| Ano Letivo | Semestre | Nome da Unidade Curricular | Curso(s) | Coordenador |
|---|---|---|---|---|
| 2025/2026 | 2º | Programas de Intervenção Social | Mestrado em Psicologia Social da Saúde e Bem-Estar; Mestrado em Psicologia Social da Saúde; Mestrado em Psicologia Social da Transformação: Compreender e Promover a Mudança Social; | Sim |
| 2025/2026 | 2º | Competências Académicas II | Licenciatura em Psicologia; | Sim |
| 2025/2026 | 2º | Psicologia Comunitária | -- | Sim |
| 2025/2026 | 2º | Concepção e Avaliação de Projectos | -- | Sim |
| 2025/2026 | 1º | Programas de Intervenção Social | -- | Sim |
| 2025/2026 | 1º | Dissertação em Psicologia Social da Saúde | Mestrado em Psicologia Social da Saúde; | Não |
| 2025/2026 | 1º | Saúde e Processos de Grupo | Mestrado em Psicologia Social da Saúde e Bem-Estar; Mestrado em Psicologia Social da Saúde; | Sim |
| 2025/2026 | 1º | Competências em Buddy Mentoring | Curso Institucional em Competências Transversais; | Não |
| 2025/2026 | 1º | Tese em Psicologia | Doutoramento em Psicologia; | Não |
| 2025/2026 | 1º | Projetos de Intervenção em Psicologia Social e Organizacional | Mestrado em Psicologia Social e das Organizações; | Sim |
| 2025/2026 | 1º | Psicologia Social do Envelhecimento | Curso Institucional em Escola de Ciências Sociais e Humanas; | Sim |
| 2025/2026 | 1º | Concepção e Avaliação de Projectos | -- | Sim |
| 2024/2025 | 2º | Programas de Intervenção Social | Mestrado em Psicologia Social da Saúde; | Sim |
| 2024/2025 | 2º | Competências Académicas II | Licenciatura em Psicologia; | Sim |
| 2024/2025 | 2º | Concepção e Avaliação de Projectos | -- | Sim |
| 2024/2025 | 1º | Atitudes e Comportamentos de Saúde | Mestrado em Psicologia Social da Saúde; | Não |
| 2024/2025 | 1º | Programas de Intervenção Social | -- | Sim |
| 2024/2025 | 1º | Dissertação em Psicologia Social da Saúde | -- | Não |
| 2024/2025 | 1º | Saúde e Processos de Grupo | Mestrado em Psicologia Social da Saúde; | Sim |
| 2024/2025 | 1º | Tese em Psicologia | Doutoramento em Psicologia; | Não |
| 2024/2025 | 1º | Psicologia Comunitária | Curso de Pós Graduação em Desenvolvimento Comunitário; | Não |
| 2024/2025 | 1º | Psicologia Social do Envelhecimento | Curso Institucional em Escola de Ciências Sociais e Humanas; | Sim |
| 2023/2024 | 2º | Programas de Intervenção Social | Mestrado em Psicologia Social da Saúde; | Sim |
| 2023/2024 | 2º | Competências Académicas II | Licenciatura em Psicologia; | Sim |
| 2023/2024 | 2º | Concepção e Avaliação de Projectos | -- | Sim |
| 2023/2024 | 1º | Programas de Intervenção Social | -- | Sim |
| 2023/2024 | 1º | Dissertação em Psicologia Social da Saúde | -- | Sim |
| 2023/2024 | 1º | Saúde e Processos de Grupo | Mestrado em Psicologia Social da Saúde; | Sim |
| 2023/2024 | 1º | Estágio em Psicologia Social da Saúde | -- | Sim |
| 2023/2024 | 1º | Psicologia Comunitária | Curso de Pós Graduação em Desenvolvimento Comunitário; | Não |
| 2023/2024 | 1º | Psicologia Social do Envelhecimento | Curso Institucional em Escola de Ciências Sociais e Humanas; | Sim |
| 2022/2023 | 2º | Dissertação em Psicologia Social da Saúde | -- | Sim |
| 2022/2023 | 2º | Trabalho de Projecto em Psicologia Social da Saúde | -- | Sim |
| 2022/2023 | 2º | Concepção e Avaliação de Projectos | -- | Não |
| 2022/2023 | 1º | Dissertação em Psicologia Social da Saúde | -- | Sim |
| 2022/2023 | 1º | Trabalho de Projecto em Psicologia Social da Saúde | -- | Sim |
| 2021/2022 | 2º | Dissertação em Psicologia Social da Saúde | -- | Sim |
