Ciência-IUL    Autores    Sofia Costa Macedo    Ensino e Orientações
Atividades Letivas
Ano Letivo Semestre Nome da Unidade Curricular Curso(s) Coordenador
2020/2021 Inventário e Interpretação Patrimonial Empreendedorismo e Estudos da Cultura; Escola de Sociologia e Políticas Públicas; Sim
2020/2021 Projectos Culturais de Património Escola de Sociologia e Políticas Públicas; Empreendedorismo e Estudos da Cultura; Sim
2019/2020 Inventário e Interpretação Patrimonial Estudos e Gestão da Cultura; Empreendedorismo e Estudos da Cultura; Sim
2019/2020 Projectos Culturais de Património Empreendedorismo e Estudos da Cultura; Estudos e Gestão da Cultura; Sim
2019/2020 Património Cultural: Conceitos e Prática Escola de Sociologia e Políticas Públicas; Sim
2018/2019 Inventário e Interpretação Patrimonial Empreendedorismo e Estudos da Cultura; Estudos Urbanos; Não
2018/2019 Património Cultural: Conceitos e Prática História Moderna e Contemporânea; Não
2018/2019 Estudo de Colecções Empreendedorismo e Estudos da Cultura; Não
2017/2018 Inventário e Interpretação Patrimonial Empreendedorismo e Estudos da Cultura; Gestão e Estudos da Cultura; Não
2016/2017 Inventário e Interpretação Patrimonial Gestão e Estudos da Cultura; História Moderna e Contemporânea; Empreendedorismo e Estudos da Cultura; Não
2015/2016 Inventário e Interpretação Patrimonial Empreendedorismo e Estudos da Cultura; Estudos Urbanos; Gestão e Estudos da Cultura; História Moderna e Contemporânea; Não
2014/2015 Inventário e Interpretação Patrimonial Gestão e Estudos da Cultura; Empreendedorismo e Estudos da Cultura; História Moderna e Contemporânea; Estudos Urbanos; Não
Orientações
Dissertações de Mestrado (36)
Em curso (15)
Tipo de Orientação Nome do Estudante Título/Tópico Língua Estado Instituição Ano de Início
Orientadora Paula Cruz Ribeiro Redes Culturais e Políticas Culturais na Europa Em curso ISCTE-IUL 2021
Orientadora Luis Guilherme Silva Condeço A presente dissertação pretende abordar o conceito da educação patrimonial e compreender como é que pode ser operado junto das crianças e jovens a um nível municipal. Realizar-se-á um estudo de caso a um projeto desenvolvido pela Câmara Municipal da Moita intitulado "Ao Encontro do Património" Em curso ISCTE-IUL 2020
Orientadora Tomás Martins Mesquita A dissertação tem como objectivo compreender o modo como a tutela pública do património cultural promoveu a salvaguarda e valorização do mesmo, desde a sua inserção no campo de competências do Ministério da Cultura (1980). Com isto compreendendo as linhas politicas de actuação. Em curso ISCTE-IUL 2020
Co-Orientadora João Miguel Cabral Borges Capela Este trabalho consistirá na construção de um roteiro da Inquisição em Lisboa, identificando na cidade os elementos relacionados com esta instituição. Procurará apresentar, desde espaços a personalidades pertinentes, a visão de um passado relevante para o presente. Em curso ISCTE-IUL 2020
Orientadora Francisco João São Pedro Oliveira Na presente dissertação pretendo efetuar uma análise aos orçamentos e relatórios de contas dos 13 municípios do Médio Tejo num arco cronológico que se estende de 2014 a 2017. O objetivo será aferir o volume orçamental disponibilizado para a cultura e o seu grau de execução. Em curso ISCTE-IUL 2020
Co-Orientadora Tiago Miguel da Silva Luzio Existem evidentemente relações estreitas entre as esferas sociais, cultura e educação. Como tal, este trabalho visa ressaltar as características e respetivos domínios de incidência dos projetos recentemente implantados, que visam uma articulação entre cultura e educação em Portugal. Em curso ISCTE-IUL 2020
Orientadora Nathalia Monteiro de Luz Sousa Luz Práticas artísticas urbanas e os azulejos portugueses Em curso ISCTE-IUL 2020
Orientadora José Diogo Macedo dos Reis O tema a tratar no âmbito desta dissertação é o contributo das narrativas interpretativas em equipamentos culturais para a valorização do património cultural. O tema foca-se no domínio das Instituições Museológicas e seleciona-se o património cultural aeronáutico como objeto de estudo. Em curso ISCTE-IUL 2020
Orientadora Leonor Isabel Tita Fernandes Um dos objetivos deste trabalho é criar um programa cultural direcionado para o jovens de modo a promover a sua relação com a sua terra natal e também tentar combater o envelhecimento da população no interior do país. Em curso ISCTE-IUL 2020
