Ciência-IUL    Autores    Sibila Marques    Ensino e Orientações
Atividades Letivas
Ano Letivo Semestre Nome da Unidade Curricular Curso(s) Coordenador
2022/2023 Dissertação em Psicologia Social da Saúde Psicologia Social da Saúde; Sim
2022/2023 Trabalho de Projecto em Psicologia Social da Saúde Psicologia Social da Saúde; Sim
2022/2023 Dissertação em Psicologia Social da Saúde Psicologia Social da Saúde; Sim
2022/2023 Trabalho de Projecto em Psicologia Social da Saúde Psicologia Social da Saúde; Sim
2022/2023 Concepção e Avaliação de Projectos Psicologia Social e das Organizações; Não
2021/2022 Programas de Intervenção Social Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; Sim
2021/2022 Dissertação em Psicologia Social da Saúde Psicologia Social da Saúde; Sim
2021/2022 Trabalho de Projecto em Psicologia Social da Saúde Psicologia Social da Saúde; Sim
2021/2022 Saúde e Relações Sociais Psicologia Social da Saúde; Não
2021/2022 Saúde e Processos de Grupo Psicologia Social da Saúde; Sim
2021/2022 Estágio em Psicologia Social da Saúde Psicologia Social da Saúde; Sim
2021/2022 Psicologia Social Psicologia; Não
2021/2022 Psicologia Social do Envelhecimento Escola de Ciências Sociais e Humanas; Sim
2021/2022 Dissertação em Psicologia Social da Saúde Psicologia Social da Saúde; Sim
2021/2022 Trabalho de Projecto em Psicologia Social da Saúde Psicologia Social da Saúde; Sim
2021/2022 Estágio em Psicologia Social da Saúde Psicologia Social da Saúde; Sim
2021/2022 Competências Académicas II Psicologia; Sim
2021/2022 Concepção e Avaliação de Projectos Psicologia Social e das Organizações; Sim
2020/2021 Programas de Intervenção Social Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; Sim
2020/2021 Saúde e Processos de Grupo Psicologia Social da Saúde; Sim
2020/2021 Tese em Psicologia (0 Ects) Psicologia Social de Lisboa; Psicologia; Não
2020/2021 Psicologia Comunitária Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; Psicologia Social da Saúde; Sim
2020/2021 Psicologia Social do Envelhecimento Escola de Ciências Sociais e Humanas; Sim
2020/2021 Trabalho de Projecto em Psicologia Social da Saúde Psicologia Social da Saúde; Sim
2020/2021 Avaliação e Intervenção na Promoção da Saúde Psicologia Social da Saúde; Sim
2020/2021 Psicologia Comunitária (Mgm) Erasmus Mundus em Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade; Psicologia da Mobilidade Global, Inclusão e Diversidade na Sociedade; Sim
2020/2021 Tese em Psicologia (0 Ects) Psicologia Social de Lisboa; Psicologia; Não
2020/2021 Competências Académicas II Psicologia; Sim
2020/2021 Concepção e Avaliação de Projectos Psicologia Social e das Organizações; Sim
2019/2020 Atitudes e Comportamentos de Saúde Psicologia Social da Saúde; Sim
2019/2020 Programas de Intervenção Social Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; Sim
2019/2020 Dissertação em Psicologia Social da Saúde Psicologia Social da Saúde; Sim
2019/2020 Saúde e Processos de Grupo Psicologia Social da Saúde; Sim
2019/2020 Seminário de Projecto em Psicologia Psicologia Social de Lisboa; Psicologia; Não
2019/2020 Tese em Psicologia III Psicologia; Não
2019/2020 Psicologia Comunitária Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; Psicologia Social e das Organizações; Psicologia Social da Saúde; Sim
2019/2020 Programas de Intervenção Social Psicologia Social da Saúde; Sim
2019/2020 Dissertação em Psicologia Social da Saúde Psicologia Social da Saúde; Sim
2019/2020 Seminário de Projecto em Psicologia Psicologia Social de Lisboa; Psicologia; Não
2019/2020 Tese em Psicologia IV Psicologia; Não
2019/2020 Avaliação e Intervenção na Promoção da Saúde Psicologia Social da Saúde; Sim
2019/2020 Concepção e Avaliação de Projectos Psicologia Social e das Organizações; Sim
Orientações
Teses de Doutoramento (7)
Em curso (4)
Tipo de Orientação Nome do Estudante Título/Tópico Língua Estado Instituição Ano de Início
