Ano Letivo | Semestre | Nome da Unidade Curricular | Curso(s) | Coordenador |
---|---|---|---|---|
2022/2023 | 1º | Inventário e Interpretação Patrimonial | Empreendedorismo e Estudos da Cultura; Escola de Sociologia e Políticas Públicas; Estudos e Gestão da Cultura; | Sim |
2022/2023 | 2º | Projectos Culturais de Património | Escola de Sociologia e Políticas Públicas; Estudos e Gestão da Cultura; Empreendedorismo e Estudos da Cultura; | Sim |
2021/2022 | 1º | Inventário e Interpretação Patrimonial | Empreendedorismo e Estudos da Cultura; Escola de Sociologia e Políticas Públicas; | Sim |
2021/2022 | 1º | Dissertação em Empreendedorismo e Estudos da Cultura | Empreendedorismo e Estudos da Cultura; | Não |
2021/2022 | 2º | Projectos Culturais de Património | Escola de Sociologia e Políticas Públicas; Empreendedorismo e Estudos da Cultura; | Sim |
2020/2021 | 1º | Inventário e Interpretação Patrimonial | Empreendedorismo e Estudos da Cultura; Escola de Sociologia e Políticas Públicas; | Sim |
2020/2021 | 2º | Projectos Culturais de Património | Escola de Sociologia e Políticas Públicas; Empreendedorismo e Estudos da Cultura; | Sim |
2019/2020 | 1º | Inventário e Interpretação Patrimonial | Estudos e Gestão da Cultura; Empreendedorismo e Estudos da Cultura; | Sim |
2019/2020 | 2º | Projectos Culturais de Património | Empreendedorismo e Estudos da Cultura; Estudos e Gestão da Cultura; | Sim |
2019/2020 | 2º | Património Cultural: Conceitos e Prática | Escola de Sociologia e Políticas Públicas; | Sim |
2018/2019 | 1º | Inventário e Interpretação Patrimonial | Empreendedorismo e Estudos da Cultura; Estudos Urbanos; | Não |
2018/2019 | 2º | Património Cultural: Conceitos e Prática | História Moderna e Contemporânea; | Não |
2018/2019 | 2º | Estudo de Colecções | Empreendedorismo e Estudos da Cultura; | Não |
2017/2018 | 1º | Inventário e Interpretação Patrimonial | Empreendedorismo e Estudos da Cultura; Gestão e Estudos da Cultura; | Não |
2016/2017 | 1º | Inventário e Interpretação Patrimonial | Gestão e Estudos da Cultura; História Moderna e Contemporânea; Empreendedorismo e Estudos da Cultura; | Não |
2015/2016 | 1º | Inventário e Interpretação Patrimonial | Empreendedorismo e Estudos da Cultura; Estudos Urbanos; Gestão e Estudos da Cultura; História Moderna e Contemporânea; | Não |
2014/2015 | 1º | Inventário e Interpretação Patrimonial | Gestão e Estudos da Cultura; Empreendedorismo e Estudos da Cultura; História Moderna e Contemporânea; Estudos Urbanos; | Não |
Investigadora Integrada
CIES-Iscte - Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
(ESPP)
[Comunicação e Cultura ]
Gabinete D3.26
Atividades Letivas
Orientações
Dissertações de Mestrado (59)
Em curso (27)
Tipo de Orientação | Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Estado | Instituição | Ano de Início |
---|---|---|---|---|---|---|
Orientadora | Raquel Neves Calheiros Gaspar | Construção de Roteiro Cultural sobre Mosteiros Cistercienses Femininos presentes no território nacional (trabalho de projeto) | Em curso | ISCTE-IUL | 2023 | |
Orientadora | Sílvia Maria Balão de Vilela Brazão | Desenvolvimento Territorial apoiado no Património Cultural | Em curso | ISCTE-IUL | 2022 | |
Orientadora | Maria Beatriz Teixeira Pinto | Pretende-se estudar os modos como a Cultura pode usufruir do património, partindo da análise do Festival Zigurfest que, sendo um festival de música alternativa na cidade de Lamego, realiza os seus concertos nos locais históricos da cidade, criando novas linhas de valorização para estes locais. | Em curso | ISCTE-IUL | 2022 | |