| 2021/2022 | 2º | Trabalho de Projecto em Psicologia Social da Saúde | -- | Sim |
| 2021/2022 | 2º | Estágio em Psicologia Social da Saúde | -- | Sim |
| 2021/2022 | 2º | Competências Académicas II | Licenciatura em Psicologia; | Sim |
| 2021/2022 | 2º | Concepção e Avaliação de Projectos | -- | Sim |
| 2021/2022 | 1º | Programas de Intervenção Social | -- | Sim |
| 2021/2022 | 1º | Dissertação em Psicologia Social da Saúde | -- | Sim |
| 2021/2022 | 1º | Trabalho de Projecto em Psicologia Social da Saúde | -- | Sim |
| 2021/2022 | 1º | Saúde e Relações Sociais | -- | Não |
| 2021/2022 | 1º | Saúde e Processos de Grupo | -- | Sim |
| 2021/2022 | 1º | Estágio em Psicologia Social da Saúde | -- | Sim |
| 2021/2022 | 1º | Psicologia Social | Licenciatura em Psicologia; | Não |
| 2021/2022 | 1º | Psicologia Social do Envelhecimento | Curso Institucional em Escola de Ciências Sociais e Humanas; | Sim |
| 2020/2021 | 2º | Trabalho de Projecto em Psicologia Social da Saúde | -- | Sim |
| 2020/2021 | 2º | Avaliação e Intervenção na Promoção da Saúde | -- | Sim |
| 2020/2021 | 2º | Psicologia Comunitária | -- | Sim |
| 2020/2021 | 2º | Tese em Psicologia | Doutoramento em Psicologia; | Não |
| 2020/2021 | 2º | Competências Académicas II | Licenciatura em Psicologia; | Sim |
| 2020/2021 | 2º | Concepção e Avaliação de Projectos | -- | Sim |
| 2020/2021 | 1º | Programas de Intervenção Social | -- | Sim |
| 2020/2021 | 1º | Saúde e Processos de Grupo | -- | Sim |
| 2020/2021 | 1º | Tese em Psicologia | Doutoramento em Psicologia; | Não |
| 2020/2021 | 1º | Psicologia Comunitária | -- | Sim |
| 2020/2021 | 1º | Psicologia Social do Envelhecimento | Curso Institucional em Escola de Ciências Sociais e Humanas; | Sim |
| 2019/2020 | 2º | Programas de Intervenção Social | Mestrado em Psicologia Social da Saúde; | Sim |
| 2019/2020 | 2º | Dissertação em Psicologia Social da Saúde | -- | Sim |
| 2019/2020 | 2º | Seminário de Projecto em Psicologia | Doutoramento em Psicologia; | Não |
| 2019/2020 | 2º | Tese em Psicologia IV | -- | Não |
| 2019/2020 | 2º | Avaliação e Intervenção na Promoção da Saúde | -- | Sim |
| 2019/2020 | 2º | Concepção e Avaliação de Projectos | -- | Sim |
| 2019/2020 | 1º | Atitudes e Comportamentos de Saúde | -- | Sim |
| 2019/2020 | 1º | Programas de Intervenção Social | -- | Sim |
| 2019/2020 | 1º | Dissertação em Psicologia Social da Saúde | Mestrado em Psicologia Social da Saúde; | Sim |
| 2019/2020 | 1º | Saúde e Processos de Grupo | Mestrado em Psicologia Social da Saúde; | Sim |
| 2019/2020 | 1º | Seminário de Projecto em Psicologia | Doutoramento em Psicologia; | Não |
| 2019/2020 | 1º | Tese em Psicologia III | -- | Não |
| 2019/2020 | 1º | Psicologia Comunitária | Mestrado em Psicologia Social da Saúde; | Sim |
Investigadora Integrada
CIS-Iscte - Centro de Investigação e Intervenção Social
(ECSH)
[Saúde para todos]
Atividades Letivas
Orientações
Teses de Doutoramento (6)
Em curso (3)
| Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Estado | Instituição | Ano de Início |
|---|---|---|---|---|---|
| Jéssica Filipa Moreiras Pimentel | Redes Fortes: Uma Intervenção Psicossocial Online para Pais e Cuidadores Informais de Crianças com Cancro | Inglês | Em curso | Iscte | 2023 |
| Marcos Eduardo Bittencourt Figueiredo | Metodologia para uma Análise Cinestésica da Interface Humana no Espaço Construido com vista a uma aquitectura centrada no utilizador. | Português | Em curso | Iscte | 2022 |
| Jéssica Filipa Moreiras Pimentel | Strong Networks: A Social Support Online-Based Intervention for Parents and Informal Caregivers of Children with Cancer | Inglês | Em curso | Iscte | -- |