Co-Orientadora Marcus Eduardo Bittencourt Figueiredo “Metodologia para um Análise Cinestésica da Interface Humana no espaço construído com vista a uma arquitectura centrada no utilizador Inglês Em curso ISCTE-IUL 2020
Co-Orientadora Francisco José Martins Garcia Comunicação Pública de Risco em Saúde Dirigida aos Séniores no Âmbito do Covid-19: O Caso do Concelho de Cascais Português Em curso ISCTE-IUL --
Co-Orientadora Marcos Eduardo Bittencourt Figueiredo Metodologia para uma Análise Cinestésica da Interface Humana no Espaço Construido com vista a uma aquitectura centrada no utilizador. Português Em curso ISCTE-IUL --
Orientadora João Miguel Lourenço de Oliveira Mariano Too old for technology? The influence of age stereotypes on technology use by older adults for health promotion Inglês Em curso ISCTE-IUL --
Terminadas (3)
Tipo de Orientação Nome do Estudante Título/Tópico Língua Instituição Ano de Início Ano de Conclusão
Orientadora João Mariano Aging stereotypes and technology use in older people Inglês ISCTE-IUL -- 2021
Orientadora Joana Maria Mendonça O que pensam as crianças sobre as pessoas idosas: padrão de desenvovimento do idadismo implícito e explícito ao longo da infância Inglês ISCTE-IUL -- 2020
Orientadora Joana Maria Simão Mendonça What do children think about older persons? Developmental pattern of explicit and implicit ageism across childhood Inglês ISCTE-IUL -- 2020
Dissertações de Mestrado (54)
Em curso (6)
Tipo de Orientação Nome do Estudante Título/Tópico Língua Estado Instituição Ano de Início
Orientadora Duarte Manuel Barbosa de Oliveira A relação entre a alimentação saudável e o bem estar subjetivo, moderado pela idade Em curso ISCTE-IUL 2023
Orientadora Maria de Lurdes Fernandes Mendes da Silva Idadismo em relação aos trabalhadores mais velhos no contexto da pandemia de COVID-19 Português Entregue ISCTE-IUL 2023
Orientadora Marisa Garcia Well GREENerations: Estudo comparativo geracional sobre comportamentos sustentáveis Português Entregue ISCTE-IUL 2023
Orientadora Gabriela Panfii Menicucci Estudo das experiências de imigração no envelhecimento. Em curso ISCTE-IUL 2022
Orientadora Tânia Isabel da Costa Guerreiro Aging in place: estudo da utilização de espaços públicos pelas pessoas idosas. Português Em curso ISCTE-IUL 2022
Orientadora Daniela Nogueira de Moraes Projeto Aproximar: Avaliação Participativa de um projeto de Prevenção e Intervenção no Isolamento e Solidão da População a partir de 55 anos Português Entregue ISCTE-IUL 2022
Terminadas (48)
Tipo de Orientação Nome do Estudante Título/Tópico Língua Instituição Ano de Início Ano de Conclusão
Orientadora Vanessa Filipa Ferreira Silvestre Estigma na doença mental e assertividade: estudo de diagnóstico e recomendações para a intervenção psicossocial Português ISCTE-IUL 2022 2022
Orientadora Mariana Ferreira de Montalvão e Silva Determinantes dos comportamentos aditivos: um estudo qualitativo com estudantes universitários Português ISCTE-IUL 2021 2022
Orientadora Sérgio Gabriel Mata Ferreira Gomes O bom, o menos bom e o indiferente: uma análise qualitativa dos dados de satisfação do programa "Eu e Os Outros" Português ISCTE-IUL 2021 2022
Orientadora Mariana Ferreira Bico Dos namoros à janela, para as janelas digitais: Avaliação de um projeto sobre sexualidade sénior e tecnologia Português ISCTE-IUL 2022 2022
Orientadora Matilde Rafaela dos Santos Cascalho O efeito de mensagens persuasivas na aceitação de uma aplicação de saúde móvel de combate à COVID-19 Inglês ISCTE-IUL 2021 2022
Orientadora Joana Fonseca Maciel Saúde dos jovens universitários em contexto pandémico: impactos e oportunidades Português ISCTE-IUL 2020 2022
Orientadora Ana Marta Correia dos Santos Pereira O olhar da inocência: a perceção do ciclo da vida e do envelhecimento, segundo as crianças Português ISCTE-IUL 2021 2022
Orientadora Guilherme Bulcão Manica O impacto da pandemia de COVID-19 no estado de saúde de estudantes universitários Português ISCTE-IUL 2020 2022
