o suporte social percebido, a situação face ao trabalho e o rendimento financeiro e expectativas face ao futuro. Tem como objetivos específicos e para os subgrupos populacionais em termos de nacionalidade, género, grupo etário, e distrito em estudo: 1. Identificar os fatores modificáveis de proteção ou de fragilização da saúde mental em contexto pandémico; 2. Caracterizar o acesso percebido aos serviços de saúde e a medidas de proteção individual; 3. Produzir recomendações para a política pública de integração de imigrantes NPT e de requerentes de asilo e boas práticas para a capacitação dos profissionais de saúde enquanto agentes privilegiados da promoção da saúde mental e do bem-estar no respeito pela diversidade individual e cultural. 
Informação do Projeto
2021-09-01
2023-05-31
Parceiros do Projeto
Fecundidade, Imigração e Aculturação: Abordagem interseccional das experiências e expectativas de sexualidade e reprodução em Famílias Cabo-verdianas e Portuguesas
CONTEXTO: O estudo das relações entre imigração, aculturação e fecundidade é recente, existindo ainda lacunas, em particular quanto às condicionantes socioculturais da fecundidade. Face ao declínio da fecundidade em Portugal, associado às mudanças estruturais do país nas últimas décadas, e perante o reconhecimento da importância da imigração para o aumento da natalidade, o projeto FEMINA foi desenhado para avaliar os fatores complexos de ordem individual, social, cultural e económica que determinam as experiências e expectativas de saúde sexual e reprodutiva (SSR) em famílias Cabo-verdianas e Portuguesas. O projeto reúne a expertise de investigadores do CIES-IUL e do ISAMB-FMUL nas áreas das Migrações, Família e Desigualdades em Saúde, visando uma abordagem compreensiva e interseccional de uma SSR promotora de segurança e satisfação. OBJETIVOS: A principal questão de investigação (QI) ("Qual é a influência da imigração e da aculturação dos imigrantes nas desigualdades em SSR em Portugal?") gerou várias QI subsidiárias: 1. Quais as diferenças entre os níveis e padrões de fecundidade nas (e entre as) mulheres portuguesas e cabo-verdianas? 2. Quais os fatores sociodemográficos (incluindo indicadores de etnicidade) associados à SSR de mulheres e homens portugueses e cabo-verdianos? 3. Quais as diferenças entre as práticas atuais e espectativas futuras relativas à SSR de mulheres e homens portugueses e cabo-verdianos? 4. Que crenças culturais e práticas de mulheres e homens portugueses e cabo-verdianos estão associados a uma melhor SSR e melhor utilização dos cuidados de SSR? 5. Quais as opiniões e valores de peritos e stakeholders relativamente a adaptar os serviços de SSR às populações immigrantes? 6. Como podem os serviços de SSR ser mais abertos à integração dos conhecimentos e práticas das culturas de origem dos imigrantes? MÉTODOS: Para responder a estas QI, foi desenvolvida uma abordagem multimétodo com recolha de dados quantitativos e qualitativos a nível individ...
Informação do Projeto
2018-10-01
2022-09-30
Parceiros do Projeto
Estudo Nacional sobre as comunidades ciganas
O objetivo central consistiu em analisar a situação social dos ciganos portugueses através da delimitação de um conjunto de dimensões e de indicadores que permitissem fazer uma cartografia dos perfis e da sua distribuição no território nacional, atendendo às suas características sóciodemográficas, padrões de inserção territorial, bem como, às suas condições de vida e produção de recomendações, com recurso a metodologias extensivas (inquéritos a autarquias, a peritos e a 1599 pessoas ciganas) e qualitativas (entrevistas, análise documental, método de Delphi).
Informação do Projeto
2014-02-28
2014-09-30
Parceiros do Projeto
Regresso ao futuro: a nova emigração e a relação com a sociedade portuguesa
Este projecto procura compreender a dimensão e características dos novos movimentos de emigração portuguesa, tendo sobretudo em conta as relações que os novos emigrantes mantêm com o país de origem. De forma a melhor operacionalizar a investigação, algumas restrições serão adoptadas.
Informação do Projeto
2013-06-01
2015-05-31
Parceiros do Projeto
Trajectórias, da dependência à reintegração - estudo de trajectórias sociais de toxicodependentes após processo terapêutico
A pesquisa a desenvolver visa contribuir para compreender e explicar a complexa realidade da reintegração social de dependentes de substâncias psicoactivas, após a passagem por um processo de tratamento numa comunidade terapêutica. Através da articulação entre diferentes perspectivas teóricas pretende-se identificar tendências e factores que conduzam a uma efectiva reintegração social, abandonando o consumo de substâncias psicoactivas. Pretende-se desenvolver um modelo de análise que equacione diferentes dimensões analíticas dando conta dos factores de reforço versus vulnerabilidade que poderão influenciar as trajectórias de reintegração social destes indivíduos. Constituem objectivos centrais da pesquisa captar regularidades e singularidades sociais presentes nas estratégias de reintegração dos indivíduos e associadas a padrões sociais, familiares, individuais, a competências adquiridas durante o processo terapêutico, ou resultantes da apropriação de medidas institucionais.
Informação do Projeto
2010-02-01
2013-07-31
Parceiros do Projeto
Estudo de diagnóstico sobre a situação da população imigrante residente no concelho de Sesimbra
Os objetivos deste estudo passaram por um lado, pela 1) identificação e caracterização dos imigrantes residentes neste concelho por via da aplicação de um inquérito por questionário a 400 indivíduos/grupos familiares; por outro, 2) pela apreensão e análise das práticas de racismo e discriminação face aos grupos imigrantes, assim como o contributo dos imigrantes para a economia local, principais problemas sentidos, relações com instituições públicas e privadas sediadas no concelho, etc.. Neste âmbito para além da análise documental e da recolha e análise de dados estatísticos, realizaram-se entrevistas às instituições locais que intervêm junto dos grupos imigrantes.
Informação do Projeto
2009-10-08
2010-05-15
Parceiros do Projeto
Estudo de diagnóstico sobre a situação da população imigrante residente no concelho de Oeiras
Os objetivos deste estudo passaram por um lado, pela 1) identificação e caracterização dos imigrantes residentes neste concelho por via da aplicação de um inquérito por questionário a mais de 400 indivíduos/grupos familiares; por outro, 2) pela apreensão e análise das práticas de racismo e discriminação face aos grupos imigrantes, assim como o contributo dos imigrantes para a economia local, principais problemas sentidos, relações com instituições públicas e privadas sediadas no concelho, etc.. Neste âmbito para além da análise documental e da recolha e análise de dados estatísticos, realizaram-se entrevistas às instituições, serviços e ONG's locais que intervêm junto dos grupos imigrantes.
Informação do Projeto
2009-08-06
2010-05-15
Parceiros do Projeto