Ano Letivo | Semestre | Nome da Unidade Curricular | Curso(s) | Coordenador |
---|---|---|---|---|
2023/2024 | 2º | Projectos Culturais de Património | Mestrado em Gestão e Estudos da Cultura; Mestrado em Empreendedorismo e Estudos da Cultura; Curso de Pós Graduação em Património e Projectos Culturais; Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura; | Sim |
2023/2024 | 1º | Inventário e Interpretação Patrimonial | Mestrado em Conservação e Reabilitação Sustentável; Mestrado em Gestão e Estudos da Cultura; Mestrado em Empreendedorismo e Estudos da Cultura; Curso de Pós Graduação em Património e Projectos Culturais; Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura; Curso de Pós Graduação em Práticas e Políticas de Gestão em Património; Curso de Pós Graduação em Conservação e Reabilitação Sustentável; | Sim |
2022/2023 | 2º | Projectos Culturais de Património | Mestrado em Gestão e Estudos da Cultura; Mestrado em Empreendedorismo e Estudos da Cultura; Curso de Pós Graduação em Património e Projectos Culturais; Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura; | Sim |
2022/2023 | 1º | Inventário e Interpretação Patrimonial | Mestrado em Conservação e Reabilitação Sustentável; Mestrado em Gestão e Estudos da Cultura; Mestrado em Empreendedorismo e Estudos da Cultura; Curso de Pós Graduação em Património e Projectos Culturais; Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura; Curso de Pós Graduação em Práticas e Políticas de Gestão em Património; Curso de Pós Graduação em Conservação e Reabilitação Sustentável; | Sim |
2021/2022 | 2º | Projectos Culturais de Património | Mestrado em Gestão e Estudos da Cultura; Mestrado em Empreendedorismo e Estudos da Cultura; Curso de Pós Graduação em Património e Projectos Culturais; Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura; | Sim |
2021/2022 | 1º | Inventário e Interpretação Patrimonial | Mestrado em Conservação e Reabilitação Sustentável; Mestrado em Gestão e Estudos da Cultura; Mestrado em Empreendedorismo e Estudos da Cultura; Curso de Pós Graduação em Património e Projectos Culturais; Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura; Curso de Pós Graduação em Práticas e Políticas de Gestão em Património; Curso de Pós Graduação em Conservação e Reabilitação Sustentável; | Sim |
2021/2022 | 1º | Dissertação em Empreendedorismo e Estudos da Cultura | Mestrado em Empreendedorismo e Estudos da Cultura; | Não |
2020/2021 | 2º | Projectos Culturais de Património | Mestrado em Gestão e Estudos da Cultura; Mestrado em Empreendedorismo e Estudos da Cultura; Curso de Pós Graduação em Património e Projectos Culturais; Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura; | Sim |
2020/2021 | 1º | Inventário e Interpretação Patrimonial | Mestrado em Conservação e Reabilitação Sustentável; Mestrado em Gestão e Estudos da Cultura; Mestrado em Empreendedorismo e Estudos da Cultura; Curso de Pós Graduação em Património e Projectos Culturais; Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura; Curso de Pós Graduação em Práticas e Políticas de Gestão em Património; Curso de Pós Graduação em Conservação e Reabilitação Sustentável; | Sim |
2019/2020 | 2º | Projectos Culturais de Património | Mestrado em Gestão e Estudos da Cultura; Mestrado em Empreendedorismo e Estudos da Cultura; Curso de Pós Graduação em Património e Projectos Culturais; Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura; | Sim |
2019/2020 | 2º | Património Cultural: Conceitos e Prática | -- | Sim |
2019/2020 | 1º | Inventário e Interpretação Patrimonial | Mestrado em Conservação e Reabilitação Sustentável; Mestrado em Gestão e Estudos da Cultura; Mestrado em Empreendedorismo e Estudos da Cultura; Curso de Pós Graduação em Património e Projectos Culturais; Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura; Curso de Pós Graduação em Práticas e Políticas de Gestão em Património; Curso de Pós Graduação em Conservação e Reabilitação Sustentável; | Sim |
2018/2019 | 2º | Património Cultural: Conceitos e Prática | -- | Sim |
