Ciência-IUL    Autores    Sara Eloy    Currículo
Resumo CV

As principais áreas de especialidade de Sara Eloy são as gramáticas da forma e as tecnologias digitais para arquitetura. A sua investigação centra-se em grande medida na aplicação das gramáticas da forma em arquitetura, nomeadamente ao desenho de reabilitação habitacional. Outras áreas de investigação são a aplicação da realidade virtual e aumentada em arquitetura e a análise do espaço construído essencialmente no que diz respeito à perceção do espaço.

Sara Eloy desenvolve a sua investigação no ISTAR-IUL, uma unidade de investigação multidisciplinar, onde colabora com investigadores das áreas das Computação, Matemática e Psicologia. Esta colaboração tem sido profícua no desenvolvimento de prototipos de software para apoio ao processo de projeto e representação de arquitetura. 

Eloy tem um licenciatura pré-bolonha em Arquitetura (FA.UTL 1998) e um doutoramento em Arquitetura  (IST.UTL 2012) com o título “Transformation grammar-based methodology for housing rehabilitation: meeting contemporary functional and ICT requirements”.

Eloy é diretora e investigadora integrada do Centro de Investigação em Tecnologias da Informação, Arquitetura e Matemática (ISTAR-IUL). Entre 2013 e 2016 foi diretora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo (DAU) e do Mestrado Integrado em Arquitetura do ISCTE-IUL em Lisboa. Tem participado em projetos de investigação nacionais e internacionais e publicado o seu trabalho em diversas revistas como Environment and Planning B, AIEDAM e Nexus Network Journal. Eloy é expert evaluator da Comissão Europeia desde 2015.

Eloy é Professora Auxiliar do DAU e ministra unidades curriculares de Projeto Assistido por Computador, Desenho, novas tecnologias aplicadas à arquitetura e metodologias de investigação.

Desde o final da sua licenciatura colaborou com diversos ateliers e empresas de arquiteutra em Portugal.

Qualificações Académicas
Universidade/Instituição Tipo Curso Período
Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa
Doutoramento Arquitectura 2012
Faculdade de Arquitectura, Universidade Técnica de Lisboa
Licenciatura Arquitectura 1998
Áreas de Investigação
Gramáticas da Forma
Tecnologias digitais para arquitetura
Computer Aided Design
Realidade Virtual e Aumentada
Reabilitação habitacional
Ciências da Computação e da Informação Ciências Naturais
Artes Humanidades