| Ano Letivo | Semestre | Nome da Unidade Curricular | Curso(s) | Coordenador |
|---|---|---|---|---|
| 2025/2026 | 2º | Metodologias Intensivas: Pesquisas Sociológicas Exemplares | Doutoramento em Sociologia; | Sim |
| 2025/2026 | 2º | Teorias Sociológicas: as Grandes Escolas | Licenciatura em Sociologia; | Sim |
| 2025/2026 | 2º | Desigualdades Sociais Contemporâneas | -- | Sim |
| 2025/2026 | 1º | Epistemologia e Metodologia da Economia Política | Doutoramento em Economia Política, Doutoramento Interdisciplinar; | Não |
| 2025/2026 | 1º | Teorias Sociológicas: as Grandes Escolas | -- | Sim |
| 2025/2026 | 1º | Classes Sociais e Estratificação | Licenciatura em Sociologia; | Não |
| 2025/2026 | 1º | Instituições nas Sociedades Contemporâneas | Mestrado em Sociologia; | Sim |
| 2025/2026 | 1º | Desigualdades Sociais Contemporâneas | Mestrado em Serviço Social; | Sim |
| 2024/2025 | 2º | Metodologias Intensivas: Pesquisas Sociológicas Exemplares | Doutoramento em Sociologia; | Sim |
| 2024/2025 | 2º | Teorias Sociológicas: as Grandes Escolas | Licenciatura em Sociologia; Licenciatura em Sociologia (PL); | Sim |
| 2024/2025 | 1º | Seminário de Investigação Transdisciplinar | Doutoramento em Economia Política, Doutoramento Interdisciplinar; | Sim |
| 2024/2025 | 1º | Teorias Sociológicas: as Grandes Escolas | -- | Sim |
| 2024/2025 | 1º | Instituições nas Sociedades Contemporâneas | Mestrado em Sociologia; | Sim |
| 2024/2025 | 1º | Desigualdades Sociais Contemporâneas | Mestrado em Serviço Social; | Não |
| 2022/2023 | 2º | Metodologias Intensivas: Pesquisas Sociológicas Exemplares | Doutoramento em Sociologia; | Sim |
| 2022/2023 | 2º | Teorias Sociológicas: as Grandes Escolas | Licenciatura em Sociologia; | Não |
| 2022/2023 | 1º | Leituras em Economia Política | Mestrado em Economia Política; | Não |
| 2022/2023 | 1º | Instituições nas Sociedades Contemporâneas | Mestrado em Sociologia; | Sim |
| 2022/2023 | 1º | Desigualdades Sociais Contemporâneas | Mestrado em Educação e Sociedade; | Sim |
| 2021/2022 | 2º | Metodologias Intensivas: Pesquisas Sociológicas Exemplares | Doutoramento em Sociologia; | Sim |
| 2021/2022 | 1º | Epistemologia e Metodologia da Economia Política | Doutoramento em Economia Política, Doutoramento Interdisciplinar; | Não |
| 2021/2022 | 1º | Leituras em Economia Política | -- | Não |
| 2021/2022 | 1º | Instituições nas Sociedades Contemporâneas | Mestrado em Sociologia; | Sim |
| 2021/2022 | 1º | Desigualdades Sociais Contemporâneas | Mestrado em Educação e Sociedade; Mestrado em Sociologia; | Não |
| 2020/2021 | 2º | Metodologias Intensivas: Pesquisas Sociológicas Exemplares | Doutoramento em Sociologia; | Sim |
| 2020/2021 | 1º | Leituras em Economia Política | Mestrado em Economia Política; | Não |
| 2020/2021 | 1º | Instituições nas Sociedades Contemporâneas | Mestrado em Sociologia; | Sim |
| 2020/2021 | 1º | Desigualdades Sociais Contemporâneas | Mestrado em Educação e Sociedade; | Sim |
| 2019/2020 | 2º | Metodologias Intensivas: Pesquisas Sociológicas Exemplares | Doutoramento em Sociologia; | Sim |
| 2019/2020 | 1º | Epistemologia e Metodologia da Economia Política | Doutoramento em Economia Política, Doutoramento Interdisciplinar; | Sim |
| 2019/2020 | 1º | Instituições nas Sociedades Contemporâneas | Mestrado em Sociologia; | Sim |
| 2019/2020 | 1º | Desigualdades Sociais Contemporâneas | Mestrado em Educação e Sociedade; | Não |
| 2018/2019 | 2º | Metodologias Intensivas: Pesquisas Sociológicas Exemplares | Doutoramento em Sociologia; | Sim |
| 2018/2019 | 2º | Teorias Sociológicas: as Grandes Escolas | Licenciatura em Sociologia; | Não |