Orientadora Mariana Côrte-Real da Silva Teles Desenvolvimento sustentável à luz das tendências culturais em Lisboa Em curso ISCTE-IUL 2020
Orientadora José Miguel Caires Lopes Reutilização do Património Nacional Em curso ISCTE-IUL 2019
Co-Orientadora Margarida Maria Casanova Nabais A desclassificação de Património Cultural no âmbito das políticas públicas de salvaguarda do Património em Portugal. Em curso ISCTE-IUL 2019
Co-Orientadora Maria Rafaela de Jesus Fraga Mapril Gonçalves Freixo da Serra, narrativas de uma aldeia na encosta da Serra da Estrela Em curso ISCTE-IUL 2019
Co-Orientadora Cláudia Maria Nunes da Rocha Valor social da arte contemporânea e desenvolvimento na Guiné-Bissau Em curso ISCTE-IUL 2019
Co-Orientadora Paulo Lopes Centro de Interpretação Patrimonial de Outeiro de Bragança Inglês Em curso ISCTE-IUL --
Terminadas (21)
Tipo de Orientação Nome do Estudante Título/Tópico Língua Instituição Ano de Início Ano de Conclusão
Co-Orientadora Margarida Duarte Silva Contributos para uma narrativa patrimonial sobre a freguesia de Alcântara Português ISCTE-IUL 2019 2020
Orientadora Raquel Alexandra Soledade Pires O Papel dos Museus na Transmissão do Património Cultural Imaterial Português ISCTE-IUL 2019 2020
Orientadora Raquel Mira Ribeiro "Tirem tudo ao alfacinha, mas não lhe tirem a revista!". As produções do Parque Mayer entre 1968-1974" Português ISCTE-IUL 2019 2020
Orientadora Edna Isaac Parreira Correia O Privado na Rede Portuguesa de Museus Português ISCTE-IUL 2019 2020
Orientadora Ana Catarina Fonseca Caetano O Património Imaterial e o Turismo Cultural para o desenvolvimento da Freguesia da Atalaia Português ISCTE-IUL 2019 2020
Orientadora Paulina Valérie Anna Louisa Roxane Stemmler Onde turistas e habitantes locais se encontram, O empoderamento da cultura local através da integração do turista (Organizações Culturais em Anjos, Lisboa) Inglês ISCTE-IUL 2019 2020
Co-Orientadora João Paulo Henriques Mergulhão Valorização do património resultante da I Invasão Francesa - As batalhas da Roliça e do Vimeiro Português ISCTE-IUL 2019 2019
Co-Orientadora Ana Rita Carmo Fernandes Fruição do património cultural da cidade de Lisboa: Condicionantes e limitações Português ISCTE-IUL 2018 2019
Co-Orientadora Wendy Suelly Neves dos Santos Castro Valorização do Património cultural da cidade do Mindelo Português ISCTE-IUL 2019 2019
Co-Orientadora Joana Cristina Pestana Camacho Enquadramento teórico e conceptual da ação da DGEMN no contexto europeu (1931-1975). Português ISCTE-IUL 2017 2018
Co-Orientadora Carlos Filipe Barrosa dos Anjos Rota da Arquitetura Moderna em Lisboa Português ISCTE-IUL 2015 2018
Co-Orientadora Maria Torres Lopes Perspectivas sobre o Patrimonio a Educação Patrimonial no início do Periodo Democratico (1974-1985) Português ISCTE-IUL 2016 2017
Co-Orientadora Ana Margarida Rouqueiro Grácio Festival da Água e do Tempo - Clepsidra Contexto, Pertinências e Reflexões de uma primeira Edição. Português ISCTE-IUL 2016 2017
Co-Orientadora Joana Filipa Martins da Silva Caminho Português de Santiago: Perspectivas sobre a gestão e valorização patrimonial - do Porto a Valçença do Minho Português ISCTE-IUL 2016 2017
Co-Orientadora João Pedro Oliveira Silva A Valorização de Sítios arqueológicos Romanos em Portugal Português ISCTE-IUL 2015 2017
Co-Orientadora Diana Alexandra Alves Mendes Os lugares Patrimoniais da Comunidade do Centro Histórico de Odivelas. Português ISCTE-IUL 2016 2017
Co-Orientadora Rafael Gonçalves Martins Soares A Gestão da Rota Histórica das Linhas de Torres revista a partir dos Modelos e Convenções Internacionais de Patrimonio. Português ISCTE-IUL 2016 2017
Co-Orientadora Cátia Rocha Montoia Valorização do Património Industrial. O Museu de Cerâmica de Sacavém Português ISCTE-IUL 2015 2017
Co-Orientadora Bárbara Filipa Videira Pereira Salvaguarda do Património Arqueologico- Aquae Flaviae (Chaves)- Centro Histórico Português ISCTE-IUL 2016 2017
Co-Orientadora Ana Teresa Silva Bernardo Como aquilo era! Como ele era o Pereiro, como eu o conheci, e como está agora....Memória Colectiva e Património: A Herdade de Pereiro (Marvão) Português ISCTE-IUL 2015 2016
Co-Orientadora Patricia Silva Parrado A Educação Patrimonial no Museu do Fado Português ISCTE-IUL 2015 2016
Projetos Finais de Mestrado (1)
Terminadas (1)
Tipo de Orientação Nome do Estudante Título/Tópico Língua Instituição Ano de Início Ano de Conclusão
Co-Orientadora Rafaela Filipa Barreiro Silva Santarém - A Cidade e os Jovens Português ISCTE-IUL 2019 2019