Terminadas (3)
| Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Instituição | Ano de Início | Ano de Conclusão |
|---|---|---|---|---|---|
| Francisco José Martins Garcia | Comunicação Pública de Risco em Saúde Dirigida aos Séniores no Âmbito do Covid-19: O Caso do Concelho de Cascais | Português | Iscte | 2022 | 2024 |
| João Miguel Lourenço de Oliveira Mariano | Too old for technology? Age stereotypes and technology use by older adults | Inglês | Iscte | 2017 | 2021 |
| Joana Maria Simão Mendonça | What do children think about older persons? Developmental pattern of explicit and implicit ageism across childhood | Inglês | Iscte | 2016 | 2020 |
Dissertações de Mestrado (72)
Em curso (14)
| Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Estado | Instituição | Ano de Início |
|---|---|---|---|---|---|
| Andreia Susana Ferreira de Lima | Relação entre avós-netos e o bem-estar nos netos | Entregue | Iscte | 2024 | |
| Marta Maria Silva Ferreira | A qualidade de vida dos jovens futebolistas em função das dimensões de liderança e do rendimento desportivo: a perceção dos treinadores | Português | Entregue | Iscte | 2025 |
| Bruno Miguel Santos Rodrigues | Inventário de Prontidão Atlética – Estudo de validação piloto | Português | Entregue | Iscte | 2025 |
| Faith Mukami Mutugi | Os Desafios Dos Estudantes Não Falantes De Português Provenientes Dos Países Africanos Da Maioria Global Nas Universidades Portuguesas | Inglês | Entregue | Iscte | 2024 |
| Mariana Bueno Pinheiro | Condições de trabalho e bem-estar em profissionais que atuam em contexto comunitário: um estudo qualitativo. | Português | Entregue | Iscte | 2024 |
| Cláudia Sofia Marques Torres | Idadismo no mercado de trabalho, um estudo qualitativo sobre as perceções e estereótipos direcionados aos trabalhadores mais velhos | Português | Entregue | Iscte | 2025 |
| Catarina Rosa Branco Pereira | Viver, Cuidar e Envelhecer: A Influência dos Papéis de Cuidado no Envelhecimento Ativo | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Sofia Santos Gomes de Araújo | O teatro: Um estudo qualitativo sobre os benefícios do teatro no bem-estar e percepção de desempenho cognitivo das pessoas idosas. | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Ana Karina Schmitz | Estudo de diagnóstico de necessidades: Como promover a integração entre pessoas mais velhas e pessoas imigrantes. Projetos Intergeracionais | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Hugo Arez Coelho | Promover o Bem-Estar no Trabalho: Uma Abordagem Multinível | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Diana Vanessa Contente Almeida | Sobre proteção e estereótipos dos cuidadores na autonomia de jovens com deficiência | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Jurema Tatiana Silva Cardoso | Barreiras e facilitadores ao tratamento das Hepatites: um estudo qualitativo. | Em curso | Iscte | 2024 | |
| Tânia Isabel Costa Guerreiro | Ageing in place: estudo da utilização de espaços públicos pelas pessoas idosas. | Em curso | Iscte | 2024 | |
| Catarina Costa Sousa Pinto | Ecoansiedade entre Jovens Adultos Portugueses e a sua relação com as Políticas Públicas na Área Metropolitana de Lisboa | Em curso | Iscte | -- |
Terminadas (58)
| Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Instituição | Ano de Início | Ano de Conclusão |
|---|---|---|---|---|---|
| Carolina Sofia Vicente Lopes | Combater o Estigma de Peso com Informação: Um Estudo Experimental | Português | Iscte | 2024 | 2025 |
