Ciência-IUL    Autores    Renato Miguel do Carmo    Currículo
Resumo CV

Renato Miguel do Carmo é professor auxiliar do departamento de sociologia do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) e investigador no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL), Portugal. Atualmente é diretor do Observatório das Desigualdades, subdiretor do CIES-IUL, e membro da rede europeia Inequality Watch. Tópicos como as desigualdades socais e territoriais, o Estado social, as políticas públicas, as mobilidades espaciais, e o capital social têm sido os temas principais da sua investigação e dos projetos que coordenou e coordena. Recentemente publicou nas revistas: European Societies, Sociologia Ruralis, Time & Society, Sociological Research Online, European Planning Studies, Portuguese Journal of Social Science, entre outras. Publicou 21 livros (15 como editor e 6 como autor e coautor), três dos quais publicados em editoras internacionais (Palgrave, Springer, Annablume). Preside ao grupo de trabalho sobre indicadores de desigualdades sociais do Conselho Superior de Estatística - Seção permanente de estatísticas sociais (INE). Desde a finalização do doutoramento recebeu vários prémios: prémios científicos ISCTE-IUL por artigos publicados em revistas internacionais com elevado impact factor em 2010, 2014 e 2015; Prémio Bartolomeu Dias, para o melhor artigo publicado em revistas nacionais (no ano de 2008) na área dos estudos regionais (Associação Portuguesa de Desenvolvimento Regional, APDR); Prémio Especial Júri 2009, destinado a galardoar o melhor artigo da autoria de jovem investigador publicado na revista Análise Social em 2008, atribuído pelo artigo “Da Escala ao Território: para uma reflexão crítica do policentrismo”.

Publicou recentemente:

CARMO, Renato Miguel, RIO, Cédric , and MEDGYESI, Márton (Eds.) (2018), Reducing Inequalities: a Challenge for the European Union?, Palgrave Macmillan. 

CARMO, Renato Miguel do, SEBASTIÃO, João, MARTINS, Susana da Cruz, AZEVEDO, Joana, COSTA, António Firmino (2018), Desigualdades Sociais: Portugal e a Europa, Lisboa, Mundos Sociais.

 

Qualificações Académicas
Universidade/Instituição Tipo Curso Período
Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa
Portugal - Lisboa
Doutoramento Sociologia 2006
Faculdade de Ciência Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
Sociologia - Portugal - Lisboa
Mestrado Sociologia 1997
Faculdade de Ciência Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa
Sociologia - Portugal - Lisboa
Licenciatura Sociologia 1993
Áreas de Investigação
Desigualdades Sociais
Estudos urbanos e rurais
Capital social e coesão social
Estados Social e políticas públicas
Mobilidade espacial