Orientadora | Mariana Penalva Rodrigues | O projeto consiste no desenho de um evento anual realizado no Castelo de Terena, nomeadamente uma recriação de feira medieval tendo como mote a Lenda da Nossa Sra. da Boa Nova. Pretende-se criar este evento com o objetivo de dar vida ao Castelo e à sua vila. | Em curso | ISCTE-IUL | 2022 | |
Orientadora | Leonor de Anísio Sequeira | Ciclo de Residências Artísticas para o Património Cultural Imaterial Português Uma proposta de Salvaguarda do Património Cultural | Em curso | ISCTE-IUL | 2022 | |
Orientadora | Lara de Sousa Gésero | Roteiro Cultural e Sentimental da Vila Medieval de Ourém | Em curso | ISCTE-IUL | 2022 | |
Orientadora | Cassama Gomes Silva | O trabalho de projeto enquadra-se na temática do património cultural, mais especificamente a inventariação do património cultural guineense e na recolha da história oral (património cultural imaterial) relacionada com os bens patrimoniais. | Em curso | ISCTE-IUL | 2022 | |
Orientadora | Beatriz Monteiro Videira | Divulgação dos Bens Culturais da Paisagem Cultural de Sintra e os Impactos da Covid-19. Interação entre o setor cultural e criativo e o Património Cultural. Caso em Estudo: Quinta da Regaleira. | Em curso | ISCTE-IUL | 2022 | |
Orientadora | Ana Rita Teixoeira da Glória | Acessibilidade dos equipamentos culturais | Em curso | ISCTE-IUL | 2022 | |
Orientadora | Daniela Pinto de Gaspar Cabrita | Elaboração de um roteiro cultural no Seixal. O roteiro consistiria na visita aos locais históricos, experiências gastronómicas e na realização de atividades ligadas ao Seixal, como passeios de barco, atividades de pesca, entre outras, através da colaboração de pessoas experientes nas mesmas. | Em curso | ISCTE-IUL | 2022 | |
Orientadora | Inês Carneiro de Souza e Faro | Inclusão do Serviço Educativo e de Pedagogia do Teatro Nacional de São Carlos no seu Festival ao Largo. | Em curso | ISCTE-IUL | 2022 | |
Orientadora | Beatriz Isabel Lascas Pinto | Estudo sobre a prática de voluntariado no património cultural. | Em curso | ISCTE-IUL | 2022 | |
Orientadora | Pedro André Sezões Leitão | Potencializações do Patrimônio Cultural de Castelo Novo | Em curso | ISCTE-IUL | 2022 | |
Orientadora | Ana Filipa de Vasconcelos Narciso | O impacto do 25 de abril de 1974 na salvaguarda do Convento de Cristo | Em curso | ISCTE-IUL | 2022 | |
Orientadora | Jéssica Sofia Sá Fernandes | A receção e as ações educativas para o público sénior em museus: o caso dos museus municipais de Lisboa. O ponto de vista da oferta e da procura. | Em curso | ISCTE-IUL | 2022 | |
Orientadora | Jóia Nené Carlos Dabó | O tema desta dissertação é a relação dos museus com as comunidades locais. Mais especificamente para o caso do Núcleo Museológico de Alverca e a sua relação com a sua comunidade. | Inglês | Em curso | ISCTE-IUL | 2021 |
Orientadora | Beatriz Pereira Henriques de Carvalho | As políticas Culturais Municipais aplicadas ao Concelho de Vila Franca de Xira | Em curso | ISCTE-IUL | 2021 | |
Orientadora | Sílvia Isabel Ferreira Velasques | Estudo sobre a Gestão Privada na esfera do Património Cultural através de um caso de estudo aplicado ao património classificado da cidade de Elvas, com objetivos relacionados com a identificação e caracterização dos sítios patrimoniais, modelos de gestão, tutelas e stakeholders. | Inglês | Em curso | ISCTE-IUL | 2021 |
Orientadora | Lana Efraim | Desenvolvimento cultural em cidades que tiveram seu patrimonio cultural deslocados para grandes centros | Inglês | Em curso | ISCTE-IUL | 2021 |