Orientadora André Filipe da Silva Chato Ginja Idadismo em tempos de COVID-19: Efeitos da comunicação social nas perceções de saúde das pessoas idosas Português ISCTE-IUL 2020 2021
Co-Orientadora Lena Pauline Costa Guerreiro Perceção de Autoeficácia e Comportamento Tabágico: Efeito direto e efeito indireto através da variável mediadora Intenção de fumar Português ISCTE-IUL 2021 2021
Orientadora Sofia Maria Escudeiro de Sousa Barrocas Serei compreendido? Tomada de perspetiva, idadismo e relações de qualidade em contextos de saúde Português ISCTE-IUL 2020 2021
Orientadora Inês Ferreira de Sousa Filipe Idadismo no contexto da COVID-19: representação das pessoas mais velhas nos jornais digitais portugueses Português ISCTE-IUL 2020 2020
Orientadora Margarida Marques Mendes A Beleza do Eco-Label: Preferência dos Consumidores Face a Vegetais e Frutas Ecológicos Português ISCTE-IUL 2019 2020
Orientadora Maria Ana Peixoto Gonçalves Temer ou não temer: Ameaça de estereótipo etário e adoção de tecnologias pelos trabalhadores mais velhos Português ISCTE-IUL 2020 2020
Orientadora Débora Marisa Fernandes Lavrador O efeito das representações de envelhecimento na autoavaliação global da saúde e na prática de atividade física, por parte de pessoas idosas. Português ISCTE-IUL 2020 2020
Co-Orientadora André Ricardo Lopes Henriques O contributo da liderança promotora de saúde para a relação entre inteligência emocional, queixas subjetivas de saúde e burnout Português ISCTE-IUL 2019 2019
Orientadora Maria Beatriz de Campos dos Santos Timóteo A tecnologia tem idade?: O uso de tecnologia por parte de pessoas idosas, e o efeito da identificação com o grupo e da idade subjetiva na utilização de tecnologia Português ISCTE-IUL 2018 2019
Orientadora Marília Ferreira Massa ?Envelheceste tu, envelhecerei eu: A relação entre avós e netos e a sua influência no idadismo e na perceção do próprio envelhecimento? Português ISCTE-IUL 2019 2019
Orientadora Lídia Sofia Silvestre Abrantes Normativ?Idade: Aceitação Social e Pessoal do Idadismo Flagrante e Subtil na Sociedade Portuguesa Português ISCTE-IUL 2019 2019
Orientadora Sofia Santos Cabido Efeito das estratégias utilizadas na gestão de sala de aula, da predisposição docente para ser Mindfulness e do burnout na percepção de indisciplina Português ISCTE-IUL 2018 2018
Orientadora Maria Abadia Clemente Mendes Praxe académica no ensino superior: preditores da motivação de estudantes para praxar. Português ISCTE-IUL 2018 2018
Orientadora Telma Filipa Ventura Simões Expectativas de Bem-estar Emocional face à Reforma e momento de transição Português ISCTE-IUL 2017 2018
Co-Orientadora Daniela Mayr de Lima Carvalho Programa de Intervenção - Reconstruindo as Emoções na Parentalidade Português ISCTE-IUL 2017 2018
Orientadora Cátia Sofia Lage da Cunha Promoção do uso de tecnologias computadorizadas na população idosa Português ISCTE-IUL 2016 2017
Orientadora Mariana Simões Ribeiro Sea Your Age Programa Intergeracional de Mindfulness para a diminuição do idadismo e promoção de bem-estar em crianças do ensino pré-escolar e pessoas idosas Português ISCTE-IUL 2016 2017
Orientadora Ariana Eunice Barros Vaz Idadismo nas crianças: o que dizem os desenhos das crianças Português ISCTE-IUL 2016 2017
Orientadora Sofia Granado Nunes Pinto Faz a (In)Diferença: Diminuição da prevalência do bullying através da promoção do comportamento de defesa por parte dos bystanders que assistem a estas situações Português ISCTE-IUL 2014 2017
Orientadora Liliana Isabel Alves Carvalho Fontes de Stresse nios bombeiros Portugueses: Diagnóstico e Recomendações para a Intervenção Português ISCTE-IUL 2016 2017
Orientadora Ana Sofia Anselmo dos Santos Gonçalves de Oliveira Stronger than Atoms: Implicit and Explicit Atitudes towards Persons with Impairments and Disabilities in a Group of Professionals in the Rehabilitation Area Inglês ISCTE-IUL 2011 2017
Orientadora Pedro Alexandre Mateus Guilherme Idadismo nos trabalhadores mais velhos: o caso num serviço público português Português ISCTE-IUL 2014 2016