2018/2019 | 2º | Estudo de Colecções | Mestrado em Gestão e Estudos da Cultura; Mestrado em Museologia: Conteúdos Expositivos; | Não |
2018/2019 | 1º | Inventário e Interpretação Patrimonial | Mestrado em Conservação e Reabilitação Sustentável; Mestrado em Gestão e Estudos da Cultura; Mestrado em Empreendedorismo e Estudos da Cultura; Curso de Pós Graduação em Património e Projectos Culturais; Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura; Curso de Pós Graduação em Práticas e Políticas de Gestão em Património; Curso de Pós Graduação em Conservação e Reabilitação Sustentável; | Sim |
2017/2018 | 1º | Inventário e Interpretação Patrimonial | Mestrado em Conservação e Reabilitação Sustentável; Mestrado em Gestão e Estudos da Cultura; Mestrado em Empreendedorismo e Estudos da Cultura; Curso de Pós Graduação em Património e Projectos Culturais; Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura; Curso de Pós Graduação em Práticas e Políticas de Gestão em Património; Curso de Pós Graduação em Conservação e Reabilitação Sustentável; | Sim |
2016/2017 | 1º | Inventário e Interpretação Patrimonial | Mestrado em Conservação e Reabilitação Sustentável; Mestrado em Gestão e Estudos da Cultura; Mestrado em Empreendedorismo e Estudos da Cultura; Curso de Pós Graduação em Património e Projectos Culturais; Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura; Curso de Pós Graduação em Práticas e Políticas de Gestão em Património; Curso de Pós Graduação em Conservação e Reabilitação Sustentável; | Sim |
2015/2016 | 1º | Inventário e Interpretação Patrimonial | Mestrado em Conservação e Reabilitação Sustentável; Mestrado em Gestão e Estudos da Cultura; Mestrado em Empreendedorismo e Estudos da Cultura; Curso de Pós Graduação em Património e Projectos Culturais; Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura; Curso de Pós Graduação em Práticas e Políticas de Gestão em Património; Curso de Pós Graduação em Conservação e Reabilitação Sustentável; | Sim |
2014/2015 | 1º | Inventário e Interpretação Patrimonial | Mestrado em Conservação e Reabilitação Sustentável; Mestrado em Gestão e Estudos da Cultura; Mestrado em Empreendedorismo e Estudos da Cultura; Curso de Pós Graduação em Património e Projectos Culturais; Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura; Curso de Pós Graduação em Práticas e Políticas de Gestão em Património; Curso de Pós Graduação em Conservação e Reabilitação Sustentável; | Sim |
Investigadora Integrada
CIES-Iscte - Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
(ESPP)
[Comunicação e Cultura ]
Atividades Letivas
Orientações
Teses de Doutoramento (1)
Em curso (1)
Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Estado | Instituição | Ano de Início |
---|---|---|---|---|---|
Tomás Martins Mesquita | Gestão de Património Cultural em Risco: Digitalização e Participação | Português | Em curso | ISCTE-IUL | -- |
Dissertações de Mestrado (52)
Em curso (11)
Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Estado | Instituição | Ano de Início |
---|---|---|---|---|---|
Jóia Nené Carlos Dabó | O tema desta dissertação é a relação dos museus com as comunidades locais. Mais especificamente para o caso do Núcleo Museológico de Alverca e a sua relação com a sua comunidade. | Inglês | Em curso | ISCTE-IUL | 2021 |
Sílvia Isabel Ferreira Velasques | Estudo sobre a Gestão Privada na esfera do Património Cultural através de um caso de estudo aplicado ao património classificado da cidade de Elvas, com objetivos relacionados com a identificação e caracterização dos sítios patrimoniais, modelos de gestão, tutelas e stakeholders. | Inglês | Em curso | ISCTE-IUL | 2021 |
Lana Efraim | Desenvolvimento cultural em cidades que tiveram seu patrimonio cultural deslocados para grandes centros | Inglês | Em curso | ISCTE-IUL | 2021 |
Tiago Luzio | A relação entre Cultura e Educação em Portugal. Análise de projetos e planos recentes que cruzam sistemas formais de ensino à cultura e património | Inglês | Em curso | ISCTE-IUL | 2020 |