Orientadora | Luís Condeço | Estratégias de Educação Patrimonial no Concelho da Moita – Projeto Ao Encontro do Património | Inglês | Em curso | ISCTE-IUL | 2020 |
Co-Orientadora | Tiago Luzio | A relação entre Cultura e Educação em Portugal. Análise de projetos e planos recentes que cruzam sistemas formais de ensino à cultura e património | Inglês | Em curso | ISCTE-IUL | 2020 |
Orientadora | Nathalia Monteiro | PRÁTICAS ARTÍSTICAS URBANAS E OS AZULEJOS PORTUGUESES | Inglês | Em curso | ISCTE-IUL | 2020 |
Orientadora | Tomás Mesquita | Atividades do organismo tutelar de património cultural | Inglês | Em curso | ISCTE-IUL | 2020 |
Co-Orientadora | João Capela | Proposta de roteirização da Inquisição em Lisboa | Inglês | Em curso | ISCTE-IUL | 2020 |
Orientadora | Sílvia Vilela Brazão | Rota do Património Moageiro do Barreiro | Inglês | Em curso | ISCTE-IUL | 2020 |
Co-Orientadora | Joana Silva | Valorização Patrimonial no Caminho Central Português de Santiago | Inglês | Em curso | ISCTE-IUL | 2017 |
Co-Orientadora | Paulo Lopes | Centro de Interpretação Patrimonial de Outeiro de Bragança | Inglês | Em curso | ISCTE-IUL | -- |
Terminadas (32)
Tipo de Orientação | Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Instituição | Ano de Início | Ano de Conclusão |
---|---|---|---|---|---|---|
Orientadora | Lana Efraim | O despertar da memória através do objecto: Análise sobre estruturas e dispositivos arqueológicos de Portugal | Português | ISCTE-IUL | 2022 | 2022 |
Orientadora | Nathalia Monteiro de Luz Sousa Luz | O Grafitti como prática artística Urbana e a percepção do usuário no espaço público, um olhar sobre Shoreditch, Londres | Português | ISCTE-IUL | 2022 | 2022 |
Orientadora | Sílvia Isabel Ferreira Velasques | O Setor Privado na esfera do Património Cultural | Português | ISCTE-IUL | 2021 | 2022 |
Co-Orientadora | Carolina Malheiro Coelho Alexandre dos Santos | Casa de Santa Maria e Farol de Santa Marta: Duas histórias, uma enseada. | Português | ISCTE-IUL | 2021 | 2022 |
Orientadora | Núria Cacais Cardoso | Abordagens Colaborativas ao Património Cultural - Mapeamento Cultural Colaborativo da Zona de Carnide-Luz | Português | ISCTE-IUL | 2021 | 2022 |
Orientadora | Jóia Nené Carlos Dabó | Núcleo Museológico de Alverca | Português | ISCTE-IUL | 2021 | 2022 |
Orientadora | Luis Guilherme Silva Condeço | Educação patrimonial para as escolas: favorabilidades e fragilidades no concelho da Moita | Português | ISCTE-IUL | 2020 | 2022 |
Co-Orientadora | João Miguel Cabral Borges Capela | Roteiro da Inquisição em Lisboa: Uma possibilidade cultural? | Português | ISCTE-IUL | 2020 | 2021 |
Co-Orientadora | Tiago Miguel da Silva Luzio | A articulação entre políticas culturais e políticas educativas em Portugal: O Plano Nacional das Artes | Português | ISCTE-IUL | 2020 | 2021 |
Orientadora | Tomás Martins Mesquita | Políticas Públicas da Cultura: Estudo-Caso do Património Cultural na Administração Pública | Português | ISCTE-IUL | 2020 | 2021 |
Orientadora | José Diogo Macedo dos Reis | As Narrativas Interpretativas do Museu do Ar | Português | ISCTE-IUL | 2020 | 2021 |
Co-Orientadora | Margarida Duarte Silva | Contributos para uma narrativa patrimonial sobre a freguesia de Alcântara | Português | ISCTE-IUL | 2019 | 2020 |
Orientadora | Raquel Alexandra Soledade Pires | O Papel dos Museus na Transmissão do Património Cultural Imaterial | Português | ISCTE-IUL | 2019 | 2020 |
Orientadora | Raquel Mira Ribeiro | "Tirem tudo ao alfacinha, mas não lhe tirem a revista!". As produções do Parque Mayer entre 1968-1974" | Português | ISCTE-IUL | 2019 | 2020 |
