Projetos de Investigação
Vocational Higher Education in Portugal: Policies, Practices and Challenges
Informação do Projeto
2022-08-01
2028-07-31
Parceiros do Projeto
Observatório do Emprego Jovem
O Observatório de Emprego Jovem (OEJ) enquadra-se na Unidade de Investigação DINÂMIA’CET-Iscte (Centro de Estudos Sobre a Mudança Socioeconómica e o Território) e é financiado pela FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Projeto Estratégico Programático - Refª UIDP/03127/2020). O OEJ propõe-se a criar um repositório de conteúdos e investigações dedicados exclusivamente ao mercado de trabalho dos jovens, aproveitando as sinergias e os espaços de interação entre os projetos do DINÂMIA’CET dedicados à área do Trabalho. O foco do Observatório recai sobre três áreas de estudo - desemprego jovem, qualidade de emprego dos jovens, e políticas de emprego dirigidas aos jovens – acerca das quais se pretende, como objetivo central do projeto, produzir publicações com elevado impacto na sociedade, nomeadamente relatórios e policy briefs, e disponibilizar dados chave regularmente atualizados.
Informação do Projeto
2020-10-02
--
Parceiros do Projeto
Aproximar o Ensino Superior, a Formação e a Qualidade do Emprego
São os empregadores atores ativos no processo de construção e oferta de competências pelos jovens graduados? Como interagem os empregadores com universidades para influenciar as competências dos graduados? As empresas dependem da disponibilidade de competências em tempo útil para competir e crescer, enquanto os trabalhadores dependem das suas competências para aceder a empregos, especialmente os de boa qualidade. Este programa de pesquisa (PP) visa analisar estratégias dos empregadores para aceder a competências de que precisam quer através do recrutamento de indivíduos qualificados no mercado de trabalho (MT), quer da formação da mão-de-obra disponível. Esta escolha reflete a alternativa de fazer-ou-comprar típica de qualquer fator de produção. Todavia, a escolha torna-se crítica para a sobrevivência da empresa quando se trata de recursos humanos (RH) e das incertezas em torno dos resultados que visam o seu desenvolvimento. Tendo em atenção o papel dos graduados do ensino superior (ES) no crescimento e nos processos de inovação, este PP incide sobre graduados e pósgraduados do ES. Quando é que as empresas preferem graduados prontos-a-trabalhar ou prontos-a-aprender? Que características particulares incentivam a formação? Que soluções podem suportar a transição universidade-trabalho e reduzir ou evitar problemas de competências? O pressuposto é que o ajustamento entre oferta e procura de competências depende da capacidade do ES de dotar os estudantes com competências apropriadas mas também das políticas e práticas de RH. Este PP explora estratégias de antecipação e solução e prossegue cinco objetivos específicos: 1) identificar competências para empregabilidade de jovens graduados para MT nacionais e internacionais; 2) analisar estratégias das empresas para aceder e desenvolver competências requeridas; 3) explorar expetativas dos empregadores relativamente às instituições do ES; 4) analisar o impacto das políticas de competências na qualidade do emprego dos jovens g...
Informação do Projeto
2018-10-01
2022-07-31
Parceiros do Projeto
TESS - Transition to an environmentally sustainable energy system - The role of technology-intensive firms in the commercialisation of emerging energy technologies
Project goals: This project addresses the role of emerging energy technologies in the transition to an environmentally sustainable paradigm. It focuses on the functions played by new technology-intensive firms (NTIFs) - academic or corporate spin-offs - in the process of developing research-based renewable energy technologies, and introducing them into the market, as well as on their interactions with other key actors.Methodology:Using a combination of qualitative and quantitative methods, we will address the commercialization process of new technologies, with a view to understanding:1) the role of firms originating from academic institutions or from established companies in the market introduction of renewable energy technologies;2) the type of alliances and networks they establish and the nature and behaviour of other actors they engage with (research organizations; large energy established firms, etc.);3) the impact of policies, through incentives or through the creation of a legal framework and technical infrastructures and norms;4) the impact of institutional changes, both policy induced and deriving from social behaviour changes. Our final objective is thus to uncover the roles that emerge as a result of the strategies identified their relative prevalence and the specific configurations they assume in the energy area. The impact of particular institutional contexts will be assessed through international comparisons (with Netherlands and UK). This will enable us to typify the roles played by NTIFs in the transition to a sustainable energy regime. The results of this project will contribute to on-going research on how to achieve a regime shift, as well as to an understanding of how these processes are taking place in the Portuguese energy system, providing insights to policy formulation and supporting collective action by environmentally active social groups.
Informação do Projeto
2011-03-15
2014-09-14
Parceiros do Projeto
MOBIScience - Scientists´mobility in Portugal : trajectories and knowledge circulation
A mobilidade dos investigadores é uma questão política fundamental a nível nacional e europeu. O projeto contribui para o avanço do conhecimento sobre a natureza e as implicações da mobilidade científica nos pequenos países desenvolvidos, proporcionando indicadores que podem apoiar a formulação de políticas. Centrado em uma questão teórica sobre o papel da mobilidade científica na circulação do conhecimento e focando o caso dos cientistas em Portugal, o projeto desenvolve uma abordagem metodológica multidimensional para abordar a mobilidade externa e interna: 1) caracterizar os fluxos de mobilidade em termos de escala e conteúdos e relacionamentos com o desenvolvimento de C & T em português; 2) identificar tipologias de trajetórias e experiências individuais para a compreensão dos processos de mobilidade; 3) explorar as implicações de diferentes modos de mobilidade para a circulação do conhecimento; 4) para mapear o debate público sobre mobilidade.
Informação do Projeto
2008-02-01
2012-01-31
Parceiros do Projeto
Addressing the Knowledge Gap: Towards a better understanding of research based spin-offs
Os objetivos do projeto foram conseguir uma melhor compreensão da natureza e dos motivos da diversidade entre spin-offs baseados na pesquisa, através do desenvolvimento de um modelo conceitual inspirado em teorias baseadas em recursos e neo-institucionais que possibilitem a identificação de fatores que expliquem essa diversidade; a sua aplicação para desenvolver uma taxonomia de spin-offs baseados em pesquisa; e uma validação empírica preliminar dessa taxonomia. A metodologia baseou-se no desenvolvimento e validação empírica da taxonomia das empresas com base em dados de empresas de spin-off de pesquisa através de um questionário e alguns estudos de caso. Integração e harmonização de dados sobre empresas de spin-off existentes nos países participantes, juntamente com a coleta de novos dados, com vista à construção de uma base de dados internacional.
Informação do Projeto
2006-01-01
2009-12-31
Parceiros do Projeto
ENTSOCNET - Entrepreneurs' social networks and Knowledge acces: the case of biotechnology and IT sectors
Our goal was to understand the role of social networks of scientific entrepreneurs in the creation and diffusion of knowledge in biotechnology, with a view of contributing to the design of S&T policies regarding the interface between science and industry appropriate to intermediate development economies. There were five different stages: literature revision, two empirical research stages, a computerized simulation tryouts stage and, finally, conclusions and consequences for the implementation of public policies.
Informação do Projeto
2005-06-15
2008-06-30
Parceiros do Projeto