| 2018/2019 | 1º | Debates Contemporâneos sobre Teoria e Politica Económica | -- | Não |
| 2018/2019 | 1º | Instituições nas Sociedades Contemporâneas | Mestrado em Sociologia; | Sim |
| 2017/2018 | 2º | Metodologias Intensivas: Pesquisas Sociológicas Exemplares | Doutoramento em Sociologia; | Sim |
| 2017/2018 | 2º | Políticas Sociais e o Futuro do Welfare State | -- | Sim |
| 2017/2018 | 2º | Teorias Sociológicas: as Grandes Escolas | Licenciatura em Sociologia; | Não |
| 2017/2018 | 1º | Objecto e Método da Sociologia | Licenciatura em Sociologia; | Não |
| 2017/2018 | 1º | Classes Sociais e Estratificação | Licenciatura em Sociologia (PL); | Não |
| 2017/2018 | 1º | Instituições nas Sociedades Contemporâneas | Mestrado em Sociologia; | Sim |
| 2016/2017 | 2º | Metodologias Intensivas: Pesquisas Sociológicas Exemplares | Doutoramento em Sociologia; | Não |
| 2016/2017 | 2º | Teorias Sociológicas: as Grandes Escolas | Licenciatura em Sociologia; | Não |
| 2016/2017 | 1º | O Empoderamento das Mulheres no Século XXI | -- | Não |
| 2016/2017 | 1º | Instituições nas Sociedades Contemporâneas | Mestrado em Sociologia; | Sim |
Atividades Letivas
Orientações
Teses de Doutoramento (13)
Em curso (6)
| Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Estado | Instituição | Ano de Início |
|---|---|---|---|---|---|
| João Pedro Gomes Pereira | Representações da classe trabalhadora sobre proteção social na era da automação: estudo sobre lógicas pós-produtivistas no Estado Providência em Portugal | Português | Em curso | Iscte | 2023 |
| Nicolau Pessanha Gomes | Ruralidade Dourada - Um estudo sobre processos de gentrificação em meio rural | Português | Em curso | Iscte | 2024 |
| Sandro André Garcia Teixeira | A pobreza no espaço rural: Análise comparativa de duas freguesias alentejanas | Português | Em curso | Iscte | 2022 |
| Bernardo Maria de Castilho Baptista Fernandes | Da Beira-Rio à Beira-Mar: Retratos Sociológicos de Jovens NEEF Rurais na Lezíria do Tejo e nos Açores | Português | Em curso | Iscte | 2022 |
| Ana Catarina Mendes da Cruz | A Europeização da intervenção social em Portugal. O incrustamento dos princípios-chave do Programa Europeu e Nacional de Combate à pobreza | Português | Em curso | Iscte | 2022 |
| Raquel da Luz Levy Salvador | VOZES DA PARTICIPAÇÃO NUM LUGAR DE ESTIGMATIZAÇÃO URBANA: A experiência do Programa Nosso Bairro, Nossa Cidade. Setúbal, 2012-2023 | Português | Em curso | Iscte | -- |
Terminadas (7)
| Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Instituição | Ano de Início | Ano de Conclusão |
|---|---|---|---|---|---|
| Ana Rita Torres Gonçalves Matias | A convivência com a seca: desigualdades socais e impactos das alterações climáticas no Alentejo | Português | Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa | -- | 2023 |
| Osvaldo Adao Gabriel Singui | Jovens migrantes no mercado de trabalho informal em Luanda - o caso dos Roboteiros | Português | Iscte | 2019 | 2023 |
| Daniela Alexandra Carvalho Ferreira | Plataformas digitais: novas formas de organização da economia e inovação nas cidades | Português | Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa | -- | 2022 |
| Vanessa Alexandra Antunes Figueiredo | "Ericeira, onde o mar é mais azul!Perceções individuais em torno da influência da atividade turística nas dinâmicas socioespacial, cultural e identitária locais" | Português | Iscte | 2017 | 2022 |
| Fernando José Ribeiro Pinto | Recomposição e representações sociais das Avenidas Novas numa cidade em transformação | Português | Iscte | 2017 | 2022 |
| Frederico Manuel Pincho Cantante | Desigualdades de rendimento a partir do topo em Portugal: mercado de trabalho, redistribuição e fiscalidade | Iscte | 2012 | 2018 | |
