BRIGHET
Aproximar o Ensino Superior, a Formação e a Qualidade do Emprego
Descrição

São os empregadores atores ativos no processo de construção e oferta de competências pelos jovens graduados? Como interagem os empregadores com universidades para influenciar as competências dos graduados? As empresas dependem da disponibilidade de competências em tempo útil para competir e crescer, enquanto os trabalhadores dependem das suas competências para aceder a empregos, especialmente os de boa qualidade. Este programa de pesquisa (PP) visa analisar estratégias dos empregadores para aceder a competências de que precisam quer através do recrutamento de indivíduos qualificados no mercado de trabalho (MT), quer da formação da mão-de-obra disponível. Esta escolha reflete a alternativa de fazer-ou-comprar típica de qualquer fator de produção. Todavia, a escolha torna-se crítica para a sobrevivência da empresa quando se trata de recursos humanos (RH) e das incertezas em torno dos resultados que visam o seu desenvolvimento. Tendo em atenção o papel dos graduados do ensino superior (ES) no crescimento e nos processos de inovação, este PP incide sobre graduados e pósgraduados do ES. Quando é que as empresas preferem graduados prontos-a-trabalhar ou prontos-a-aprender? Que características particulares incentivam a formação? Que soluções podem suportar a transição universidade-trabalho e reduzir ou evitar problemas de competências? O pressuposto é que o ajustamento entre oferta e procura de competências depende da capacidade do ES de dotar os estudantes com competências apropriadas mas também das políticas e práticas de RH. Este PP explora estratégias de antecipação e solução e prossegue cinco objetivos específicos: 1) identificar competências para empregabilidade de jovens graduados para MT nacionais e internacionais; 2) analisar estratégias das empresas para aceder e desenvolver competências requeridas; 3) explorar expetativas dos empregadores relativamente às instituições do ES; 4) analisar o impacto das políticas de competências na qualidade do emprego dos jovens graduados; e 5) analisar a relação entre ES e empresas. Este PP é relevante num contexto de expansão e reformas do ES em muitos países, designadamente Portugal. Este PP tem uma forte componente empírica e a análise empírica procura usufruir de bases de dados nacionais (Quadros de Pessoal) e europeias (Inquérito à Estrutura de Salários e Inquérito à Formação Profissional Contínua). Outros dados sobre competências requeridas serão recolhidos através de anúncios de emprego e de inquérito original aplicado a uma amostra de empresas nacionais e multinacionais a operar em Portugal. A informação sobre as instituições do ES será recolhida através da análise documental, entrevistas e focus group. Técnicas qualitativas e quantitativas apropriadas serão mobilizadas em função da estrutura de dados e questões de pesquisa. Este PP beneficia da experiência da IR na lecionação e investigação em planeamento decompetências e da frutífera colaboração em trabalhos anteriores com os membros da equipa.

Parceiros Internos
Centro de Investigação Grupo de Investigação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
DINAMIA'CET-IUL Inovação e Trabalho Parceiro 2018-10-01 2021-09-30
Parceiros Externos

Não foram encontrados registos.

Equipa de Projeto
Nome Afiliação Papel no Projeto Data de Início Data de Fim
Abdul Kadir Suleman DINAMIA'CET-IUL [Inovação e Trabalho] Investigador 2018-10-01 2021-09-30
Fátima Suleman DINAMIA'CET-IUL [Inovação e Trabalho] Investigadora Responsável 2018-10-01 2021-09-30
Francesca Sgobbi DINAMIA'CET-IUL [Inovação e Trabalho] Investigadora 2018-10-01 2021-09-30
Pedro Videira DINAMIA'CET-IUL [Inovação e Trabalho] Investigador 2019-04-01 2021-09-30
Financiamentos do Projeto
Código/Referência Tipo de Financiamento Entidade Financiadora Programa de Financiamento País Valor Financiado (Global) Valor Financiado (Local) Data de Início Data de Fim
PTDC/SOC-SOC/30016/2017 Contrato FCT -- Portugal 228524.50 228524.50 2018-10-01 2021-09-30
Outputs (Publicações)

Não foram encontrados registos.

Outputs (Outros)

Não foram encontrados registos.

Ficheiros do projeto

Não foram encontrados registos.

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos projetos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados para este projeto. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.

Aproximar o Ensino Superior, a Formação e a Qualidade do Emprego
2018-10-01
2021-09-30