Atividades Letivas
Ano Letivo Semestre Nome da Unidade Curricular Curso(s) Coordenador
2024/2025 Programas de Intervenção Social Mestrado em Psicologia Social da Saúde; Sim
2024/2025 Competências Académicas II Licenciatura em Psicologia; Sim
2024/2025 Concepção e Avaliação de Projectos Mestrado em Psicologia Social e das Organizações; Sim
2024/2025 Atitudes e Comportamentos de Saúde Mestrado em Psicologia Social da Saúde; Sim
2024/2025 Programas de Intervenção Social -- Sim
2024/2025 Dissertação em Psicologia Social da Saúde -- Sim
2024/2025 Saúde e Processos de Grupo Mestrado em Psicologia Social da Saúde; Sim
2024/2025 Tese em Psicologia Doutoramento em Psicologia; Doutoramento em Psicologia Social de Lisboa; Não
2024/2025 Psicologia Comunitária Curso de Pós Graduação em Desenvolvimento Comunitário; Sim
2024/2025 Psicologia Social do Envelhecimento Curso Institucional em Escola de Ciências Sociais e Humanas; Sim
2023/2024 Programas de Intervenção Social Mestrado em Psicologia Social da Saúde; Sim
2023/2024 Competências Académicas II Licenciatura em Psicologia; Sim
2023/2024 Concepção e Avaliação de Projectos Mestrado em Psicologia Social e das Organizações; Sim
2023/2024 Programas de Intervenção Social Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; Sim
2023/2024 Dissertação em Psicologia Social da Saúde -- Sim
2023/2024 Saúde e Processos de Grupo Mestrado em Psicologia Social da Saúde; Sim
2023/2024 Estágio em Psicologia Social da Saúde -- Sim
2023/2024 Psicologia Comunitária Curso de Pós Graduação em Desenvolvimento Comunitário; Sim
2023/2024 Psicologia Social do Envelhecimento Curso Institucional em Escola de Ciências Sociais e Humanas; Sim
2022/2023 Dissertação em Psicologia Social da Saúde -- Sim
2022/2023 Trabalho de Projecto em Psicologia Social da Saúde -- Sim
2022/2023 Concepção e Avaliação de Projectos -- Sim
2022/2023 Dissertação em Psicologia Social da Saúde -- Sim
2022/2023 Trabalho de Projecto em Psicologia Social da Saúde -- Sim
2021/2022 Dissertação em Psicologia Social da Saúde -- Sim
2021/2022 Trabalho de Projecto em Psicologia Social da Saúde -- Sim
2021/2022 Estágio em Psicologia Social da Saúde -- Sim
2021/2022 Competências Académicas II Licenciatura em Psicologia; Sim
2021/2022 Concepção e Avaliação de Projectos Mestrado em Psicologia Social e das Organizações; Sim
2021/2022 Programas de Intervenção Social Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; Sim
2021/2022 Dissertação em Psicologia Social da Saúde -- Sim
2021/2022 Trabalho de Projecto em Psicologia Social da Saúde -- Sim
2021/2022 Saúde e Relações Sociais -- Não
2021/2022 Saúde e Processos de Grupo -- Sim
2021/2022 Estágio em Psicologia Social da Saúde -- Sim
2021/2022 Psicologia Social Licenciatura em Psicologia; Não
2021/2022 Psicologia Social do Envelhecimento Curso Institucional em Escola de Ciências Sociais e Humanas; Sim
2020/2021 Trabalho de Projecto em Psicologia Social da Saúde -- Sim
2020/2021 Avaliação e Intervenção na Promoção da Saúde -- Sim
2020/2021 Psicologia Comunitária -- Sim
2020/2021 Tese em Psicologia Doutoramento em Psicologia; Doutoramento em Psicologia Social de Lisboa; Não
2020/2021 Competências Académicas II Licenciatura em Psicologia; Sim
2020/2021 Concepção e Avaliação de Projectos Mestrado em Psicologia Social e das Organizações; Sim
2020/2021 Programas de Intervenção Social Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; Sim
2020/2021 Saúde e Processos de Grupo -- Sim
2020/2021 Tese em Psicologia Doutoramento em Psicologia; Doutoramento em Psicologia Social de Lisboa; Não
