| Ano Letivo | Semestre | Nome da Unidade Curricular | Curso(s) | Coordenador |
|---|---|---|---|---|
| 2025/2026 | 2º | Projectos Culturais de Património | Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura; | Sim |
| 2025/2026 | 1º | Inventário e Interpretação Patrimonial | Mestrado em Conservação e Reabilitação Sustentável; Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura; Curso de Pós Graduação em Conservação e Reabilitação Sustentável; | Sim |
| 2025/2026 | 1º | Projectos Culturais de Património | Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; | Sim |
| 2025/2026 | 1º | História da Construção e Arqueologia da Arquitetura | Mestrado em Conservação e Reabilitação Sustentável; Curso de Pós Graduação em Conservação e Reabilitação Sustentável; | Não |
| 2024/2025 | 2º | Projectos Culturais de Património | Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura; | Sim |
| 2024/2025 | 1º | Inventário e Interpretação Patrimonial | Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura; | Sim |
| 2023/2024 | 2º | Projectos Culturais de Património | Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura; | Sim |
| 2023/2024 | 1º | Inventário e Interpretação Patrimonial | Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura; | Sim |
| 2022/2023 | 2º | Projectos Culturais de Património | -- | Sim |
| 2022/2023 | 1º | Inventário e Interpretação Patrimonial | Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura; | Sim |
| 2021/2022 | 2º | Projectos Culturais de Património | Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; | Sim |
| 2021/2022 | 1º | Inventário e Interpretação Patrimonial | -- | Sim |
| 2021/2022 | 1º | Dissertação em Empreendedorismo e Estudos da Cultura | -- | Não |
| 2020/2021 | 2º | Projectos Culturais de Património | Curso Institucional em Escola de Sociologia e Políticas Públicas; | Sim |
| 2020/2021 | 1º | Inventário e Interpretação Patrimonial | -- | Sim |
| 2019/2020 | 2º | Projectos Culturais de Património | Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura; | Sim |
| 2019/2020 | 2º | Património Cultural: Conceitos e Prática | -- | Sim |
| 2019/2020 | 1º | Inventário e Interpretação Patrimonial | Mestrado em Estudos e Gestão da Cultura; | Sim |
| 2018/2019 | 2º | Património Cultural: Conceitos e Prática | -- | Não |
| 2018/2019 | 2º | Estudo de Colecções | -- | Não |
| 2018/2019 | 1º | Inventário e Interpretação Patrimonial | -- | Não |
| 2017/2018 | 1º | Inventário e Interpretação Patrimonial | -- | Não |
| 2016/2017 | 1º | Inventário e Interpretação Patrimonial | -- | Não |
| 2015/2016 | 1º | Inventário e Interpretação Patrimonial | -- | Não |
| 2014/2015 | 1º | Inventário e Interpretação Patrimonial | -- | Não |
Investigadora Integrada
CIES-Iscte - Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
(ESPP)
[Comunicação e Cultura ]
Gabinete D3.26
Atividades Letivas
Orientações
Teses de Doutoramento (3)
Em curso (3)
| Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Estado | Instituição | Ano de Início |
|---|---|---|---|---|---|
| Tomás Martins Mesquita | Gestão de Património Cultural em Risco: Digitalização e Participação | Português | Em curso | Iscte | 2022 |
| Tomás Martins Mesquita | Gestão de Património Cultural em Risco: Digitalização e Participação | Português | Em curso | Iscte | 2024 |
| João Tiago Tavares | Arqueologia nas autarquias: uma tentativa de caracterização | Português | Em curso | Universidade de Évora | 2023 |
Dissertações de Mestrado (62)
Em curso (15)
| Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Estado | Instituição | Ano de Início |
|---|---|---|---|---|---|
| Miguel Cruz Mendes | A Evolução da Iluminação Cénica do Teatro Nacional de São Carlos: 1793 - 2024 | Português | Entregue | Iscte | 2024 |