| Duarte Manuel Barbosa De Oliveira | A Relação entre o Consumo alimentar e o Bem-Estar: O Efeito Moderador da Idade | Português | Iscte | 2024 | 2025 |
| Gabriela Panfili Menicucci | Imigrantes brasileiros em terras escocesas: um olhar sobre os processos adaptativos, aculturação e idadismo no envelhecer. | Português | Iscte | 2024 | 2024 |
| Mizuki Horiguchi | O efeito do apoio social e da perspetiva temporal futura no bem-estar psicológico dos imigrantes japoneses adultos no Canadá em diferentes idades | Inglês | Iscte | 2024 | 2024 |
| Cláudia Filipa Trindade Ferreira | Prevalência de doenças crónicas em estudantes universitários portugueses: Relações com saúde percecionada e fatores de risco e proteção. | Português | Iscte | 2024 | 2024 |
| Jeanny FÍngolo Dias | Intergeracionalidade no contexto do envolvimento pró-ambiental: uma avaliação de necessidades | Português | Iscte | 2024 | 2024 |
| Maria de Lurdes Fernandes Mendes da Silva | Idadismo em relação aos trabalhadores mais velhos no contexto da pandemia de COVID-19 | Português | Iscte | 2023 | 2023 |
| Marisa Garcia Well | GREENerations: Estudo comparativo geracional sobre comportamentos sustentáveis | Português | Iscte | 2022 | 2023 |
| Daniela Nogueira de Moraes | Projeto Aproximar: Avaliação Participativa de um projeto de Prevenção e Intervenção no Isolamento e Solidão da População a partir de 55 anos | Português | Iscte | 2023 | 2023 |
| Vanessa Filipa Ferreira Silvestre | Estigma na doença mental e assertividade: estudo de diagnóstico e recomendações para a intervenção psicossocial | Português | Iscte | 2022 | 2022 |
| Mariana Ferreira de Montalvão e Silva | Determinantes dos comportamentos aditivos: um estudo qualitativo com estudantes universitários | Português | Iscte | 2021 | 2022 |
| Sérgio Gabriel Mata Ferreira Gomes | O bom, o menos bom e o indiferente: uma análise qualitativa dos dados de satisfação do programa "Eu e Os Outros" | Português | Iscte | 2021 | 2022 |
| Mariana Ferreira Bico | Dos namoros à janela, para as janelas digitais: Avaliação de um projeto sobre sexualidade sénior e tecnologia | Português | Iscte | 2022 | 2022 |
| Matilde Rafaela dos Santos Cascalho | O efeito de mensagens persuasivas na aceitação de uma aplicação de saúde móvel de combate à COVID-19 | Inglês | Iscte | 2021 | 2022 |
| Joana Fonseca Maciel | Saúde dos jovens universitários em contexto pandémico: impactos e oportunidades | Português | Iscte | 2021 | 2022 |
| Ana Marta Correia dos Santos Pereira | O olhar da inocência: a perceção do ciclo da vida e do envelhecimento, segundo as crianças | Português | Iscte | 2021 | 2022 |
| Guilherme Bulcão Manica | O impacto da pandemia de COVID-19 no estado de saúde de estudantes universitários | Português | Iscte | 2021 | 2022 |
| André Filipe da Silva Chato Ginja | Idadismo em tempos de COVID-19: Efeitos da comunicação social nas perceções de saúde das pessoas idosas | Português | Iscte | 2021 | 2021 |
| Lena Pauline Costa Guerreiro | Perceção de Autoeficácia e Comportamento Tabágico: Efeito direto e efeito indireto através da variável mediadora Intenção de fumar | Português | Iscte | 2021 | 2021 |
| Sofia Maria Escudeiro de Sousa Barrocas | Serei compreendido? Tomada de perspetiva, idadismo e relações de qualidade em contextos de saúde | Português | Iscte | 2020 | 2021 |
| Inês Ferreira de Sousa Filipe | Idadismo no contexto da COVID-19: representação das pessoas mais velhas nos jornais digitais portugueses | Português | Iscte | 2020 | 2020 |