2020/2021 Psicologia Comunitária Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; Sim
2020/2021 Psicologia Social do Envelhecimento Curso Institucional em Escola de Ciências Sociais e Humanas; Sim
2019/2020 Programas de Intervenção Social Mestrado em Psicologia Social da Saúde; Sim
2019/2020 Dissertação em Psicologia Social da Saúde -- Sim
2019/2020 Seminário de Projecto em Psicologia Doutoramento em Psicologia; Doutoramento em Psicologia Social de Lisboa; Não
2019/2020 Tese em Psicologia IV -- Não
2019/2020 Avaliação e Intervenção na Promoção da Saúde -- Sim
2019/2020 Concepção e Avaliação de Projectos Mestrado em Psicologia Social e das Organizações; Sim
2019/2020 Atitudes e Comportamentos de Saúde -- Sim
2019/2020 Programas de Intervenção Social Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; Sim
2019/2020 Dissertação em Psicologia Social da Saúde Mestrado em Psicologia Social da Saúde; Sim
2019/2020 Saúde e Processos de Grupo Mestrado em Psicologia Social da Saúde; Sim
2019/2020 Seminário de Projecto em Psicologia Doutoramento em Psicologia; Doutoramento em Psicologia Social de Lisboa; Não
2019/2020 Tese em Psicologia III -- Não
2019/2020 Psicologia Comunitária Mestrado em Psicologia Social da Saúde; Mestrado em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco; Sim
Orientações
Teses de Doutoramento (7)
Em curso (3)
Nome do Estudante Título/Tópico Língua Estado Instituição Ano de Início
Marcus Eduardo Bittencourt Figueiredo “Metodologia para um Análise Cinestésica da Interface Humana no espaço construído com vista a uma arquitectura centrada no utilizador Inglês Em curso ISCTE-IUL 2020
João Miguel Lourenço de Oliveira Mariano Too old for technology? The influence of age stereotypes on technology use by older adults for health promotion Inglês Em curso ISCTE-IUL 2017
Marcos Eduardo Bittencourt Figueiredo Metodologia para uma Análise Cinestésica da Interface Humana no Espaço Construido com vista a uma aquitectura centrada no utilizador. Português Em curso ISCTE-IUL 2022
Terminadas (4)
Nome do Estudante Título/Tópico Língua Instituição Ano de Início Ano de Conclusão
Francisco José Martins Garcia Comunicação Pública de Risco em Saúde Dirigida aos Séniores no Âmbito do Covid-19: O Caso do Concelho de Cascais Português ISCTE-IUL 2022 2024
João Mariano Aging stereotypes and technology use in older people Inglês ISCTE-IUL -- 2021
Joana Maria Mendonça O que pensam as crianças sobre as pessoas idosas: padrão de desenvovimento do idadismo implícito e explícito ao longo da infância Inglês ISCTE-IUL -- 2020
Joana Maria Simão Mendonça What do children think about older persons? Developmental pattern of explicit and implicit ageism across childhood Inglês ISCTE-IUL 2016 2020
Dissertações de Mestrado (65)
Em curso (9)
Nome do Estudante Título/Tópico Língua Estado Instituição Ano de Início
Carolina Sofia Vicente Lopes Combate ao estigma de peso: um estudo experimental Em curso ISCTE-IUL 2024
Mariana Bueno Pinheiro Condições de trabalho e bem-estar psicológico em profissionais que atuam em contexto comunitário com pessoas em situação de risco e vulnerabilidade social: um estudo qualitativo. Em curso ISCTE-IUL 2024
Cláudia Sofia Marques Torres Idadismo no mercado de trabalho, um estudo qualitativo sobre as perceções e estereótipos direcionados aos trabalhadores mais velhos Em curso ISCTE-IUL 2024
Jurema Tatiana Silva Cardoso Barreiras e facilitadores ao tratamento das Hepatites: um estudo qualitativo. Em curso ISCTE-IUL 2024
