| Ano Letivo | Semestre | Nome da Unidade Curricular | Curso(s) | Coordenador |
|---|---|---|---|---|
| 2025/2026 | 1º | Psicologia do Contacto Intercultural e da Comunicação | Mestrado em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade; Mestrado em Psicologia das Relações Interculturais; | Sim |
| 2025/2026 | 1º | Treino de Competências Académicas em Psicologia | Doutoramento em Psicologia; | Sim |
| 2025/2026 | 1º | Tese em Psicologia | Doutoramento em Psicologia; | Não |
| 2025/2026 | 1º | Abordagens e Temas Emergentes em Psicologia Social | Mestrado em Psicologia Social e das Organizações; | Não |
| 2024/2025 | 2º | Emoções nas Relações Sociais e Culturais | Curso Institucional em Escola de Ciências Sociais e Humanas; | Não |
| 2024/2025 | 1º | Psicologia do Contacto Intercultural e da Comunicação | Mestrado em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade; Mestrado em Psicologia das Relações Interculturais; | Sim |
| 2024/2025 | 1º | Treino de Competências Académicas em Psicologia | Doutoramento em Psicologia; | Sim |
| 2023/2024 | 2º | Emoções nas Relações Sociais e Culturais | Curso Institucional em Escola de Ciências Sociais e Humanas; | Não |
| 2023/2024 | 1º | Estereótipos, Preconceito e Discriminação: Temas Avançados | Mestrado em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade; Mestrado em Psicologia das Relações Interculturais; | Sim |
| 2023/2024 | 1º | Psicologia do Contacto Intercultural e da Comunicação | Mestrado em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade; Mestrado em Psicologia das Relações Interculturais; | Sim |
| 2023/2024 | 1º | Treino de Competências Académicas em Psicologia | Doutoramento em Psicologia; | Sim |
| 2023/2024 | 1º | Métodos de Investigação Quantitativos | Licenciatura em Psicologia; | Sim |
| 2022/2023 | 2º | Emoções nas Relações Sociais e Culturais | Curso Institucional em Escola de Ciências Sociais e Humanas; | Não |
| 2022/2023 | 1º | Psicologia do Contacto Intercultural e da Comunicação | Mestrado em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade; Mestrado em Psicologia das Relações Interculturais; | Não |
| 2022/2023 | 1º | Métodos de Investigação Quantitativos | Licenciatura em Psicologia; | Sim |
| 2021/2022 | 1º | Psicologia do Contacto Intercultural e da Comunicação | Mestrado em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade; Mestrado em Psicologia das Relações Interculturais; | Não |
| 2020/2021 | 1º | Psicologia do Contacto Intercultural e da Comunicação | Mestrado em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade; Mestrado em Psicologia das Relações Interculturais; | Não |
| 2019/2020 | 1º | Psicologia do Contacto Intercultural e da Comunicação | Mestrado em Psicologia das Relações Interculturais; | Não |
| 2018/2019 | 2º | Emoções nas Relações Sociais e Culturais | -- | Não |
| 2018/2019 | 2º | Grupos e Relações Entre Grupos | Licenciatura em Psicologia; | Não |
| 2018/2019 | 1º | Psicologia do Contacto Intercultural e da Comunicação | Mestrado em Psicologia das Relações Interculturais; | Não |
| 2018/2019 | 1º | Intervenção Comunitária em Minorias Estigmatizadas | -- | Não |
| 2017/2018 | 2º | Grupos e Relações Entre Grupos | Licenciatura em Psicologia; | Não |
| 2017/2018 | 1º | Psicologia do Contacto Intercultural e da Comunicação | -- | Não |
| 2017/2018 | 1º | Intervenção Comunitária em Minorias Estigmatizadas | -- | Não |
| 2016/2017 | 2º | Emoções nas Relações Sociais e Culturais | -- | Não |
| 2016/2017 | 1º | Dissertação em Psicologia das Relações Interculturais | -- | Não |
| 2015/2016 | 2º | Dissertação em Psicologia das Relações Interculturais | -- | Não |