| Margarida Marques Mendes | A Beleza do Eco-Label: Preferência dos Consumidores Face a Vegetais e Frutas Ecológicos | Português | Iscte | 2019 | 2020 |
| Maria Ana Peixoto Gonçalves | Temer ou não temer: Ameaça de estereótipo etário e adoção de tecnologias pelos trabalhadores mais velhos | Português | Iscte | 2020 | 2020 |
| Débora Marisa Fernandes Lavrador | O efeito das representações de envelhecimento na autoavaliação global da saúde e na prática de atividade física, por parte de pessoas idosas. | Português | Iscte | 2018 | 2020 |
| Eunice Liane Gomes Lopo | PROVE'scola: Diagno?stico de necessidades e proposta de um projeto para a promoc?a?o de comportamentos de sau?de e sustentabilidade no a?mbito de atividades cooperativas | Português | Iscte | 2019 | 2019 |
| André Ricardo Lopes Henriques | O contributo da liderança promotora de saúde para a relação entre inteligência emocional, queixas subjetivas de saúde e burnout | Português | Iscte | 2019 | 2019 |
| Maria Beatriz de Campos dos Santos Timóteo | A tecnologia tem idade?: O uso de tecnologia por parte de pessoas idosas, e o efeito da identificação com o grupo e da idade subjetiva na utilização de tecnologia | Português | Iscte | 2018 | 2019 |
| Lídia Sofia Silvestre Abrantes | Normativ?Idade: Aceitação Social e Pessoal do Idadismo Flagrante e Subtil na Sociedade Portuguesa | Português | Iscte | 2019 | 2019 |
| Marília Ferreira Massa | ?Envelheceste tu, envelhecerei eu: A relação entre avós e netos e a sua influência no idadismo e na perceção do próprio envelhecimento? | Português | Iscte | 2019 | 2019 |
| Sofia Santos Cabido | Efeito das estratégias utilizadas na gestão de sala de aula, da predisposição docente para ser Mindfulness e do burnout na percepção de indisciplina | Português | Iscte | 2018 | 2018 |
| Maria Abadia Clemente Mendes | Praxe académica no ensino superior: preditores da motivação de estudantes para praxar. | Português | Iscte | 2018 | 2018 |
| Telma Filipa Ventura Simões | Expectativas de Bem-estar Emocional face à Reforma e momento de transição | Português | Iscte | 2017 | 2018 |
| Daniela Mayr de Lima Carvalho | Programa de Intervenção - Reconstruindo as Emoções na Parentalidade | Português | Iscte | 2017 | 2018 |
| Cátia Sofia Lage da Cunha | Promoção do uso de tecnologias computadorizadas na população idosa | Português | Iscte | 2016 | 2017 |
| Mariana Simões Ribeiro | Sea Your Age Programa Intergeracional de Mindfulness para a diminuição do idadismo e promoção de bem-estar em crianças do ensino pré-escolar e pessoas idosas | Português | Iscte | 2016 | 2017 |
| Ariana Eunice Barros Vaz | Idadismo nas crianças: o que dizem os desenhos das crianças | Português | Iscte | 2016 | 2017 |
| Sofia Granado Nunes Pinto | Faz a (In)Diferença: Diminuição da prevalência do bullying através da promoção do comportamento de defesa por parte dos bystanders que assistem a estas situações | Português | Iscte | 2014 | 2017 |
| Liliana Isabel Alves Carvalho | Fontes de Stresse nios bombeiros Portugueses: Diagnóstico e Recomendações para a Intervenção | Português | Iscte | 2016 | 2017 |
| Ana Sofia Anselmo dos Santos Gonçalves de Oliveira | Stronger than Atoms: Implicit and Explicit Atitudes towards Persons with Impairments and Disabilities in a Group of Professionals in the Rehabilitation Area | Inglês | Iscte | 2015 | 2017 |
| Pedro Alexandre Mateus Guilherme | Idadismo nos trabalhadores mais velhos: o caso num serviço público português | Português | Iscte | 2014 | 2016 |
| Lara David Kahrel | A idade Importa? Perceção das Crianças face a pessoas Jovens e Idosas | Português | Iscte | 2016 | 2016 |
