| Ano Letivo | Semestre | Nome da Unidade Curricular | Curso(s) | Coordenador |
|---|---|---|---|---|
| 2025/2026 | 1º | Demografia | Licenciatura em Serviço Social (PL); Licenciatura em Serviço Social; | Sim |
| 2025/2026 | 1º | Competências em Buddy Mentoring | Curso Institucional em Competências Transversais; | Não |
| 2024/2025 | 2º | Competências em Buddy Mentoring | Curso Institucional em Competências Transversais; | Não |
| 2024/2025 | 2º | Introdução à Demografia | -- | Sim |
| 2024/2025 | 1º | Demografia | Licenciatura em Serviço Social (PL); | Sim |
| 2024/2025 | 1º | Competências em Buddy Mentoring | Curso Institucional em Competências Transversais; | Não |
| 2023/2024 | 2º | Competências em Buddy Mentoring | Curso Institucional em Competências Transversais; | Não |
| 2023/2024 | 2º | Introdução à Demografia | -- | Sim |
| 2023/2024 | 1º | Demografia | Licenciatura em Serviço Social (PL); | Sim |
| 2022/2023 | 2º | Introdução à Demografia | -- | Sim |
| 2022/2023 | 2º | Laboratório de Indicadores e Fontes Estatísticas | Licenciatura em Sociologia; | Não |
| 2022/2023 | 1º | Demografia | Licenciatura em Serviço Social (PL); | Sim |
| 2021/2022 | 2º | Introdução à Demografia | -- | Sim |
| 2021/2022 | 2º | Laboratório de Indicadores e Fontes Estatísticas | Licenciatura em Sociologia; | Não |
| 2021/2022 | 1º | Demografia | Licenciatura em Serviço Social (PL); | Sim |
| 2020/2021 | 2º | Análise de Indicadores Estatísticos | Curso de Pós Graduação em Assessoria de Comunicação e Política; | Sim |
| 2020/2021 | 2º | Introdução à Demografia | -- | Sim |
| 2020/2021 | 2º | Laboratório de Indicadores e Fontes Estatísticas | Licenciatura em Sociologia; | Sim |
| 2020/2021 | 1º | Demografia | Licenciatura em Serviço Social (PL); | Sim |
| 2019/2020 | 2º | Introdução à Demografia | -- | Sim |
| 2019/2020 | 2º | Laboratório de Indicadores e Fontes Estatísticas | Licenciatura em Sociologia; | Não |
| 2019/2020 | 1º | Demografia | Licenciatura em Serviço Social (PL); | Sim |
| 2018/2019 | 2º | Introdução à Demografia | -- | Sim |
| 2018/2019 | 2º | Introdução à Demografia | -- | Sim |
| 2018/2019 | 2º | Introdução à Demografia | -- | Sim |
| 2018/2019 | 2º | Laboratório de Indicadores e Fontes Estatísticas | Licenciatura em Sociologia; | Não |
| 2018/2019 | 1º | Laboratório de Elaboração de Projectos em Sociologia | Licenciatura em Sociologia (PL); | Não |
| 2018/2019 | 1º | Demografia | Licenciatura em Serviço Social (PL); | Sim |
| 2017/2018 | 2º | Introdução à Demografia | -- | Sim |
| 2017/2018 | 2º | Introdução à Demografia | -- | Sim |
| 2017/2018 | 2º | Introdução à Demografia | -- | Sim |
| 2017/2018 | 2º | Laboratório de Indicadores e Fontes Estatísticas | Licenciatura em Sociologia; | Não |
| 2017/2018 | 1º | Demografia | Licenciatura em Serviço Social (PL); | Sim |
| 2016/2017 | 2º | Introdução à Demografia | -- | Sim |
| 2016/2017 | 2º | Introdução à Demografia | -- | Sim |
| 2016/2017 | 2º | Introdução à Demografia | -- | Sim |
| 2016/2017 | 2º | Laboratório de Indicadores e Fontes Estatísticas | Licenciatura em Sociologia; | Não |
| 2016/2017 | 1º | Sociologia do Nascimento | -- | Sim |
| 2016/2017 | 1º | Demografia | Licenciatura em Serviço Social (PL); | Sim |
| 2015/2016 | 2º | Introdução à Demografia | -- | Sim |
| 2015/2016 | 2º | Introdução à Demografia | -- | Sim |
| 2015/2016 | 2º | Introdução à Demografia | -- | Sim |
| 2015/2016 | 2º | Laboratório de Indicadores e Fontes Estatísticas | Licenciatura em Sociologia; | Não |