| 2015/2016 | 1º | Métodos de Investigação em Psicologia I | -- | Não |
| 2015/2016 | 1º | Psicologia do Contacto Intercultural e da Comunicação | Mestrado em Psicologia das Relações Interculturais; | Não |
| 2015/2016 | 1º | Dissertação em Psicologia das Relações Interculturais | -- | Não |
Investigadora Integrada
CIS-Iscte - Centro de Investigação e Intervenção Social
(ECSH)
[PsyChange: Psicologia da mudança societal]
Atividades Letivas
Orientações
Teses de Doutoramento (8)
Em curso (5)
| Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Estado | Instituição | Ano de Início |
|---|---|---|---|---|---|
| Imge Terzi Oznep | A mutuality approach to refugees' acculturation and adaptation: addressing the "causality crisis" with meta-analytical, longitudinal and experimental cross-national comparative studies | Inglês | Em curso | Iscte | 2023 |
| Seray Çoruk | Social representations of climate change and pro environmental actions in portugal: Understanding the role of political -ideological orientations, cultural values, and associated identities | Inglês | Em curso | Iscte | 2022 |
| Tai Ling Ling | Developing a comprehensive, evidence-based, multi-nationally validated scale of refugee psychological and sociocultural adpatationDeveloping a comprehensive, evidence-based, multi-nationally validated scale of refugee psychological and sociocultural adpatation | Inglês | Em curso | Iscte | -- |
| Beatriz Monteiro Graça Casquinho | When what we want is not what you need: Understanding social change in asymmetric group relations | Inglês | Em curso | Iscte | -- |
| Theresa Zagers | Turning the Tables: Prosocial Behavior as a Predictor for Inter- and Ingroup Dehumanization | Inglês | Em curso | Iscte | -- |
Terminadas (3)
| Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Instituição | Ano de Início | Ano de Conclusão |
|---|---|---|---|---|---|
| Tânia Santos | Why citizenship matters? Understanding citizenship representations and acculturation strategies of the Chinese community in Portugal | Inglês | Iscte | 2016 | 2022 |
| Margarida Gil de Figueiredo Carmona e Lima | From inclusive identities to inclusive societies - comparing the content, structure, and impact of all-inclusive superordinate categories | Inglês | Iscte | 2017 | 2022 |
| Ana Raquel Bernardino Mota de Jesus António | Homophobic bullying - intergroup factors and bystanders´ behavioral intentions | Inglês | Iscte | 2016 | 2020 |
Dissertações de Mestrado (47)
Em curso (8)
| Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Estado | Instituição | Ano de Início |
|---|---|---|---|---|---|
| Gillian Rose Howard | A Natureza como Apego ao Lugar: Uma Análise da Relação das Mulheres Imigrantes com os Espaços Verdes Urbanos em Lisboa | Inglês | Entregue | Iscte | 2024 |
| Jil Luisa Fricke | Desencadeando Respostas de Proteção Intergrupal: O Papel Moderador do Contrato Social na Resposta às Violações de Valores do AfD na Alemanha | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Gabriella Herrera Silva | Preditores e funções das emoções no envolvimento sustentado vs. iniciante na ação coletiva | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Gabriel Deane Motta e Silva | Efeito do enviesamento temporal intergrupal (ITB) no processo de recrutamento para candidatos negros e brancos | Inglês | Em curso | Iscte | 2025 |
| Sophie Kroiher | Vontade de contacto e bem-estar: o papel mediador da compreensão sentida e da realidade partilhada nas relações intergrupais | Em curso | Iscte | -- | |
| Zaya Isabel da Silva | Navegar na diversidade: como o contacto intergrupo diário molda a adaptação entre divisões étnicas e socioeconómicas na Austrália | Em curso | Iscte | -- | |