| Andreia Sofia Matias Antunes | Serei velho demais para trabalhar?As consequências do idadismo flagrante e do idadismo subtil face aos trabalhadores mais velhos. | Português | Iscte | 2015 | 2016 |
| Teresa Joana Coelho dos Reis | A magia dos afetos entre avós e netos. Estudo das relações entre avós-netos e a sua influência na percepção das pessoas idosas em adolescentes | Português | Iscte | 2014 | 2015 |
| Sílvia Andreia Fontinha Nunes | Eu não pertenço aqui! A perceção da frequência de discriminação no local de trabalho e as suas consequências para jovens portugueses | Português | Iscte | 2014 | 2015 |
| Vanessa Cristina Rosa Dias | Can mindfulness prevent ageism? Na experimental study on mindfulness and ageism within na organizational context | Inglês | Iscte | 2013 | 2014 |
| Joana Filipa Nunes Gil | Atitudes Idadistas Contra os Jovens: Sofrem ou não Influência do Contexto? Idadismo contra os Jovens | Português | Iscte | 2013 | 2014 |
| Ângela Maria Ferreira Pinheiro Proença | Discriminação em relação ás pessoas idosas: o papel da legitimidade da discriminação na identificação com o grupo dos idosos e no seu bem-estar psicológico | Português | Iscte | 2012 | 2013 |
| Joana Filipa Molhinho Almeida Paixão | Discriminação em relação às pessoas jovens: efeitos de avaliação de legitimidade da discriminação na identificação com o grupo, bem-estar e expectativas de futuro | Português | Iscte | 2012 | 2013 |
| Susana Maria Fernandes Martins | A Idade dos Afectos. Avaliação de Necessidades de Contacto Intergeracional na Aldeia de Santa Isabel (Santa Casa da Misericórdia) de Lisboa | Português | Iscte | 2012 | 2013 |
| Miriam Elisabete Pino Silva | ATIVA. Os efeitos de uma actividade de leitura na saúde mental das pessoas idosas através da activação de estereótipos de envelhecimmento | Português | Iscte | 2012 | 2013 |
| Ana Cláudia Trindade Lourenço | Jovem, licenciado & desempregado: discriminação face à idade e consequências para a saúde e prespectiva de futuro | Português | Iscte | 2012 | 2013 |
| Sónia Vanessa de Jesus Barbosa | Escala de Diversidade da Idade no Trabalho (EDIT): Construção e Validação de um instrumento - Estudo Piloto | Português | Iscte | 2012 | 2013 |
| Joana Catarina Perez Cruz | À Espera no Hospital: onde param os seus olhos? | Português | Iscte | 2012 | 2013 |
| Débora Filipa Tavares Lopes Paulo | Os estereótipos dos imigrantes africanos condicionam os seus comportamentos de saúde? O papel da integração no país de acolhimento | Português | Iscte | 2011 | 2012 |
| Joana Raquel Mendes Figueiredo Barros | The Role of caregiver identity: effects on well-being and burden | Inglês | Iscte | 2011 | 2012 |
| Filipa Cunha dos Santos | Proposta de projecto piloto para diminuir o idadismo e promover um autoconceito positivo num grupo de seniores e jovens | Português | Iscte | 2011 | 2012 |
| Daniela de Albuquerque Martins Vicente | Iscte | 2010 | 2011 | ||
| Sara Isabel Afonso Romba Cardoso Gorjão | Iscte | 2010 | 2011 |
Projetos Finais de Mestrado (2)
Terminadas (2)
| Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Instituição | Ano de Início | Ano de Conclusão |
|---|---|---|---|---|---|
| Ana Luísa Sousa Almeida e Silva | Empatia para com os animais & Bem-Estar na Adolescência: Diagnóstico e Recomendações para a Intervenção | Português | Iscte | 2019 | 2019 |
| Patrícia Alexandra Henriques Bacelar | Programa YES: Proposta de programa de treino de competências de vida para pessoas sem-abrigo | Português | Iscte | 2013 | 2014 |
English