| Eliana Kovaleva Nyagu | A participação dos jovens na programação cultural do Município da Lourinhã: desafios e perspetivas de ação | Português | Entregue | Iscte | 2024 |
| Marina Bravo Santos Nascentes Silva | Museus participativos em Portugal: práticas, discursos e competências na Rede Portuguesa de Museus | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Margarida Vieira Freitas | Caminhos de Abril | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Maria Marques Carreira | “Dark Heritage” e “Dark Tourism”: a comercialização da atração pela tragédia como fenómeno pós-moderno | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Beatriz Monteiro Pascoal | Integração de critérios históricos e culturais na seleção genética de cavalos lusitanos para conservação em biobancos | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Jinglun Qu | Conflitos, crises e reconstrução na mediação do património: conceção de um modelo de jurisdição partilhada para a sustentabilidade das Grutas de Anyue. | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Alexandra Silva Mendonça | Museus Inclusivos em Realidades Imersivas | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Maria Lemos Ferreira de Carvalho Costa | Espólios artísticos: modelos de preservação de memória (título provisório) | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Catarina Kallenberg Ching Soveral | Metodologias e funcionamento da Biblioteca escolar na sua relação com os estudantes: | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Elisa Manuel In-Uba | Arqueotanatologia e rituais de passagem: entender a morte na sua dimensão cultural | Em curso | Iscte | 2024 | |
| Nídia Andreia Ribeiro dos Santos de Carvalho Ideias | Eventos de Recriação Histórica como Ferramentas de Salvaguarda e Valorização do Património: O Caso das Feiras Medievais enquanto Museus Informais a Céu Aberto. | Em curso | Iscte | 2024 | |
| Laura Tomás Carrilho Ferreira | Memória Coletiva aplicada em Museus: Experiências de visita no Museu Nacional Resistência e Liberdade | Em curso | Iscte | 2024 | |
| Marcelo Victor Carrusca Vieira | Festival Internacional de Mulheres em Cena | Em curso | Iscte | 2024 | |
| Filipe José Policarpo Valentim | Serviços Educativos em Entidades Artísticas | Em curso | Iscte | 2024 |
Terminadas (47)
| Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Instituição | Ano de Início | Ano de Conclusão |
|---|---|---|---|---|---|
| Leonor Henriques Mariano Carvalho da Cunha | O associativismo estudantil na integração e promoção cultural dos estudantes: o papel da AEISCTE junto dos estudantes. | Português | Iscte | 2024 | 2025 |
| Vanessa Caetano Martins | Gestão Participada do Património Cultural Imaterial: discursos e práticas no caso do Adufe da Beira Baixa | Português | Iscte | 2024 | 2025 |
| Francisca Maria Morgado Martins | Internacionalização de Destinos: Estudo de Caso da Nazaré | Inglês | Iscte | 2024 | 2025 |
| Ana Filipa de Vasconcelos Narciso | O impacto do 25 de abril de 1974 na salvaguarda do Património Cultural: o caso de estudo do Convento de Cristo | Português | Iscte | 2024 | 2024 |
| Helena Sofia Caires de Freitas | O Bordado da Madeira. Um Contributo para a inventariação como Património Cultural Imaterial. | Português | Iscte | 2024 | 2024 |
| Inês de Maeso Alves | Real Edifício de Mafra- da Construção ao processo de classificação | Português | Iscte | 2024 | 2024 |
| Inês Carneiro de Souza e Faro | "Festival ao Larguinho" | Português | Iscte | 2022 | 2023 |
| Sílvia Maria Balão de Vilela Brazão | Rota dos Moinhos do Barreiro - O património cultural como base de desenvolvimento territorial | Português | Iscte | 2021 | 2023 |
| Daniela Pinto de Gaspar Cabrita | "Seixal à Vista" - Contribuições para a construção de um Roteiro Cultural no Seixal | Português | Iscte | 2022 | 2023 |