| Houmayrah Jeeawody | Classe, Contato e Ação: Como a Classe Social Prediz o Contato Intergrupal Volicional e o Apoio à Ação Coletiva | Em curso | Iscte | -- | |
| Zuelfikar Ali Simsek | Compreendendo a Volição no Contacto Intergrupal: O Papel da Discriminação, da Identidade Bicultural e da Ação Coletiva entre Minorias Turco-Alemãs | Em curso | Iscte | -- |
Terminadas (39)
| Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Instituição | Ano de Início | Ano de Conclusão |
|---|---|---|---|---|---|
| Carola Garelli | A Importância da Arte: Explorando os Efeitos da Representação de Obras Históricas no Luso-Tropicalismo | Inglês | Iscte | 2025 | 2025 |
| Gabriel Nicolay Petrovich Maldonado Efanov | Navegando a Ameaça à Identidade: Narcisismo Coletivo e Hostilidade Intergrupal na Turquia | Inglês | Iscte | 2025 | 2025 |
| Peculiar Ezeigwe-Ephraim | Do ecrã à amizade: Examinar o papel do contacto parassocial e das emoções na previsão da amizade entre grupos | Inglês | Iscte | 2024 | 2024 |
| Maria Abou Eid | O impacto do discurso de ódio dos representantes do Estado no comportamento discriminatório em relação às comunidades ciganas na Bulgária | Inglês | Iscte | 2024 | 2024 |
| Inês Marques Mendes | Dos Self-Construals ao Preconceito Contra Imigrantes: Os Papéis Mediadores da Percepção de Ameaça Simbólica e da Indispensabilidade | Inglês | Iscte | 2023 | 2024 |
| Rodrigo Carvalheda Duarte da Fonseca Sarroeira | ML, DL e GenAI para detecção de discurso de ódio. | Inglês | Iscte | 2024 | 2024 |
| Laura Esteves Gonçalves | O impacto da laicidade nas percepções de discriminação, na integração identitária e nas orientações de aculturação de mulheres muçulmanas na França. | Inglês | Iscte | 2023 | 2023 |
| Felix Meuer | Representações do Colonialismo e Racismo em Portugal: O Papel do Luso-Tropicalismo e da Defesa Histórico | Inglês | Iscte | 2023 | 2023 |
| Colten Kenneth Schmidt | Teatro como Intervenção para Redução de Preconceitos: Efeitos de Transferência Primários e Secundários do Contato Intergrupal | Inglês | Iscte | 2021 | 2022 |
| Tai Ling Ling | Adaptação Psicológica dos Refugiados Zomi: uma análise com o Modelo dos Antecedentes Psicológicos da Integração de Refugiados | Inglês | Iscte | 2022 | 2022 |
| Matilde Anna Benedetta Maria Devitini | Explorando a eficácia de diferentes mensagens de discurso contra o ódio para a migração em Itália | Inglês | Iscte | 2021 | 2022 |
| Theresa Zagers | Sentir, Pensar, Agir: O papel da classe social subjectiva e da identidade de classe social nas emoções, atitudes e comportamento Prosocial para com os imigrantes muçulmanos na Bélgica | Inglês | Iscte | 2021 | 2022 |
| Raquel de Sousa Carvalheiro | Sentimento de Incerteza durante a pandemia do COVID-19: análise exploratória dos preditores do narcisismo coletivo | Inglês | Iscte | 2021 | 2021 |
| Martina Gallus | A influência da língua de teste nas atitudes intergrupais dos bilingues: O efeito moderador do grupo e a percepção do estatuto linguístico | Inglês | Iscte | 2021 | 2021 |
| Alexandra Antonov | O impacto do bilinguismo nas atitudes intergrupais: Papel do Status do Grupo Percebido | Inglês | Iscte | 2021 | 2021 |
| Francesca Solerti | Auto-categorização, categorização em múltiplos grupos e bem-estar das pessoas em situação de sem abrigo de Lisboa | Inglês | Iscte | 2021 | 2021 |
| Paula Duwe | A relação da integração da identidade bicultural e as meta percepções de contacto sobre as experiências de contacto intergrupais dos membros de grupos minoritários turco-alemães. | Inglês | Iscte | 2021 | 2021 |