Orientadora | Edna Isaac Parreira Correia | O Privado na Rede Portuguesa de Museus | Português | ISCTE-IUL | 2019 | 2020 |
Orientadora | Ana Catarina Fonseca Caetano | O Património Imaterial e o Turismo Cultural para o desenvolvimento da Freguesia da Atalaia | Português | ISCTE-IUL | 2019 | 2020 |
Orientadora | Paulina Valérie Anna Louisa Roxane Stemmler | Onde turistas e habitantes locais se encontram, O empoderamento da cultura local através da integração do turista (Organizações Culturais em Anjos, Lisboa) | Inglês | ISCTE-IUL | 2019 | 2020 |
Co-Orientadora | João Paulo Henriques Mergulhão | Valorização do património resultante da I Invasão Francesa - As batalhas da Roliça e do Vimeiro | Português | ISCTE-IUL | 2019 | 2019 |
Co-Orientadora | Ana Rita Carmo Fernandes | Fruição do património cultural da cidade de Lisboa: Condicionantes e limitações | Português | ISCTE-IUL | 2018 | 2019 |
Co-Orientadora | Wendy Suelly Neves dos Santos Castro | Valorização do Património cultural da cidade do Mindelo | Português | ISCTE-IUL | 2019 | 2019 |
Co-Orientadora | Joana Cristina Pestana Camacho | Enquadramento teórico e conceptual da ação da DGEMN no contexto europeu (1931-1975). | Português | ISCTE-IUL | 2017 | 2018 |
Co-Orientadora | Carlos Filipe Barrosa dos Anjos | Rota da Arquitetura Moderna em Lisboa | Português | ISCTE-IUL | 2015 | 2018 |
Co-Orientadora | Maria Torres Lopes | Perspectivas sobre o Patrimonio a Educação Patrimonial no início do Periodo Democratico (1974-1985) | Português | ISCTE-IUL | 2016 | 2017 |
Co-Orientadora | Ana Margarida Rouqueiro Grácio | Festival da Água e do Tempo - Clepsidra Contexto, Pertinências e Reflexões de uma primeira Edição. | Português | ISCTE-IUL | 2016 | 2017 |
Co-Orientadora | Joana Filipa Martins da Silva | Caminho Português de Santiago: Perspectivas sobre a gestão e valorização patrimonial - do Porto a Valçença do Minho | Português | ISCTE-IUL | 2016 | 2017 |
Co-Orientadora | João Pedro Oliveira Silva | A Valorização de Sítios arqueológicos Romanos em Portugal | Português | ISCTE-IUL | 2015 | 2017 |
Co-Orientadora | Diana Alexandra Alves Mendes | Os lugares Patrimoniais da Comunidade do Centro Histórico de Odivelas. | Português | ISCTE-IUL | 2016 | 2017 |
Co-Orientadora | Rafael Gonçalves Martins Soares | A Gestão da Rota Histórica das Linhas de Torres revista a partir dos Modelos e Convenções Internacionais de Patrimonio. | Português | ISCTE-IUL | 2016 | 2017 |
Co-Orientadora | Cátia Rocha Montoia | Valorização do Património Industrial. O Museu de Cerâmica de Sacavém | Português | ISCTE-IUL | 2015 | 2017 |
Co-Orientadora | Bárbara Filipa Videira Pereira | Salvaguarda do Património Arqueologico- Aquae Flaviae (Chaves)- Centro Histórico | Português | ISCTE-IUL | 2016 | 2017 |
Co-Orientadora | Ana Teresa Silva Bernardo | Como aquilo era! Como ele era o Pereiro, como eu o conheci, e como está agora....Memória Colectiva e Património: A Herdade de Pereiro (Marvão) | Português | ISCTE-IUL | 2015 | 2016 |
Co-Orientadora | Patricia Silva Parrado | A Educação Patrimonial no Museu do Fado | Português | ISCTE-IUL | 2015 | 2016 |
Projetos Finais de Mestrado (2)
Terminadas (2)
Tipo de Orientação | Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Instituição | Ano de Início | Ano de Conclusão |
---|---|---|---|---|---|---|
Orientadora | Leonor Isabel Tita Fernandes | Criação de um programa cultural para os estratos jovens de Alter do Chão | Português | ISCTE-IUL | 2020 | 2021 |
Co-Orientadora | Rafaela Filipa Barreiro Silva | Santarém - A Cidade e os Jovens | Português | ISCTE-IUL | 2019 | 2019 |