| Sofia Alexandra de Oliveira Gomes Melo dos Santos | Das pessoas e seus lugares: mobilidade quotidiana e desigualdades socioterritoriais na Lisboa metropolitana | Iscte | 2012 | 2016 |
Dissertações de Mestrado (18)
Em curso (4)
| Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Estado | Instituição | Ano de Início |
|---|---|---|---|---|---|
| Joana Raquel Jorge Cabeça | Os Efeitos da Delegação de Competências para os Munícipios no domínio das Políticas Públicas de Educação nas dinâmicas socio-territoriais | Em curso | Iscte | 2023 | |
| Tânia Amador Vicente | Três décadas de mudanças e continuidades: Estudo de Caso de São João das Lampas | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Nuno Gonçalo de Sousa Dias | Crescer com o PER_ Jovens do bairro da Pedreira dos Húngaros | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Luís Paulo Rodrigues Baptista | Consciência de classe, mobilização e organização sindical dos trabalhadores dos bares dos comboios de longo curso da CP: uma resposta para conquistar direitos e ultrapassar conflitos laborais. | Em curso | Iscte | 2024 |
Terminadas (14)
| Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Instituição | Ano de Início | Ano de Conclusão |
|---|---|---|---|---|---|
| Karen Gissel Acosta Reyes | Evolução das políticas públicas e programas sociais para reduzir a pobreza e a desigualdade no Brasil e no México nas últimas duas décadas | Inglês | Iscte | 2024 | 2025 |
| Maria Francisca Cabral Sacadura Marvão | O impacto do Rendimento Social de Inserção nas famílias monoparentais | Português | Iscte | 2024 | 2025 |
| Charlotte Juliane Ring | Discurso educativo na Alemanha: Análise Qualitativa das Reacções dos Media ao PISA 2022 | Inglês | Iscte | 2024 | 2024 |
| Luísa Matilde Neves Tavares | Valorizar Adolescentes: Explorar o Papel das Organizações Não Governamentais naMediação da relação entre Economia Política e Questões Socioeconómicas | Inglês | Iscte | 2021 | 2023 |
| Ben Russell Scane | Flexibilidade e Precariedade na Era Pós-Pandêmica: Revelando Novas Desigualdades no Local de Trabalho Entre Jovens Trabalhadores Europeus | Inglês | Iscte | 2023 | 2023 |
| Diogo Filipe Antunes Monteiro | Precariedade laboral e as políticas de apoio ao rendimento em contexto da pandemia da Covid-19 | Português | Iscte | 2021 | 2022 |
| Joana Iglésias Calado Carvalhal Amorim | "Nem queiras ser estafeta:" Experiências dos Trabalhadores na Atividade Platformizada de Distribuição de Bens em Portugal | Inglês | Iscte | 2021 | 2022 |
| Margarida Lino de Sousa Estevão | As Consequências das Crises: a Perceção Política dos Millennials Portugueses | Inglês | Iscte | 2022 | 2022 |
| Hana Ruszkowski | Experiências e perceções das mulheres em relação às desigualdades no mercado de trabalho da República da Croácia | Inglês | Iscte | 2021 | 2022 |
| Antonije Tot | Nacionalismo no cenário político contemporâneo na Sérvia (2017-2021) | Inglês | Iscte | 2021 | 2022 |
| Jorge Manuel Caldeira Aires | Movimento Associativo Militar | Português | Iscte | 2020 | 2021 |
| Ana Rita de Almeida Neto | A lei tutelar educativa e a delinquência juvenil feminina: caraterização e identificação das limitações na aplicação das medidas de internamento | Português | Iscte | 2019 | 2020 |
| Manuel Zangado Cavela | Participação e ativismo político nos estudantes angolanos do Ensino Superior | Português | Iscte | 2016 | 2017 |
| Marta Isabel Mendes Nunes de Matos | O Estado-Providência em Portugal e as Políticas Sociais: avaliação da implementação das Cantinas Sociais | Português | Iscte | 2013 | 2014 |
English