Atividades Letivas
Ano Letivo Semestre Nome da Unidade Curricular Curso(s) Coordenador
2024/2025 Emoções nas Relações Sociais e Culturais Curso Institucional em Escola de Ciências Sociais e Humanas; Mestrado em Psicologia das Emoções; Não
2024/2025 Psicologia do Contacto Intercultural e da Comunicação Mestrado em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade; Mestrado em Psicologia das Relações Interculturais; Sim
2024/2025 Treino de Competências Académicas em Psicologia Doutoramento em Psicologia; Sim
2023/2024 Emoções nas Relações Sociais e Culturais Curso Institucional em Escola de Ciências Sociais e Humanas; Mestrado em Psicologia das Emoções; Não
2023/2024 Estereótipos, Preconceito e Discriminação Mestrado em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade; Curso de Pós Graduação em Estudos LGBT; Mestrado em Psicologia das Relações Interculturais; Curso de Especialização em Mobilidades, Migrações Forçadas e Refugiados; Curso de Pós Graduação em Antropologia da Saúde: Competência Cultural em Âmbito Clínico; Sim
2023/2024 Psicologia do Contacto Intercultural e da Comunicação Mestrado em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade; Mestrado em Psicologia das Relações Interculturais; Sim
2023/2024 Treino de Competências Académicas em Psicologia Doutoramento em Psicologia; Sim
2023/2024 Métodos de Investigação Quantitativos Licenciatura em História; Licenciatura em Psicologia; Sim
2022/2023 Emoções nas Relações Sociais e Culturais Curso Institucional em Escola de Ciências Sociais e Humanas; Mestrado em Psicologia das Emoções; Não
2022/2023 Psicologia do Contacto Intercultural e da Comunicação Mestrado em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade; Mestrado em Psicologia das Relações Interculturais; Sim
2022/2023 Métodos de Investigação Quantitativos Licenciatura em História; Licenciatura em Psicologia; Sim
2021/2022 Psicologia do Contacto Intercultural e da Comunicação Mestrado em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade; Mestrado em Psicologia das Relações Interculturais; Sim
2020/2021 Psicologia do Contacto Intercultural e da Comunicação Mestrado em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade; Mestrado em Psicologia das Relações Interculturais; Sim
2019/2020 Psicologia do Contacto Intercultural e da Comunicação Mestrado em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade; Mestrado em Psicologia das Relações Interculturais; Sim
2018/2019 Emoções nas Relações Sociais e Culturais Curso Institucional em Escola de Ciências Sociais e Humanas; Mestrado em Psicologia das Emoções; Não
2018/2019 Grupos e Relações Entre Grupos Licenciatura em Psicologia; Não
2018/2019 Psicologia do Contacto Intercultural e da Comunicação Mestrado em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade; Mestrado em Psicologia das Relações Interculturais; Sim
2018/2019 Intervenção Comunitária em Minorias Estigmatizadas Curso de Pós Graduação em Intervenção Comunitária e Protecção de Menores; Não
2017/2018 Grupos e Relações Entre Grupos Licenciatura em Psicologia; Não
2017/2018 Psicologia do Contacto Intercultural e da Comunicação Mestrado em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade; Mestrado em Psicologia das Relações Interculturais; Sim
2017/2018 Intervenção Comunitária em Minorias Estigmatizadas Curso de Pós Graduação em Intervenção Comunitária e Protecção de Menores; Não
2016/2017 Emoções nas Relações Sociais e Culturais Curso Institucional em Escola de Ciências Sociais e Humanas; Mestrado em Psicologia das Emoções; Não
2016/2017 Dissertação em Psicologia das Relações Interculturais -- Não
2015/2016 Dissertação em Psicologia das Relações Interculturais -- Não
2015/2016 Métodos de Investigação em Psicologia I Mestrado em Ciências das Emoções; Curso de Pós Graduação em Estudos LGBT; Mestrado em Psicologia das Emoções; Mestrado em Comportamento Organizacional; Mestrado em Ciências em Emoções; Curso de Pós Graduação em Intervenção Comunitária e Protecção de Menores; Não
2015/2016 Psicologia do Contacto Intercultural e da Comunicação Mestrado em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade; Mestrado em Psicologia das Relações Interculturais; Sim