Duarte Manuel Barbosa de Oliveira Relação entre a alimentação saudável e o bem-estar subjetivo moderado pela idade Em curso ISCTE-IUL 2024
Tânia Isabel Costa Guerreiro Ageing in place: estudo da utilização de espaços públicos pelas pessoas idosas. Em curso ISCTE-IUL 2024
Faith Mukami Mutugi Compreender os desafios enfrentados pelos estudantes de língua não portuguesa de países de maioria global nas instituições de ensino superior portuguesas Em curso ISCTE-IUL 2024
Andreia Susana Ferreira de Lima Relação entre a perceção da relação avós-netos e o bem-estar em jovens adultos Em curso ISCTE-IUL 2024
Bruno Miguel Santos Rodrigues Perceção de Liderança e Suporte Social em Atletas Em curso ISCTE-IUL --
Terminadas (56)
Nome do Estudante Título/Tópico Língua Instituição Ano de Início Ano de Conclusão
Gabriela Panfili Menicucci Imigrantes brasileiros em terras escocesas: um olhar sobre os processos adaptativos, aculturação e idadismo no envelhecer. ISCTE-IUL 2024 2024
Mizuki Horiguchi O efeito do apoio social e da perspetiva temporal futura no bem-estar psicológico dos imigrantes japoneses adultos no Canadá em diferentes idades ISCTE-IUL 2024 2024
Cláudia Filipa Trindade Ferreira Prevalência de doenças crónicas em estudantes universitários portugueses: Relações com saúde percecionada e fatores de risco e proteção. ISCTE-IUL 2024 2024
Jeanny FÍngolo Dias Intergeracionalidade no contexto do envolvimento pró-ambiental: uma avaliação de necessidades ISCTE-IUL 2024 2024
Maria de Lurdes Fernandes Mendes da Silva Idadismo em relação aos trabalhadores mais velhos no contexto da pandemia de COVID-19 Português ISCTE-IUL 2023 2023
Marisa Garcia Well GREENerations: Estudo comparativo geracional sobre comportamentos sustentáveis Português ISCTE-IUL 2022 2023
Daniela Nogueira de Moraes Projeto Aproximar: Avaliação Participativa de um projeto de Prevenção e Intervenção no Isolamento e Solidão da População a partir de 55 anos Português ISCTE-IUL 2023 2023
Vanessa Filipa Ferreira Silvestre Estigma na doença mental e assertividade: estudo de diagnóstico e recomendações para a intervenção psicossocial Português ISCTE-IUL 2022 2022
Mariana Ferreira de Montalvão e Silva Determinantes dos comportamentos aditivos: um estudo qualitativo com estudantes universitários Português ISCTE-IUL 2021 2022
Sérgio Gabriel Mata Ferreira Gomes O bom, o menos bom e o indiferente: uma análise qualitativa dos dados de satisfação do programa "Eu e Os Outros" Português ISCTE-IUL 2021 2022
Mariana Ferreira Bico Dos namoros à janela, para as janelas digitais: Avaliação de um projeto sobre sexualidade sénior e tecnologia Português ISCTE-IUL 2022 2022
Matilde Rafaela dos Santos Cascalho O efeito de mensagens persuasivas na aceitação de uma aplicação de saúde móvel de combate à COVID-19 Inglês ISCTE-IUL 2021 2022
Joana Fonseca Maciel Saúde dos jovens universitários em contexto pandémico: impactos e oportunidades Português ISCTE-IUL 2021 2022
Ana Marta Correia dos Santos Pereira O olhar da inocência: a perceção do ciclo da vida e do envelhecimento, segundo as crianças Português ISCTE-IUL 2021 2022
Guilherme Bulcão Manica O impacto da pandemia de COVID-19 no estado de saúde de estudantes universitários Português ISCTE-IUL 2021 2022
André Filipe da Silva Chato Ginja Idadismo em tempos de COVID-19: Efeitos da comunicação social nas perceções de saúde das pessoas idosas Português ISCTE-IUL 2021 2021
Lena Pauline Costa Guerreiro Perceção de Autoeficácia e Comportamento Tabágico: Efeito direto e efeito indireto através da variável mediadora Intenção de fumar Português ISCTE-IUL 2021 2021