Tomás Mesquita | Atividades do organismo tutelar de património cultural | Inglês | Em curso | ISCTE-IUL | 2020 |
João Capela | Proposta de roteirização da Inquisição em Lisboa | Inglês | Em curso | ISCTE-IUL | 2020 |
Nathalia Monteiro | PRÁTICAS ARTÍSTICAS URBANAS E OS AZULEJOS PORTUGUESES | Inglês | Em curso | ISCTE-IUL | 2020 |
Sílvia Vilela Brazão | Rota do Património Moageiro do Barreiro | Inglês | Em curso | ISCTE-IUL | 2020 |
Luís Condeço | Estratégias de Educação Patrimonial no Concelho da Moita – Projeto Ao Encontro do Património | Inglês | Em curso | ISCTE-IUL | 2020 |
Joana Silva | Valorização Patrimonial no Caminho Central Português de Santiago | Inglês | Em curso | ISCTE-IUL | 2017 |
Paulo Lopes | Centro de Interpretação Patrimonial de Outeiro de Bragança | Inglês | Em curso | ISCTE-IUL | -- |
Terminadas (41)
Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Instituição | Ano de Início | Ano de Conclusão |
---|---|---|---|---|---|
Inês Carneiro de Souza e Faro | "Festival ao Larguinho" | Português | ISCTE-IUL | 2022 | 2023 |
Sílvia Maria Balão de Vilela Brazão | Rota dos Moinhos do Barreiro - O património cultural como base de desenvolvimento territorial | Português | ISCTE-IUL | 2022 | 2023 |
Daniela Pinto de Gaspar Cabrita | "Seixal à Vista" - Contribuições para a construção de um Roteiro Cultural no Seixal | Português | ISCTE-IUL | 2022 | 2023 |
Beatriz Monteiro Videira | A Paisagem Cultural de Sintra e as Estratégias de Comunicação Digitais na Promoção da Quinta da Regaleira | Português | ISCTE-IUL | 2022 | 2023 |
Raquel Neves Calheiros Gaspar | Os Segredos dos Mosteiros Cistercienses Femininos: Proposta de uma nova rota cultural | Português | ISCTE-IUL | 2023 | 2023 |
Beatriz Isabel Lascas Pinto | Caracterização do voluntariado patrimonial em Portugal, através da análise de casos | Português | ISCTE-IUL | 2022 | 2023 |
Maria Beatriz Teixeira Pinto | Festival Zigurfest: As releituras e ressignificações do património de Lamego e a ligação com a cidade | Português | ISCTE-IUL | 2022 | 2023 |
Ana Rita Teixoeira da Glória | O Património Cultural como motor de Transformação Social Positiva: um estudo exploratório sobre a relação entre a comunidade ibérica de Edimburgo e o património cultural da cidade | Inglês | ISCTE-IUL | 2022 | 2023 |
Jéssica Sofia Sá Fernandes | Museus e público sénior: encontro entre as perspetivas da oferta e da procura. Estudo de caso no município de Lisboa. | Português | ISCTE-IUL | 2022 | 2023 |
Lana Efraim | O despertar da memória através do objecto: Análise sobre estruturas e dispositivos arqueológicos de Portugal | Português | ISCTE-IUL | 2022 | 2022 |
Nathalia Monteiro de Luz Sousa Luz | O Grafitti como prática artística Urbana e a percepção do usuário no espaço público, um olhar sobre Shoreditch, Londres | Português | ISCTE-IUL | 2022 | 2022 |
Sílvia Isabel Ferreira Velasques | O Setor Privado na esfera do Património Cultural | Português | ISCTE-IUL | 2021 | 2022 |
Carolina Malheiro Coelho Alexandre dos Santos | Casa de Santa Maria e Farol de Santa Marta: Duas histórias, uma enseada. | Português | ISCTE-IUL | 2021 | 2022 |
Núria Cacais Cardoso | Abordagens Colaborativas ao Património Cultural - Mapeamento Cultural Colaborativo da Zona de Carnide-Luz | Português | ISCTE-IUL | 2021 | 2022 |
Jóia Nené Carlos Dabó | Núcleo Museológico de Alverca | Português | ISCTE-IUL | 2021 | 2022 |
Luis Guilherme Silva Condeço | Educação patrimonial para as escolas: favorabilidades e fragilidades no concelho da Moita | Português | ISCTE-IUL | 2020 | 2022 |
João Miguel Cabral Borges Capela | Roteiro da Inquisição em Lisboa: Uma possibilidade cultural? | Português | ISCTE-IUL | 2020 | 2021 |
Tiago Miguel da Silva Luzio | A articulação entre políticas culturais e políticas educativas em Portugal: O Plano Nacional das Artes | Português | ISCTE-IUL | 2020 | 2021 |
Tomás Martins Mesquita | Políticas Públicas da Cultura: Estudo-Caso do Património Cultural na Administração Pública | Português | ISCTE-IUL | 2020 | 2021 |