| 2015/2016 | 1º | Demografia | -- | Sim |
| 2014/2015 | 2º | Introdução à Demografia | -- | Sim |
| 2014/2015 | 2º | Introdução à Demografia | -- | Sim |
| 2014/2015 | 2º | Introdução à Demografia | -- | Sim |
| 2014/2015 | 2º | Laboratório de Indicadores e Fontes Estatísticas | Licenciatura em Sociologia; | Não |
| 2014/2015 | 2º | Laboratório de Indicadores e Fontes Estatísticas | Licenciatura em Sociologia; | Não |
| 2013/2014 | 2º | Introdução à Demografia | -- | Não |
| 2013/2014 | 2º | Introdução à Demografia | -- | Não |
| 2013/2014 | 2º | Introdução à Demografia | -- | Não |
| 2013/2014 | 2º | Introdução à Demografia | -- | Não |
| 2013/2014 | 2º | Laboratório de Indicadores e Fontes Estatísticas | Licenciatura em Sociologia; | Não |
| 2013/2014 | 2º | Laboratório de Indicadores e Fontes Estatísticas | Licenciatura em Sociologia; | Não |
Investigadora Integrada
CIES-Iscte - Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
(ESPP)
[Género, Curso de Vida e Saúde]
Atividades Letivas
Orientações
Teses de Doutoramento (9)
Em curso (7)
| Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Estado | Instituição | Ano de Início |
|---|---|---|---|---|---|
| Mariana Vicente Marques | A infecundidade definitiva: histórias de vida de mulheres sem filhos | Português | Em curso | Iscte | 2024 |
| Mariana Anginho Évora | O nascimento nos tempos de decolonialidade: Saúde Materna de Mulheres Indígenas e Afrocolombianas na Colômbia | Português | Em curso | Iscte | 2024 |
| Cleidi Cristina Pereira | Violência obstétrica no Brasil e em Portugal sob a perspetiva de mulheres imigrantes | Português | Em curso | Iscte | 2023 |
| Maria Madalena D'Avelar Bordalo Rodrigues | O grande M: Sexualidade e Nascimento | Português | Entregue | Iscte | 2022 |
| Ana Vanessa Tavares da Veiga | Breaking the monopoly of power: African youth political agency in gerontocratic systems | Inglês | Em curso | Iscte | -- |
| Cleidi Cristina Pereira | VO transatlântica: a perspectiva de mulheres imigrantes sobre a violência obstétricano Brasil e em Portugal | Português | Em curso | Iscte | -- |
| Wanda Nogueira Galvão | COMUNICAR A FERTILIDADE: QUANDO A HORA CERTA É TARDE DEMAIS | Português | Em curso | Iscte | -- |
Terminadas (2)
| Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Instituição | Ano de Início | Ano de Conclusão |
|---|---|---|---|---|---|
| Inês Filipa General Trindade | Representações sociais sobre o nascimento: o parto domiciliário | Português | Iscte | 2022 | 2025 |
| Maria Isabel Rodrigues Baptista | O aborto como recurso na regulação da fecundidade: tendências recentes em Portugal. | Iscte | 2013 | 2018 |
Dissertações de Mestrado (25)
Em curso (11)
| Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Estado | Instituição | Ano de Início |
|---|---|---|---|---|---|
| Fabrício Nanque | Trabalho Digno no Setor da Saúde na Guiné-Bissau | Português | Entregue | Iscte | 2025 |
| Maddalena Musso | Redução de Danos, Cuidado e Experiências Queer: o Contexto Português | Inglês | Entregue | Iscte | 2025 |
| Len Jamila Macuácua | O IMPACTO DO (FACEBOOK) NO PANORAMA POLÍTICOMOÇAMBICANO: UMA ANÁLISE DA COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICADO PARTIDO PODEMOS NAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DE 2024 | Português | Entregue | Iscte | 2025 |
