Ano Letivo | Semestre | Nome da Unidade Curricular | Curso(s) | Coordenador |
---|---|---|---|---|
2024/2025 | 2º | Emoções nas Relações Sociais e Culturais | Curso Institucional em Escola de Ciências Sociais e Humanas; Mestrado em Psicologia das Emoções; | Não |
2024/2025 | 1º | Psicologia do Contacto Intercultural e da Comunicação | Mestrado em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade; Mestrado em Psicologia das Relações Interculturais; | Sim |
2024/2025 | 1º | Treino de Competências Académicas em Psicologia | Doutoramento em Psicologia; | Sim |
2023/2024 | 2º | Emoções nas Relações Sociais e Culturais | Curso Institucional em Escola de Ciências Sociais e Humanas; Mestrado em Psicologia das Emoções; | Não |
2023/2024 | 1º | Estereótipos, Preconceito e Discriminação | Mestrado em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade; Curso de Pós Graduação em Estudos LGBT; Mestrado em Psicologia das Relações Interculturais; Curso de Especialização em Mobilidades, Migrações Forçadas e Refugiados; Curso de Pós Graduação em Antropologia da Saúde: Competência Cultural em Âmbito Clínico; | Sim |
2023/2024 | 1º | Psicologia do Contacto Intercultural e da Comunicação | Mestrado em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade; Mestrado em Psicologia das Relações Interculturais; | Sim |
2023/2024 | 1º | Treino de Competências Académicas em Psicologia | Doutoramento em Psicologia; | Sim |
2023/2024 | 1º | Métodos de Investigação Quantitativos | Licenciatura em História; Licenciatura em Psicologia; | Sim |
2022/2023 | 2º | Emoções nas Relações Sociais e Culturais | Curso Institucional em Escola de Ciências Sociais e Humanas; Mestrado em Psicologia das Emoções; | Não |
2022/2023 | 1º | Psicologia do Contacto Intercultural e da Comunicação | Mestrado em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade; Mestrado em Psicologia das Relações Interculturais; | Sim |
2022/2023 | 1º | Métodos de Investigação Quantitativos | Licenciatura em História; Licenciatura em Psicologia; | Sim |
2021/2022 | 1º | Psicologia do Contacto Intercultural e da Comunicação | Mestrado em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade; Mestrado em Psicologia das Relações Interculturais; | Sim |
2020/2021 | 1º | Psicologia do Contacto Intercultural e da Comunicação | Mestrado em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade; Mestrado em Psicologia das Relações Interculturais; | Sim |
2019/2020 | 1º | Psicologia do Contacto Intercultural e da Comunicação | Mestrado em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade; Mestrado em Psicologia das Relações Interculturais; | Sim |
2018/2019 | 2º | Emoções nas Relações Sociais e Culturais | Curso Institucional em Escola de Ciências Sociais e Humanas; Mestrado em Psicologia das Emoções; | Não |
2018/2019 | 2º | Grupos e Relações Entre Grupos | Licenciatura em Psicologia; | Não |
2018/2019 | 1º | Psicologia do Contacto Intercultural e da Comunicação | Mestrado em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade; Mestrado em Psicologia das Relações Interculturais; | Sim |
2018/2019 | 1º | Intervenção Comunitária em Minorias Estigmatizadas | Curso de Pós Graduação em Intervenção Comunitária e Protecção de Menores; | Não |
2017/2018 | 2º | Grupos e Relações Entre Grupos | Licenciatura em Psicologia; | Não |
2017/2018 | 1º | Psicologia do Contacto Intercultural e da Comunicação | Mestrado em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade; Mestrado em Psicologia das Relações Interculturais; | Sim |