Sofia Maria Escudeiro de Sousa Barrocas Serei compreendido? Tomada de perspetiva, idadismo e relações de qualidade em contextos de saúde Português ISCTE-IUL 2020 2021
Inês Ferreira de Sousa Filipe Idadismo no contexto da COVID-19: representação das pessoas mais velhas nos jornais digitais portugueses Português ISCTE-IUL 2020 2020
Margarida Marques Mendes A Beleza do Eco-Label: Preferência dos Consumidores Face a Vegetais e Frutas Ecológicos Português ISCTE-IUL 2019 2020
Maria Ana Peixoto Gonçalves Temer ou não temer: Ameaça de estereótipo etário e adoção de tecnologias pelos trabalhadores mais velhos Português ISCTE-IUL 2020 2020
Débora Marisa Fernandes Lavrador O efeito das representações de envelhecimento na autoavaliação global da saúde e na prática de atividade física, por parte de pessoas idosas. Português ISCTE-IUL 2018 2020
Eunice Liane Gomes Lopo PROVE'scola: Diagno?stico de necessidades e proposta de um projeto para a promoc?a?o de comportamentos de sau?de e sustentabilidade no a?mbito de atividades cooperativas Português ISCTE-IUL 2019 2019
André Ricardo Lopes Henriques O contributo da liderança promotora de saúde para a relação entre inteligência emocional, queixas subjetivas de saúde e burnout Português ISCTE-IUL 2019 2019
Maria Beatriz de Campos dos Santos Timóteo A tecnologia tem idade?: O uso de tecnologia por parte de pessoas idosas, e o efeito da identificação com o grupo e da idade subjetiva na utilização de tecnologia Português ISCTE-IUL 2018 2019
Lídia Sofia Silvestre Abrantes Normativ?Idade: Aceitação Social e Pessoal do Idadismo Flagrante e Subtil na Sociedade Portuguesa Português ISCTE-IUL 2019 2019
Marília Ferreira Massa ?Envelheceste tu, envelhecerei eu: A relação entre avós e netos e a sua influência no idadismo e na perceção do próprio envelhecimento? Português ISCTE-IUL 2019 2019
Sofia Santos Cabido Efeito das estratégias utilizadas na gestão de sala de aula, da predisposição docente para ser Mindfulness e do burnout na percepção de indisciplina Português ISCTE-IUL 2018 2018
Maria Abadia Clemente Mendes Praxe académica no ensino superior: preditores da motivação de estudantes para praxar. Português ISCTE-IUL 2018 2018
Telma Filipa Ventura Simões Expectativas de Bem-estar Emocional face à Reforma e momento de transição Português ISCTE-IUL 2017 2018
Daniela Mayr de Lima Carvalho Programa de Intervenção - Reconstruindo as Emoções na Parentalidade Português ISCTE-IUL 2017 2018
Cátia Sofia Lage da Cunha Promoção do uso de tecnologias computadorizadas na população idosa Português ISCTE-IUL 2016 2017
Mariana Simões Ribeiro Sea Your Age Programa Intergeracional de Mindfulness para a diminuição do idadismo e promoção de bem-estar em crianças do ensino pré-escolar e pessoas idosas Português ISCTE-IUL 2016 2017
Ariana Eunice Barros Vaz Idadismo nas crianças: o que dizem os desenhos das crianças Português ISCTE-IUL 2016 2017
Sofia Granado Nunes Pinto Faz a (In)Diferença: Diminuição da prevalência do bullying através da promoção do comportamento de defesa por parte dos bystanders que assistem a estas situações Português ISCTE-IUL 2014 2017
Liliana Isabel Alves Carvalho Fontes de Stresse nios bombeiros Portugueses: Diagnóstico e Recomendações para a Intervenção Português ISCTE-IUL 2016 2017
Ana Sofia Anselmo dos Santos Gonçalves de Oliveira Stronger than Atoms: Implicit and Explicit Atitudes towards Persons with Impairments and Disabilities in a Group of Professionals in the Rehabilitation Area Inglês ISCTE-IUL 2015 2017