| Wilma Marie Middendorf | Conversa fiada ou conversa séria?Uma abordagem de reconhecimento social na procura de reconhecimento do narcisismo colectivo | Inglês | Iscte | 2021 | 2021 |
| Imge Terzi Oznep | Aculturação e adaptação de refugiados sírios na Turquia: o papel da (des) concordância das orientações de aculturação e ameaça de identidade | Inglês | Iscte | 2019 | 2020 |
| Hayley Schoede | Multilinguismo e Aceitação de Estereótipos: O Papel da Flexibilidade Cognitiva e Desprovincialização | Inglês | Iscte | 2019 | 2020 |
| Jamila Pilar Becker | Discriminação percebida e bem estar psicológico dos refugiados menores desacompanhados: O papel da identidade étnica | Inglês | Iscte | 2019 | 2020 |
| Kira Marcia Schick | Efeitos do priming de língua na identificação nacional e europeia. Uma comparação cross-nacional. | Inglês | Iscte | 2020 | 2020 |
| Michaela Großschädl | Quando e como o narcisismo vulnerável e grandioso prediz o narcisismo coletivo: o papel do status social percebido, dimensões da auto-estima, cognição intuitiva e necessidade de encerramento | Inglês | Iscte | 2020 | 2020 |
| Caterina Fuligni | "Vizinhos porém desconhecidos": processos socio-psicologicos envolvidos na sociabilidade no espaço publico em bairros multiculturais regenerados | Inglês | Iscte | 2019 | 2019 |
| Beverly Sue Li | Modelo comum de identidade de grupo e recuperação livre estruturada: Comparação de abordagens de redução de viés em grupos-alvo específicos | Inglês | Iscte | 2019 | 2019 |
| Elissa Issa | Meta-percepções negativas de muçulmanos árabes e ação coletiva não normativa | Inglês | Iscte | 2019 | 2019 |
| Mario Amigot Pozueta | Interagir e aspirar alto: condições contextuais de aculturação easpirações educacionais | Inglês | Iscte | 2019 | 2019 |
| Mariana Sofia Mendes Martins | Fusões Organizacionais: O efeito da indispensabilidade funcional e do estatuto relativo na eficácia do líder e no apoio a uma fusão | Português | Iscte | 2018 | 2018 |
| Mia Caroline Wyszynski | Bons refugiados, maus migrantes? Conteúdo dos estereótipos, percepcao de ameaca, orientacoes de ajuda aos refugiados, migrantes e migrantes económicos na Alemanha | Inglês | Iscte | 2017 | 2018 |
| Sara Silva Mendes Duarte Oliveira | Crenças Multiculturais dos Educadores e o Autoconceito na Infância | Português | Iscte | 2017 | 2018 |
| Inês Catarina Ribeiro Correia | Papel da indispensabilidade na comunicação de fusões organizacionais por parte da liderança | Português | Iscte | 2016 | 2017 |
| Sara Helena Moreira | Papel da Nostalgia nas Mudanças Organizacionais | Português | Iscte | 2016 | 2017 |
| Rosangela Aparecida da Silva | O papel da indispensabilidade no bem-estar subjetivo de idosos | Português | Iscte | 2016 | 2017 |
| Diana Isabel Monteiro Costa | Agir sem Poder: O papel da indispensabilidade funcional nas intenções de ação coletiva em grupos autoritários | Português | Iscte | 2016 | 2017 |
| Maria Inês Reis Mendes da Luz | Envia-me um Emoji, dir-te-ei como és: Utilização de emojis étnicos na comunicação mediada por computador | Português | Iscte | 2016 | 2017 |
| Frederike Luisa Bock | When and how does the promotion of inclusive global identities affect attitudes towards refugees in Germany? | Inglês | Iscte | 2016 | 2017 |
| Nivalda Novo Reis | Cheguei primeiro! Autoctonia e nostalgia nacional como mecanismo de redução do preconceito | Português | Iscte | 2015 | 2016 |
| Maria Teresa de Jesus Neves | Os portugueses e o acolhimento de refugiados: Privação relativa e hostilidade intergrupal | Português | Iscte | 2015 | 2016 |
| Avany Pires França | Adaptação de imigrantes Portugueses em Angola: estatuto, indispensabilidade funcional e estratégias de aculturação | Português | Iscte | 2014 | 2015 |
English