2017/2018 | 1º | Intervenção Comunitária em Minorias Estigmatizadas | Curso de Pós Graduação em Intervenção Comunitária e Protecção de Menores; | Não |
2016/2017 | 2º | Emoções nas Relações Sociais e Culturais | Curso Institucional em Escola de Ciências Sociais e Humanas; Mestrado em Psicologia das Emoções; | Não |
2016/2017 | 1º | Dissertação em Psicologia das Relações Interculturais | -- | Não |
2015/2016 | 2º | Dissertação em Psicologia das Relações Interculturais | -- | Não |
2015/2016 | 1º | Métodos de Investigação em Psicologia I | Mestrado em Ciências das Emoções; Curso de Pós Graduação em Estudos LGBT; Mestrado em Psicologia das Emoções; Mestrado em Comportamento Organizacional; Mestrado em Ciências em Emoções; Curso de Pós Graduação em Intervenção Comunitária e Protecção de Menores; | Não |
2015/2016 | 1º | Psicologia do Contacto Intercultural e da Comunicação | Mestrado em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade; Mestrado em Psicologia das Relações Interculturais; | Sim |
2015/2016 | 1º | Dissertação em Psicologia das Relações Interculturais | -- | Não |
Investigadora Integrada
CIS-Iscte - Centro de Investigação e Intervenção Social
(ECSH)
[PsyChange: Psicologia da mudança societal]
Atividades Letivas
Orientações
Teses de Doutoramento (9)
Em curso (5)
Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Estado | Instituição | Ano de Início |
---|---|---|---|---|---|
Imge Terzi Oznep | A mutuality approach to refugees' acculturation and adaptation: addressing the "causality crisis" with meta-analytical, longitudinal and experimental cross-national comparative studies | Inglês | Em curso | ISCTE-IUL | 2023 |
Seray Çoruk | Social representations of climate change and pro environmental actions in portugal: Understanding the role of political -ideological orientations, cultural values, and associated identities | Inglês | Em curso | ISCTE-IUL | 2022 |
Beatriz Monteiro Graça Casquinho | When what we want is not what you need: Understanding social change in asymmetric group relations. | Inglês | Em curso | ISCTE-IUL | -- |
Theresa Zagers | Turning the Tables: Cross-Class Prosocial Behavior as a Predictor for (Re)humanization. Abstract | Inglês | Em curso | ISCTE-IUL | -- |
Ling Ling Tai | Developing a comprehensive, evidence-based, multi-nationally validated scale of refugee psychological and sociocultural adaptation | Inglês | Em curso | ISCTE-IUL | -- |
Terminadas (4)
Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Instituição | Ano de Início | Ano de Conclusão |
---|---|---|---|---|---|
Tânia Santos | Why citizenship matters? Understanding citizenship representations and acculturation strategies of the Chinese community in Portugal | Inglês | ISCTE-IUL | 2016 | 2022 |
Margarida Gil de Figueiredo Carmona e Lima | From inclusive identities to inclusive societies - comparing the content, structure, and impact of all-inclusive superordinate categories | Inglês | ISCTE-IUL | 2017 | 2022 |
Raquel António | Homophobic bullying: intergroup factors and bystanders’ behavioral intentions | Inglês | ISCTE-IUL | 2015 | 2020 |
Ana Raquel Bernardino Mota de Jesus António | Homophobic bullying: intergroup factors and bystanders? behavioral intentions | Inglês | ISCTE-IUL | 2016 | 2020 |
Dissertações de Mestrado (39)
Em curso (6)
Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Estado | Instituição | Ano de Início |
---|---|---|---|---|---|