Orientadora Lara David Kahrel A idade Importa? Perceção das Crianças face a pessoas Jovens e Idosas Português ISCTE-IUL 2016 2016
Orientadora Andreia Sofia Matias Antunes Serei velho demais para trabalhar?As consequências do idadismo flagrante e do idadismo subtil face aos trabalhadores mais velhos. Português ISCTE-IUL 2015 2016
Orientadora Teresa Joana Coelho dos Reis A magia dos afetos entre avós e netos. Estudo das relações entre avós-netos e a sua influência na percepção das pessoas idosas em adolescentes Português ISCTE-IUL 2014 2015
Orientadora Sílvia Andreia Fontinha Nunes Eu não pertenço aqui! A perceção da frequência de discriminação no local de trabalho e as suas consequências para jovens portugueses Português ISCTE-IUL 2014 2015
Orientadora Vanessa Cristina Rosa Dias Can mindfulness prevent ageism? Na experimental study on mindfulness and ageism within na organizational context Inglês ISCTE-IUL 2013 2014
Orientadora Joana Filipa Nunes Gil Atitudes Idadistas Contra os Jovens: Sofrem ou não Influência do Contexto? Idadismo contra os Jovens Português ISCTE-IUL 2013 2014
Orientadora Joana Filipa Molhinho Almeida Paixão Discriminação em relação às pessoas jovens: efeitos de avaliação de legitimidade da discriminação na identificação com o grupo, bem-estar e expectativas de futuro Português ISCTE-IUL 2012 2013
Orientadora Susana Maria Fernandes Martins A Idade dos Afectos. Avaliação de Necessidades de Contacto Intergeracional na Aldeia de Santa Isabel (Santa Casa da Misericórdia) de Lisboa Português ISCTE-IUL 2012 2013
Co-Orientadora Ângela Maria Ferreira Pinheiro Proença Discriminação em relação ás pessoas idosas: o papel da legitimidade da discriminação na identificação com o grupo dos idosos e no seu bem-estar psicológico Português ISCTE-IUL 2012 2013
Orientadora Ana Cláudia Trindade Lourenço Jovem, licenciado & desempregado: discriminação face à idade e consequências para a saúde e prespectiva de futuro Português ISCTE-IUL 2012 2013
Orientadora Miriam Elisabete Pino Silva ATIVA. Os efeitos de uma actividade de leitura na saúde mental das pessoas idosas através da activação de estereótipos de envelhecimmento Português ISCTE-IUL 2012 2013
Orientadora Sónia Vanessa de Jesus Barbosa Escala de Diversidade da Idade no Trabalho (EDIT): Construção e Validação de um instrumento - Estudo Piloto Português ISCTE-IUL 2012 2013
Orientadora Joana Catarina Perez Cruz À Espera no Hospital: onde param os seus olhos? Português ISCTE-IUL 2012 2013
Orientadora Filipa Cunha dos Santos Proposta de projecto piloto para diminuir o idadismo e promover um autoconceito positivo num grupo de seniores e jovens Português ISCTE-IUL 2012 2012
Orientadora Joana Raquel Mendes Figueiredo Barros The Role of caregiver identity: effects on well-being and burden Inglês ISCTE-IUL 2011 2012
Orientadora Débora Filipa Tavares Lopes Paulo Os estereótipos dos imigrantes africanos condicionam os seus comportamentos de saúde? O papel da integração no país de acolhimento Português ISCTE-IUL 2011 2012
Orientadora Sara Isabel Afonso Romba Cardoso Gorjão ISCTE-IUL 2010 2011
Orientadora Daniela de Albuquerque Martins Vicente ISCTE-IUL 2010 2011
Projetos Finais de Mestrado (3)
Terminadas (3)
Tipo de Orientação Nome do Estudante Título/Tópico Língua Instituição Ano de Início Ano de Conclusão
Orientadora Eunice Liane Gomes Lopo PROVE'scola: Diagno?stico de necessidades e proposta de um projeto para a promoc?a?o de comportamentos de sau?de e sustentabilidade no a?mbito de atividades cooperativas Português ISCTE-IUL 2018 2019
Orientadora Ana Luísa Sousa Almeida e Silva Empatia para com os animais & Bem-Estar na Adolescência: Diagnóstico e Recomendações para a Intervenção Português ISCTE-IUL 2019 2019
Orientadora Patrícia Alexandra Henriques Bacelar Programa YES: Proposta de programa de treino de competências de vida para pessoas sem-abrigo Português ISCTE-IUL 2013 2014