Pedro Alexandre Mateus Guilherme Idadismo nos trabalhadores mais velhos: o caso num serviço público português Português ISCTE-IUL 2014 2016
Lara David Kahrel A idade Importa? Perceção das Crianças face a pessoas Jovens e Idosas Português ISCTE-IUL 2016 2016
Andreia Sofia Matias Antunes Serei velho demais para trabalhar?As consequências do idadismo flagrante e do idadismo subtil face aos trabalhadores mais velhos. Português ISCTE-IUL 2015 2016
Teresa Joana Coelho dos Reis A magia dos afetos entre avós e netos. Estudo das relações entre avós-netos e a sua influência na percepção das pessoas idosas em adolescentes Português ISCTE-IUL 2014 2015
Sílvia Andreia Fontinha Nunes Eu não pertenço aqui! A perceção da frequência de discriminação no local de trabalho e as suas consequências para jovens portugueses Português ISCTE-IUL 2014 2015
Joana Filipa Nunes Gil Atitudes Idadistas Contra os Jovens: Sofrem ou não Influência do Contexto? Idadismo contra os Jovens Português ISCTE-IUL 2013 2014
Vanessa Cristina Rosa Dias Can mindfulness prevent ageism? Na experimental study on mindfulness and ageism within na organizational context Inglês ISCTE-IUL 2013 2014
Joana Filipa Molhinho Almeida Paixão Discriminação em relação às pessoas jovens: efeitos de avaliação de legitimidade da discriminação na identificação com o grupo, bem-estar e expectativas de futuro Português ISCTE-IUL 2012 2013
Susana Maria Fernandes Martins A Idade dos Afectos. Avaliação de Necessidades de Contacto Intergeracional na Aldeia de Santa Isabel (Santa Casa da Misericórdia) de Lisboa Português ISCTE-IUL 2012 2013
Ângela Maria Ferreira Pinheiro Proença Discriminação em relação ás pessoas idosas: o papel da legitimidade da discriminação na identificação com o grupo dos idosos e no seu bem-estar psicológico Português ISCTE-IUL 2012 2013
Ana Cláudia Trindade Lourenço Jovem, licenciado & desempregado: discriminação face à idade e consequências para a saúde e prespectiva de futuro Português ISCTE-IUL 2012 2013
Miriam Elisabete Pino Silva ATIVA. Os efeitos de uma actividade de leitura na saúde mental das pessoas idosas através da activação de estereótipos de envelhecimmento Português ISCTE-IUL 2012 2013
Sónia Vanessa de Jesus Barbosa Escala de Diversidade da Idade no Trabalho (EDIT): Construção e Validação de um instrumento - Estudo Piloto Português ISCTE-IUL 2012 2013
Joana Catarina Perez Cruz À Espera no Hospital: onde param os seus olhos? Português ISCTE-IUL 2012 2013
Joana Raquel Mendes Figueiredo Barros The Role of caregiver identity: effects on well-being and burden Inglês ISCTE-IUL 2011 2012
Filipa Cunha dos Santos Proposta de projecto piloto para diminuir o idadismo e promover um autoconceito positivo num grupo de seniores e jovens Português ISCTE-IUL 2011 2012
Débora Filipa Tavares Lopes Paulo Os estereótipos dos imigrantes africanos condicionam os seus comportamentos de saúde? O papel da integração no país de acolhimento Português ISCTE-IUL 2011 2012
Sara Isabel Afonso Romba Cardoso Gorjão ISCTE-IUL 2010 2011
Daniela de Albuquerque Martins Vicente ISCTE-IUL 2010 2011
Projetos Finais de Mestrado (2)
Terminadas (2)
Nome do Estudante Título/Tópico Língua Instituição Ano de Início Ano de Conclusão
Ana Luísa Sousa Almeida e Silva Empatia para com os animais & Bem-Estar na Adolescência: Diagnóstico e Recomendações para a Intervenção Português ISCTE-IUL 2019 2019
Patrícia Alexandra Henriques Bacelar Programa YES: Proposta de programa de treino de competências de vida para pessoas sem-abrigo Português ISCTE-IUL 2013 2014