Inês Marques Mendes | Dos Self-Construals ao Preconceito Contra Imigrantes: Os Papéis Mediadores da Percepção de Ameaça Simbólica e da Indispensabilidade | Entregue | ISCTE-IUL | 2023 | |
Rodrigo Carvalheda Duarte da Fonseca Sarroeira | ML, DL e GenAI para detecção de discurso de ódio. | Entregue | ISCTE-IUL | 2024 | |
Maria Abou Eid | O impacto do discurso de ódio dos representantes do Estado no comportamento discriminatório em relação às comunidades ciganas na Bulgária | Entregue | ISCTE-IUL | 2024 | |
Gillian Howard | Estarei a trabalhar na relação entre a natureza, o apego ao lugar e o bem-estar. Adicionalmente, explorarei as limitações à participação em espaços naturais/recreação urbana em Lisboa. | Em curso | ISCTE-IUL | 2024 | |
Carola Garelli | psicologia sociocultural | Em curso | ISCTE-IUL | 2024 | |
Peculiar Ezeigwe-Ephraim | Do ecrã à amizade: Examinar o papel do contacto parassocial e das emoções na previsão da amizade entre grupos | Entregue | ISCTE-IUL | 2024 |
Terminadas (33)
Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Instituição | Ano de Início | Ano de Conclusão |
---|---|---|---|---|---|
Laura Esteves Gonçalves | O impacto da laicidade nas percepções de discriminação, na integração identitária e nas orientações de aculturação de mulheres muçulmanas na França. | Inglês | ISCTE-IUL | 2023 | 2023 |
Felix Meuer | Representações do Colonialismo e Racismo em Portugal: O Papel do Luso-Tropicalismo e da Defesa Histórico | Inglês | ISCTE-IUL | 2023 | 2023 |
Colten Kenneth Schmidt | Teatro como Intervenção para Redução de Preconceitos: Efeitos de Transferência Primários e Secundários do Contato Intergrupal | Inglês | ISCTE-IUL | 2021 | 2022 |
Tai Ling Ling | Adaptação Psicológica dos Refugiados Zomi: uma análise com o Modelo dos Antecedentes Psicológicos da Integração de Refugiados | Inglês | ISCTE-IUL | 2022 | 2022 |
Theresa Zagers | Sentir, Pensar, Agir: O papel da classe social subjectiva e da identidade de classe social nas emoções, atitudes e comportamento Prosocial para com os imigrantes muçulmanos na Bélgica | Inglês | ISCTE-IUL | 2021 | 2022 |
Matilde Anna Benedetta Maria Devitini | Explorando a eficácia de diferentes mensagens de discurso contra o ódio para a migração em Itália | Inglês | ISCTE-IUL | 2021 | 2022 |
Raquel de Sousa Carvalheiro | Sentimento de Incerteza durante a pandemia do COVID-19: análise exploratória dos preditores do narcisismo coletivo | Inglês | ISCTE-IUL | 2021 | 2021 |
Martina Gallus | A influência da língua de teste nas atitudes intergrupais dos bilingues: O efeito moderador do grupo e a percepção do estatuto linguístico | Inglês | ISCTE-IUL | 2021 | 2021 |
Alexandra Antonov | O impacto do bilinguismo nas atitudes intergrupais: Papel do Status do Grupo Percebido | Inglês | ISCTE-IUL | 2021 | 2021 |
Francesca Solerti | Auto-categorização, categorização em múltiplos grupos e bem-estar das pessoas em situação de sem abrigo de Lisboa | Inglês | ISCTE-IUL | 2021 | 2021 |
Paula Duwe | A relação da integração da identidade bicultural e as meta percepções de contacto sobre as experiências de contacto intergrupais dos membros de grupos minoritários turco-alemães. | Inglês | ISCTE-IUL | 2021 | 2021 |
Wilma Marie Middendorf | Conversa fiada ou conversa séria?Uma abordagem de reconhecimento social na procura de reconhecimento do narcisismo colectivo | Inglês | ISCTE-IUL | 2021 | 2021 |
Imge Terzi Oznep | Aculturação e adaptação de refugiados sírios na Turquia: o papel da (des) concordância das orientações de aculturação e ameaça de identidade | Inglês | ISCTE-IUL | 2019 | 2020 |