2015/2016 Dissertação em Psicologia das Relações Interculturais -- Não
Orientações
Teses de Doutoramento (9)
Em curso (5)
Nome do Estudante Título/Tópico Língua Estado Instituição Ano de Início
Imge Terzi Oznep A mutuality approach to refugees' acculturation and adaptation: addressing the "causality crisis" with meta-analytical, longitudinal and experimental cross-national comparative studies Inglês Em curso ISCTE-IUL 2023
Seray Çoruk Social representations of climate change and pro environmental actions in portugal: Understanding the role of political -ideological orientations, cultural values, and associated identities Inglês Em curso ISCTE-IUL 2022
Beatriz Monteiro Graça Casquinho When what we want is not what you need: Understanding social change in asymmetric group relations. Inglês Em curso ISCTE-IUL --
Theresa Zagers Turning the Tables: Cross-Class Prosocial Behavior as a Predictor for (Re)humanization. Abstract Inglês Em curso ISCTE-IUL --
Ling Ling Tai Developing a comprehensive, evidence-based, multi-nationally validated scale of refugee psychological and sociocultural adaptation Inglês Em curso ISCTE-IUL --
Terminadas (4)
Nome do Estudante Título/Tópico Língua Instituição Ano de Início Ano de Conclusão
Tânia Santos Why citizenship matters? Understanding citizenship representations and acculturation strategies of the Chinese community in Portugal Inglês ISCTE-IUL 2016 2022
Margarida Gil de Figueiredo Carmona e Lima From inclusive identities to inclusive societies - comparing the content, structure, and impact of all-inclusive superordinate categories Inglês ISCTE-IUL 2017 2022
Raquel António Homophobic bullying: intergroup factors and bystanders’ behavioral intentions Inglês ISCTE-IUL 2015 2020
Ana Raquel Bernardino Mota de Jesus António Homophobic bullying: intergroup factors and bystanders? behavioral intentions Inglês ISCTE-IUL 2016 2020
Dissertações de Mestrado (39)
Em curso (6)
Nome do Estudante Título/Tópico Língua Estado Instituição Ano de Início
Inês Marques Mendes Dos Self-Construals ao Preconceito Contra Imigrantes: Os Papéis Mediadores da Percepção de Ameaça Simbólica e da Indispensabilidade Entregue ISCTE-IUL 2023
Rodrigo Carvalheda Duarte da Fonseca Sarroeira ML, DL e GenAI para detecção de discurso de ódio. Entregue ISCTE-IUL 2024
Maria Abou Eid O impacto do discurso de ódio dos representantes do Estado no comportamento discriminatório em relação às comunidades ciganas na Bulgária Entregue ISCTE-IUL 2024
Gillian Howard Estarei a trabalhar na relação entre a natureza, o apego ao lugar e o bem-estar. Adicionalmente, explorarei as limitações à participação em espaços naturais/recreação urbana em Lisboa. Em curso ISCTE-IUL 2024
Carola Garelli psicologia sociocultural Em curso ISCTE-IUL 2024
Peculiar Ezeigwe-Ephraim Do ecrã à amizade: Examinar o papel do contacto parassocial e das emoções na previsão da amizade entre grupos Entregue ISCTE-IUL 2024
Terminadas (33)
Nome do Estudante Título/Tópico Língua Instituição Ano de Início Ano de Conclusão
Laura Esteves Gonçalves O impacto da laicidade nas percepções de discriminação, na integração identitária e nas orientações de aculturação de mulheres muçulmanas na França. Inglês ISCTE-IUL 2023 2023
Felix Meuer Representações do Colonialismo e Racismo em Portugal: O Papel do Luso-Tropicalismo e da Defesa Histórico Inglês ISCTE-IUL 2023 2023
Colten Kenneth Schmidt Teatro como Intervenção para Redução de Preconceitos: Efeitos de Transferência Primários e Secundários do Contato Intergrupal Inglês ISCTE-IUL 2021 2022
Tai Ling Ling Adaptação Psicológica dos Refugiados Zomi: uma análise com o Modelo dos Antecedentes Psicológicos da Integração de Refugiados Inglês ISCTE-IUL 2022 2022
Theresa Zagers Sentir, Pensar, Agir: O papel da classe social subjectiva e da identidade de classe social nas emoções, atitudes e comportamento Prosocial para com os imigrantes muçulmanos na Bélgica Inglês ISCTE-IUL 2021 2022
Matilde Anna Benedetta Maria Devitini Explorando a eficácia de diferentes mensagens de discurso contra o ódio para a migração em Itália Inglês ISCTE-IUL 2021 2022
Raquel de Sousa Carvalheiro Sentimento de Incerteza durante a pandemia do COVID-19: análise exploratória dos preditores do narcisismo coletivo Inglês ISCTE-IUL 2021 2021