| Carlos Moura Quedi | Fatores associados ao abandono e/ ou descontinuidade escolar precoce no ensino público na Guiné-Bissau: o papel das politicas públicas | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Jéssica Mendes Marques | O Papel da Segunda Geração na (Re)construção de Narrativas sobre a Mutilação Genital Feminina na Diáspora Guineense em Portugal | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Quinne Jorge Gomes Camará | O papel das Organizações juvenis no desenvolvimento comunitário na Guiné-Bissau. | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Sílvia dos Santos Rodrigues | Entre Tradição e Modernidade: Práticas de Nascimento na Libéria e Moçambique em Perspetiva Comparada | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Jéssica Andreia Custódio Tavares Passarinho | A Qualidade dos Cuidados de Saúde Materna no Serviço Nacional de Saúde: Perceções de Grávidas e Puérperas | Em curso | Iscte | 2025 | |
| Andreia Sofia Garcia Silva | A influência da família nos percursos escolares dos alunos do Ensino Superior | Em curso | Iscte | 2024 | |
| Inês Marques Antunes | Educação Parental e Proteção da Infância: Efeitos dos Programas de Educação Parental | Em curso | Iscte | 2024 | |
| Carolina Vanessa da Silva Coimbra | “A experiência das mulheres negras na gravidez, parto e pós parto: O caso das mulheres trabalhadoras de Limpeza.” | Em curso | Iscte | 2024 |
Terminadas (14)
| Nome do Estudante | Título/Tópico | Língua | Instituição | Ano de Início | Ano de Conclusão |
|---|---|---|---|---|---|
| Flávio Pereira da Costa | Condições de Vida das Crianças Talibés na Guiné-Bissau | Português | Iscte | 2025 | 2025 |
| Sergio Mendes Vaz | Emancipação feminina e modelos de organização social e familiar na Guiné-Bissau | Português | Iscte | 2024 | 2025 |
| Mariana Ferreira dos Santos Sá | Mobilidade pelo direito ao aborto na União Europeia: o caso da Polónia. | Português | Iscte | 2025 | 2025 |
| Carolina Filipa Viegas Guerreiro do Couto Ormonde | Criação de um projeto educativo para a promoção da saúde sexual feminina em São Tomé e Príncipe - Bençon di Sebe | Português | Iscte | 2025 | 2025 |
| Ana Vanessa Tavares da Veiga | A participação política dos jovens na África: formas de participação no contexto da África Ocidental | Português | Iscte | 2023 | 2024 |
| David Santos Rodrigues | Educação inclusiva para alunos com problemáticas graves: estudo de caso numa escola do interior de Portugal. | Português | Iscte | 2024 | 2024 |
| Nicole Moreira Cavacas dos Antunes | O impacto da COVID-19 nos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)1: Reduzir a a pobreza | Inglês | Iscte | 2023 | 2023 |
| Íris Quaresma Caldeira | Discursos de ódio no Instagram: Estudo-caso Carolina Deslandes | Português | Iscte | 2021 | 2022 |
| Mariana Vicente Marques | A infecundidade voluntária: a escolha por uma vida sem filhos | Português | Iscte | 2020 | 2022 |
| Jaquelina Nascimento Sequeira | O modelo de Proximidade dos serviços públicos prestados às populações: a satisfação nos serviços prestados pela Gebalis e oGabinete de Bairro da Alta de Lisboa | Português | Iscte | 2019 | 2019 |
| Maria Madalena D'Avelar Bordalo Rodrigues | Viver o pós-parto como adaptação | Português | Iscte | 2017 | 2019 |
| Maria Madalena D'Avelar Bordalo Rodrigues | Viver o pós-parto como adaptação | Inglês | Iscte | 2018 | 2018 |
| Marta Santos Martins | O envelhecimento ativo e a perceção da qualidade de vida: O caso do Espaço Sénior de Santo António dos Cavaleiros | Português | Iscte | 2018 | 2018 |
| Inês Sofia Lopes Branco | Transformação do papel do homem na vida familiar e na paternidade | Português | Iscte | 2017 | 2018 |
English