Hayley Schoede | Multilinguismo e Aceitação de Estereótipos: O Papel da Flexibilidade Cognitiva e Desprovincialização | Inglês | ISCTE-IUL | 2019 | 2020 |
Jamila Pilar Becker | Discriminação percebida e bem estar psicológico dos refugiados menores desacompanhados: O papel da identidade étnica | Inglês | ISCTE-IUL | 2019 | 2020 |
Kira Marcia Schick | Efeitos do priming de língua na identificação nacional e europeia. Uma comparação cross-nacional. | Inglês | ISCTE-IUL | 2020 | 2020 |
Michaela Großschädl | Quando e como o narcisismo vulnerável e grandioso prediz o narcisismo coletivo: o papel do status social percebido, dimensões da auto-estima, cognição intuitiva e necessidade de encerramento | Inglês | ISCTE-IUL | 2020 | 2020 |
Caterina Fuligni | "Vizinhos porém desconhecidos": processos socio-psicologicos envolvidos na sociabilidade no espaço publico em bairros multiculturais regenerados | Inglês | ISCTE-IUL | 2019 | 2019 |
Beverly Sue Li | Modelo comum de identidade de grupo e recuperação livre estruturada: Comparação de abordagens de redução de viés em grupos-alvo específicos | Inglês | ISCTE-IUL | 2019 | 2019 |
Elissa Issa | Meta-percepções negativas de muçulmanos árabes e ação coletiva não normativa | Inglês | ISCTE-IUL | 2019 | 2019 |
Mario Amigot Pozueta | Interagir e aspirar alto: condições contextuais de aculturação easpirações educacionais | Inglês | ISCTE-IUL | 2019 | 2019 |
Mariana Sofia Mendes Martins | Fusões Organizacionais: O efeito da indispensabilidade funcional e do estatuto relativo na eficácia do líder e no apoio a uma fusão | Português | ISCTE-IUL | 2018 | 2018 |
Mia Caroline Wyszynski | Bons refugiados, maus migrantes? Conteúdo dos estereótipos, percepcao de ameaca, orientacoes de ajuda aos refugiados, migrantes e migrantes económicos na Alemanha | Inglês | ISCTE-IUL | 2017 | 2018 |
Sara Silva Mendes Duarte Oliveira | Crenças Multiculturais dos Educadores e o Autoconceito na Infância | Português | ISCTE-IUL | 2017 | 2018 |
Sara Helena Moreira | Papel da Nostalgia nas Mudanças Organizacionais | Português | ISCTE-IUL | 2016 | 2017 |
Inês Catarina Ribeiro Correia | Papel da indispensabilidade na comunicação de fusões organizacionais por parte da liderança | Português | ISCTE-IUL | 2016 | 2017 |
Rosangela Aparecida da Silva | O papel da indispensabilidade no bem-estar subjetivo de idosos | Português | ISCTE-IUL | 2016 | 2017 |
Diana Isabel Monteiro Costa | Agir sem Poder: O papel da indispensabilidade funcional nas intenções de ação coletiva em grupos autoritários | Português | ISCTE-IUL | 2016 | 2017 |
Maria Inês Reis Mendes da Luz | Envia-me um Emoji, dir-te-ei como és: Utilização de emojis étnicos na comunicação mediada por computador | Português | ISCTE-IUL | 2016 | 2017 |
Frederike Luisa Bock | When and how does the promotion of inclusive global identities affect attitudes towards refugees in Germany? | Inglês | ISCTE-IUL | 2016 | 2017 |
Nivalda Novo Reis | Cheguei primeiro! Autoctonia e nostalgia nacional como mecanismo de redução do preconceito | Português | ISCTE-IUL | 2015 | 2016 |
Maria Teresa de Jesus Neves | Os portugueses e o acolhimento de refugiados: Privação relativa e hostilidade intergrupal | Português | ISCTE-IUL | 2015 | 2016 |
Avany Pires França | Adaptação de imigrantes Portugueses em Angola: estatuto, indispensabilidade funcional e estratégias de aculturação | Português | ISCTE-IUL | 2014 | 2015 |