Martina Gallus A influência da língua de teste nas atitudes intergrupais dos bilingues: O efeito moderador do grupo e a percepção do estatuto linguístico Inglês ISCTE-IUL 2021 2021
Alexandra Antonov O impacto do bilinguismo nas atitudes intergrupais: Papel do Status do Grupo Percebido Inglês ISCTE-IUL 2021 2021
Francesca Solerti Auto-categorização, categorização em múltiplos grupos e bem-estar das pessoas em situação de sem abrigo de Lisboa Inglês ISCTE-IUL 2021 2021
Paula Duwe A relação da integração da identidade bicultural e as meta percepções de contacto sobre as experiências de contacto intergrupais dos membros de grupos minoritários turco-alemães. Inglês ISCTE-IUL 2021 2021
Wilma Marie Middendorf Conversa fiada ou conversa séria?Uma abordagem de reconhecimento social na procura de reconhecimento do narcisismo colectivo Inglês ISCTE-IUL 2021 2021
Imge Terzi Oznep Aculturação e adaptação de refugiados sírios na Turquia: o papel da (des) concordância das orientações de aculturação e ameaça de identidade Inglês ISCTE-IUL 2019 2020
Hayley Schoede Multilinguismo e Aceitação de Estereótipos: O Papel da Flexibilidade Cognitiva e Desprovincialização Inglês ISCTE-IUL 2019 2020
Jamila Pilar Becker Discriminação percebida e bem estar psicológico dos refugiados menores desacompanhados: O papel da identidade étnica Inglês ISCTE-IUL 2019 2020
Kira Marcia Schick Efeitos do priming de língua na identificação nacional e europeia. Uma comparação cross-nacional. Inglês ISCTE-IUL 2020 2020
Michaela Großschädl Quando e como o narcisismo vulnerável e grandioso prediz o narcisismo coletivo: o papel do status social percebido, dimensões da auto-estima, cognição intuitiva e necessidade de encerramento Inglês ISCTE-IUL 2020 2020
Caterina Fuligni "Vizinhos porém desconhecidos": processos socio-psicologicos envolvidos na sociabilidade no espaço publico em bairros multiculturais regenerados Inglês ISCTE-IUL 2019 2019
Beverly Sue Li Modelo comum de identidade de grupo e recuperação livre estruturada: Comparação de abordagens de redução de viés em grupos-alvo específicos Inglês ISCTE-IUL 2019 2019
Elissa Issa Meta-percepções negativas de muçulmanos árabes e ação coletiva não normativa   Inglês ISCTE-IUL 2019 2019
Mario Amigot Pozueta Interagir e aspirar alto: condições contextuais de aculturação easpirações educacionais Inglês ISCTE-IUL 2019 2019
Mariana Sofia Mendes Martins Fusões Organizacionais: O efeito da indispensabilidade funcional e do estatuto relativo na eficácia do líder e no apoio a uma fusão Português ISCTE-IUL 2018 2018
Mia Caroline Wyszynski Bons refugiados, maus migrantes? Conteúdo dos estereótipos, percepcao de ameaca, orientacoes de ajuda aos refugiados, migrantes e migrantes económicos na Alemanha Inglês ISCTE-IUL 2017 2018
Sara Silva Mendes Duarte Oliveira Crenças Multiculturais dos Educadores e o Autoconceito na Infância Português ISCTE-IUL 2017 2018
Sara Helena Moreira Papel da Nostalgia nas Mudanças Organizacionais Português ISCTE-IUL 2016 2017
Inês Catarina Ribeiro Correia Papel da indispensabilidade na comunicação de fusões organizacionais por parte da liderança Português ISCTE-IUL 2016 2017
Rosangela Aparecida da Silva O papel da indispensabilidade no bem-estar subjetivo de idosos Português ISCTE-IUL 2016 2017
Diana Isabel Monteiro Costa Agir sem Poder: O papel da indispensabilidade funcional nas intenções de ação coletiva em grupos autoritários Português ISCTE-IUL 2016 2017
Maria Inês Reis Mendes da Luz Envia-me um Emoji, dir-te-ei como és: Utilização de emojis étnicos na comunicação mediada por computador Português ISCTE-IUL 2016 2017
Frederike Luisa Bock When and how does the promotion of inclusive global identities affect attitudes towards refugees in Germany? Inglês ISCTE-IUL 2016 2017
Nivalda Novo Reis Cheguei primeiro! Autoctonia e nostalgia nacional como mecanismo de redução do preconceito Português ISCTE-IUL 2015 2016
Maria Teresa de Jesus Neves Os portugueses e o acolhimento de refugiados: Privação relativa e hostilidade intergrupal Português ISCTE-IUL 2015 2016
Avany Pires França Adaptação de imigrantes Portugueses em Angola: estatuto, indispensabilidade funcional e estratégias de aculturação Português ISCTE-IUL 2014 2015