José Diogo Macedo dos Reis | As Narrativas Interpretativas do Museu do Ar | Português | ISCTE-IUL | 2020 | 2021 |
Margarida Duarte Silva | Contributos para uma narrativa patrimonial sobre a freguesia de Alcântara | Português | ISCTE-IUL | 2019 | 2020 |
Raquel Alexandra Soledade Pires | O Papel dos Museus na Transmissão do Património Cultural Imaterial | Português | ISCTE-IUL | 2019 | 2020 |
Raquel Mira Ribeiro | "Tirem tudo ao alfacinha, mas não lhe tirem a revista!". As produções do Parque Mayer entre 1968-1974" | Português | ISCTE-IUL | 2019 | 2020 |
Edna Isaac Parreira Correia | O Privado na Rede Portuguesa de Museus | Português | ISCTE-IUL | 2019 | 2020 |
Ana Catarina Fonseca Caetano | O Património Imaterial e o Turismo Cultural para o desenvolvimento da Freguesia da Atalaia | Português | ISCTE-IUL | 2019 | 2020 |
Paulina Valérie Anna Louisa Roxane Stemmler | Onde turistas e habitantes locais se encontram,O empoderamento da cultura local através da integração do turista(Organizações Culturais em Anjos, Lisboa) | Inglês | ISCTE-IUL | 2019 | 2020 |
João Paulo Henriques Mergulhão | Valorização do património resultante da I Invasão Francesa - As batalhas da Roliça e do Vimeiro | Português | ISCTE-IUL | 2019 | 2019 |
Ana Rita Carmo Fernandes | Fruição do património cultural da cidade de Lisboa: Condicionantes e limitações | Português | ISCTE-IUL | 2018 | 2019 |
Wendy Suelly Neves dos Santos Castro | Valorização do Património cultural da cidade do Mindelo | Português | ISCTE-IUL | 2019 | 2019 |
Joana Cristina Pestana Camacho | Enquadramento teórico e conceptual da ação da DGEMN no contexto europeu (1931-1975). | Português | ISCTE-IUL | 2017 | 2018 |
Carlos Filipe Barrosa dos Anjos | Rota da Arquitetura Moderna em Lisboa | Português | ISCTE-IUL | 2015 | 2018 |
Maria Torres Lopes | Perspectivas sobre o Patrimonio a Educação Patrimonial no início do Periodo Democratico (1974-1985) | Português | ISCTE-IUL | 2016 | 2017 |
Ana Margarida Rouqueiro Grácio | Festival da Água e do Tempo - Clepsidra Contexto, Pertinências e Reflexões de uma primeira Edição. | Português | ISCTE-IUL | 2016 | 2017 |
Joana Filipa Martins da Silva | Caminho Português de Santiago: Perspectivas sobre a gestão e valorização patrimonial - do Porto a Valçença do Minho | Português | ISCTE-IUL | 2016 | 2017 |
João Pedro Oliveira Silva | A Valorização de Sítios arqueológicos Romanos em Portugal | Português | ISCTE-IUL | 2015 | 2017 |
Diana Alexandra Alves Mendes | Os lugares Patrimoniais da Comunidade do Centro Histórico de Odivelas. | Português | ISCTE-IUL | 2016 | 2017 |
Rafael Gonçalves Martins Soares | A Gestão da Rota Histórica das Linhas de Torres revista a partir dos Modelos e Convenções Internacionais de Patrimonio. | Português | ISCTE-IUL | 2016 | 2017 |
Cátia Rocha Montoia | Valorização do Património Industrial. O Museu de Cerâmica de Sacavém | Português | ISCTE-IUL | 2015 | 2017 |
Bárbara Filipa Videira Pereira | Salvaguarda do Património Arqueologico- Aquae Flaviae (Chaves)- Centro Histórico | Português | ISCTE-IUL | 2016 | 2017 |
Ana Teresa Silva Bernardo | Como aquilo era! Como ele era o Pereiro, como eu o conheci, e como está agora....Memória Colectiva e Património: A Herdade de Pereiro (Marvão) | Português | ISCTE-IUL | 2015 | 2016 |
Patricia Silva Parrado | A Educação Patrimonial no Museu do Fado | Português | ISCTE-IUL | 2015 | 2016 |
Projetos Finais de Mestrado (4)
Terminadas (4)
Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Instituição | Ano de Início | Ano de Conclusão |
---|---|---|---|---|---|
Cassama Gomes Silva | Nô Guiné ! : contributos para um projeto de inventário digital colaborativo do património cultural na Guiné-Bissau | Português | ISCTE-IUL | 2022 | 2023 |
Lara de Sousa Gésero | Afeto e emoções: um projeto diferenciador na vila medieval de Ourém | Português | ISCTE-IUL | 2022 | 2023 |
Leonor Isabel Tita Fernandes | Criação de um programa cultural paraos estratos jovens de Alter do Chão | Português | ISCTE-IUL | 2020 | 2021 |
Rafaela Filipa Barreiro Silva | Santarém - A Cidade e os Jovens | Português | ISCTE-IUL | 2019 | 2019 |