Projetos de Investigação
Transformative Religious Heritage. Bridging Northern and Southern Europe Approaches
Over the centuries, religious built heritage played and essential role in Europe, shaping social, economic, environmental and cultural values. It defined communities and left a deep imprint on territorial development and their silhouettes, still visible in present-day city landscape. In Portugal, as well as in Norway, at present, the dominant religions face common challenges, socially, in terms of dwindling communities, environmentaly and economically, due to the reduction of the number of parishes and the territorial change that result from this. this often leads to a low utilization rate or even redundancy of religious buildings. The transHERITAGE iniciative aims to establish a first cooperation among Portuguese and Norwegian partners, aimed at knowledge sharing and creating access to innovative solutions using the transformative role of religious heritage: its potential to cause importante and enduring changes in the territories of northern and southern Europe.
Informação do Projeto
2023-10-01
2024-12-31
Parceiros do Projeto
Inquérito Nacional às Associações de Cultura, Recreio e Desporto
O inquérito decorre no âmbito de uma parceria entre o OBAP - Observatório do Associativismo Popular e o OPAC - Observatório Português das Atividades Culturais. A investigação pretende mapear e caracterizar o associativismo popular português, a partir de um conjunto de perguntas variadas sobre as associações, as suas atividades, os sócios, dirigentes e seus projetos. O OBAP é um projeto de parceria entre a Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto e duas universidades portuguesas, o Iscte – Instituto Universitário de Lisboa (nomeadamente, o Centro de Investigação e Estudos em Sociologia) e a Universidade Lusófona, cujo objetivo é aprofundar o conhecimento sobre o associativismo popular português. O OPAC é uma estrutura constituída em dezembro de 2018 no Iscte - Instituto Universitário de Lisboa no quadro do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-Iscte) que é a instituição responsável pelo seu funcionamento e coordenação científica. Tem como missão o estudo, produção e disponibilização pública de informação rigorosa e atualizada nos diversos domínios culturais visando desta forma contribuir para os debates atuais na sociedade portuguesa e para a formulação, acompanhamento e avaliação das políticas públicas.
Informação do Projeto
2022-09-01
2024-08-31
Parceiros do Projeto
Plano Regional de Cultura do Alentejo para 2020-2030: estudo preliminar de diagnóstico
O objeto da presente parceria do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa com a Direção Regional de Cultura do Alentejo, através do OPAC - Observatório Português das Atividades Culturais, é a realização de um estudo preliminar de diagnóstico tendo em vista informar a posterior definição do Plano Regional de Cultura do Alentejo para 2020-2030. A metodologia é mista, com recurso a fontes estatísticas secundárias (estatísticas oficiais) e documentais, de inquérito por questionário (câmaras municipais comunidades intermunicipais) e de entrevistas individuais (dirigentes e funcionários de instituições públicas e privadas) e por grupos focais (comunidades intermunicipais e agentes privados com atividade em vários domínios culturais).   Equipa de investigação: José Soares Neves (CIES-Iscte, OPAC) (coordenador) Pedro Prista (Iscte-IUL) (coordenador) Sofia Costa Macedo (OPAC, CIES-Iscte) Ana Paula Miranda (OPAC, CIES-Iscte) Jorge Santos (OPAC, CIES-Iscte, DGPC) Catarina Santos (Iscte-IUL) Sheila Palomares Alarcón (CIDEHUS-IIFA-UÉ)
Informação do Projeto
2020-12-04
2021-07-03
Parceiros do Projeto
Estudo Sector Artístico e Cultural em Portugal
O Estudo Sector Artístico e Cultural em Portugal decorre de um acordo de parceria institucional entre a Direção-Geral das Artes (DGARTES) e o  Iscte-Instituto Universitário de Lisboa, através do Observatório Português das Atividades Culturais (OPAC), no sentido de dar sequência ao determinado na Resolução do Conselho de Ministros n.º 41/2020, de 6 de junho, que aprovou o Programa de Estabilização Económica e Social. O Estudo visa analisar os impactos da crise a curto e médio prazo, com a produção de indicadores atualizados que permitam caracterizar rigorosamente a situação laboral dos trabalhadores do setor, os equipamentos existentes e as entidades artísticas, de modo a suportar a tomada de decisões estratégicas da área governativa da cultura e informar entidades públicas, privadas e os cidadãos. O estudo tem três objetivos: - Fazer um levantamento e caraterizar os profissionais da cultura como trabalhadores independentes, precários ou intermitentes quanto aos perfis sociais e aos perfis laborais e identificar impactos da crise pelo COVID-19 a curto e a médio prazo através de um inquérito nacional que reflita a situação de artistas, autores, técnicos; - Partilhar com a DGARTES indicadores sobre o universo das entidades candidatas aos programas de apoio às artes, tendo como finalidade uma melhor adequação do modelo aquando da sua revisão e de preparação do novo ciclo de apoios plurianuais com a entrada em vigor no início de 2022; - Criar o Atlas Artístico e Cultural de Portugal, para a caraterização dos equipamentos culturais existentes e das estruturas e entidades artísticas em atividade.
Informação do Projeto
2020-07-29
2022-07-31
Parceiros do Projeto
Da Salvaguarda à Valorização: os Monumentos Nacionais de Portugal e a Abertura ao Público
Na sequência da discussão promovida no âmbito do Grupo de Trabalho sobre Estatísticas da Cultura do Conselho Superior de Estatística (2006-2010), foi aprovada em 2010 uma recomendação na Seção Permanente de Estatísticas Demográficas e Sociais do Conselho Superior de Estatística para que fosse criado um novo projeto no Instituto Nacional de Estatística com o objetivo de dotar o país de estatísticas oficiais sobre o património imóvel classificado. O presente estudo do OPAC - Observatório Português das Atividades Culturais visa contribuir para a concretização desse objetivo considerando a relevância cultural, social e económica da valorização do património cultural imóvel classificado, por um lado, e a importância das estatísticas oficiais como instrumento fundamental das políticas públicas, por outro. Do ponto de vista metodológico é um estudo extensivo, de inquérito por questionário, em que a dimensão da abertura ao público é central. Parte-se da informação disponível sobre o património classificado para determinar o universo - nesta fase do estudo circunscrito à categoria dos monumentos com a proteção de monumentos nacionais – objeto do inquérito de caraterização. É um estudo de periodicidade anual iniciado em 2019 (dados referenciados a 2018). O questionário da edição de 2020 incluiu a recolha de dados de 2019 e um módulo sobre os impactos da Covid-19.
Informação do Projeto
2019-04-01
2025-04-01
Parceiros do Projeto
Observatório Português das Atividades Culturais
O OPAC - Observatório Português das Atividades Culturais é uma estrutura constituída em dezembro de 2018 no quadro do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, responsável pelo seu funcionamento e coordenação científica. Tem como missão o estudo, produção e disponibilização pública de informação rigorosa e atualizada nos diversos domínios culturais visando desta forma contribuir para os debates atuais na sociedade portuguesa e para a formulação, acompanhamento e avaliação das políticas públicas.
Informação do Projeto
2018-12-01
--
Parceiros do Projeto