| Beatriz Monteiro Videira | A Paisagem Cultural de Sintra e as Estratégias de Comunicação Digitais na Promoção da Quinta da Regaleira | Português | Iscte | 2021 | 2023 |
| Raquel Neves Calheiros Gaspar | Os Segredos dos Mosteiros Cistercienses Femininos: Proposta de uma nova rota cultural | Português | Iscte | 2023 | 2023 |
| Beatriz Isabel Lascas Pinto | Caracterização do voluntariado patrimonial em Portugal, através da análise de casos | Português | Iscte | 2022 | 2023 |
| Maria Beatriz Teixeira Pinto | Festival Zigurfest: As releituras e ressignificações do património de Lamego e a ligação com a cidade | Português | Iscte | 2023 | 2023 |
| Ana Rita Teixoeira da Glória | O Património Cultural como motor de Transformação Social Positiva: um estudo exploratório sobre a relação entre a comunidade ibérica de Edimburgo e o património cultural da cidade | Inglês | Iscte | 2022 | 2023 |
| Jéssica Sofia Sá Fernandes | Museus e público sénior: encontro entre as perspetivas da oferta e da procura. Estudo de caso no município de Lisboa. | Português | Iscte | 2022 | 2023 |
| Lana Efraim | O despertar da memória através do objecto: Análise sobre estruturas e dispositivos arqueológicos de Portugal | Português | Iscte | 2021 | 2022 |
| Nathalia Monteiro de Luz Sousa Luz | O Grafitti como prática artística Urbana e a percepção do usuário no espaço público, um olhar sobre Shoreditch, Londres | Português | Iscte | 2022 | 2022 |
| Sílvia Isabel Ferreira Velasques | O Setor Privado na esfera do Património Cultural | Português | Iscte | 2021 | 2022 |
| Carolina Malheiro Coelho Alexandre dos Santos | Casa de Santa Maria e Farol de Santa Marta: Duas histórias, uma enseada. | Português | Iscte | 2021 | 2022 |
| Núria Cacais Cardoso | Abordagens Colaborativas ao Património Cultural - Mapeamento Cultural Colaborativo da Zona de Carnide-Luz | Português | Iscte | 2021 | 2022 |
| Jóia Nené Carlos Dabó | Núcleo Museológico de Alverca | Português | Iscte | 2021 | 2022 |
| Luis Guilherme Silva Condeço | Educação patrimonial para as escolas: favorabilidades e fragilidades no concelho da Moita | Português | Iscte | 2021 | 2022 |
| João Miguel Cabral Borges Capela | Roteiro da Inquisição em Lisboa: Uma possibilidade cultural? | Português | Iscte | 2021 | 2021 |
| Tiago Miguel da Silva Luzio | A articulação entre políticas culturais e políticas educativas em Portugal: O Plano Nacional das Artes | Português | Iscte | 2021 | 2021 |
| Tomás Martins Mesquita | Políticas Públicas da Cultura: Estudo-Caso do Património Cultural na Administração Pública | Português | Iscte | 2021 | 2021 |
| José Diogo Macedo dos Reis | As Narrativas Interpretativas do Museu do Ar | Português | Iscte | 2020 | 2021 |
| Margarida Duarte Silva | Contributos para uma narrativa patrimonial sobre a freguesia de Alcântara | Português | Iscte | 2019 | 2020 |
| Raquel Alexandra Soledade Pires | O Papel dos Museus na Transmissão do Património Cultural Imaterial | Português | Iscte | 2019 | 2020 |
| Raquel Mira Ribeiro | "Tirem tudo ao alfacinha, mas não lhe tirem a revista!". As produções do Parque Mayer entre 1968-1974" | Português | Iscte | 2019 | 2020 |
| Edna Isaac Parreira Correia | O Privado na Rede Portuguesa de Museus | Português | Iscte | 2019 | 2020 |
| Ana Catarina Fonseca Caetano | O Património Imaterial e o Turismo Cultural para o desenvolvimento da Freguesia da Atalaia | Português | Iscte | 2019 | 2020 |
| Paulina Valérie Anna Louisa Roxane Stemmler | Onde turistas e habitantes locais se encontram,O empoderamento da cultura local através da integração do turista(Organizações Culturais em Anjos, Lisboa) | Inglês | Iscte | 2019 | 2020 |
| João Paulo Henriques Mergulhão | Valorização do património resultante da I Invasão Francesa - As batalhas da Roliça e do Vimeiro | Português | Iscte | 2019 | 2019 |
| Ana Rita Carmo Fernandes | Fruição do património cultural da cidade de Lisboa: Condicionantes e limitações | Português | Iscte | 2018 | 2019 |
| Wendy Suelly Neves dos Santos Castro | Valorização do Património cultural da cidade do Mindelo | Português | Iscte | 2019 | 2019 |
| Carlos Filipe Barrosa dos Anjos | Rota da Arquitetura Moderna em Lisboa | Português | Iscte | 2018 | 2018 |
| Joana Cristina Pestana Camacho | Enquadramento teórico e conceptual da ação da DGEMN no contexto europeu (1931-1975). | Português | Iscte | 2017 | 2018 |
| Maria Torres Lopes | Perspectivas sobre o Patrimonio a Educação Patrimonial no início do Periodo Democratico (1974-1985) | Português | Iscte | 2016 | 2017 |
| Ana Margarida Rouqueiro Grácio | Festival da Água e do Tempo - Clepsidra Contexto, Pertinências e Reflexões de uma primeira Edição. | Português | Iscte | 2016 | 2017 |
| Joana Filipa Martins da Silva | Caminho Português de Santiago: Perspectivas sobre a gestão e valorização patrimonial - do Porto a Valçença do Minho | Português | Iscte | 2016 | 2017 |
| João Pedro Oliveira Silva | A Valorização de Sítios arqueológicos Romanos em Portugal | Português | Iscte | 2015 | 2017 |
| Diana Alexandra Alves Mendes | Os lugares Patrimoniais da Comunidade do Centro Histórico de Odivelas. | Português | Iscte | 2016 | 2017 |
| Rafael Gonçalves Martins Soares | A Gestão da Rota Histórica das Linhas de Torres revista a partir dos Modelos e Convenções Internacionais de Patrimonio. | Português | Iscte | 2016 | 2017 |
| Cátia Rocha Montoia | Valorização do Património Industrial. O Museu de Cerâmica de Sacavém | Português | Iscte | 2015 | 2017 |
| Bárbara Filipa Videira Pereira | Salvaguarda do Património Arqueologico- Aquae Flaviae (Chaves)- Centro Histórico | Português | Iscte | 2016 | 2017 |
| Ana Teresa Silva Bernardo | Como aquilo era! Como ele era o Pereiro, como eu o conheci, e como está agora....Memória Colectiva e Património: A Herdade de Pereiro (Marvão) | Português | Iscte | 2015 | 2016 |
| Patricia Silva Parrado | A Educação Patrimonial no Museu do Fado | Português | Iscte | 2015 | 2016 |
Projetos Finais de Mestrado (9)
Em curso (2)
| Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Estado | Instituição | Ano de Início |
|---|---|---|---|---|---|
| Catarina Silva Gaspar | Estratégias de Comunicação e Educação em Museus Arqueológicos e o seu contributo para o envolvimento dos públicos Infantojuvenis | Português | Em curso | Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa | 2024 |
| Mónica Ribeiro Carvalho Neto | Museu do Escotismo: projeto de dinamização e comunicação | Português | Entregue | Iscte | 2025 |
Terminadas (7)
| Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Instituição | Ano de Início | Ano de Conclusão |
|---|---|---|---|---|---|
| Mariana Penalva Rodrigues | Feira Medieval de Terena: uma valorização patrimonial | Português | Iscte | 2024 | 2024 |
| Pedro André Sezões Leitão | Potencialização do Património Cultural de Castelo Novo | Português | Iscte | 2024 | 2024 |
| Ricardo Jorge André Santos | O Coreto no século XXI | Português | Iscte | 2024 | 2024 |
| Cassamá Gomes Silva | Nô Guiné ! : contributos para um projeto de inventário digital colaborativo do património cultural na Guiné-Bissau | Português | Iscte | 2022 | 2023 |
| Lara de Sousa Gésero | Afeto e emoções: um projeto diferenciador na vila medieval de Ourém | Português | Iscte | 2022 | 2023 |
| Leonor Isabel Tita Fernandes | Criação de um programa cultural paraos estratos jovens de Alter do Chão | Português | Iscte | 2020 | 2021 |
| Rafaela Filipa Barreiro Silva | Santarém - A Cidade e os Jovens | Português | Iscte | 2019 | 2019 |
English